Como gerar Leads com o Instagram: 12 ações para você usar no aplicativo e melhorar seus resultados

Existem formas diretas e indiretas de gerar Leads com o Instagram, e certamente alguma delas vai fazer sentido para a sua empresa

Bruno Volpato
Bruno Volpato14 de janeiro de 2021
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Como gerar leads no Instagram:

  1. Usar o link na bio
  2. Otimize a sua descrição do perfil
  3. Mantenha a frequência de publicações
  4. Utilize o Instagram Stories
  5. Invista no Instagram Ads
  6. Coloque CTAs nas imagens publicadas
  7. Cite uma URL nos vídeos
  8. Faça parcerias com influenciadores
  9. Utilize tags de preços em produtos
  10. Use hashtags
  11. Realize transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV incentivando uma conversão
  12. Faça concursos e sorteios

Lá em outubro de 2010, quando o Instagram foi lançado, você lembra qual era o foco do aplicativo? O objetivo de uso do app era tirar fotos, aplicar efeitos nelas e publicá-las para seus amigos verem, curtirem e comentarem. Só que ele evoluiu e as empresas enxergaram o seu potencial. Hoje é possível gerar Leads com Marketing Digital no Instagram, apoiando sua estratégia.

Com o grande número de usuários, o Instagram se tornou estratégico para essa que é uma das etapas iniciais do trabalho de Marketing. Seus clientes também podem estar por lá, então vale a pena estudar a persona do seu negócio para identificar as melhores oportunidades.

  • Segundo os dados do Instagram, 90% das contas seguem pelo menos uma empresa no Instagram.

Essa evolução aconteceu principalmente depois de ser adquirida pelo Facebook. A gigante rede social mudou a cara do app, criando novas features e “inspirando-se” em outras do até então rival Snapchat. O desenvolvimento do Instagram Ads e do Instagram Stories são os principais destaques.

Em junho de 2018, foi atingida a marca de 1 bilhão de usuários ativos, dos quais 200 milhões são perfis comerciais. O Brasil já é o terceiro no ranking mundial de países com mais usuários do Instagram, contando com 69 milhões — muitos deles de empresas, fazendo anúncios.

Com o passar do tempo, o Instagram deixou de ser apenas uma plataforma para exibição de fotos. Ele agora é usado por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e, até mesmo, vender diretamente. Aqui você vai conferir ações para começar a gerar Leads usando o perfil da sua empresa.

RD Station

Transforme seus seguidores do Instagram em Leads com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você cria Landing Pages, formulários e pop-ups para capturar os contatos dos seus seguidores do Instagram! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

12 formas de gerar Leads com o Instagram

“As pessoas usam o Instagram para buscar inspiração e descobrir itens do interesse delas”. É essa a definição que aparece na página do Facebook for Business. Mas será que é isso que sua marca se propõe a fazer e entregar para o público?

Antes de conferir as dicas, é muito importante identificar se o seu público-alvo é, de fato, ativo do aplicativo do Instagram. Lembre-se: as redes sociais são ótimas formas de divulgar suas ações de Marketing, mas elas dão trabalho para manter e gerenciar. Portanto, você só deve investir naquelas que fazem sentido para a sua empresa.

Caso chegue à conclusão que vale a pena, você vai descobrir muitas formas de gerar Leads com o Instagram. Neste post, listamos todas elas, inclusive muitas que usamos aqui na RD Station. Algumas são diretas, conquistando a conversão de forma rápida, enquanto outras são indiretas.

Veja a seguir quais são, além de alguns exemplos práticos:

1. Use o link na bio

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Como as descrições dos posts não permitem inserir links clicáveis, essa foi uma boa forma encontrada para gerar Leads com o Instagram. Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo.

Uma dica é usar agregadores como o Linktree ou o Link in Profile, que permitem incluir várias URLs juntas a partir de um único link na bio do Instagram.

Para muitas contas, principalmente pequenos negócios, o link na bio é o único ponto de contato entre o usuário em um site externo. Então aproveite! Veja como é a bio da página da RD - já aproveita e segue o perfil @resdigitais. ;)

>> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

2. Otimize a sua descrição do perfil

Combinada como uma boa descrição no perfil, a dica 1 do Link na Bio é a melhor forma de gerar Leads de forma simples. Por isso, otimizar sua descrição pode ser um dos elementos mais importantes para a geração de Leads, principalmente para o público que chega até a sua página pela primeira vez.

As pessoas visitam os perfis das empresas nas redes sociais para saber mais sobre ofertas, informações, produtos e as últimas novidades. Então, em vez de usar a descrição básica como “nós somos a empresa X e fazemos Y”, use esse espaço principal para fazer uma oferta clara.

>> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

Para colocar uma descrição adequada, com o objetivo de atrair mais Leads, pense no que seus visitantes vão querer de retorno da página. Como a primeira coisa que um usuário do Instagram verá é a descrição, o ideal é que ela descreva claramente o que ele receberá depois de clicar no CTA (Call-to-Action) que você incluiu abaixo dele.

O CTA deve levá-los a uma página de destino para entrega conforme descrito. Coloque um CTA forte (vale até usar emojis aqui) junto da descrição para gerar ainda mais Leads com esse elemento.

Para deixar ainda mais claro: se você produz cursos e trabalha com a venda online deles, pode adaptar sua descrição para sempre divulgar as novidades ou aquele específico que tem o objetivo de atrair mais clientes.

3. Mantenha a frequência de publicações

Com base no seu nicho de produto ou serviço, você consegue identificar qual a melhor frequência de publicações que deve realizar para gerar um resultado positivo na geração de Leads.

É comum encontrar a informação de que é preciso fazer ao menos uma postagem por dia no Instagram para ter esse retorno. Isso faz sentido no momento em que analisamos públicos que acessam a rede social com consistência pelo menos diária, e essas publicações possuem mais chance de chegar nas pessoas certas.

Atualizações regulares no Instagram, quando há audiência para isso, é um caminho interessante a ser seguido. Mas mesmo que não trabalhe de forma diária com as publicações, é fundamental ter um frequência pensando na geração de Leads.

Fazer publicações muito espaçadas acaba desengajando seus seguidores e a audiência. O mesmo pode acontecer quando realiza publicações em excesso.

Como o Instagram é todo baseado em imagens e vídeos, o lado criativo, produzindo mensagens completas que levam seu público a realizar uma ação de conversão, não pode ficar de lado. Então trabalhe o lado mais criativo possível nas publicações para também ser constante na geração de Leads.

>> Leia mais: Como usar templates e recursos visuais para gerar Leads e ampliar conversões no Instagram

4. Utilize o Instagram Stories

O Instagram Stories é praticamente um canal a parte da rede social para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, essa funcionalidade torna muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas.

Com um simples Call-to-Action de “arrasta pra cima”, você pode fazer uma oferta que complemente o conteúdo visual apresentado. Claro que a imagem ou vídeo do story em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.

Aqui na RD, costumamos contar pequenas histórias usando animações e features dos Stories, como as enquetes. Estimulamos a interação do usuário, instigamos a pensar no problema e oferecemos um blogpost ou material rico que possa ajudar nosso público.

Abaixo, veja um exemplo de ação que fizemos:

>> Leia também: Arrasta pra cima! Saiba como colocar link nos Stories do Instagram da sua empresa

5. Invista no Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia e gerar Leads com o Instagram. Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada.

A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos. É possível, por exemplo, trabalhar uma estratégia de retargeting usando as duas redes sociais.

No eBook Como anunciar no Instagram Ads há mais detalhes sobre o assunto, e você pode baixá-lo gratuitamente para conferir o passo a passo de como fazer na prática.

6. Coloque CTAs nas imagens publicadas

Esse item tem a ver com o link na bio que citamos anteriormente. Você pode inserir um Call-to-Action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem, como neste exemplo logo abaixo. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração.

>> Leia também: Como atrair e gerir Leads com o RD Station Marketing

É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes que são agradáveis ao olhar. Se a sua conta for sinônimo de pedidos insistentes de conversão, possivelmente ela terá um desempenho ruim.

É preferível, portanto, usar o texto do post para inserir o CTA. Inclua no texto de forma inteligente, mostrando ao seguidor que ele vai receber uma oferta interessante. Veja como fizemos quando anunciamos o lançamento do Marketing de Conteúdo Live Show:

https://www.instagram.com/p/CCtu3rqHX75/

7. Cite uma URL nos vídeos

As produções de vídeos têm ganhado muito espaço e são, também, uma oportunidade para gerar Leads no Instagram. Além do CTA no texto, por que não exibir a URL do seu site ou um link reduzido levando diretamente a uma Landing Page?

Caso seu vídeo seja interessante, é natural que quem está vendo queira saber mais sobre seu produto, sua empresa ou sobre o tema que está compartilhando. A pessoa pode ficar frustrada se não tiver a possibilidade de receber mais informações sobre o assunto que acabou de ver!

Um bom exemplo é a ação da Escola Conquer no vídeo abaixo, compartilhando o seu link no final. Mesmo em meio à pandemia, a empresa conseguiu captar mais de 500 mil novos alunos:

https://www.instagram.com/p/CCo8ISkp-Qz/

8. Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca.

Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.

O importante é encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta pagar caro para um influenciador que não fala com a sua persona. A geração de Leads será desperdiçada, jogando o investimento pela janela.

Uma boa dica é buscar parcerias com páginas que possam compartilhar com o público um conteúdo relacionado com o que já faz no seu perfil. Esse exemplo abaixo foi a publicação da parceria que fizemos com o @greengodictionary no Dia do Profissional de Marketing.

9. Utilize tags de preços em produtos

O Instagram dá para as empresas a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos ecommerces já estão utilizando a ferramenta, que torna mais simples o trabalho de levar o público para o seu site próprio e finalizar a compra.

Mesmo que a compra não seja efetuada, existem várias outras possibilidades comerciais e até mesmo de geração de Leads. Você pode inserir CTAs de conversão no site, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Utilizar pop-ups também ajuda a realizar uma oferta que atraia novas conversões.

Uma boa ideia, também, é trabalhar com a estratégia de retargeting, oferecendo anúncios após essa primeira visita.

10. Use hashtags

Como uma das principais dicas, vale reforçar o uso das hashtags. Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos

Caso você vá fazer um conteúdo único e personalizado, vale criar uma hashtag própria e criativa, além de incentivar que seus seguidores também a utilizem. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads.

No nosso perfil, criamos uma série de vídeos com a #RDHacks para compartilhar dicas rápidas sobre Marketing Digital.

https://www.instagram.com/p/CBp__h2HNCH/

11. Realize transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV incentivando uma conversão

Um dos melhores recursos do Instagram é o IGTV, que permite divulgar vídeos mais longos, com mais de 1 minuto de duração (que é o limite dos vídeos normais). Por isso, você pode realizar as famosas lives no seu perfil e deixá-las salvas no IGTV para que qualquer pessoa possa acessar depois.

Lá você também pode usar as descrições dos seus vídeos para incluir uma chamada para o link da bio. Assim, qualquer pessoa pode acessar os conteúdos e materiais que deseja divulgar.

Mas lembre-se de que tanto as lives como o IGTV são canais que as pessoas usam para assistir a vídeos, e não necessariamente abrem ou lêem a descrição. Para obter melhores resultados e gerar Leads com o Instagram, lembre-se de fazer um CTA durante o vídeo, falando que o público pode fazer um download ou acessar uma página importante clicando no link do seu perfil.

Durante a live realizada pelo André Siqueira, co-fundador da RD, junto do Sidnei Júnior, que é co-fundador da Escola Conquer, ambos utilizaram o espaço para realizar chamadas para os cursos gratuitos, tanto da RD University como da Conquer. A transmissão completa está salva no IGTV da @resdigitais.

https://www.instagram.com/tv/CB6M7FBH804/

12. Faça concursos e sorteios

Sim, você pode contar com sorteios e ações semelhantes a concursos para gerar Leads no Instagram, seja de forma direta, captando cadastros - através de uma Landing Page - que já se tornam seus novos Leads, ou indireta, mantendo o relacionamento com essa base na sequência para realizar uma oferta que gera a conversão.

Isso é muito eficaz ainda hoje, com várias contas recebendo um grande número de Leads usando essa técnica. Entenda antes o que sua audiência tem interesse em ganhar e crie maneiras de distribuir esses prêmios para que um grande número de pessoas se inscrevam e participem.

Com uma ação de sucesso, depois de conseguir bastante engajamento e visitas ao perfil, é hora de levar as pessoas para sua página de destino por meio do CTA em seu perfil no Instagram.

>> Leia mais: Enquetes do Instagram: o que são, como fazer e exemplos para gerar mais engajamento

Coloque a mão na massa para gerar ainda mais contatos

Podemos dizer que seguindo as dicas seu perfil estará praticamente configurado para atrair o máximo de Leads possível. Mas lembre-se que há sempre uma chance de melhoria.

Adote esses formatos, ou aqueles que façam mais sentido à sua estratégia, que você já vai começar a gerar Leads com o Instagram.

Vale a pena ficar atento às novidades do aplicativo, que está sempre testando coisas diferentes, principalmente nos Stories. Então fique sempre de olho nas notícias divulgadas aqui no blog Resultados Digitais.

Para saber mais sobre o app e avançar no seu trabalho de geração de Leads, leia o nosso eBook Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos.

Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos

Criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar! Você vai ter em mãos todo o conhecimento para alavancar o perfil da sua empresa, com foco em gerar contatos e vendas. Confira agora!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em outubro de 2018 e atualizado em janeiro de 2021.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Mudança no feed de notícias do Facebook prioriza publicações de amigos e familiares
Marketing
Perfil de Empresa Ideal: como essa definição vai melhorar as suas estratégias B2B
Marketing
Conheça 27 formas de divulgar seu blog