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Por que é importante e como montar uma política de privacidade para seu site

Para conquistar confiança e demonstrar credibilidade e transparência aos seus usuários é recomendável que seu site tenha uma política de privacidade visível, que explique de que forma as informações coletadas em seu endereço são utilizadas. Também é importante constar nesse termo quais dados de navegação são coletados enquanto o usuário está visitando o seu domínio.

Nesse artigo mostramos por que é fundamental ter essas regras bem claras e damos algumas dicas do que é preciso constar no documento.

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A importância de incluir uma política de privacidade no site de sua empresa

Uma política de privacidade nada mais é do que uma relação sobre as práticas realizadas por seu site em relação às informações de seus visitantes, sejam dados de contato enviados pelo próprio usuário, sejam informações de navegação (cookies), sobre as páginas visitadas, fontes de tráfego, localização, entre outras. É preciso esclarecer como esses dados serão utilizados e para que finalidades e, ainda, se a empresa vai repassá-los para empresas parceiras, por exemplo. Veja a nossa política de privacidade para ter uma ideia de como ela pode ser.

O primeiro motivo pelo qual sua empresa deve exibir uma política de privacidade em seu site é para demonstrar transparência a seus usuários. O segundo motivo é que, como consequência dessa postura, ela ganha em credibilidade junto aos visitantes.

Se a empresa oferece material educativo e, em contrapartida, pede dados dos visitantes por meio de uma Landing Page, por exemplo, é importante deixar a política de privacidade disponível em cada uma das páginas que dispõem de formulário.

E, se sua empresa pretende divulgar Landing Pages através de qualquer anúncio do Google Adwords, esse é o terceiro motivo pelo qual  seu site deve ter uma política de privacidade. Saiba que essa é uma exigência do Google. Como há coleta de informações do visitante, alguém pode sentir que sua privacidade foi invadida. Desta forma, para evitar medidas judiciais, o Google orienta para que o acesso a essas práticas estejam visíveis em todas as páginas dos sites que utilizam a ferramenta para monetização. isso vale também para o caso de utilização de campanhas de remarketing e para sites que usem o AdSense.

Dicas para montar uma política de privacidade

A política de privacidade deve ser um documento completo – e totalmente honesto – que responda às principais dúvidas dos usuários com relação aos dados coletados de forma direta, via formulário, ou indireta, via navegação (cookies e web beacons) em seu site.

Veja o que sua empresa deve levar em consideração ao redigir o documento:

  1. Informe em que páginas e em que situações são solicitados dados sobre o visitante e sobre suas interações com o site.
  2. Detalhe as informações coletadas via formulário.
  3. Especifique para que finalidade o email será utilizado. Se sua empresa faz o envio de newsletters, informe também a periodicidade.
  4. Explique se a política de privacidade inclui também as informações solicitadas por sua empresa por outros meios, como email, telefone e contato presencial.
  5. Alerte o usuário para a utilização de cookies e web beacons em seu site, ainda que esses recursos de coleta de dados sejam aplicados por parceiros ou fornecedores (o Google Analytics, por exemplo).
  6. – Descreva de que forma cada informação será utilizada, sejam os dados via formulário, como os dados de navegação.
  7. Avise sobre a possibilidade de navegar de forma anônima em seu site, para que as ações do usuário não sejam identificadas por cookies ou beacons.
  8. Sinalize caso a empresa pretenda compartilhar as informações coletadas com terceiros e, se possível, informe quem são esses parceiros e como eles pretendem utilizar as informações. (Não é nem um pouco recomendado comercializar esses dados).
  9. Esclareça como funcionam os botões de compartilhamento de posts via redes sociais ou mesmo o recurso de pagamento social em troca de conteúdo gratuito para o usuário.
  10. Relate as configurações e políticas de segurança do servidor onde o site de sua empresa está hospedado.
  11. Informe como os usuários poderão alterar ou atualizar as informações fornecidas para seu site.
  12. Explique como eles ficarão sabendo sobre as possíveis alterações na política de privacidade: as notificações serão apenas nas páginas do site ou também por email, por exemplo?
  13. Diga que sua empresa se compromete a manter um link visível para o documento em todas as páginas de seu site e nos formulários disponíveis
  14. Deixe disponíveis os canais de atendimento às dúvidas dos usuários.

E-commerce exige política de privacidade mais detalhada

Caso seu site seja um e-commerce, o termo deve ser ainda detalhado, explicando como os dados bancários são tratados, entre outros. Veja as informações extras necessárias:

  1. Especifique os padrões de segurança utilizados no site para processar as transações.
  2. Informe como as informações dos compradores são disponibilizadas em caso da avaliação de produtos.
  3. Oriente sobre a existência de um documento que explica como se dão os procedimentos de compra, incluindo termos de uso ou contrato de compra.
  4. Explique como são armazenados os dados relacionados às transações financeiras, se são criptografados, se existe um parceiro responsável por intermediar o pagamento e, ainda, por quanto tempo eles ficam armazenados.

Como você pôde perceber, é importante detalhar ao máximo que informações seu site solicita do usuário e como elas são processadas e armazenadas. É fundamental ser transparente e honesto para evitar qualquer problema judicial. Aproveite essas dicas e garanta a segurança e a credibilidade de sua empresa!

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Comentários

14 comentários

  1. André Luís Grasel

    Boa tarde!
    Gostei da publicação porém, fico inseguro em elaborar pessoalmente estes termos.
    Estou a procura de um profissional para elaborar o Termo de Uso e a Política de Privacidade para meu site/aplicativo.

  2. Júnior Miranda

    Esse post é antigo, mas vai a pergunta. Posso usar a política da RD e fazer as adaptações para o meu negócio?
    Abs.

  3. Alessandro Malacarne

    Top!

  4. Renan Perez

    Best post, congratulations!

  5. Gleison Silva

    Com relação a política de privacidade, isso melhora o ranqueamento da página? alguma coisa relacionada a SEO?

    1. Flaubi Farias

      Oi, Gleison. Acredito que não há influência direta em SEO, ainda que seja uma parte bastante importante do site.

      Recentemente, com o marco civil da internet, criar uma política de privacidade se tornou fundamental. Falamos sobre isso neste outro artigo: http://resultadosdigitais.com.br/blog/marco-civil-da-internet. Confere lá!

  6. Josué Mota

    André,
    Meus parabéns por perder tempo para nos ensinar sobre a política de privacidade.
    As vezes é uma coisa tão chata de fazer para o nosso site/blog que acabamos não dando atenção a detalhes que pode fazer a diferença.
    Abraço! Sucesso!

  7. Alberto

    Ótimo Post

    1. Ricardo

      O facebook tem restringido uma série de anúncios, creio que inserir a política de privacidades seja fundamental para evitar isso, mas não tenho certeza, alguém poderia confirmar…

      1. Adriana Bello Silveira

        Para anúncios de promoção de páginas, nunca precisei. Mas para a criação de formulários é necessário ter uma política de privacidade. Tentei criar um, mas tranquei nessa parte.

  8. Danilo Peres

    Muito bom o post e acompanho sempre o blog, informações bastante relevantes para o mercado, estão de parabéns!

    Apenas um comentário, na questão do Adwords o Google de verdade não “exige”, isso não é obrigatório no Brasil (ainda), claro que o melhor é já se adaptar e deixar claro também na política, mas, não é obrigatório.

    Fonte: Próprio consultor do Google Adwords via telefone, entrei em contato e perguntei.

    1. André Siqueira

      Oi Danilo,

      Obrigado pelo comentário.
      Inserimos isso porque nós mesmos já tivemos anúncios reprovados por esse motivo.
      Se você divulga a página com formulário, o Google pede que a política fique clara. Se for uma outra página qualquer não há essa exigência.

      Abs,

      1. Danilo Peres

        André, obrigado pela resposta, realmente para landing não trabalhei o Adwords e agradeço a informações, sempre bom trocar experiência com colegas do mercado, agora realmente nas demais não é exigência, nunca tive problema com nenhum dos meus clientes, mas, vamos ser sinceros? Melhor já se adaptar!

        Abraços.