Blog de Marketing Digital de Resultados

Como preparar uma transmissão no YouTube Live

O Google anunciou em agosto de 2016 o fim do Hangouts On Air e sugeriu que a ferramenta fosse substituída pelo YouTube Live. Você sabe como usar a ferramenta? Então aprenda em nosso post.

O Google anunciou em agosto de 2016 o fim do Hangouts On Air e sugeriu que a ferramenta fosse substituída pelo YouTube Live.

Recebido com surpresa, o anúncio foi feito pela companhia nas páginas de suporte técnico do YouTube. Desde o dia 12 de setembro de 2016 não é mais possível programar eventos no Google+, sendo necessário mover para o YouTube Live as transmissões programadas para depois daquela data.

Com o Hangouts On Air – e agora com o YouTube Live – é possível trabalhar com um conteúdo diferenciado, incentivando a participação do público. Para quem trabalha com Marketing Digital, o Hangouts On Air era muito utilizado na transmissão de webinars ao vivo. Aqui na Resultados Digitais, já utilizamos a ferramenta para vários objetivos, como apresentar webinars ao vivo, conversar com clientes e obter feedback do nosso software – o RD Station.

Esse tipo de ferramenta de transmissão permite ao seu negócio produzir webinars e gerar Leads com menos esforço do que com a produção de um eBook, por exemplo. É um formato que permite trabalhar temas mais avançados na jornada de compra, que abrangem o Meio do Funil (MoFu). Ensinamos mais sobre isso no nosso guia sobre como gerar Leads com webinars.

Por ser ao vivo, o webinar também ajuda a criar comprometimento. Isso porque, depois de lançar as inscrições para sua base anunciando a transmissão em um determinado dia e horário, esse conteúdo terá que sair. Também é uma excelente forma de envolver profissionais de outras áreas da empresa na produção do conteúdo – como um vendedor, um desenvolvedor ou a equipe de atendimento ao cliente.

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Como fazer a transmissão no YouTube Live

Siga o tutorial abaixo para aprender como preparar transmissões no YouTube Live:

  1. O primeiro passo é, obviamente, ter uma conta no YouTube. Depois de fazer o login, clique no seu logo, no canto superior direito da página, e, em seguida, em “Estúdio de Criação”:

página inicial do youtube

  1. Depois, clique em “Transmissão ao vivo”, no menu à esquerda:

clicar em transmissão ao vivo

  1. O próximo passo é clicar em “Eventos”:

clicar em eventos

  1. Vá em “Novo evento ao vivo”:

clicar em novo evento

  1. Coloque o título da transmissão e a data em que ela irá acontecer. Do lado direito, normalmente deixamos o vídeo como não listado para não aparecer de forma automática em nosso canal do YouTube. Importante: em “Tipo”, selecione “rápido”. Esse é o tipo mais simples, que permitirá a você fazer uma transmissão.

selecionar o modo simples

O evento criado irá aparecer na próxima página. Lá, você tem algumas opções:

  • Clicando em Iniciar Hangout On Air, uma janela irá abrir e, por lá, você poderá iniciar a transmissão do evento.
  • Clicando no título do evento, você irá para uma página comum de vídeo do YouTube, onde poderá pegar o link de compartilhamento do vídeo, bem como o código para embedá-lo em alguma outra página.

Veja um exemplo de janela de transmissão do Hangout:

screenshot-2016-09-14-18-14-56

Para pegar o código embed do vídeo, é só ir em “compartilhar > incorporar”:

screenshot-2016-09-14-18-15-15

Concluindo

Quem utilizava o Hangouts On Air vai notar que as funcionalidades de perguntas e respostas, showcase e aplausos, por exemplo, não estarão mais disponíveis após a mudança para o YouTube Live.

Ainda assim, o YouTube Live ajuda na produção de conteúdo, já que permite transmissões de webinars ao vivo nos quais os participantes podem interagir mandando mensagens enquanto assistem. É uma ferramenta gratuita que conta com a infraestrutura do Google.

Em ambas as ferramentas, depois da transmissão ao vivo, o Google grava o vídeo automaticamente no YouTube, permitindo que quem não pôde assisti-lo ao vivo acesse a gravação pelo mesmo link.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

14 comentários

  1. Vagner Molina

    Olá Mônica!
    dúvidas…
    no hangout air como faço para fazer com a participação de mais 2 pessoas comigo?
    outra…
    poderia fazer um vídeo com integração com codificador OBS por exemplo?
    grato

  2. Malva Ramos Malvar

    Material perfeito, prático e eficaz.

  3. Guilherme

    mas o problema é que como que funciona esse negocio de colocar horario de iniciar e horario de terminio eu sei como coloca mas como inicia inicia sozinho abri o hangouts on live sozinho como é que é?

  4. MAURICIO UZEDA

    posso restringir a transmissão para um grupo determinado?

  5. Bruno Guarato

    Eu super recomendo o Webinar.Center (gratuito) https://webinar.center. Ele usa os recursos das ‘lives’ do YouTube (hangouts on air) e facilita todo o agendamento e envios dos e-mails de lembretes. É super fácil de usar.

  6. Soraya

    Obrigadaaaaa!

  7. Marcelo Cirino

    Não consigo adicionar video no playlist do hangout. Ao pressionar o botão ‘+’, nada acontece!!! Pode ajudar?

  8. correrefacil

    Pode me ajudar?

    Como consigo adicionar participantes ao meu live aqui no Youtube.
    Usava na época do hangouts e colocava umas 4 pessoas na sala para
    bater papo enquanto outros assistiam, agora não consigo mais
    por meio dessa coisa de stream e desse OBS. Podes me ajudar?

    Abs

  9. Douglas Lima

    E a landing page do rd para o webinar continua igual a configuração?

  10. CAED JUS

    Olá, Monica. Está muito bem explicado, mas somente não consegui incorporar o embed na LP. Segue a seguinte mensagem que aparece para mim: “A incorporação foi desativada mediante solicitação”. Fui nas configurações para habilitar mas não consigo, pois aparece que “.Você não pode incorporar transmissões ao vivo”. Sabe se houve alguma mudança e agora não conseguimos mais usar o embed para hangouts nas Landing Pages? poderia me ajudar, por favor? Desde já agradeço!

  11. Lívia Figueiredo

    Oi Mônica,
    Adorei o tutorial! Estava meio preocupada com o meu primeiro hangout na segunda e vc explicou tão bem que fiquei tranquila…tenho uma pergunta, vc tem algum outro tutorial falando sobre como colocar aquele botão para direcionar a pessoa no final do hangout para colocar o email em uma pg de evento? Pq vou terminar falando de um workshop gratuito e queria colocar o botão para as pessoas serem direcionadas para se inscreverem.

    1. Mônica Custódio

      Oi, Lívia,

      Sei que dá para adicionar um botão em um vídeo do Youtube que já esteja gravado, mas creio que não seja possível fazer isso durante o webinar ao vivo.

      Uma ideia é embedar o seu webinar em uma Landing Page. Aí você consegue colocar a oferta que quiser por meio de um botão de call to action, um formulário etc. Sugiro a leitura do post abaixo para mais informações:

      http://resultadosdigitais.com.br/blog/transmissao-webinar-ao-vivo-como-aumentar-resultados/

      Obrigada pelo comentário!

  12. Fábio Cardoso Alves

    Mônica, duas perguntas: é possível fazer uma gravação para público restrito (exemplo, somente 4 pessoas)? É possível adicionar dois ou mais apresentadores (que estarão em computadores diferentes) nesta gravação?

  13. Édio Cardoso Dias

    Ótimo conteúdo e bem oportuno! Ouvi comentários de que o Hangout On Air iria mudar mas ainda não sabia como fazer! O tutorial está bem simples de entender! Obrigado!