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Como rastrear Facebook Ads no Google Analytics

Se você costuma fazer campanhas online em vários formatos de anúncios com Facebook Ads e gerar tráfego para seu site, então precisa mensurar o impacto do seu investimento, número de visitantes, tempo do usuário na página, conversões e outros indicadores que estão fora do ambiente do Facebook.

Para isso, é necessário ter um software de análise web. O mais conhecido é o Google Analytics que você pode obter muitas informações sobre dados de perfomance dos visitantes do seu site sem custo adicional para sua empresa.

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Quais são os benefícios do rastreamento do Facebook Ads no Google Analytics?

1 – Ter visibilidade no acompanhamento

Você tem toda análise e rastreamento de visitantes pelo Google Analytics vindo via Facebook Ads e pode entender se ele está gerando tráfego para o seu negócio.

2 – Aumentar o retorno sobre o investimento (ROI)

Você vai identificar qual performance foi melhor usada na segmentação dos anúncios e ajustar o valor que você gasta para fazer o seu orçamento ter mais retorno.

Como adicionar o rastreamento do Google Analytics:

Veja agora como rastrear e acompanhar seus resultados obtidos por campanhas com Facebook Ads, em 3 passos:

1 – Construa sua URL para o Facebook Ads

Utilize esse link do Google Analytics URL Builder e use como referência os parâmetros de rastreamento para criar uma URL personalizada para o Google Analytics, conforme a tabela abaixo:

URL da página (obrigatório):
Coloque o endereço (URL) de seu site  para qual você vai criar um anúncio.
Campaign Source (obrigatório):
facebook (sempre em letras minúsculas)
Campaign Medium (obrigatório):
Se sua campanha é cpc, cpm ou ocpm
Nome da Campanha (obrigatório):
Coloque o nome da sua campanha de Facebook Ads.
Campaign Term:
Coloque uma descrição de um termo usado para seu público-alvo.
Campaign Content:
Coloque o conteúdo do anúncio.

 

Importante: o Google Analytics diferencia letras entre maiúsculas e minúsculas, então “utm_source=facebook” é diferente de “utm_source=Facebook”.

Exemplo de preenchimento:

facebook-google-analytics-01

Após preencher os campos, clique no botão azul para criar a URL.

facebook-google-analytics-02-01

Como implementar em campanhas de cliques ao site

Selecione o texto da URL, copie o link e cole na hora de criar a campanha conforme a imagem abaixo:

facebook-google-analytics-02

Como implementar em campanhas para impulsionar publicação – Post Promovido

Você pode adicionar o trackeamento na URL no post impulsionado, abaixo da opção “Escolher publicação da Página” , clique em “Mostrar opções avançadas” e preencher a Marcações de URL conforme o exemplo abaixo, com apenas o final da URL de rastreamento sem o ponto de  interrogação.

facebook-google-analytics-03

Nesse exemplo para post promovido, você pode mensurar tanto os cliques orgânicos quanto os pagos com anúncios, através do código de rastreamento inserido nas configurações avançadas.

2- Teste sua URL

Copie a URL criada e cole no seu navegador. Veja se está linkando para a página de destino que você queria.

A seguir, vá ao Google Analytics, se não tiver no seu site primeiro configure aqui na central de ajuda.

Caso já possua o acompanhamento do seu site no Google Analytics, no campo “Relatórios” vá em “Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas”.  Você deverá ver o nome da sua campanha.

Nota: esteja certo que você selecionou o campo “hoje” como data no período escolhido.

facebook-google-analytics-04

3- Acompanhe o seu desempenho

Depois de criar uma URL personalizada, você pode usar o Google Analytics da mesma forma que você usa para medir o desempenho de seu site.

Agora você pode mensurar os resultados como conversões, vendas, preenchimentos de formulários, leads e outros indicadores além da quantidade de cliques vindo da sua campanha de Facebook Ads.

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Comentários

14 comentários

  1. Marcos Trafego

    MUUUUUUUUUUUITO OBRIGADO!

  2. Marcelo Fernandes

    Olá! Parabéns pelo tópico.

    Estou com uma dúvida: é possível diferenciar (cliques orgânicos e pagos) a partir de parâmetros UTM de um post?

    Por exemplo, num call-to-action coloco http:// meulink.com ?utm_source=facebook&utm_medium=organic&utm_campaign=dia+dos+pais

    Ao impulsionar, se colocar utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=dia+dos+pais no rastreamento (com objetivo de modificar organic para cpc), o Facebook saberá fazer a correta substituição? Ou vai simplesmente adicionar aos utm existente (e consequentemente destruir todo o rastro)?

    1. Flaubi Farias

      Oi, Marcelo.

      Nesse caso, o Google Analytics vai identicar os cliques como sendo da mesma campanha. Porém, ao detalhar a análise, você conseguirá diferenciar em uma dimensão secundária quais cliques vieram do medium cpc e quais vieram do medium organic.

      Abraço!

      1. Marcelo Fernandes

        Não haverá conflito entre as UTMs já existentes no link e as que criei dentro do rastreamento?

  3. Paulo Godoi

    Ótimo artigo! Tenho uma pergunta bem básica sobre isso.. todas essas informações do desempenho das campanhas/anúncios eu já não consigo no próprio Facebook Ads/Analythics? Qual seria a principal vantagem de fazer todo esse procedimento para monitorar via google analytics se podemos fazer isso no Face de forma mais simples?

  4. Leandro Igor

    Olá, excelente post!

    Um dúvida que surgiu aqui.

    Se eu crio uma campanha com foco em tráfego, levo o usuário até a página de destino, porém o usuário acaba não executando a compra nesse primeiro momento.

    Porém esse mesmo usuário depois de alguns dias, acaba retornando ao site, através do acesso direto, ou seja, ele digitou o endereço do site e dai sim executou a compra.

    Eu consigo identificar que essa compra foi fruto de um investimento em facebook ads?

  5. Camila Rejwan

    Olá!
    Se eu vendo no Marketplace e quero anunciar um produto meu que está no Mercado Livre, por exemplo. É possível cria a URL do Facebook para monitorar os cliques direcionados para um Marketplace e não site?

  6. Andréa Moura

    Olá Felipe, por favor, já tenho uma campanha em andamento, até dei uma “fuçada” mas não consegui entender onde eu devo inserir o link. Trabalho com clique no link. Onde devo inserir o link gerado para acompanhamento do Analytics. Pode me ajudar? :) Grata

  7. Ana de Freitas

    Olá, Felipe,
    E como conseguimos adicionar o url a uma campanha que já está em andamento, através do Power editor e não de posts promovidos?
    Obrigada.

  8. Bruna Oliveira

    Depois da campanha criada há como ainda acompanhar através dos paremetros?

  9. Renato Morais

    Olá! Muito bom o post, esclareceu bastante, muito obrigado!

    Apenas tenho uma dúvida: posso colocar a URL personalizada para um anúncio no Facebook através de “Envolvimento com a publicação”, ou funciona somente com “Cliques no site”?

    Porque se for envolvimento com a publicação, como os usuários irão clicar no meu site, onde estará o link?

    Obrigado!

    1. Fspina

      Olá Renato, tudo bom?

      Funciona com qualquer tipo de post a URL personalizada. Se tiver clique para seu site ele será trackeado com a URL que você montou e menurado os cliques no Google Analytics.

      Qualquer dúvida me avise

      Abraços

  10. Leonardo Carmo

    Para trakear a publicação impulsionada também é preciso a criação da url, conforme o item 1?

    1. Fspina

      Oi Leonardo,

      Obrigado pelo comentário!

      Você pode adicionar o trackeamento na URL no post impulsionado, abaixo da opção “Escolher publicação da Página” , clique em “Mostrar opções avançadas” e preencher a Marcações de URL com apenas o final da URL de rastreamento sem o ponto de interrogação.

      Exemplo: “utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=nome-da-campanha”

      Espero que tenha ajudado :)

      Abraços