Como ganhar dinheiro como afiliado digital: o que fazer para ter bons resultados

O Marketing de Afiliados abre uma série de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro na internet, mas é preciso ter um plano de ação para vender produtos online e ganhar comissão


Como ganhar dinheiro como afiliado digital? Em parte, essa pergunta é respondida quando se passa a conhecer os programas de Marketing de Afiliados. Ou quando se aprende como começar no Marketing Digital de Afiliados. Ou ainda, quando o perfil do afiliado digital é apresentado em detalhes.

Além disso, o apoio que as empresas e marcas oferecem para seus afiliados também dá uma ideia do que é preciso fazer para faturar com a indicação de produtos e serviços na internet. É meio caminho andado, como diz o ditado, mas nem sempre isso é o suficiente.

Por isso, para ganhar comissão por venda online, o afiliado digital precisa dar uma espécie de contrapartida. Ou seja, precisa ir além da exposição simples de banners e cards em seus canais com link para produtos e serviços da marca. 

Em resumo, você precisa de uma estratégia com um plano de ação que ajude a atingir os objetivos que vão gerar as recompensas, como as comissões de venda e outros benefícios.

Afinal, é isso o que se faz quando se tem o próprio negócio. E todo afiliado digital é um empreendedor e precisa agir como um para faturar com os programas de afiliados.

Concorda?

Pensando nisso, apresentamos neste post dicas para você montar um plano de ação sobre como ganhar dinheiro como afiliado digital. São ações que só dependem de você e irão otimizar o suporte recebido do programa e a força e o interesse gerado pela marca junto ao seu público.

Mas antes, que tal um rápido checklist?

Como ganhar dinheiro como afiliado digital

Checklist do afiliado digital

Para a elaboração de um plano de ação para ganhar dinheiro como afiliado digital, é recomendado que você pare e pense sobre o programa de afiliados do qual faz parte e sobre como tem sido sua atuação.

1 – Avalie o programa de afiliados escolhido

Você está satisfeito com o programa escolhido? Está satisfeito em ganhar comissão por venda online? Qual tem sido o resultado financeiro e qual a aderência do programa (materiais e produtos/serviços) junto ao conteúdo e seu público?

Quem participa de mais de um programa pode fazer comparações de resultados e também analisar qual recebe mais cliques ou qual tipo material e formato de divulgação gera mais interação.

💡 A ideia aqui é criar filtros e, eventualmente, focar no programa mais atraente para o perfil do afiliado digital.

2 – Avalie seu perfil como afiliado digital

Desde que se tornou afiliado, o que mudou na sua rotina? 

A participação no programa e os objetivos que precisa atingir estão incorporados ao seu dia a dia? Há espaço para eles na sua rotina? E ainda: vender produtos online e ganhar comissão está nos seus planos?

Ser um afiliado exige uma postura de revendedor e oferecer produtos e serviços para terceiros. E isso pode ser um problema para algumas pessoas. É para você?

💡 A ideia aqui é identificar possíveis dificuldades na forma como o afiliado digital atua e que podem prejudicar a conquista de melhores resultados.  

>> Leia também: Como conquistar a primeira venda como afiliado digital e usá-la para impulsionar ganhos futuros

Plano de ação de como ganhar dinheiro como afiliado digital

Um plano de ação sobre como ganhar dinheiro como afiliado digital inclui desde mudanças de comportamento até adoção de novas rotinas, passando pela busca de novos conhecimentos em áreas como marketing e vendas, gestão financeira, entre outros. Confira nossas sugestões.

Atitudes de empreendedor

A contrapartida citada acima vem de uma série de atitudes do afiliado digital, entre as quais ter iniciativa, curiosidade, assertividade, metas e objetivos, além da capacidade de comunicação e persuasão. O Sebrae conta com uma série de cursos gratuitos que ajudam o empreendedor a suprir carências na formação e a desenvolver novas competências.

Marketing Digital

O Marketing Digital é o principal aliado do participante de um programa de afiliados. A diversidade de opções em termos de canais, formatos e ferramentas de automação otimizam a presença digital e dão maior visibilidade para os produtos e serviços indicados.

Invista em SEO para ganhar posicionamento nas buscas e autoridade no segmento e não descarte fazer campanhas de tráfego pago em plataformas como Google Ads e Facebook Ads para atrair mais visitantes e potenciais clientes das marcas divulgadas em seus canais digitais.

Venda e pós-venda

Lembre-se: o afiliado digital é, antes de tudo, um vendedor. Por isso, é fundamental que o afiliado desenvolva habilidades para saber vender, caso ainda não as tenha. 

Isso ajudará a definir as melhores estratégias e escolher por gatilhos mais atrativos para que o objetivo do programa de afiliados seja alcançado (especialmente vendas, cliques, Leads e formulários respondidos).

E não esqueça de adicionar ações de pós-venda, como, por exemplo, criar um fluxo para abrir um canal de interação com quem fez alguma compra pelo seu blog.

Nichos e sazonalidade

O afiliado digital que quer mesmo ganhar dinheiro na internet precisa estar de olhos atentos ao mercado digital. Pesquisar e ler sobre nichos em alta e avaliar quais oportunidades sazonais pode explorar são caminhos para incrementar o mix de ofertas e gerar mais receita.Exemplo disso pode ser aplicado pelos afiliados do Programa de Afiliados da RD Station.

Como ganhar dinheiro com o Programa de Afiliados RD Station

Datas como Black Friday e Natal são as mais quentes para o ecommerce. Sendo assim, os afiliados da RD podem reforçar suas ações de divulgação sobre os benefícios do uso da nossa ferramenta de automação e vendas, com foco nessas datas em que o varejo online alcança seus melhores resultados.

E como exemplo de observação do mercado, basta dizer que aumentou consideravelmente no Brasil o número de lojas virtuais no Brasil de 2020 para cá. Ou seja, quanto maior a concorrência, maior a necessidade de inteligência e automação para se destacar no mercado.

Rotinas e gestão

Sendo um negócio, o trabalho como afiliado digital exige do empreendedor a adoção de uma série de rotinas. Algumas estão diretamente ligadas à indicação dos produtos e serviços – da produção e divulgação de conteúdo até a análise de métricas e resultados.  

Outras rotinas dizem respeito à gestão do negócio. E isso é importante para quem quer ganhar dinheiro como afiliado digital.

É a organização da rotina que permite, por exemplo, o controle do fluxo de caixa e torna o negócio viável e rentável. Uma gestão financeira eficiente é essencial para o crescimento do negócio porque deixa claro quanto é possível investir na criação de um novo blog sem necessidade de passar aperto nem recorrer a empréstimos bancários.

👉 Dica bônus: sempre que possível, seja um cliente do produto ou serviço que está indicando. Isso gera insights para suas ações de divulgação, além de atestar a credibilidade da marca.

Participe do Programa de Afiliados da RD Station

É produtor de conteúdo, consultor e profissional do marketing ou dono de pequenas agências e está procurando novas oportunidades para ganhar dinheiro no Marketing Digital de afiliados? Encontrou!

O Programa de Afiliados da RD Station é uma oportunidade de negócio tanto para quem já é um afiliado digital quanto para quem quer começar no marketing de afiliados.

Apostando num modelo de parceria do tipo “ganha-ganha” digital, com benefícios para todos os envolvidos, o objetivo do programa é aumentar o número de usuários do RD Station.

Por isso, a preferência é atrair afiliados digitais com perfis muito específicos, que tenham vínculo e afinidade com o segmento de Marketing Digital. Você se encaixa nesse perfil? Ficou interessado em ser um afiliado digital da RD? Quer aumentar sua receita mensal na internet?

Basta acessar a plataforma do Programa e fazer seu cadastro. Depois, é hora de planejar sua estratégia e definir quais ações executar para compartilhar seu link de afiliado em seus canais digitais. 

A RD fornece materiais como banners que ajudam na divulgação e também acesso ao painel com todas as informações geradas pelo afiliado a partir de seu link exclusivo (acesso, visualizações, cliques, vendas…).  

E o afiliado digital da RD recebe comissão que pode chegar até 20% sobre cada venda. E mais: uma lista de vantagens e benefícios que inclui:

  • Descontos especiais para eventos realizados pela RD Station (RD Summit, RD On The Road e outros);
  • Acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos para auxiliar no sucesso do afiliado;
  • Participação na comunidade exclusiva de afiliados da RD Station;
  • Apoio de uma equipe comprometida com o sucesso do afiliado.

Venha para o Programa de Afiliados da RD Station. Acesse a plataforma e faça seu cadastro.

Como ganhar dinheiro com o Programa de Afiliados RD Station

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários