Blog de Marketing Digital de Resultados

Como criar um post na plataforma de publicação do LinkedIn

Apesar de a plataforma ter passado por algumas atualizações recentemente, publicar um post no LinkedIn Pulse continua sendo muito fácil. Veja o passo a passo!

Um dos grandes trunfos do Marketing Digital é a possibilidade de trabalhar a comunicação em canais altamente segmentados, que permitem um relacionamento com uma audiência muito mais qualificada.

Um dos exemplos clássicos dessa comunicação direcionada, principalmente para o mercado B2B, é o LinkedIn, já que essa rede é focada em relacionamentos profissionais. Por isso, a rede é uma mídia extremamente importante para o segmento, seja na hora de buscar por profissionais, seja na hora de conversar com seu público-alvo e prospectar possíveis clientes.

Dentro do LinkedIn, há algumas ferramentas que são particularmente importantes para possibilitar esse relacionamento. Uma delas é a plataforma de publicação da rede – o LinkedIn Pulse, que está disponível para os usuários desde 2014. Ela é uma grande oportunidade para quem quer colocar seus conteúdos ao alcance do público presente no LinkedIn e deve ser considerada em uma estratégia de Marketing Digital.

Utilizando essa plataforma, é possível publicar no próprio LinkedIn conteúdos mais longos, que aparecerão para suas conexões e para quem segue você. Esses textos passam a fazer parte do seu perfil, o que pode fazer com que você se torne referência nos assuntos sobre os quais escreve.

Embora essa funcionalidade só seja possível para perfis de usuários na rede (e não para Company Pages) ela não deixa de ser interessante. Isso porque, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% de seus usuários leem ou interagem com conteúdo na plataforma pelo menos uma vez por semana. Além disso, a pesquisa mostra que, no LinkedIn, a tendência é que os usuários queiram saber mais sobre uma empresa e que passem a confiar nela quando os funcionários publicam conteúdo.

eBook gratuito: Introdução ao Marketing no LinkedIn

Descubra como buscar resultados na maior rede profissional do mundo

Apesar de a plataforma ter passado por algumas atualizações recentemente, publicar no LinkedIn Pulse continua sendo muito fácil. Veja o passo a passo abaixo:

1. Na página do seu feed de notícias, na caixa “Compartilhe um artigo, foto ou atualização”, clique no botão “Escreva um artigo”.

publicar no linkedin

2. Assim que clicar no botão, uma nova tela se abrirá: o editor de texto, muito similar a qualquer editor de blog.

Agora, mãos à obra: aproveite este espaço para escrever sobre um assunto que seja do seu domínio. Inclua links para outros conteúdos interessantes e pertinentes, escolha um título atrativo, acrescente imagens para ilustrar seu conteúdo e não se esqueça de incluir as referências quando citar conteúdos de outros autores.

publicar no linkedin

3. Quando o texto estiver pronto, basta publicá-lo, clicando no botão “Publicar”, no canto direito superior da tela.

Mesmo depois que o texto estiver publicado, é possível editá-lo. Para isso, basta entrar na publicação e clicar no botão “Editar artigo”.

Assim que você alterar o texto, basta publicá-lo novamente e ele estará atualizado e acessível no seu perfil.

publicar no linkedin

4. Para aumentar o alcance do seu post, compartilhe-o com seus contatos em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, e envie-o por email para os contatos que possam se interessar pelo assunto.

publicar no linkedin

5. Depois da publicação, sugerimos que você volte constantemente ao seu post para conferir as estatísticas.

É possível analisar quantas pessoas curtiram, compartilharam e comentaram. Se houver comentários, não se esqueça de respondê-los para criar um diálogo com o público que segue você e tem interesse pelos temas que você aborda.

publicar no linkedin

É sempre importante avaliar continuamente as interações com seu conteúdo no LinkedIn Pulse para observar se ele trouxe resultados, se esses resultados estão de acordo com suas metas e analisar se faz sentido continuar com essa estratégia.

Lembre-se sempre de que esse é um canal para ampliar o alcance dos seus conteúdos. Ou seja, muitas pessoas que não acompanham seus conteúdos em outros canais serão alcançados no LinkedIn Pulse.

Contudo, o contrário também é válido: a plataforma de publicação do LinkedIn é um “espaço alugado”, então é importante que você também invista no blog da sua empresa para garantir a sua autoridade nos assuntos relacionados ao seu negócio.

As redes sociais mudam com muita frequência e criam funcionalidades que possam gerar lucro para elas mesmas no futuro. Um exemplo é o EdgeRank do Facebook, que limita o quanto seus posts aparecem para seus contatos ou para pessoas que curtiram sua página.

Por isso, não confie 100% da sua estratégia a canais que não são seus. Invista em criar seu próprio ativo ao longo do tempo, aproveitando as mídias sociais para aumentar o alcance dos seus conteúdos.

LinkedIn Pulse vs. Blog

De forma geral, no entanto, publicar no LinkedIn Pulse pode acabar sendo um dilema. Isso porque o conteúdo acaba ficando limitado à plataforma e não permite que você tenha controle sobre diversos outros elementos (o design e os links da página, por exemplo), como é o caso do seu próprio blog.

Para isso, há algumas soluções. A primeira solução que algumas pessoas encontraram foi publicar apenas um resumo ou introdução ao tema e, então, um link levando ao blog de fato.

Outra alternativa é publicar o post no blog da empresa e esperar algum tempo (pode ser cerca de uma semana) antes de publicá-lo no LinkedIn Pulse. Em um primeiro momento, pode parecer que essa tática irá gerar problemas de conteúdo duplicado, o que traria penalidade no Google. Contudo, algumas pesquisas mostraram que isso não acontece se feito corretamente, pois publicando antes no seu site os buscadores reconhecem que ele é o “dono” daquele conteúdo, não o penalizando pela duplicidade.

Uma terceira opção é escrever um post semelhante ao que foi publicado no blog, porém com uma abordagem um pouco diferente. Por exemplo, se o seu post no blog é “10 formas de produzir conteúdo eficiente”, o post no LinkedIn pode ser “10 razões pelas quais seu conteúdo não é eficiente”.


Qualquer que seja a alternativa que você escolher, aproveite para incluir na publicação links para outros conteúdos do seu blog ou site. Comece a medir o número de visitantes que vem desse canal para saber se vale a pena investir no canal.

Por último, não esqueça: o LinkedIn Pulse é um canal de conteúdo, não de publicidade. Por isso, mensagens muito comerciais podem gerar uma imagem negativa para o seu público. Vale, então, ficar atento a isso e só publicar no LinkedIn conteúdos que gerem valor para sua audiência.

E você, utiliza a plataforma de publicação do LinkedIn? Quais insights já teve utilizando essa ferramenta? Para aprender mais sobre essa e outras possibilidades de utilizar o LinkedIn em suas estratégias de Marketing Digital, baixe nosso eBook Introdução ao Marketing no LinkedIn!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

15 comentários

  1. Camila Cabral

    Oi Larissa,
    Gostaria de publicar um artigo na página da empresa no linkedIn, mas não achei esta funcionalidade. Você sabe se isto é possível? Ou não seria uma prática correta? Obrigada ;)

  2. Claudinha Mello Franco

    Consigo postar um GIF no Linkedin?

  3. Augusto

    Gostaria de saber quantas publicações diária posso fazer? Pois após a quarta eu não consegui fazer mais, todas ficam desconfiguradas, alguém consegue me ajudar? Obrigado. Abrs.

  4. emidio

    olá , no meu linkedin basic não possui este lápis no box compartilhar , você saberia me dizer porque? emidioluz@hotmail.com

    1. ResultadosDigitais

      Oi Emidio,
      O Linkedin ainda não liberou para todos os usuários essa funcionalidade, e também não anunciou uma data de liberação. Os critérios pelos quais eles escolhem quem tem acesso à funcionalidade também não foi divulgado.

      1. Pablo Souza

        Basta alterar o idioma do LinkedIn – English.

        1. Daniel Steves

          verdade :) thanks

  5. Carlos Altafini

    Até o momento tenho publicado no blog e replicado (promovido) no Linkedin. Tenho dúvidas sobre a conveniência de REPUBLICAR o mesmo conteúdo no Linkedin Pulse. Vejo uma vantagem pelo fato de que aparentemente todos os artigos estarão vinculados ao meu perfil e disponíveis para qualquer pessoa que faça parte da minha rede ou visite este perfil.
    Qualquer comentário neste sentido será muito bem vindo.

    1. Larissa Neves

      Oi Carlos! Que bom que você já está testando! Para testar e fazer meu primeiro post fiz o mesmo que você, publiquei um post que eu já tinha publicado aqui no blog da Resultados Digitais. O resultado foi interessante, pois vários conhecidos meus viram, curtiram e comentaram, mas nem tinham conhecimento que eu já tinha escrito esse post há algum tempo. O alcance pode crescer de forma mais rápida.

      Mas o que vou adotar e sugiro para você também, é adaptar o conteúdo para não ficar exatamente igual, lembre-se que o esforço maior você já fez, agora é possível adaptar título e alguns trechos que agreguem mais para o público do Linkedin.

      Ou ainda, coloque apenas um overview geral sobre o tema e um link que leve para o seu blog com o conteúdo completo, pode ser uma forma de gerar mais tráfego.

      Espero ter ajudado!

      1. Carlos Altafini

        Certamente você me ajudou bastante.
        Vamos implementar o quanto antes.
        Um abraço

  6. Rogerio Rossi

    A plataforma de publicação ainda não está disponível para a maioria dos usuários do Linkedin. Segundo divulgação nos periódicos e sites, todos os usuários poderão ter acesso a esta plataforma porém não há previsão de quando isso acontecerá.

      1. honaldo

        SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE, NÃO FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS ELE NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS… FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE Em 10 minutos após publicar a pessoa vai te ligar. troque as iniciais entre parênteses, é importante ter FÉ. **Senhor Que o (A.G.F) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver , me abraçar e me beijar, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença. Que (A.G.F) me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja! Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (A.G.F) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (A.G.F) estiver nesse momento, e traga seu espírito até mim, amarrando-o definitivamente ao meu. Que (A.G.F) me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (A.G.F) jamais deseje outra pessoa, e que ele tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (A.G.F) pra mim. E pedido assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (A.G.F) e volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que dessa vez ele volte definitivamente para os meus braços. Que (A.G.F) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que eu nunca o abandone. Que (A.G.F) sinta tesão somente por mim, e não consiga parar de pensar em nós dois juntos Que (A.G.F) queira ficar somente comigo. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem Sete Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (A.G.F) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (A.G.F) queime de desejo por mim. Que (A.G.F) fique cego para outras Mulheres, que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar atenção dele, somente eu terei esse poder. Que (A.G.F) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outra mulher. Que se ele tentar fazer ele não terá prazer, e que ele desista. Que (A.G.F) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha da sete encruzilhadas com que (A.G.F) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. Que (A.G.F) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (A.G.F) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (A.G.F) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente. Ainda que (A.G.F) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (A.G.F) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e assim!será! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espír!ito !Santo!!!,que(A.G.F) vai vir correndo atrás de mim, louco e apaixonado,!o mais rápido possível pedindo para ficar comigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar. (A.G.F) ,você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando está oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (A.G.F)

        fique para sempre comigo. Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido de (A.G.F), e ele não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa. Que assim seja, assim será…

    1. Thiago

      Eu ainda não tenho esse acesso, o jeito é esperar

    2. gmaiera

      Fiz um teste e verifiquei que usuários premium já podem publicar posts. Portanto clique naquela propaganda “Teste o Linkedin Premium gratuitamente”, insira seu cartão de crédito (que não será cobrado nos primeiros 30 dias), e em instantes você perceberá a opção de post. Depois do período de avaliação, você pode cancelar a assinatura e ela permanecerá.