Blog de Marketing Digital de Resultados

Como criar uma Landing Page no RD Station Marketing

Confira um tutorial passo a passo para construir páginas de conversão de forma prática e simples na ferramenta da Resultados Digitais

Uma boa Landing Page é aquela em que os usuários realizam a ação para a qual ela foi projetada. Pode ser baixar um eBook, fazer um teste de produto ou inscrever-se para um webinar, por exemplo. O que importa é que tenha boas taxas de conversão, trazendo Leads e novos negócios para a sua empresa, justificando assim o investimento nela.

Para isso, é importante seguir boas práticas na hora da criação. O uso correto de elementos visuais e textuais faz toda a diferença para o sucesso de uma página de conversão. Um editor com interface amigável e intuitiva auxilia muito nesse trabalho, ainda mais se você não tem um designer no time, ou se os programadores não podem se dedicar a isso.

Se você ainda não encontrou um software que lhe ajuda nesse sentido, continue lendo este post. Vamos mostrar como criar uma Landing Page no RD Station Marketing, a ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital da Resultados Digitais. Continue lendo para ver como é prático!



Faça um teste gratuito do RD Station Marketing

A ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital

O que é o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a ferramenta que vai ajudar a sua empresa a gerar mais tráfego, Leads, vendas e relacionamentos. Do início ao fim do funil de vendas, ele oferece toda a estrutura necessária para automatizar e gerir suas ações de Marketing Digital.

Veja no vídeo a seguir tudo o que a ferramenta oferece:

Como você viu, uma das funcionalidades do RD Station Marketing é o Novo Editor de Landing Pages. A seguir, vamos mostrar, passo a passo, como construir uma página de conversão usando a ferramenta.

Como criar uma Landing Page no RD Station Marketing

Para criar uma Landing Page no RD Station Marketing, você precisa ter uma conta ativa. Se ainda não tem, pode clicar neste link para iniciar seu teste gratuito de 10 dias. Dessa forma, após uma fazer uma rápida configuração já poderá colocar em prática o que aprender neste tutorial!

Assim que abrir a ferramenta, a primeira coisa a fazer é clicar na aba “Converter” e clicar em “Landing Pages”.

como criar uma landing page no rd station 1

Quando você já tiver construído suas primeiras LPs, vai aparecer um arquivo. Como, neste caso, estamos falando da sua primeira, surgirá a tela abaixo. Basta, então, clicar no botão “Criar Landing Page”.

como criar uma landing page no rd station 2

Templates de Landing Page disponíveis

Você vai poder escolher entre dezenas de modelos já disponíveis. Eles estão divididos em três categorias: “Geração de Leads”, “Agradecimento” e “Pagamento Social”. Cada um desses modelos têm características próprias, que você pode ir experimentando para ver qual funciona melhor para seu objetivo com a ação. Todos são completamente editáveis.

Veja a tela a seguir:

como fazer uma landing page no rd station marketing 4

Todos os modelos de Landing Page têm um título que indica a usabilidade. É possível fazer uma visualização antes da escolha. Confira alguns deles a seguir:

  • Agende uma visita
  • Programe seu evento
  • Demonstração de software
  • Novo Squeeze
  • Vários modelos de agradecimento

Após selecionar o modelo, começa o processo de criação propriamente dito. A primeira coisa a fazer é dar um nome para a sua criação. Feito isso, será aberta a tela do editor.

Editando a Landing Page no RD Station Marketing

Chegou a hora de colocar seu talento combinado de designer e desenvolvedor! O Novo Editor de Landing Page do RD Station Marketing tem a funcionalidade drag and drop. Ou seja, você pode selecionar os itens que quer adicionar e arrastá-los até a posição que deseja. Dê uma olhada:

como fazer uma landing page no rd station marketing 2

No exemplo acima, o componente selecionado foi “Imagem”. Repare que, após arrastá-lo até o local, abriu um novo menu para você enviar o arquivo e fazer alterações.

O total de componentes editáveis para a sua Landing Page no RD Station Marketing é de 8. Eles são os seguintes:

  • Seção
  • Linha
  • Coluna
  • Texto
  • Caixa
  • Botão (CTA)
  • Imagem
  • HTML

A última opção permite que você coloque um código em HTML na LP. No topo, há também uma opção de Edição Avançada, que permite que você mexa no código em CSS, JavaScript Body e JavaScript Head. Lembre-se de ir salvando o progresso, mesmo que o editor destaque isso quando você tenta mudar de tela.

Voltando à tela principal do editor, vamos mexer nos campos. É possível colocar quantos você quiser, se o campo é obrigatório ou não, se é aberto ou com itens pré-definidos, campo de assinalar e configurar se é formulário inteligente. Neste último, só aparecem os campos que o seu Lead ainda não completou. E, claro, é tudo personalizável.

Ah, também é possível selecionar o Login Social, que é quando o usuário usa as próprias redes sociais para fazer o cadastro.

como fazer uma landing page no rd station marketing 3

Além da aba de Componentes, temos a aba Página, em que é possível configurar a largura em pixels da parte que contém conteúdo na LP.

Os GIFs que colocamos neste post se referem ao template de agendamento de visita. O layout naturalmente muda nos outros modelos, mas a sistemática é a mesma. Basta apertar o botão Salvar e Continuar para continuar a construção.

Porém, se você já está sentindo curiosidade para testar, pode clicar no banner abaixo para começar agora mesmo!

rd station marketing 1

Configurando a Landing Page

A próxima etapa é de configurações. É a parte mais técnica, digamos assim, mas não se preocupe: é muito fácil de usar. No começo dessa seção, você poderá selecionar entre três opções do que vai acontecer quando seu Lead clicar no botão de CTA:

  • Redirecionamento de página: a pessoa é levada para uma página de agradecimento, por exemplo, algo que você também pode fazer no Editor de LPs.
  • Download do arquivo: o eBook ou outro material já pode ser baixado diretamente pelo Lead.
  • Nenhuma ação: a pessoa só entra na base de Leads e posteriormente começará a entrar nos fluxos de nutrição.

A seguir, será solicitada um nome e uma descrição para a sua Landing Page, que serão usadas em mecanismos de busca como o Google. Você também terá que configurar uma URL. O ideal é que ela fique em um subdomínio do seu próprio site, mas se for necessário o RD Station Marketing fornece uma hospedagem para a sua página.

Dê uma olhada nessa tela:

configura es landing page no rd station marketing

Clicando em “Configurações avançadas”, o menu se expande. As novas configurações que aparecem são as seguintes:

  • Exibir mensagem de agradecimento: mostra uma mensagem ao Lead após a conversão.
  • Notificar nova conversão por email: você receberá um email a cada conversão na Landing Page.
  • Utilizar canonical tag: caso tenha outra LP com uma oferta semelhante, pode colocar a URL da página principal para unificar a autoridade de SEO das duas.
  • Atribuir atividade do Lead Scoring: o Lead vai receber pontos por essa conversão.
  • Envie um email automático para os Leads que converterem na sua Landing Page (Automação de Marketing): já configure aqui mesmo o início de um fluxo, com o Lead recebendo um novo email minutos, horas ou dias depois.
  • Enviar um email de confirmação de inscrição para os Leads: o double opt-in é automático caso essa opção seja ativada.
  • Personalize como sua Landing Page irá aparecer nas redes sociais quando alguém compartilhar o link: as pessoas (ou você mesmo) podem querer compartilhar as páginas de conversão em suas redes sociais, então aqui você pode inserir uma imagem que a represente, além de um título e uma descrição.

Vale ressaltar que durante todo o processo é possível pré-visualizar o resultado tanto para desktop quanto para mobile. Assim, já dá para ver como o seu trabalho está ficando. Se achar que já está legal, é o momento de publicar! Veja só:

como fazer uma landing page no rd station marketing 6

Lembre-se de que, a cada nova edição da Landing Page no RD Station Marketing, é preciso republicá-la para que a mudança tenha efeito. Os dados e os Leads já conquistados, porém, não se perdem.

Teste a criação de uma Landing Page no RD Station Marketing

Agora que você tem um tutorial e viu como é simples, crie a sua primeira Landing Page no RD Station Marketing. Para isso, basta iniciar o seu teste gratuito da ferramenta. Você terá 10 dias para experimentar tudo o que ela oferece, sem compromisso!

Vamos lá? Você só precisa preencher os dados abaixo para começar!



Faça um teste gratuito do RD Station Marketing

A ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital

Marcadores:

Deixe seu comentário