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Como gerar Leads com o Instagram: 9 ações para você usar no aplicativo e melhorar seus resultados

Existem formas diretas e indiretas de gerar Leads com o Instagram, e certamente alguma delas vai fazer sentido para a sua empresa.

Como gerar leads no Instagram:
1. Usar o link na bio
2. Instagram Stories
3. Instagram Ads
4. Utilizar CTA nas imagens publicadas
5. Citar uma URL em vídeos
6. Faça parcerias com influenciadores
7. Tags de preços em produtos
8. Use hashtags
9. Faça transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV


Lá em outubro de 2010, quando o Instagram foi lançado, você lembra qual era o foco do aplicativo? A ideia era bem simples: tirar fotos, aplicar efeitos nelas e publicá-las para seus amigos verem, curtirem e comentarem. Só que o app evoluiu, as empresas enxergaram o seu potencial, e hoje é possível gerar Leads com Marketing Digital no Instagram, apoiando sua estratégia.

Com o grande número de usuários, o Instagram se tornou estratégico para essa que é uma das etapas iniciais do trabalho de Marketing. Seus clientes também podem estar por lá, então vale a pena estudar a persona do seu negócio para identificar as melhores oportunidades.

Essa evolução aconteceu principalmente depois de ser adquirida pelo Facebook. A gigante rede social mudou a cara do app, criando novas features e “inspirando-se” em outras do até então rival Snapchat. O desenvolvimento do Instagram Ads e do Instagram Stories são os principais destaques.

Em junho de 2018, foi atingida a marca de 1 bilhão de usuários ativos, dos quais 200 milhões são perfis comerciais. O Brasil já é o terceiro no ranking mundial de países com mais usuários do Instagram, contando com 69 milhões — muitos deles de empresas, fazendo anúncios. Segundo dados de outubro de 2019, 90% das contas pessoais seguem pelo menos uma empresa no Instagram.

Com o passar do tempo, portanto, o Instagram deixou de ser apenas uma plataforma para exibição de fotos. Ele agora é usado por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e, até mesmo, vender diretamente. Aqui você vai conferir ações para começar a gerar Leads usando o perfil da sua empresa.

Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos

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9 formas de gerar Leads com o Instagram

Antes de conferir as dicas, é muito importante identificar se o seu público-alvo é, de fato, ativo do aplicativo do Instagram. Lembre-se: as redes sociais são ótimas formas de divulgar suas ações de Marketing, mas elas dão trabalho para manter e gerenciar. Portanto, você só deve investir naquelas que fazem sentido para a sua empresa.

Caso chegue à conclusão que vale a pena, você vai descobrir muitas formas de gerar Leads com o Instagram. Neste post, listamos todas elas, inclusive muitas que usamos aqui na Resultados Digitais. Algumas são diretas e outras indiretas.

Veja a seguir quais são, além de alguns exemplos:

1. Usar o link na bio

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Como as descrições dos posts não permitem inserir links clicáveis, essa foi uma boa forma encontrada para gerar Leads com o Instagram. Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo.

Combinada como uma boa descrição no perfil, essa ação é a melhor forma de gerar Leads de forma muito simples. Uma dica é usar agregadores como o Linktree ou o Insta.am, que permitem incluir várias URLs juntas a partir de um único link na bio do Instagram.

Para muitas contas, principalmente pequenos negócios, o link na bio é o único ponto de contato entre o usuário em um site externo. Então aproveite! Veja como é a bio da página da RD – já aproveita e segue o perfil @resdigitais. ;)

>> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

feed rd como gerar leads no instagram

2. Instagram Stories

O Insta Stories é praticamente um canal a parte da rede social para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, essa funcionalidade torna muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas.

Com um simples Call-to-Action de “arrasta pra cima”, você pode fazer uma oferta que complemente o conteúdo visual apresentado. Claro que a imagem ou vídeo do story em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.

Aqui na RD, costumamos contar pequenas histórias usando animações e features dos Stories, como as enquetes. Estimulamos a interação do usuário, instigamos a pensar no problema e oferecemos um blogpost ou material rico que possa ajudar nosso público.

Abaixo, veja um exemplo de ação que fizemos:

como vender pelo whatsapp stories

 

3. Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia e gerar Leads com o Instagram. Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada.

A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos. É possível, por exemplo, trabalhar uma estratégia de retargeting usando as duas redes sociais.

No eBook Como anunciar no Instagram Ads há mais detalhes sobre o assunto, e você pode baixá-lo gratuitamente para conferir o passo a passo de como fazer na prática.

4. Utilizar CTA nas imagens publicadas

Esse item tem a ver com o link na bio que citamos acima. Você pode inserir um Call-to-Action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem, como neste exemplo logo abaixo. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração.

cases de marketing

 

É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes que agradáveis ao olhar. Se a sua conta for sinônimo de pedidos insistentes de conversão, possivelmente ela terá um desempenho ruim.

É preferível, portanto, usar o texto do post para inserir o CTA. Inclua no texto de forma inteligente, mostrando ao seguidor que ele vai receber uma oferta interessante. Veja como fizemos quando anunciamos o lançamento do Marketing de Conteúdo Live Show:

 

5. Citar uma URL em vídeos

As produções de vídeos tem ganhando muito espaço e são, também, uma oportunidade para gerar Leads no Instagram. Além do CTA no texto, por que não exibir a URL do seu site ou um link reduzido levando diretamente a uma Landing Page?

Caso seu vídeo seja interessante, é natural que quem está vendo queira saber mais sobre seu produto, sua empresa ou sobre o tema que está compartilhando. A pessoa pode ficar frustrada se não tiver a possibilidade de receber mais informações sobre o assunto que acabou de ver!

Um bom exemplo é a ação da Escola Conquer no vídeo abaixo, compartilhando o seu link no final. Mesmo em meio à pandemia, a empresa conseguiu captar mais de 500 mil novos alunos:

 

6. Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca.

Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.

O importante é encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta pagar caro para um influenciador que não fala com a sua persona. A geração de Leads será desperdiçada, jogando o investimento pela janela.

Uma boa dica é buscar parcerias com páginas que possam compartilhar com o público um conteúdo relacionado com o que já faz no seu perfil. Esse exemplo abaixo foi a publicação da parceria que fizemos com o @greengodictionary no Dia do Profissional de Marketing.

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7. Tags de preços em produtos

O Instagram dá para as empresas a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos ecommerces já estão utilizando a ferramenta, que torna mais simples o trabalho de levar o público para o seu site próprio e finalizar a compra.

Mesmo que a compra não seja efetuada, existem várias outras possibilidades comerciais e até mesmo de geração de Leads. Você pode inserir CTAs de conversão no site, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Utilizar pop-ups também ajuda a realizar uma oferta que atraia novas conversões.

Uma boa ideia, também, é trabalhar com a estratégia de retargeting, oferecendo anúncios após essa primeira visita.

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8. Use hashtags

Como uma das principais dicas, vale reforçar o uso das hashtags. Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos

Caso você vá fazer um conteúdo único e personalizado, vale criar uma hashtag própria e criativa, além de incentivar que seus seguidores também a utilizem. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads.

No nosso perfil, criamos uma série de vídeos com a #RDHacks para compartilhar dicas rápidas sobre Marketing Digital.

 

9. Realize transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV incentivando uma conversão

Um dos melhores recursos do Instagram é o IGTV, que permite divulgar vídeos mais longos, com mais de 1 minuto de duração. Por isso você pode realizar as famosas lives no seu perfil e deixá-las salvas no IGTV para que qualquer pessoa possa acessar depois.

Lá você também pode usar as descrições dos seus vídeos para incluir uma chamada para o link da bio. Assim, qualquer pessoa pode acessar os conteúdos e materiais que deseja divulgar.

Mas lembre-se de que tanto as lives como o IGTV são canais que as pessoas usam para assistir a vídeos, e não necessariamente abrem ou lêem a descrição. Por isso, para obter melhores resultados e gerar Leads com o Instagram, lembre-se de fazer um CTA durante o vídeo, falando que o público pode fazer um download ou acessar uma página importante clicando no link do seu perfil.

Durante a live realizada pelo André Siqueira, co-fundador da RD, junto do Sidnei Júnior, que é co-fundador da Escola Conquer, ambos utilizaram o espaço para realizar chamadas para os cursos gratuitos, tanto da RD University como da Conquer. A transmissão completa está salva no IGTV da @resdigitais.

 

Adotando esses formatos, ou aqueles que façam mais sentido à sua estratégia, você já vai começar a gerar Leads com o Instagram. Vale a pena ficar atento às novidades do aplicativo, que está sempre testando coisas diferentes, principalmente nos Stories. Então fique sempre atento às notícias divulgadas aqui no blog da Resultados Digitais.

Para saber mais sobre o app e avançar no seu trabalho de geração de Leads, leia o nosso novo eBook Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos.

Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos

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Post originalmente publicado em outubro de 2018 e atualizado em junho de 2020.

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Comentários

Um comentário

  1. Patrícia Carvalho

    Excelente. Obrigada.