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Como usar o SEO para geração de Leads

Além de gerar visitantes orgânicos para o seu site, o SEO também pode ajudar a aumentar as suas taxas de conversão

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Você mede o retorno da sua estratégia de SEO apenas em tráfego? Claro, essa é uma métrica importante, mas que tal incluir a geração de Leads nessa conta? É um ótimo começo para descobrir se o investimento tem potencial de gerar vendas.

Para isso, porém, naturalmente você tem que capturar esses clientes em potencial quando eles visitam o seu site. A boa notícia é que, se você já tem números legais de visitantes, provavelmente precisará fazer só pequenas mudanças nas suas páginas.

Se, por outro lado, pouca gente está chegando organicamente nas suas landing pages e no seu blog, não se preocupe: vamos correr atrás dos resultados! Qualquer que seja o seu caso, continue lendo este artigo para saber como usar o SEO para geração de Leads.



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Uma série de webinars com os melhores especialistas para saber como aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca, aumentar seu tráfego e ganhar relevância na internet de maneira orgânica.

Como usar o SEO para geração de Leads em landing pages

Quando for pensar em ações para atingir melhores posições no Google, tenha sempre em mente o que é mais importante para o buscador: a experiência do usuário. Em linhas gerais, isso quer dizer oferecer um conteúdo mais completo e com mais informações

Sob uma perspectiva clássica de otimização de landing pages, isso pode parecer um problema. Afinal, quase tudo o que se fala sobre as páginas de conversão é focado, naturalmente em otimização para conversão.

Isso quer dizer que as LPs que geram mais resultados são aquelas feitas para que o usuário tinha o menor número possível de distrações, destacando ao máximo o call-to-action. Colocar mais conteúdo, portanto, seria prejudicial, certo?

Não necessariamente! Dê uma olhada nessa página abaixo, do Guia Completo de SEO:

seo para geração de leads landing page

 

Percebeu como os “ingredientes” tradicionais da LP estão no topo? O cabeçalho, o copy de convencimento com as principais características do material e o formulário com o call-to-action estão todos antes da dobra. Se o usuário quiser, já para por ali e converte.

Se ainda precisar de mais argumentos para oferecer os dados dele à sua empresa, vai encontrá-los na parte inferior da landing page. Tem até um vídeo ali, com mais informações sobre SEO, tema do eBook oferecido.

Veja que há também pequenos textos com subtítulos otimizados para palavras-chave relevantes, como “SEO ainda funciona” e “últimas novidades em SEO”.

Como usar o SEO para geração de Leads em blogs

Uma boa estratégia de SEO é essencial para que o seu blog tenha um bom desempenho. Mas como ela pode ajudar, efetivamente, a aumentar a sua geração de Leads? Você pode combinar esforços entre otimização para motores de busca e para conversão.

Aqui no blog da RD – este que você está lendo neste exato momento – nós temos muito pontos de captura de Leads. Dê uma olhada aqui mesmo neste post para ver alguns deles: formulário, banners laterais e links para LPs. Talvez um pop-up tenha aparecido para você.

Além deles, costumamos oferecer conteúdo em áudio e vídeo, com os players do Vooozer e da Sambatech – parceiros de integração do RD Station Marketing. Para consumir esses áudios e vídeos, pedimos em troca um email. São sempre ofertas relevantes e que respeitam a boa experiência de leitura.

É importante lembrar que tudo que é incluído no nosso blog passa por testes A/B. Colocamos uma novidade apenas em alguns posts e vemos as taxas de conversão. Se o teste tiver resultado positivo, damos roll out para todo o blog.

Mas e onde entra o SEO nessa história? Antes de qualquer coisa, dê uma olhada no gráfico a seguir:

seo para geração de leads cauda longaNa grande maioria dos casos, as empresas têm mais blogposts que landing pages publicadas. Portanto, é importante fazer um bom trabalho de SEO com os posts para que os pontos de conversão – aqueles que citamos neste item – sejam aproveitados.

Vale muito, também, descobrir posts antigos que podem ser otimizados para voltar a gerar tráfego. Provavelmente eles também não estarão com pontos de conversão, então combine as duas ações, o que lhe dará novas oportunidades para geração de Leads no blog.

Temos um post bem completo sobre o assunto, escrito pelo Flaubi Farias, editor do nosso blog: Atualizar conteúdos antigos pode fazer uma grande diferença em sua estratégia de marketing.

Inscreva-se na Semana do SEO

Este post se baseou em um webinar da Semana da SEO. Você pode assisti-lo na íntegra, além de rever os outros webinars já transmitidos e ainda participar dos próximos, ao vivo! Confira a lista de temas:

  • Arquitetura da Informação e SEO
  • Link Building
  • SEO para dispositivos móveis
  • SEO na produção de conteúdo
  • Tendências e o Futuro do SEO
  • SEO e Web Analytics: metas, métricas e dados

Inscreva-se, é gratuito!



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