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Como gerar Leads com o Instagram: 7 ações para você usar no aplicativo

Existem formas diretas e indiretas de gerar Leads com o Instagram, e certamente alguma delas vai fazer sentido para a sua empresa

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

O Instagram foi lançado em outubro de 2010, com uma ideia bem simples: tirar fotos, aplicar efeitos nelas e publicá-las para seus amigos verem, curtirem e comentarem. Quase oito anos depois, o aplicativo virou uma máquina de ganhar e, também, de gerar dinheiro.

Essa mudança veio, principalmente, depois de ser adquirido pelo Facebook. A gigante rede social mudou a cara do app, criando features e “inspirando-se” em outras do rival Snapchat. O desenvolvimento do Instagram Ads e do Instagram Stories são os principais destaques.

Em junho de 2018, foi atingida a marca de 1 bilhão de usuários ativos, dos quais 200 milhões são perfis comerciais. No Brasil, o último número divulgado indica que a barreira dos 50 milhões de perfis já foi superada — muitos deles de empresas, fazendo anúncios.

Com o passar do tempo, portanto, o Instagram deixou de ser apenas uma plataforma para exibição de fotos. Ele agora é usado por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e, até mesmo, vender diretamente.

7 formas de gerar Leads com o Instagram

Com o grande número de usuários, o Instagram se tornou estratégico para uma das etapas iniciais do Marketing Digital: a geração de Leads. Seus clientes também podem estar por lá, então vale a pena estudar a persona do seu negócio para identificar essa oportunidade.

Esse estudo, aliás, é muito importante para conferir se o seu público-alvo é, de fato, ativo do aplicativo. Lembre-se: as redes sociais são ótimas, mas dão trabalho, portanto você só deve investir naquelas que fazem sentido para a sua empresa.

Caso chegue à conclusão que vale a pena, você vai descobrir muitas formas de gerar Leads com o Instagram. Neste post, listamos todas elas, inclusive muitas que usamos aqui na Resultados Digitais. Algumas são diretas e outras indiretas.

Veja a seguir quais são, além de alguns exemplos:

1. Usar o link na bio

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Por muito tempo, essa foi a única forma de tirar o usuário do Instagram e levá-lo a outro site. E funcionava: você podia botar um Landing Page, por exemplo.

Essa ação continua sendo muito válida. Combinada como uma boa descrição no perfil, pode gerar Leads de forma muito simples. Uma dica é usar agregadores como o Linktree, que permite incluir várias URLs juntas a partir da bio do Insta.

Para muitas contas, principalmente pequenos negócios, o link na bio é o único ponto de contato entre o usuário em um site externo. Então aproveite! Veja como é a bio da RD:

Link na bio do Instagram

2. Instagram Stories

O Insta Stories foi a melhor novidade do app para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, ficou muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas.

Com um simples Call-to-Action de “arraste a tela”, você pode fazer uma oferta que complemente o conteúdo visual apresentado. Claro que a Story em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.

Aqui na RD, costumamos contar pequenas histórias usando animações e features dos Stories, como as enquetes. Estimulamos a interação do usuário, instigamos a pensar no problema e oferecemos um blogpost ou material rico com a solução no último slide.

Abaixo, veja uma ação que fizemos:

instagram stories RD

3. Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia de geração de Leads com o aplicativo. Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada.

A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos. É possível, por exemplo, trabalhar uma estratégia de retargeting usando as duas redes sociais.

No eBook Como anunciar no Instagram Ads há mais conteúdo sobre o assunto, e você pode baixá-lo gratuitamente.

4. Utilizar CTA nas imagens publicadas

Esse item tem a ver com o link na bio que citamos acima. Você pode inserir um Call-to-Action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração.

É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes que agradáveis ao olhar. Se a sua conta for sinônimo de pedidos insistentes de conversão, terá um desempenho ruim.

É preferível, portanto, usar o texto do post para inserir o CTA. Insira-o no texto de forma inteligente, mostrando ao seguidor que ele vai receber uma oferta interessante. Veja como fizemos quando anunciamos o lançamento da Semana do Alinhamento entre Marketing e Vendas:

Como gerar Leads no Instagram

5. Citar uma URL em vídeos

As produções de vídeos tem ganhando muito espaço e são, também, uma oportunidade para gerar Leads no Instagram. Além do CTA no texto, por que não exibir a URL do seu site ou um link reduzido levando diretamente a uma Landing Page?

Caso seu vídeo seja interessante, é natural que quem está vendo queira saber mais sobre seu produto e sua empresa. A pessoa ficaria até frustrada se não tiver a possibilidade de receber mais informações sobre o assunto que acabou de ver!

6. Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca.

Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.

O importante, aqui, é encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta pagar caro para um influenciador que não fala com a sua persona. A geração de Leads será desperdiçada, jogando o investimento pela janela.

Como gerar Leads no Instagram

7. Tags de preços em produtos

Recentemente, o Instagram adicionou a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos ecommerces já estão utilizando a ferramenta, que precisa levar a um site próprio para finalizar a compra.

Mesmo que a compra não seja efetuada, as possibilidades comerciais são múltiplas. Você inserir CTAs de conversão, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Uma boa ideia, também, é trabalhar com retargeting, oferecendo anúncios após essa primeira visita.

Como gerar Leads no Instagram

8. Use hashtags

Por último, vale reforçar o uso das hashtags. Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos

Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, vale criar uma hashtag própria bem criativa e incentivar que seus seguidores também a usem nas suas fotos pessoais. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads.

Como gerar Leads no Instagram

Adotando esses formatos, ou aqueles que façam mais sentido à sua estratégia, você já vai começar a gerar Leads com o Instagram. Vale a pena ficar atento às novidades do aplicativo, que está sempre testando coisas diferentes, principalmente nos Stories.

Para saber mais sobre o app e avançar na geração de Leads, leia o nosso eBook Instagram para Negócios.



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