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Como fazer estudos de caso que encantam (e 5 exemplos para você se inspirar)

Aprenda como fazer um estudo de caso atraente para sua empresa, com exemplos, usando essa estratégia para promover seu negócio com muito mais eficiência

Estudo de caso, no Marketing Digital, é uma forma prática de uma empresa mostrar como o seu produto ou serviço está funcionando para os clientes atuais. Ele atrai novos clientes mostrando como resolver problemas, gerando credibilidade. Pode ser feito de forma simples, com entrevistas que viram textos e vídeos.


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Se sua empresa já está mais à frente no Marketing Digital, os estudos de caso são conteúdos muito eficientes para promover produtos e serviços. Ao explicar como algumas empresas alcançaram resultados importantes utilizando seus serviços você demonstra qualidade e credibilidade e aumenta sua chance de atrair novos clientes.

Não por acaso esse tipo de material está entre os conteúdos corporativos mais acessados por executivos e tomadores de decisão. Com a nossa experiência desenvolvendo cases de sucesso em Marketing Digital, vamos falar das vantagens da produção de estudos de caso e apresentar um guia básico para criar cases atrativos.

Índice

O que são estudos de caso no Marketing Digital?

Os estudos de caso (ou cases) têm um papel fundamental na estratégia de Marketing Digital de uma empresa. Cases de sucesso são uma forma prática de mostrar como o seu produto ou serviço está funcionando para os clientes atuais e gerar valor para os potenciais.

A divulgação desses cases tem alto impacto na geração de oportunidades. Isso porque estudos de caso são conteúdos de fundo de funil, isto é, materiais que já falam sobre o que sua empresa faz e tem como intuito auxiliar na tomada de decisão do Lead.

Ainda nesse post, vamos falar sobre diferentes tipos de estudos de caso e como criá-los. Vamos dividir em dois tipos: para contar histórias de sucesso e para gerar credibilidade.

Estudo de caso para mostrar o caminho das pedras

Uma grande vantagem dos cases é que eles demonstram, de forma didática e prática, como determinada empresa superou desafios e alcançou resultados importantes utilizando soluções de qualidade.

Ou seja, fornecem informações importantíssimas para os negócios e qualquer empresa. Quem não gostaria de saber de uma “receita” eficiente para conseguir acelerar a entrada de novos clientes, incrementar seus ganhos, gastar menos para produzir mais, entre outras facilidades?

Essa perspectiva faz o cliente, que se vê com os mesmos problemas, ver como usar a mesma solução de maneira eficiente.

Estudo de caso para gerar credibilidade

Outro aspecto positivo dos estudos de caso é que eles são focados na perspectiva do cliente. Não é sua empresa que está dizendo que seu serviço é bom, mas, sim, quem o utiliza. Isso garante uma credibilidade incrível para a mensagem que você deseja passar.

Além de mostrar um depoimento genuíno, os estudos contam uma história e revelam como seus produtos são utilizados para alcançar determinados objetivos. Quer dizer, são verdadeiras provas de sucesso.

Ao mesmo tempo em que posiciona sua empresa como provedora de solução com credibilidade, estudos de caso ajudam a divulgar sua expertise e aprofundamento em mercados específicos.

Você pode utilizar esse material para despertar o interesse da mídia, prover informações para jornalistas especializados ou mesmo como parte integrante de seu material de vendas.

Desta forma, sua marca torna-se cada vez mais conhecida no mercado, com mais credibilidade e atraindo um número maior de clientes em potencial.

estudo de caso

Como fazer um estudo de caso em 4 passos

1. Encontre o candidato perfeito

Conversando com seu time de Vendas, suporte ou atendimento, você conseguirá identificar os clientes que já obtiveram resultados importantes utilizando seus produtos e serviços. E, o mais importante, que estejam satisfeitos com sua empresa.

Uma dica: procure verificar qual o perfil de novos clientes que deseja atrair. Assim, busque desenvolver cases focados em empresas do mesmo segmento.

2. Prepare as perguntas certas

Lembre-se que, assim como você, seu cliente não tem tempo a perder — o ideal é não passar de 8 questões. Formule perguntas que respondam aos seguintes cenários, preferencialmente nesta ordem:

  • Desafio: como era a experiência do cliente antes: quais os problemas/ frustrações? Quais as táticas tentadas para superá-las?
  • Solução: como foi a experiência usando seu produto: quais as 3 funcionalidades mais usadas ou quais ações/componentes do serviço que melhor ajudam a resolver o problema?
  • Resultados: perceba que os resultados alcançados podem ser desde o aumento nas vendas e faturamento, passando pela entrada de novos clientes e abertura de uma filial, como o melhor gerenciamento de recursos e aumento na produtividade. É recomendável focar sempre em coisas tangíveis, mensuráveis: quanto mais números e menos margem para abstrações, melhor.

3. Utilize uma abordagem eficiente junto ao cliente

Ao contatar seu cliente por email, você pode iniciar dando parabéns pelo sucesso alcançado e destacar algumas informações a que teve acesso. Lembre-se de mencionar o nome do colaborador que o recomendou, pois isso vai ajudar a deixar o cliente mais confortável para passar informações. Depois, explique por que é importante contar com a participação da empresa.

Você pode enviar as perguntas formuladas ao final dessa primeira mensagem, ou deixar para fazer isso no final do dia ou até mesmo no dia seguinte, enquanto o cliente avalia internamente a participação. Com as perguntas em mãos, ficará mais fácil avaliar que tipo de informação ele poderá ou não fornecer.

Deixe abertura para que o cliente defina qual a melhor forma de responder, se por email, telefone ou pessoalmente. Algumas pessoas têm mais facilidade de expor suas ideias por escrito, enquanto outras se sentem mais à vontade para falar cara a cara.

4. Escolha um formato atraente de estudo de caso

Para que seu estudo de caso fique mais fácil de entender e atraente para quem lê, procure manter a estrutura mencionada anteriormente: desafio -> solução -> resultados.

Procure valorizar no título o principal benefício alcançado. É interessante utilizar citações do cliente para dar ainda mais veracidade às informações. Nesse caso, se possível, utilize também uma foto do entrevistado:

Outros recursos para deixar o material mais atraente são incluir tópicos, gráficos explicativos ou mesmo imagens dos clientes usando sua solução.

Se sua empresa dispuser de recursos profissionais e materiais, que tal produzir o case em vídeo ou incluir apenas um trecho do depoimento do cliente em vídeo para ilustrar? O vídeo é uma prova real da opinião do cliente e funciona muito bem.

Uma alternativa é fazer a entrevista via Skype, gravando o conteúdo. Depois, você pode escolher por utilizá-lo integralmente ou editar os trechos que achar mais interessantes.

Dicas extras

  • Depois que o material estiver pronto, é de bom tom enviar para a aprovação do cliente, para que ele faça suas considerações. Aproveite esse momento também para fazer alguma pergunta adicional ou tirar dúvidas;
  • Lembre-se de usar sua rede para compartilhar o conteúdo que ficar disponível no blog ou site de sua empresa: envie para todos os colaboradores, divulgue por email e nas redes sociais. É importante também que esse material seja facilmente encontrado;
  • Depois de dois ou três meses, vale a pena retomar o estudo de caso e verificar junto ao cliente se houve melhorias para atualizar o case e demonstrar que seus produtos e serviços continuam dando resultado.

5 exemplos de estudo de caso

O passo a passo acima de como criar um case é um norte para sua empresa seguir e começar a produzir esse tipo de conteúdo.  Para ajudar você a ter um entendimento mais claro do que é um estudo de caso e como você pode criar um, deixaremos alguns exemplos de cases de clientes da Resultados Digitais.

1. Como a Endeavor usa o Marketing Digital para impactar milhares de empreendedores no Brasil

A Endeavor é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presente em 25 países, entre eles o Brasil.

Com o RD Station, a Endeavor gerou 15 vezes mais visitantes e 800 mil novos Leads, dos quais 400 mil são empreendedores.

>> Leia aqui o case completo da Endeavor ou assista ao vídeo abaixo:

2. Como a Agência Surfe cresceu 900% depois de vivenciar o ano mais difícil da sua história

A Agência Surfe é uma empresa de Marketing Digital, especializada em Inbound Marketing, que presta consultoria em Marketing e Vendas para ajudar seus clientes a vender mais.

Com o programa de parceria da Resultados Digitais, a Surfe cresceu 900%, aumentou a receita recorrente em 30 vezes e passou a ter 60% do faturamento via Inbound Marketing.

>> Leia aqui o case completo da Agência Surfe ou assista ao vídeo abaixo:

3. Como a Impacta passou a converter 80% das oportunidades em alunos

A Impacta é o maior centro de treinamento e certificações da América Latina com mais de 1 milhão e meio de alunos formados nos quase 30 anos de história.

Com o RD Station, a Impacta passou a converter 80% das oportunidades em alunos, reduziu o custo de aquisição em 30% e dobrou a sua base de Leads.

>> Leia aqui o case completo da Impacta ou assista ao vídeo abaixo:

4. Como a Vittude aumentou suas vendas em 645% com o RD Station Marketing

A Vittude é uma plataforma online que conecta psicólogos à pessoas que desejam fazer terapia, online ou presencialmente, com o objetivo de democratizar o acesso à saúde e bem estar no país.

Com a evolução das estratégias, o funil de vendas da Vittude também se desenvolveu, principalmente ao se aprofundar nas dores do seu público alvo. As vendas aumentaram 645% entre janeiro e novembro de 2018, e a empresa tivesse um crescimento de 40% em um único mês.

>> Leia aqui o estudo de caso completo da Vittude ou assista ao vídeo abaixo: 

5. Como a Embracon estruturou um novo processo de vendas guiado pela automação de marketing e análises

A Embracon é especializada em venda de consórcios, tanto de automóvel, imóvel, motocicletas e serviços. A venda tradicional, com o vendedor visitando presencialmente os contatos interessados, sempre foi a prática comum no ramo dos consórcios.

Na Embracon não era diferente. Foi assim até o momento da virada de chave para o Inbound Marketing, contribuindo a se tornar a principal empresa administradora de consórcio de ramo independente.

>> Leia o estudo de caso completo da Embracon ou assista ao vídeo abaixo:

Conheça outros estudos de caso produzidos pela Resultados Digitais na nossa página de Histórias de Sucesso e saiba como empresas de todo o Brasil estão aumentando suas vendas com o RD Station.

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Post originalmente publicado em 25 de junho de 2013 e atualizado mais recentemente em outubro de 2020.

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