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Como medir o retorno do Marketing de Influência

As métricas convencionais são importantes, mas precisam de complementos para verificar se as campanhas deram certo

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Este post sobre como medir o retorno do Marketing de Influência é um trecho do eBook Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais.

Um dos principais problemas ao analisar como foi sua campanha de Marketing de Influência é querer usar as mesmas métricas das mídias convencionais. Não que esses números não sejam importantes, mas existem muitos outros dados para serem analisados para medir o sucesso da sua ação.

Neste post, vamos mostrar para você como olhar para esses resultados e entender a melhor maneira de montar um relatório sobre sua campanha de Marketing de Influência.

Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais

Neste eBook você vai aprender como montar uma estratégia com influenciadores para impulsionar a sua marca e seus resultados.

Os resultados não são apenas os números

Como foi a entrega do material criado pelo seu influenciador? Não só os números devem ser analisados, como também o conjunto todo da obra. Os criativos estão agradando e têm trazido a verdade que você busca para gerar conexão entre sua marca e os seguidores do seu influencer?

Assim como toda ação de Marketing Digital, o Marketing de Influência também deve ter seus resultados analisados durante a realização da campanha. Se você possui um contrato de várias publicações, o criativo deve fazer parte da sua análise.

Caso o desempenho de suas publicações não estejam atingindo o resultado ou nível criativo esperado, vale conversar com o seu influenciador durante o percurso.

As métricas de redes sociais importam, mas existem muito mais opções a serem exploradas

A premissa de um relatório é mostrar se os objetivos estipulados para a sua campanha foram cumpridos. Portanto, as informações que você deve levantar devem conter essas respostas e, se possível, trazer insights importantes para o compreendimento do desempenho da ação.

Antes de sair analisando os números, sua marca deve ter bem definidos os seguintes aspectos:

1. Quais são seus objetivos de negócio?

2. Qual é o tipo da campanha que foi planejada?

  • É um lançamento de um novo produto?
  • É uma ação de branding?
  • É uma ação de vendas?
  • É uma campanha para se tornar top of mind da sua categoria?
  • É uma campanha para mudar a percepção da minha marca?
  • É uma ação para atingir novas audiências?

Percebe como cada pergunta acima pede que se analise diferentes dados para chegar à resposta? E, para todas elas, somente os números entregues pelas redes sociais não respondem às suas dúvidas.

Para facilitar a sua tomada de decisão sobre quais outras métricas incluir em seus relatórios, abaixo damos algumas sugestões:

Métricas de reconhecimento

São métricas que provam o quão visualizada sua campanha foi:

  • pessoas alcançadas;
  • impressões;
  • novos visitantes no site;
  • impacto de influência da campanha;
  • retorno monetário.

Métricas de consideração

São métricas que provam o quanto as pessoas estão mais dispostas a consumir seus produtos:

  • engajamento;
  • aumento de seguidores;
  • cliques para o site;
  • novas visitas no site;
  • conteúdo salvo no Instagram;
  • aumento de buscas no Google;
  • retargeting.

Métricas de conversão

São as métricas que mostram a efetividade da sua campanha:

  • Leads gerados;
  • conversões no site;
  • quantidade de cupons utilizados;
  • conversões na loja física;
  • downloads no app.

Um bom relatório faz a combinação desses dados, junto com a análise subjetiva dos seus resultados. Não se esqueça de incluir, também:

  • prints dos posts criados;
  • prints de comentários relevantes;
  • sentimento dos comentários;
  • análise do envolvimento que o influencer teve em sua campanha.

E atente-se à essas dicas importantes para garantir seus números:

  • parametrize os seus links;
  • quando sua campanha for de descontos, crie cupons personalizados com o nome do influenciador, pois mesmo se a pessoa não realizar a compra pelo link parametrizado, você continua sabendo a origem da venda.

SEO também faz parte dos resultados

Dependendo de como realizada, o desempenho de uma ação de Marketing de Influência não se limita somente aos resultados mais tangíveis, como os do tópico anterior. É possível extrair muito mais informações sobre o como seus influenciadores atuaram pela sua marca.

Se o influenciador contratado escrever para um blog, fique de olho no seu link building e veja se ele está gerando mais autoridade para o seu site.

No Analytics, também conseguimos analisar a influência sobre uma audiência ao realizar o comparativo do número de sessões em seu site e das palavras chaves buscadas dentro dos seus campos de pesquisa. O número de tráfego também consegue dar uma ideia sobre esse desempenho.

Agora que você sabe como medir o retorno do Marketing de Influência, aprofunde-se nas possibilidades desse tipo de estratégia com o eBook Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais. Ele é gratuito, basta preencher o formulário abaixo para ler!

Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais

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