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Como rastrear o desempenho de campanhas de marketing em diferentes tipos de mídia

Conheça os principais tipos de mídia que você pode usar para promover o seu negócio e como rastrear o seu desempenho em cada uma delas.

Promover as campanhas de marketing hoje em dia não é uma tarefa fácil. Você tem que levar em consideração muita coisa, desde a concorrência até a complexidade de campanhas. E, ainda assim, precisa guardar forças para medir os resultados de suas campanhas e entender se elas trouxeram algum resultado.

Por isso, decidimos preparar este post mostrando os principais tipos de mídia que você pode usar para promover o seu negócio e como rastrear o seu desempenho em cada uma delas.

Quais tipos de mídia existem?

Nos termos de Marketing Digital, mídias são canais diferentes que uma empresa pode usar para atrair visitantes e clientes para o seu site.

Geralmente identificamos quatro tipos de mídias:

  • owned;
  • paid;
  • earned;
  • shared.

Mídias do tipo owned são aquelas que estão sob seu controle. Por exemplo seu site, seu blog, canais de redes sociais e outros conteúdos que você pode criar (eBooks, checklists, infográficos). O melhor exemplo é Marketing de Conteúdo. Se você tiver uma estratégia de conteúdo, você deve estar publicando conteúdos no seu site e depois os promove nas redes sociais.

Mídias do tipo paid são aquelas estratégias de marketing que você comprou. No mundo offline são anúncios pagos nas mídias impressas, rádio, TV; no online, em GoogleAds, redes sociais etc.

Mídias do tipo earned são os conteúdos dedicados à sua marca (ou aqueles que a mencionam) que foram criados por uma pessoa não relacionada à sua empresa e toda a cobertura midiática que você pode ter nos sites externos: menções nas redes sociais, comentários, avaliações, feedbacks, posts de blog etc.

Mídias do tipo shared são as mídias responsáveis pela publicidade boca a boca, resenhas e conteúdos gerados por usuários.

Devo usar mais de um tipo de mídia?

Sim! Quando depende de um só canal, você se torna vulnerável para mudanças e desenvolvimentos novos que podem afetá-lo.

Vou explicar com um exemplo. Alguns anos atrás as empresas que só focavam em SEO e mídias próprias se depararam com uma queda drástica de tráfego e conversões devido à mudanças nos algoritmos de máquinas de busca. E o pior disso é que muitos deles não conseguiram recuperar as posições até hoje.

As empresas que escolheram focar seus esforços de marketing exclusivamente em PPC foram afetados por aumento de preços de publicidade. De acordo com a pesquisa recente, mesmo palavras-chave de marca estão ficando muito caras.

Para que isso não aconteça com o seu negócio, mantenha um balanço saudável entre os 4 tipos de mídia.

Como posso saber se minhas campanhas nesses canais estão sendo eficazes?

Mesmo com todos os dados estatísticos disponíveis, medir o desempenho de suas campanhas de Marketing Digital ainda não é nada fácil.

Muitas vezes isso acontece por falta de visão sobre as principais métricas que devem ser analisadas.

Como medir o desempenho nos canais diferentes

Mídias owned: já que você tem controle total sobre esses canais é mais fácil medir seu desempenho. A maioria dos dados necessários podem ser tirados de plataformas como Google Analytics RD Station e de perfis de redes sociais.

Recomendamos avaliar as seguintes métricas:

  • Aumento de tráfego, em que medimos todo o tráfego do seu site ou blog;
  • Aumento de tráfego por tipo de conteúdo;
  • Leads gerados por tipo de conteúdo;
  • Envolvimento nas redes sociais (likes, compartilhamentos e comentários nas suas páginas).

Para monitorar o envolvimento nas redes sociais você pode usar as seguintes ferramentas:

  • Buffer (especialmente o relatório de compartilhamentos e envolvimento);
  • SEMrush (para monitorar envolvimento nas principais redes sociais e comparar o seu desempenho com o dos seus concorrentes);
  • Mention (para ficar de olho nas menções da sua marca nas redes sociais);
  • RD Station (também para ficar de olho nas menções da sua marca).

Mídias pagas: considerando que mídias pagas dependem do seu dinheiro para gerar tráfego, é importante monitorar as seguintes métricas:

  • Custo de aquisição por cliente;
  • Custo de aquisição por Lead;
  • Retorno sobre o investimento;

A maioria de plataformas, como Google AdWords e Facebook Ads, oferecem dados aprofundados sobre o desempenho de suas campanhas. No entanto você também pode optar por usar algumas ferramentas adicionais, como o AdEspresso.

Mídias earned: nesse caso, o processo de medição de desempenho é um pouco mais desafiante, já que esse tipo de mídia inclui os conteúdos que não foram produzidos por você. Para ajudar você existem algumas ferramentas, por exemplo Buzzsumo e SEMrush.

Essas ferramentas monitoram a internet procurando menções da sua marca ou de qualquer palavra-chave relacionada, criem relatórios e até permitem responder a menções.

Mídias shared: dependendo da profundidade de seu envolvimento com mídias desse tipo, você pode medir o seu desempenho com relatórios de redes sociais (especialmente quando você quiser monitorar tais métricas como likes, comentários, compartilhamentos e menções da sua marca nas redes sociais).

Esses relatórios podem ser gerados nas plataformas de mídias sociais ou com a ajuda de ferramentas, tais como Mention, Buzzsumo, RD Station e SEMrush.

Um outro jeito de monitorar as mídias compartilhadas é de adicionar um código de rastreamento a todos os links que você publica online.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender diferentes tipos de mídias com as quais você pode promover o seu negócio.

Não se esqueça de investir no desenvolvimento de cada um dos quatro tipos de mídias e de medir os resultados para entender o que funciona melhor para o seu público.

Chegou a hora de implementar essas táticas na sua estratégia e começar a colher os frutos de suas campanhas de marketing.

Boa sorte!

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