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Como o EdgeRank do Facebook funciona e por que isso é importante para sua empresa

Conheça o algoritmo do Facebook e aprenda a melhorar os resultados da sua empresa no Facebook

EdgeRank é o algoritmo do feed de notícias do Facebook, responsável por filtrar as publicações e priorizar o que é relevante para cada usuário. Para calcular a relevância de um conteúdo para o usuário do Facebook, o EdgeRank leva em consideração 3 fatores: afinidade, relevância e tempo.


Se você utiliza o Facebook com frequência já deve ter percebido que nem tudo o que seus amigos publicam aparece no seu feed de notícias.

Para nós, que trabalhamos com marketing digital, isso pode ser uma barreira, uma vez que nossas publicações através da página da empresa também podem não aparecer para nossa audiência e potenciais clientes.

O responsável por isso é o EdgeRank, o algoritmo do Facebook. Como os usuários possuem muitas conexões e excesso de informação, seria muito difícil acompanhar o que todas as pessoas e páginas publicam. A solução foi analisar as publicações e decidir o que vai ou não aparecer para cada usuário através da criação desse algoritmo.

Entender como o EdgeRank funciona e como conseguir superar suas barreiras pode fazer grande diferença nos resultados da sua empresa atuando no Facebook.

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Como o EdgeRank funciona

O algoritmo do Facebook leva em conta 3 grandes fatores: afinidade, relevância e tempo.

Afinidade

Já percebeu que as notícias de alguns amigos e páginas aparecem muito mais do que outros? Isso acontece pela afinidade.

Através do quanto os dois lados interagem (visitando o perfil/página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando), o Facebook determina um grau de afinidade que tem grande peso nas publicações.

Relevância

Assim que uma nova publicação é feita, apenas os que tem mais afinidade visualizam. De acordo com a receptividade dessas pessoas (o quanto clicam, curtem, comentam ou compartilham) a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.

Além disso, diferentes tipos de publicação possuem diferentes relevâncias. De acordo com testes, as fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links, por exemplo. Publicações através da própria página do Facebook também são mais relevantes que publicações através de aplicativos de terceiros.

Tempo

Esse item não chega a ser uma surpresa. Mensagens mais novas possuem prioridade e são exibidas à frente das mensagens mais antigas.

Como melhorar os resultados e o EdgeRank

Notícias recentes indicam que, na média, apenas 12% das pessoas que curtiram uma página visualizam as atualizações de status dessa página.

Poucas empresas entendem isso e fazem algo para superar os desafios do EdgeRank e conseguir resultados melhores. Separamos aqui alguns detalhes que podem fazer a diferença:

Usar imagens e vídeos

As imagens e vídeos não só possuem uma relevância maior como, em função das cores e do tamanho que ocupam no feed de notícias, acabam chamando muito mais a atenção do usuário. Isso aumenta a probabilidade de cliques, curtidas e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante e alimentando o círculo virtuoso.

Fazer perguntas

Perguntas têm por natureza a responsividade, a interação, exatamente o que precisamos para aumentar a relevância da publicação.

Pedir opinião sobre algo, questionar as preferencias dos fãs, fazer um Quiz, desafio ou preencher a lacuna são algumas formas válidas de fazer as pessoas interagirem.

Escolher bons horários para publicar

O horário da publicação faz bastante diferença nos resultados.

Entender os hábitos do público e descobrir quais são os horários de pico pode ter um impacto significativo nas publicações.

É importante levar em consideração que o Facebook é mais utilizado como forma de lazer e os melhores horários ali podem ser bem diferentes dos melhores horários para email marketing.

O domingo a noite, por exemplo, costuma ser ótimo para atualizações no Facebook. Vale a pena testar diversas opções.

Filtrar bem o conteúdo e determinar uma boa frequência

Se sua empresa é pouco criteriosa ao publicar conteúdo, o resultado é que muita gente pode ignorar ou, pior ainda, ocultar suas publicações. Isso é péssimo para a relevância e afinidade.

A frequência com que o conteúdo é publicado também tem interferência: muito pode incomodar e pouco não vai garantir um bom número de interações.

Tente publicar ao menos uma vez ao dia, mas seja rigoroso: somente conteúdo de qualidade.

Pedir para interagir

Ao fazer uma atualização, pode ser interessante acrescentar um pedido para curtir, compartilhar ou comentar.

Isso pode funcionar como um incentivo extra para que as pessoas realmente façam essas ações.

Usar o “promova”

O Facebook lançou há pouco tempo o recurso “promova”, que exibe uma atualização para pessoas que não a veriam de forma orgânica (gratuita).

Com a ferramenta, que é paga, é possível expandir o alcance da mensagem.

O interessante é que alcançando mais pessoas de forma paga, ao passo que elas interagem, o alcance orgânico também aumenta.

Mensurar no Insights

O Facebook oferece uma ótima opção de análise, o Insights, que mostra quanto cada publicação foi visualizada, teve cliques e interações.

Estando logado como administrador da página, basta adicionar /insights ao final do endereço da página para acessá-lo. No nosso caso, por exemplo, esse endereço seria facebook.com/ResultadosDigitais/insights.

Por mais que existam algumas indicações e boas práticas, cada caso é diferente e pode ter demandas específicas. Testar e analisar de forma mais cientifica os experimentos é a melhor forma de encontrar que funciona e o que não funciona para sua empresa.

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Comentários

42 comentários

  1. Silvio

    Bom Domingo! Gostei bem didático. Vou tentar usar todas as dicas.

  2. Gabriel Mourão

    muito bom!

  3. Fernanda

    Obrigada pelas dicas. gostei muito e pretendo aplicar.

  4. Lucas Santos

    Ola RD André Siqueira, essa “função”, ?sk=page_insights, ainda funciona?

    1. Mariáh Rila Da Silva Góss

      Olá, equipe da Resultados Digitais. Também gostaria de saber se essa “função” ainda funciona. Pois testei agora e não obtive resultado.

      Grata.

      1. Flaubi Farias

        Oi, pessoal.

        O Insights ainda existe, porém o link não é mais o mesmo. O certo agora seria https://www.facebook.com/ResultadosDigitais/insights/. Funciona também ao acessar a sua página e clicar em “Informações”, na aba superior.

        Obrigado pelo toque, já editamos o link no post.

        Abraços.

  5. mathias

    Ótimo post sobre o Edge Rank! Gostaria de contribuir deixando uma pergunta ou sugestão, a menos que esta forma escrita tenha sido intencional :)

    Ps.: Na seção “Pedir para interagir”

    Ao fazer uma atualização, pode sentir interessante acrescentar um pedido para curtir, compartilhar ou comentar

    Será que o verbo sentir está no lugar do verbo ser?

    Abraços RD!

    1. André Siqueira

      Perfeito Mathias!

      Corrigido :)

      Abs

  6. Renate Landshoff

    Gosto bastante das dicas e conteúdo de vocês! Tem algum texto já publicado sobre como estimular as curtidas na página de uma empresa nova? Grata

  7. Júlia Gsan

    Muito bom explica muitas coisas que eu não estav entendendo

  8. Maiana Chamusca

    Explicações claras e úteis. Muito bom artigo!

  9. Graciela

    Olá, acabei de lançar um novo projeto para ajudar pessoas através do blog http://conquistadigital.com.br e essas informações serão muito úteis para alavancar e conquistar mais contatos. Parabéns pelo conteúdo, é de muita qualidade mesmo.

    1. James

      Vírus! Não entrem!

  10. Fernanda Con'Andra

    Maravilha!

  11. Customer Design

    Ótimo Post!

  12. Felipe

    O post é muito bom e as dicas, valiosas. Curti!

  13. Rodrigo Chaves

    Ótimas dicas para incrementar ainda mais o acompanhamento nos resultados.

  14. Natália Oliveira

    Gostei muito do artigo!

  15. Lindalva Medeiros

    Muito úteis e interessante as informações. Parabéns!

  16. Aleksander Avalca

    Opa, sempre muito bom os assuntos abordados por vocês. Gostaria de saber qual o máximo de publicações que uma página deve fazer por dia.

    Muito obrigado

  17. Pingback: A triste verdade do Facebook | Evangelismo Web
  18. Alexandre

    Quero saber quanto tempo(dias) fica um anuncio para todos visualizar no promote facebook?

    Quero saber se eu promover um anuncio se terá algum resultado certo..

    Vc poderia me responder?

    Obrigado.

    1. André Siqueira

      Fica por 3 dias Alexandre!

      O resultado depende da sua oferta, mas é garantido que mais pessoas visualizarão a publicação. Se ela for atrativa vai sim trazer mais cliques e conversões.

      Abcs,

      1. Alexandre

        Ola André eu efetuei o pagamento já faz 24 horas e não recebi nenhum comunicado, o que devo fazer? Não tem nada no facebook ainda, é normal isto?
        Alexandre

        1. André Siqueira

          Pra esse tipo de dúvida é melhor consultar o própria Facebook Alexandre.

          Abcs

  19. Garotas Rosa Choque☠

    Vi em algum lugar que os fãs que também clicarem em “adicionar às listas de interesse” a sua página, recebe todas as usas atualizações, é verdade?

    1. André Siqueira

      A pergunta é boa, mas não é verdade não.

      Fazendo isso, na verdade, você adiciona todas as publicações da página a uma lista separada. Se o usuário clicar para ver a lista, aí de fato ele vê todas as publicações.

      Do contrário, ela continua com todo o resto da mesma forma.

      Abcs,
      André Siqueira
      Resultados Digitais

  20. guecarlos

    Elaborar um algoritmo que não bloqueia ousuario pq add amigos e atraz desse amigo vem amigos deles q não me conhece e me delatam para o Face e ele me bloqueia, e as sugestões do Face deve ser de acordo com as 03 fases do algoritmo q o Face usa, pq ele manda sugestão mas acontece do mesmo jeito add este amigo e ele delata ao Face, que o Face é uma rede social e assim deve proceder.

  21. Tânia Faga

    Vocês poderiam falar um pouco mais sobre o “promova”? Pensei em fazer. mas não entendi a forma de pagamento. Paga-se um X em um post..e dura por quanto tempo? è por post? Desde já agradeço. Abraços!

  22. Pingback: 5 dicas relevantes para tunar a página da sua empresa no Facebook | Insistimento
  23. Pingback: Propagando Links #4 | ((Propagando))
  24. Danilo Souza Cardoso

    Muito bom conteúdo sobre o EdgeRank, sempre digo que mídia social no universo das marcas não é algo para amadores, é preciso planejamento, estratégia, conhecimento do público  e conhecimento profundo da ferramenta.

    Há uma forma de mensuar o EdgeRank de uma fan page, escrevi sobre isso há poucos dias. Se me permite, aqui está o link para o artigo:

    http://clickstorm.com.br/edgerank-do-facebook/

  25. Alexandre Augusto De Oliveira

    Muito boa as dicas. Estamos para lançar e usar nossa fanpage e já iremos aplicar as ideias acima. Vlw