Como criar um QR code para o seu negócio e usá-lo de forma inteligente

Use o gerador de QR code desenvolvido em parceria pela RD Station e pela Nuvemshop para criar os seus rapidamente e de forma gratuita

Bruno Volpato
Bruno Volpato7 de junho de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Criar um QR code é muito simples, veja como:

  1. Acesse o gerador da RD Station e da Nuvemshop;
  2. Selecione o tipo que quer gerar;
  3. Insira o site, número de WhatsApp ou conteúdo;
  4. Aperte o botão Gerar QR Code;
  5. Faça o download do código.

O QR code voltou com tudo nos últimos anos. Embora tenha sido inventado em 1994 (ano do Tetra, do Plano Real e da morte de Ayrton Senna, para dar uma ideia de quão antigo é), apenas com a popularização dos smartphones e a queda nos preços de planos de internet móvel é que ele se tornou popular. Ou vai dizer que você não deu uma espiadinha no que ofereciam os códigos dos patrocinadores das edições mais recentes do BBB?

Pois é, falando em BBB, o QR code pode ser uma importante arma para o Marketing Digital. Como é capaz de direcionar o usuário para praticamente qualquer site, Landing Page ou número de WhatsApp, ele pode agilizar contatos e pular etapas rumo a uma venda. Com a pandemia, muitos locais passaram a usá-lo para oferecer cardápios ou catálogos online, sem necessidade de manuseio. Cupons de desconto também ganharam esse novo canal.

Você já está oferecendo essas facilidades aos seus clientes? Se você ainda não sabe como criar um QR code, não se preocupe: clique no banner abaixo e tenha acesso a um gerador criado pela RD Station e pela Nuvemshop. Ele é gratuito e gera automaticamente quantos códigos você quiser para usar no seu negócio. Depois, continue lendo o post para saber mais sobre o gerador e, também, sobre QR codes.

como criar um qr code gerador

Como criar um QR code usando o gerador

Vamos começar, então, pelo motivo pelo qual você está lendo este texto: como criar um QR code para o seu negócio. Como dissemos, a maneira mais simples é usar o Gerador de QR Code feito em parceria pela RD Station e pela Nuvemshop. Ele é seguro e muito fácil de operar, gerando o seu código em segundos - e quantos códigos você precisar!

Veja a tela de uso da ferramenta:

tela do gerador de qr code rdstation e nuvemshop

Ali na parte direita, com fundo branco, você pode ver que são 3 opções de conteúdo para o seu QR code:

  • Website;
  • Mensagem WhatsApp;
  • Texto.

Na imagem, deixamos pré-selecionada a opção de WhatsApp, que tem dois campos a serem preenchidos. Você pode colocar o número do seu telefone e uma mensagem automática, como uma saudação. Recentemente publicamos um post mostrando como usar respostas automáticas de WhatsApp, que traz ideias para você aproveitá-las melhor.

As outras duas opções tem apenas um campo para preencher. No caso de “Website”, as possibilidades são múltiplas: vão desde o site do seu negócio até possibilidades de pagamento online. E que tal disponibilizar uma Landing Page com um cupom promocional ou uma página de vendas diretas? Use e abuse dos QR codes!

Passo a passo para criar seus QR codes

O passo a passo de como criar um QR code usando o nosso gerador é o seguinte:

  1. Acesse o gerador da RD Station e da Nuvemshop;
  2. Selecione o tipo que quer gerar;
  3. Insira o site, número de WhatsApp ou conteúdo;
  4. Aperte o botão Gerar QR Code;
  5. Faça o download do código.

É só isso mesmo! A partir daí, vai da sua criatividade decidir como usá-lo, seja através de impressões físicas ou exibições online. O mais importante é que o seu QR code leve a um conteúdo de valor para o usuário, ou mesmo que faça uma oferta interessante. 

A página do Gerador de QR Code da Nuvemshop e da RD Station traz, ainda, um infográfico com várias sugestões de uso. Veja abaixo um exemplo legal de uma página de oferta de um curso, que pode ser construída facilmente com o RD Station Marketing!

exemplo de página de vendas para usar com o QR code
RD Station

Teste o editor drag & drop de Landing Pages do RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você cria facilmente páginas de vendas com o editor drag & drop de Landing Pages! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um QR code?

Que o QR code é aquele quadradinho com vários outros quadradinhos dentro você já sabe. Ou seja, todos nós conhecemos seu visual. O que nem todo mundo sabe é que o próprio nome já indica sua lógica de uso: QR vem de “quick response”, ou resposta rápida, em inglês. Ou seja, é um código que pode ser lido rapidamente.

Como dissemos no começo do texto, ele foi inventado em 1994, pela Denso, uma fabricante japonesa de peças automotivas. Inicialmente, a empresa usava QR codes para monitorar e controlar as diferentes etapas de processos produtivos. Como eles eram facilmente escaneáveis, havia ganhos de produtividade.

Com o tempo, foram surgindo novas formas de uso e o formato ganhou mais espaço. Porém, o crescimento foi temporariamente contido por haver uma fricção: era preciso usar um leitor dedicado ou aplicativo específico, no caso dos celulares. Nos últimos anos, a câmera dos smartphones passou a fazer essa função, e os QR codes voltaram a bombar.

Para saber todos os detalhes técnicos, recomendamos o site qrcode.com, da Denso (em inglês). Ele contém explicações tanto para usuários mais avançados quanto para quem quer saber o básico, além da história completa. O artigo da Wikipedia (em inglês) também é bem interessante, trazendo muitos usos que vão além do marketing.

como criar um qr code

Como usar um QR code no seu negócio

A melhor forma de encontrar formas de usar um QR code no seu negócio é visualizar o seu cliente utilizando-o. O que ele pode querer encontrar ou apontar o celular para os quadradinhos? Que tipos de conteúdo ou ofertas despertariam seu interesse?

Encare o QR code como uma maneira de se comunicar com seus clientes ou possíveis compradores. Se o seu negócio tiver recursos, pense em oferecer uma experiência marcante, a partir do momento em que o usuário mira a câmera. Ou seja, pense nele com um call-to-action.

A Nuvemshop, parceira da RD Station no desenvolvimento do Gerador de QR Code, listou 5 ideias criativas para você usar os códigos na sua empresa:

  1. Ampliar a audiência do seu ecommerce;
  2. Agilizar a comunicação por meio de mensagens;
  3. Oferecer cupons de desconto usando Landing Pages;
  4. Disponibilizar informações extras de seus produtos ou serviços;
  5. Inovar com formas de pagamento.

Essas ideias estão exploradas em detalhes em um infográfico super bacana disponível na página do Gerador de QR Code. Então, como você ainda não começou a criar um QR Code? É só clicar no banner abaixo e obter o seu gratuitamente!

como criar um qr code gerador
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
4 formas de gerar resultado para sua empresa usando o Linkedin
Marketing
Marketing Digital: o que é, como fazer e tudo o que você precisa saber sobre o tema
Marketing
Twitter para empresas: 12 erros que você deve evitar