Blog de Marketing Digital de Resultados

Como fazer disparos automáticos de email

Um guia de como usar o RD Station Marketing para automatizar o envio de emails marketing para a sua base de Leads

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Comunicação, uma palavra originada a partir da expressão em latim “communicatio.onis”, que nada mais é do que a “ação de participar”. A origem da palavra, em conjunto com o significado que atribuímos a ela nos dias de hoje, é de extrema importância para as empresas que querem ter relevância com Inbound Marketing.

Muito mais do que comunicar, é preciso se mostrar presente e participar ativamente do dia a dia dos seus consumidores. Quando um Lead entra para a sua base de contatos, é importante que você o desenvolva em sua jornada de compra, pensando em como trazê-lo para o fundo de funil.

Feito isso, uma boa estratégia de comunicação não se encerra por aí. Se tiver interesse em que esse consumidor não se esqueça de você e volte a fechar negócio em algum momento, é importante manter o contato e continuar a conversa.

Uma das maneiras mais baratas e efetivas de se trabalhar em grande escala durante toda essa jornada de compra e relacionamento é através da comunicação por uso do e-mail marketing. Neste post, você vai aprender como montar e fazer disparos automáticos de email para melhorar a comunicação entre você e seus Leads.



Faça um teste gratuito do RD Station Marketing

A ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital

O email marketing não morreu

Da próxima vez que falarem para você que o email marketing morreu, faça uma reflexão. E é só olhar para os nossos próprios hábitos de consumo para provarmos que essa ideia está totalmente equivocada. Quantas vezes você olha sua caixa de entrada por dia? Ou melhor: quantas vezes por dia seu celular notifica você sobre um novo email?

Segundo uma pesquisa realizada pelo The Radicati Group, em 2020 cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão o e-mail. É quase dizer que a cada duas pessoas, uma delas continuará tendo uma conta. O melhor de tudo? 98% das pessoas que possuem email têm o hábito de acessá-lo. Só não vê a oportunidade aí quem não quer.

Automatizando o envio dos seus emails

Datas comemorativas, e-mails de agradecimento, erratas, promoções. Existem diversas situações em que um único email pode fazer toda a diferença para melhorar o relacionamento ou impulsionar as vendas da sua empresa.

Esses emails podem estar atrelados a um fluxo de automação, como também podem ser enviados ou programados isoladamente, dependendo da mensagem que deseja enviar.

Apesar de existirem diversas ferramentas de disparos automáticos de email, algumas empresas ainda escolhem fazer seus disparos manualmente. Além de alocar um profissional para um trabalho totalmente operacional, é muito mais custoso para tirar alguma inteligência dos envios e você pode estar prejudicando a reputação do seu domínio. E uma vez spam, pra sempre spam.

Trabalhando seus disparos com uma ferramenta e automatizando todo o processo, você consegue extrair informações valiosas sobre o seu público, realizar testes A/B com uma facilidade muito maior, otimizar sua base para evitar bounce, além de conseguir aproveitar momentos de oportunidade e realizar disparos fora do horário comercial.

Uma ferramenta que realiza disparos automáticos de email é a melhor solução para garantir a integridade do seu domínio e otimizar o tempo da sua equipe para decisões mais estratégicas.

Passo a passo de como fazer disparos automáticos de email

O processo de programação de um email varia muito de ferramenta para ferramenta. Algumas não disponibilizam modelos prontos e precisam que sua equipe faça a criação completa da estrutura, já outras ferramentas atuam somente com o disparo de emails, sendo necessário que você faça o upload dos dados da sua base na plataforma.

No exemplo abaixo, vamos mostrar para você como criar e automatizar o envio dos seus e-mails no RD Station Marketing, que atua desde a captação do seu Lead através de formulários, até o gerenciamento de base de leads e resultados estatísticos dos disparos automáticos de email realizados.

Explicaremos como realizar o agendamento e o envio de emails individuais. Se estiver interessado em aprender mais sobre como criar um fluxo de automação completo, clique aqui.

  1. Após fazer o login e escolher acessar o RD Station Marketing, clique na aba Relacionar e então em “Email”;

Disparos automáticos de email

  1. Você será transferido para uma nova tela, que contará com todas as estatísticas dos seus emails enviados. No canto superior direito você encontrará um botão escrito “Criar email”. Clique nele para continuar para a próxima etapa;

Disparos automáticos de email

  1. Nesta tela, você deverá escolher um modelo de estruturação de email para comunicar sua mensagem. No RD Station Marketing, disponibilizamos diversos modelos pré-diagramados, para que você não perca tempo se preocupando com a montagem. É só escolher alguma opção pré-definida e editar para o formato que achar melhor;

Disparos automáticos de email

Para que você faça a melhor escolha para a sua estratégia, abaixo explicamos um pouco sobre cada tipo de modelo:

Básicos: São modelos pré-diagramados feitos para agilizar a sua estruturação. Eles já contam com as melhores disposições de imagem e texto, baseado em estudos realizados internamente.

Temáticos: São modelos prontos para usar em ocasiões especiais. Alguns contam até mesmo com imagens pré-selecionadas, para que você só se preocupe em inserir as informações que deseja divulgar. Contamos com modelos de newsletter, divulgação de aplicativo mobile, divulgação de materiais ricos, comemorativos para datas especiais, entre outros.

Recomendado: Novidade no RD Station Marketing, essa seção já está disponível para todos os nossos clientes! Ela conta com as melhores sugestões de modelos de email marketing com base no seu negócio. São modelos criados por nossos especialistas em marketing digital para mais de dez indústrias diferentes, como Educação e Ensino, Consultoria, Agências, Software e muito mais.

Meus modelos salvos: Aqui ficam armazenados todos os modelos que você criou. Se fez alguma alteração nos modelos básicos ou se criou um do zero, você pode encontrá-los aqui para reutilizar quando quiser.

Importar via URL: Aqui você consegue importar um modelo de e-mail criado externamente para utilizar dentro da plataforma. Fique atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing nesta aba para que sua criação seja 100% compatível com a plataforma.

Escrever um código HTML: Nesta seção você pode escrever ou colar um código HTML do seu modelo de email. Aqui também é importante ficar atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing para que sua criação seja 100% compatível com a plataforma.

Para criar emails marketing super efetivos, confira nossas 50 dicas rápidas de email marketing para aplicar em suas campanhas.

  1. Após escolher o seu modelo, você precisará dar um nome ao seu email. Escolha um nome fácil, mas que conte com todas as informações necessárias para que você consiga encontrá-lo facilmente pelo campo de busca. Ao escolher a finalidade, você pode definir se o seu email será um email marketing, um teste A/B ou um email para fluxo de automação. Neste guia mostraremos a opção “email marketing” (que também pode ser transformado em um modelo de fluxo de automação, caso deseje);

Disparos automáticos de email

  1. Na próxima tela, você deverá personalizar o seu email. Além de preencher assunto, nome do remetente e email que será utilizado para o disparo, você pode configurar toda a estrutura visual com os recursos disponibilizados ao lado esquerdo da tela.

Disparos automáticos de email

  1. Ao clicar em “salvar e continuar”, você será direcionado para a página de escolha de destinatários. Aqui você pode escolher enviar para todos os seus leads cadastrados em sua base de dados ou escolher segmentações previamente definidas. Esta opção é 100% integrada com a captação de leads da ferramenta, portanto todos os contatos gerados por formulários são utilizáveis aqui;

Disparos automáticos de email

Você também pode escolher, entre as bases selecionadas, com quais tipos de engajamento você deseja conversar:

Leads engajados: Aqui estão os contatos que demonstraram interesse em seu conteúdo, interagindo através de aberturas de emails ou cliques. Ele é considerado engajado quando abriu ou clicou em ao menos 1 email nos últimos 145 dias.

Leads indeterminados: São os contatos que não tiveram oportunidade de interagir com suas campanhas ou emails ainda. Um lead é considerado indeterminado quando recebeu no máximo dois emails, não abriu ou clicou em nenhum deles e está na sua base há menos de 145 dias.

Leads Desengajados: São os contatos que não abriram ou não clicaram em nenhum email nos últimos 145 dias. A não ser que sua estratégia tenha o foco neles, não aconselhamos o envio para esta base, pois pode comprometer a reputação do seu domínio.

Leads Inválidos: São os contatos que não receberão suas campanhas. Para entrar nessa categoria, o lead deve ter pedido descadastro, marcado seu e-mail como spam ou teve algum tipo de problema como soft ou hard bounce.

  1. Após definir seu público, você conseguirá visualizar um resumo da sua campanha, com os principais pontos sobre seu email para que possa checar novamente. Caso seja identificada alguma mensagem de erro, será impossível passar para a fase de agendamento do email até que todas as pendências sejam resolvidas. Tudo pronto, clique em “Configurar envio” para seguir à etapa final. Abaixo, confira na imagem todos os pontos de verificação orientados pela ferramenta:

Disparos automáticos de email

Disparos automáticos de email

Disparos automáticos de email

As mensagens de erro aparecerão com um X vermelho, enquanto as aprovadas contarão com um sinal de verificado em verde. Pontos de atenção, mas que não impedem o disparo, encontram-se com uma exclamação cinza.

Apesar de não impedirem o envio, recomendamos que os pontos em exclamação também sejam levados em consideração. Verificar a versão de texto simples do seu email, por exemplo, é ótimo para melhorar a entregabilidade.

  1. Antes de realizar a programação, o RD Station Marketing irá perguntar se você deseja realizar o envio de um email teste. Esse email é enviado para a caixa de entrada do endereço utilizado para envio, tornando mais fácil a visualização de erros de formatação, texto ou estruturação. Recomendamos que você sempre realize esse teste antes.

Disparos automáticos de email

  1. Feito isso, chegamos à etapa final. Você pode escolher entre salvar e sair, para enviar o email mais tarde; agendar envio, onde poderá escolher a melhor data e horário para sua mensagem (lembrando que a lista é atualizada até o momento de envio, portanto se entrarem novos leads na sua segmentação, eles também receberão este email); e enviar agora, caso deseje impactar seus contatos naquele momento.

Disparos automáticos de email

Pronto! Agora você já sabe como utilizar o RD Station Marketing para fazer disparos automáticos de email e poderá criar seu próprio material para impactar suas audiências no momento em que precisar.

Dica bônus: Estatísticas dos seus emails

Após realizar o disparo dos seus emails, o RD Station Marketing permite que você acompanhe estatísticas detalhadas do desempenho do seu material enviado. Para acessá-las é muito simples:

  1. De volta à primeira tela, após clicar no menu superior em “Email”, você verá uma coluna com todos os emails enviados. Abaixo de cada material, você verá as principais estatísticas daquele envio. Para um relatório completo, clique em “Opções”, ao lado do nome do seu email e, depois, em “Estatísticas”

Disparos automáticos de email

  1. Você será redirecionado para uma nova aba, com todas as informações a respeito daquele envio. O painel é bem completo e, para que você compreenda o que cada nomenclatura significa, contamos um um “i” ao lado de cada dado. Se você passar o mouse por cima desses ícones, verá uma breve explicação sobre o significado daquela informação.

Disparos automáticos de email

Agora que você já sabe como enviar emails e analisar os resultados, porque não tenta colocar em prática tudo o que aprendeu? Preencha os dados no formulário abaixo e garanta 7 dias de teste da RD Station Marketing para começar agora mesmo a impactar seus contatos com disparos automáticos de email.



Faça um teste gratuito do RD Station Marketing

A ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital

Marcadores:

Deixe seu comentário