Confira 12 dicas incríveis para ganhar mais seguidores no Instagram da empresa

Se você está começando uma conta para sua empresa no Instagram, veja algumas dicas para ganhar seus primeiros seguidores na rede social - e, depois, continuar crescendo!


12 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram:

  1. Mude para um perfil de negócios e otimize as informações
  2. Interaja com seus seguidores e com outros usuários
  3. Conte uma história na legenda
  4. Procure hashtags com alto volume
  5. Crie hashtags para sua empresa ou evento
  6. Utilize o Instagram Stories de forma estratégica
  7. Faça um sorteio ou concurso
  8. Poste com frequência
  9. Utilize o Instagram Reels para ser visto por quem ainda não te segue
  10. Faça lives em conjunto com outros perfis
  11. Entenda os melhores horários para postar
  12. Utilize CTAs nos seus posts para estimular próximos passos

Já faz algum tempo que o Instagram superou a posição de aplicativo divertido de edição de fotos, tornando-se uma ferramenta importante para o Marketing Digital. Por isso, é cada vez mais importante investir em estratégias que façam o perfil da sua empresa ganhar seguidores no Instagram.

À medida que foi englobando novas funcionalidades, como Stories, Ads, IGTV e Reels, o Insta viu seu crescimento decolar: em janeiro de 2021, eram 99 milhões de usuários no Brasil, levando-o ao grupo de redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários, que atualmente conta também com Facebook, YouTube, Messenger, WeChat e WhatsApp.

Dados como esses mostram que ter uma estratégia no Instagram pode ser uma boa maneira de obter visibilidade, atração e reconhecimento de marca para sua empresa.

Se você está começando — ou deseja começar — uma conta para sua empresa nessa rede social, veja algumas dicas para ganhar seus primeiros seguidores no Instagram. E, claro, de fazer o seu perfil crescer constantemente!

Lembrando que esse post não inclui dicas de compra de followers e outras formas inautênticas de conseguir curtidas, pois acreditamos que o melhor a fazer é produzir conteúdo interessante para conseguir seguidores orgânicos na rede social. :)

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

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1. Mude para um perfil de negócios e otimize as informações

Caso essa dica pareça principiante demais, pode pular para o próximo item!

Mas, se formos começar pelo básico dos básicos, é importante completar e otimizar algumas informações do seu perfil antes de buscar seguidores.

Em primeiro lugar, se você é uma empresa, torne seu perfil pessoal em um perfil empresarial. É rápido, simples e permite que sua conta tenha acesso a diversas informações que não estão disponíveis para perfis pessoais. Só é necessário ter uma página no Facebook.

Para isso, vá até a página de configurações do Instagram e clique em Alternar para o perfil comercial. Aceite o pedido de vinculação de sua página ao aplicativo e preencha as informações de telefone, email e endereço. Isso ajudará seus clientes a entrarem em contato.

Além disso, procure por um nome de usuário curto, fácil de lembrar — se você já tem um que não é muito bom, é possível alterá-lo. Aqui na Resultados Digitais, escolhemos o @resdigitais, pois o nome da empresa era maior do que o número de caracteres comportado pela rede social.

Na página de configurações, não esqueça de preencher o campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil. É o Resultados Digitais na imagem abaixo. Escolha o tipo de empresa que está mais de acordo com o seu mercado e preencha a biografia com uma frase informativa e de impacto.

Perfil Resultados Digitais no Instagram

É importante que o visual do seu perfil seja convidativo e que, ao baterem o olho, os visitantes saibam logo do que se trata. Se você está presente em outras redes sociais, faça com que suas páginas conversem, utilizando a mesma foto de perfil e o mesmo nome de usuário, se possível.

A caixa de texto da biografia é valiosa, pois é a única que permite a inserção de links. Aproveite para divulgar seu website e eventualmente outros links interessantes, como aquele material rico ou post de blog matador. Encurte os endereços utilizando ferramentas como o Bitly para ficar mais bonito. ;)

Se você está começando a procurar curtidores agora, antes de divulgar seu perfil é interessante ter algumas fotos publicadas. Ao produzir essas imagens, lembre-se de que, no Instagram, a qualidade das imagens importa muito. Assim, quando as pessoas chegarem ao seu perfil, verão que você produz bom conteúdo.

Não se esqueça também de promover sua conta do Instagram nas outras redes sociais em que estiver presente. Se alguém já segue sua empresa no Facebook ou Twitter, é provável que se interesse em segui-la em outra rede social.

>> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

2. Interaja com seus seguidores e com outros usuários do Instagram

Aqui no blog da RD, insistimos muito na ideia de que comprar listas de email é uma furada, e o mesmo se aplica aos seguidores do Instagram. Não apenas é uma estratégia ruim, já que bots e seguidores fake não interagem com seu conteúdo, prejudicando o desempenho de seus posts, como pode gerar uma punição chamada “shadowban“.

Uma maneira orgânica de conseguir seguidores na rede é seguindo contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no seu mercado que sejam interessantes para o seu negócio. Depois de segui-las, interaja com elas, curtindo publicações e fazendo comentários.

Dessa forma, você também atrai atenção para o seu perfil, troca ideias e se inspira com os conteúdos de quem já está há mais tempo na rede social. A ideia, no entanto, é participar da conversa, dizendo algo interessante. Não vale só deixar comentários mandando aquele “segue de volta”, o que configura prática de spam!

Da mesma forma, à medida que for ganhando seguidores, interaja com eles. Mostre que você se importa respondendo comentários, seguindo de volta os perfis que fizerem sentido e engajando com os conteúdos que publicam.

Teste o envio de mensagens inbox – com um conteúdo que que faça sentido, é claro – para contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no seu mercado. Inclua um texto de introdução sobre o assunto e o motivo de estar enviando aquele conteúdo. É importante estabelecer a conversa de forma personalizada para cada perfil, para não se configurar como spam. Mande uma dica de conteúdo interessante, ou até mesmo uma apresentação mais direta.

Além de mensagens inbox, crie posts que mencionem ou abordem conteúdos de marcas parceiras ou de referência que já possuem um perfil mais consolidado. Ao criar esses posts, marque os perfis criadores do conteúdo e faça a devida referência com relação à fonte. É uma maneira simpática de mostrar quais são as inspirações do seu perfil e, também, de atrelar o conteúdo a qualidade.

3. Conte uma história na legenda

Não é porque o Instagram é uma rede social voltada para imagens que você precisa deixar suas legendas de lado.

Aproveite esse espaço destinado ao texto para contar uma história interessante sobre suas fotos, que as complemente. É uma boa oportunidade para contar detalhes que a imagem não mostra e conseguir engajamento.

Escrever pode parecer difícil no início, mas, aos poucos, você desenvolverá um tom de voz para a sua empresa no Instagram, que a diferenciará das outras.

Uma dica importante é que as primeiras duas frases do texto são determinantes para o seguidor se sinta atraído e curioso de ler o restante. O gatilho deve estar antes do “…mais” que aparece quando a legenda é um pouco mais longa. Então capriche no microcopy!

4. Procure hashtags com alto volume de publicações

No Instagram, as hashtags têm um papel importantíssimo, pois juntam as publicações de usuários que não estão conectados em uma página única.

Assim, se você utilizar hashtags relevantes, seus posts ficarão expostos a uma audiência maior do que os seus seguidores e do que as pessoas que já sabem sobre sua marca.

Dentre os temas que têm relação com sua empresa, procure pelos que são mais populares. Basta digitar uma palavra antecedida de # na pesquisa do Instagram para ver o número de publicações. Ao fazer isso, a rede social também sugere outras hashtags similares.

Outra dica é participar de hashtags populares entre os usuários em geral, como #tbt para publicar fotos antigas. Por exemplo, quando o frio chegou em Florianópolis em 2017, compartilhamos uma foto da nossa sede com a hashtag #WinterIsHere. Na época, estávamos iniciando nossas estratégias no Instagram e pegamos carona na febre da série Game of Thrones! 

 

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Não foi só em Westeros, o inverno chegou aqui em Floripa também! ❄ #WinterIsHere

Uma publicação compartilhada por Resultados Digitais (@resdigitais) em

Só não vale forçar a barra e utilizar hashtags populares que não têm relação com seu conteúdo para aparecer em uma página que é muito acessada. Então procure referências culturais que podem ter conexão com o perfil do seu negócio.

5. Crie hashtags para sua empresa ou evento

Quando você já tiver seguidores e caso deseje divulgar um evento, produto ou outra ação específica, vale a pena começar uma hashtag do zero. É uma boa maneira de engajar seus seguidores e construir presença na rede social.

Durante os eventos de Marketing Digital promovidos pela Resultados Digitais — o RD Summit e o RD on the Road —, por exemplo, incentivamos os participantes a utilizarem as hashtags que criamos. A ideia é acompanhar fotos e opiniões sobre os encontros, além de criar uma sensação de participação e integração.

Fizemos o mesmo no Hostel by RD Summit, o evento digital que realizamos em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo com o público acompanhando tudo de casa, utilizamos o Instagram para fazer com que as pessoas se sentissem junto à nossa equipe na sede da RD Station. Assim, era possível acompanhar tudo o que estava rolando e participar usando a hashtag #HostelbyRD. Veja um exemplo de post que usamos:

6. Utilize o Instagram Stories de forma estratégica

A ferramenta Stories, lançada pelo Instagram em 2016, teve boa adesão entre os usuários, e empresas passaram a utilizá-la também. Aqui na RD, começamos utilizando o Stories para divulgar nossos posts e materiais ricos, assim como para outras comemorações mais efêmeras, que não valem um post na rede social.

Se é importante tirar fotos bonitas e usar filtros nas fotos que serão publicadas na timeline convencional, o Stories é o local para imagens menos retocadas. É por isso que você pode utilizá-lo para mostrar o lado mais vida real da sua empresa, como os bastidores.

Com o tempo, o Instagram foi lançando outras novidades, reunindo, por exemplo, todos os Stories em uma página, de acordo com o local de publicação ou com as hashtags utilizadas. Se você possui um negócio local, é uma possibilidade especialmente útil, pois permite divulgar sua empresa na sua região.

Mas os benefícios não estão restritos a negócios locais, pois com as hashtags, por exemplo, você pode fazer publicações marcando o assunto do seu negócio ou outras palavras-chave. Também é possível utilizá-las para aproveitar a colaboração das pessoas caso você realize algum evento, por exemplo.

Existe ainda a opção de fazer transmissões ao vivo no Instagram por meio dos Stories. Elas ficam disponíveis, da mesma forma, por 24h. Depois, podem ser arquivadas na aba do IGTV. Falando em arquivar, aproveite aquela seção de destaques, que ficam salvos no perfil, logo abaixo da bio. Sempre que um novo seguidor chega, busca conteúdos mais fáceis e rápidos para entender do que se trata o perfil e seu conteúdo, e ver se aquilo faz sentido para ele.

Dessa forma, estruturar os destaques para ser uma “apresentação” mais visual e humanizada do negócio pode fazer com que novos visitantes se tornem seguidores. Isso porque eles vão entender e se identificar com o conteúdo de forma mais ágil, ali nas bolinhas, sem precisar rolar o feed e percorrer legendas.

Por último, mas bem importante: use e abuse dos recursos de interatividade do Instagram Stories. As caixas de perguntas, enquetes e testes instigam o seguidor a engajar com o seu conteúdo! Isso é ótimo, porque o algoritmo entende que o story é interessante e distribui para ainda mais seguidores. Peça sugestões, comentários e faça pesquisas com seus seguidores usando as caixinhas!

como ganhar mais seguidores no instagram usando stories

Se interessou em fazer Stories para a sua empresa? Não deixe de conferir nosso post Tamanhos de imagens para Facebook e Instagram, com todas as medidas (inclusive do Stories), um infográfico e templates em Photoshop para download.

7. Faça um sorteio ou concurso

Outra maneira de expandir sua base de seguidores é fazer um sorteio pedindo para os interessados curtirem sua página e comentarem na publicação como pré-requisitos para concorrerem. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente?

A premiação também pode ser feita em formato de concurso, uma oportunidade de conseguir conteúdos gerados pelo usuários. Peça que as pessoas publicam fotos delas mesmas usando uma hashtag específica, além de seguirem seu perfil.

No entanto, antes de colocar a mão na massa e fazer o sorteio ou concurso, é importante estar atento às regras. No Brasil, o órgão que regulamenta essas ações é a Caixa Econômica Federal. Vale ler as regras da instituição, assim como as orientações do próprio Instagram.

Sorteios são uma ótima ideia para lojas físicas, por exemplo. Os contemplados podem ir buscar seus prêmios, gerando oportunidades para uma foto e, naturalmente, de conhecer mais sobre o seu negócio. Ainda falando em negócios locais, como cafés e bares, coloque sempre a sua localização nas postagens, fazendo com que mais pessoas encontrem seu perfil quando estão buscando algo pelas redondezas de casa ou do trabalho.

8. Quer ganhar seguidores no Instagram? Então poste com frequência!

Essa dica parece meio óbvia, mas é sempre bom reforçar: se você quer ganhar seguidores no Instagram, tem que oferecer conteúdo com recorrência para eles. Tente manter uma frequência usando um cronograma de postagens, dividindo por editorias (ou assuntos). Por exemplo: em um dia uma frase motivacional, em outro um insight de um eBook e em um terceiro uma foto de um produto. Vá repetindo temas até conseguir produzir mais.

Assim, você pode ter previsibilidade e construir um calendário, facilitando o seu trabalho. Claro que, no meio, pode inserir um meme do momento para ganhar visibilidade. Postando constantemente, o algoritmo do Instagram vê sua conta com maior relevância e mostra seus posts para mais seguidores. Além disso, seus novos fãs ainda têm mais segurança para recomendar seu perfil, já que sempre vai ter coisa nova!

>> Acesse o Calendário de Conteúdo para Redes Sociais 2021 e organize seus posts

9. Utilize o Instagram Reels para ser visto por quem ainda não te segue

O Reels é a resposta do Instagram ao fenômeno do TikTok. É ali que estão se destacando conteúdo bem humorados e humanizados de influenciadores, criadores e até mesmo empresas. Assim, use a ferramenta para postar conteúdo humanizado, que aproxime o usuário da rede social dos seus conteúdos de forma leve e divertida.

Vale lembrar que os Reels têm uma aba própria e podem ser visualizados mesmo por quem ainda não é seu seguidor. Ou seja, é uma ótima oportunidade de atingir uma nova audiência e conquistar novos fãs. Os Reels são sugeridos com base em outros perfis seguidos, assuntos e outros detalhes que o algoritmo leva em consideração.

Uma regra geral, também, que vale ser observada: sempre tente participar das novas funcionalidades lançadas pelo Instagram. A rede social costuma valorizar os perfis que adotam as novidades mais rapidamente, ampliando o alcance de suas postagens. Então, capriche na criatividade e nas dancinhas!

>> Leia também: Dicas do TikTok para seu vídeos terem mais visualizações

10. Faça lives em conjunto com outros perfis

Durante a pandemia de Covid-19, as lives viraram tendência em todas as redes sociais, e no Instagram não foi diferente. Além de ser uma ótima forma de interagir e passar conteúdo relevante ao seu público, a live ainda pode fazer você ganhar seguidores no Instagram. Para isso, convide amigos e parceiros para participar!

Você com certeza já reparou em lives conjuntas. Assim como todas as outras lives de Instagram, elas vão direto para a frente da parte de Stories no topo do aplicativo. O diferencial é que, quando são dois perfis participando, ambos são destacados, mesmo que você não siga um deles. Veja no print abaixo como chama a atenção:

lives conjuntas no instagram para ganhar seguidores

Portanto, fazer essas parcerias é uma ótima forma de destacar a sua conta no Instagram para quem ainda não é seu seguidor. Procure perfis que já tem maior destaque que o seu para que a estratégia renda mais resultados. É claro que você deve buscar, para a sua live conjunta, parcerias que tenham a ver com seu mercado e que possam acrescentar a quem já te segue. Lembre-se sempre de prestigiar quem já é fiel a você!

11. Entenda os melhores horários para postar no Instagram

É verdade que existem estudos que apontam, na média, os melhores horários para postar no Instagram. Isso não quer dizer que, se você segui-los à risca, verá o engajamento do seu perfil crescer. Esses números consolidados valem sim como base, mas entender os gostos dos seus seguidores no Instagram vai fazer com que você ganhe ainda mais.

Teste postar em horários diferentes, de preferência assuntos iguais, para avaliar os resultados. Marketing Digital e redes sociais não são ciências exatas, mas você tirar insights relevantes. Por exemplo: em que momentos seus posts tender a ganhar mais comentários, que é um sinal importante para o algoritmo? Pode ser no almoço ou à noite, e você só vai saber experimentando.

12. Utilize CTAs nos seus posts para estimular próximos passos

Ganhar seguidores no Instagram pode ser uma ótima estratégia de branding. No entanto, a sua empresa não precisa parar por aí. É claro que divulgar e reforçar sua marca é importante, mas, assim como toda estratégia de marketing, suas redes sociais podem conduzir efetivamente à geração de Leads e vendas.

Por isso é importante usar CTAs nos seus posts, os call-to-actions. São eles que vão fazer com que seus seguidores não apenas consumam aquele post instantâneo, mas que deem um próximo passo. Pode ser baixar um eBook, se inscrever em um webinar ou até mesmo efetuar uma compra no seu ecommerce.

Ou seja, no fim de um vídeo, sugira que o usuário clique no link na bio para saber mais – ou que arraste para cima se você já tiver essa funcionalidade nos Stories. Assim, você pode levá-lo ao site, loja virtual ou a uma página de captura de contatos. A partir daí, poderá desenvolver um relacionamento dentro dos seu próprio domínio ou através de Email Marketing, reforçando a personalização.

A melhor forma de extrair resultados – e não apenas ganhar likes e seguidores – das redes sociais, como o Instagram, é usar o RD Station Marketing. Com ele, você pode construir estratégias que transformam seus fãs em clientes, monetizando de verdade os seus perfis nas mídias sociais! Faça um teste gratuito deixando o seu email abaixo.

Post originalmente publicado em 2017 e atualizado em junho de 2021

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