Blog de Marketing Digital de Resultados

Como usar Palavras-Chave Negativas para otimizar uma campanha de AdWords

Palavras-chave negativas no Google Ads, são termos que não devem aparecer no anúncio cadastrado quando o usuário fizer a busca. Ao negativarmos uma expressão, estamos dizendo ao Google Ads que ela não tem nada a ver com o que está sendo divulgado e que, portanto, o anúncio não deve ser mostrado.


Criar um anúncio no Google Ads e iniciar uma campanha é até certo ponto simples. Seguindo nossas dicas do Webinar de Introdução ao Google AdWords não fica difícil criar uma ação que atenda a uma grande parcela das boas práticas. No entanto, raramente isso é suficiente para que a campanha tenha uma alta lucratividade. O grande segredo são as otimizações a longo prazo.

Mesmo os maiores especialistas em Ads começam com um retorno menor e só ao longo do tempo, fazendo os ajustes corretos, é que conseguem chegar a um ROI muito bom.

Hoje vamos falar sobre uma das mais conhecidas ações de otimização, que diminui o gasto com termos indesejados e foca apenas no que tem alto potencial de conversão. Veja, abaixo, como você pode, de forma rápida, trabalhar as palavras-chave negativas para melhorar os resultados de sua campanha.

O que são as Palavras-Chave Negativas no Google Ads?

Quando criamos um anúncio, devemos inserir as palavras-chave escolhidas para acionar nossa participação no leilão do Ads. Essa seleção é que relacionará o momento de mostrar os anúncios.

Já com as palavras-chave negativas acontece exatamente o inverso: listamos os termos que não devem acionar o anúncio cadastrado quando o usuário digitá-los na busca. Quando negativamos uma expressão, estamos dizendo ao AdWords que ela não tem nada a ver com o que está sendo divulgado e que, portanto, o anúncio não deve ser mostrado.

Um bom exemplo de aplicação de palavras-chave negativas são os termos “gratuito” ou “grátis” para um e-commerce que não está anunciando nada gratuitamente e sim, vendendo produtos. É importante que, depois de cadastrar o anúncio, o administrador da conta negative essas palavras.

Porque é preciso trabalhar Palavras-Chave Negativas?

Talvez você se pergunte: “por que selecionar termos para os quais o anúncio não deve ser acionado, se o AdWords relaciona só as palavras cadastradas?”. A questão é que o modo de cadastrar as palavras que vão acionar o anúncio é fator determinante nesse processo.

Como explicamos no post sobre as correspondência de palavras-chave no AdWords, se cadastrarmos uma palavra sem nenhum comando (entre aspas ou colchete), estamos dizendo ao AdWords que a correspondência é ampla. Assim, ele vai relacionar outras formas/palavras que os usuários estão pesquisando sobre aquele assunto e acionar o anúncio para aumentar as chances de retorno (cliques).

Essa prática é muito útil porque nos permite aumentar muito o espectro de palavras trabalhadas e, consequentemente, o tráfego gerado. Se eu compro, por exemplo, a palavra-chave marketing no facebook, a busca marketing digital no facebook também é interessante para minha empresa e, assim, por meio da correspondência ampla, o Google exibirá meu anúncio.

O problema é que ele também exibirá para a busca quem é o gerente de marketing do facebook?, por exemplo, que não tem a ver com o que oferecemos. Não faz sentido pagar por esse clique e a negativação de palavras vai servir justamente para evitar esse tipo de desperdício.

Outras opções para lidar com isso são cadastrar para que o anúncio seja exibido apenas quando as palavras estejam escritas dentro de uma frase (antes ou depois de outras palavras) ou, ainda, somente quando apareçam justamente daquela forma. Esses atributos são chamados de Correspondência na Frase e Correspondência Exata.

Contudo, essas configurações limitam muito a quantidade de vezes que o anúncio é exibido e podem gerar resultados insuficientes para sua campanha.

Como identificar que termos devem ser “negativados”

À parte o exemplo clássico das palavras “gratuito” ou “grátis”, nem sempre ficam tão evidentes outras palavras que fogem do foco da sua ação e que o AdWords poderia vir a relacionar.

Assim, para ter noção dos termos que poderia negativar, é preciso saber o que as pessoas estão escrevendo nas buscas para encontrar os seus anúncios.
Para isso, acesse sua conta do AdWords e, na área de “palavras-chave” clique em “Detalhes da palavra-chave” e, depois, em “Todas”, conforme a imagem a seguir:

caminho_negativar_palavras_chave

Na próxima tela serão listadas as formas pesquisadas para as quais seu anúncio foi exibido e você poderá começar a fazer a verificação de palavras, cliques e custos.

Em uma de nossas campanhas, fomos relacionados a um termo que não tinha nenhuma ligação com o nosso anúncio e pagamos por esse visitante não qualificado. Veja como foi:

exemplo_negativar_palavras_chave

Nosso software de marketing digital nos ajuda muito não só a relacionar os “Termos comprados x Termos Buscados”, mas mostra quantas conversões de Leads tivemos para cada palavra. Isso garante uma segurança maior na hora de negativar termos que estão fora de contexto e sem conversão e também para escolher termos para adicionar a uma campanha (e deixar explícito ao AdWords que queremos participar do Leilão daquele termo).

analise_cpc_rd_station

Como adicionar os Termos Negativos

Depois de selecionar uma lista de palavras que não têm nada a ver com o seu anúncio, o próximo passo é cadastrá-las no AdWords.

Para melhor ilustrar as etapas para fazer esse cadastro, confira o vídeo do próprio Google:

Agora, uma dica final: escolha muito bem as palavras-chave para que o trabalho de negativar termos indesejados não se torne extremamente cansativo.

A melhor forma de garantir isso é ter uma campanha bem estruturada, com uma seleção de palavras similares em diferentes grupos. Demonstramos na prática como realizar essa criação em nosso Webinar Introdução ao Google AdWords.

Estude, teste bastante e confira os resultados!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

5 comentários

  1. Everson Ferreira

    Muito Brilhante seu Site, bom, estou fazendo um anuncio em meu canal, ele tem bastante acesso, estou anunciando a paginalucrativa, até o momento não obetive nenhuma venda, eu anunciei todos os meus videos, com o adswords mas não obetive resultado, pode ser que as minhas frases de chamaris não tenha dado certo, por favor, me ajude com um frase chamaris, eu tenho muitas visitas diarias, base de 30 mil em 24 horas, me ajude a criar uma frase que retribuirei, meu canal é http://www.youtube.com.br/c/comamor e se possivel responder no meu e-mail nenecaioba@hotmail.com

    Grato.

  2. Hélio Araújo Silva

    Empoderamiento de las Poblaciones Indígenas

    Firma esta petición

    para la creación de los Pueblos Indígenas Nacionales .

    La evidencia del genocidio son indiscutibles , se recogen y acusación de que entre 1957 y 1968 unos 100 mil indígenas fueron asesinados por los mineros extranjeros 20 volúmenes de pruebas . Los que no resisten la ocupación , había salvado la vida y nos llevaron a Crenaque en MG donde había un enorme campo de concentración donde miles más mueren de hambre y malos tratos .

    El informe Figueiredo , encargado en 1967 por el Ministro del Interior , había provocado un escándalo internacional después de la revelación de los crímenes cometidos contra los indios en manos de poderosos terratenientes y el gobierno del Servicio de Protección a los Indios ( SPI ) . ( … )

    En 7.000 páginas del documento , el fiscal general Jader Figueiredo Correia muestra el asesinato en masa , la tortura , la esclavitud , la guerra bacteriológica , el abuso sexual, a la expropiación de las tierras donde los indígenas fueron víctimas de estas atrocidades Brasil.Seguindo , algunas personas desaparecieron y muchos otros fueron diezmados . ( … )

    Uno de los más terribles de este informe es la “Masacre del paralelo 11 en un avión ligero dinamita largua en el pueblo de indios Cinta Larga Treinta personas murieron – . Sólo dos sobrevivieron y pudieron presenciar .

    Otros ejemplos se refieren a la intoxicación de cientos de indios mezclado con arsénico o tortura métodos utilizados contra el azúcar de la India , por lo que estaba aplastando lentamente los tobillos de las víctimas de un instrumento conocido como el “tronco” . ( … )

    Tras este informe , Brasil puso en marcha un equipo de investigación criminal y 134 fueron condenados a más de mil crímenes. Treinta y ocho de ellos fueron despedidos , pero nadie fue condenado a prisión por estas atrocidades .

    Después, el SPI fue disuelto y reemplazado por la FUNAI , la Fundación Nacional del Indio ( … ) .

    http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJs

    Por favor, vea el video

    http://youtu.be/b67BsXvZHuM ,

  3. Thais

    É possível negativar uma palavra como de frase ou exata?
    Em caso positivo, como faço isso?

    1. Jean

      Olá Thais, tudo bom?

      Muito boa sua pergunta e agradeço ter compartilhado conosco.

      Sobre negativar palavras com correspondência na frase ou exata é possível sim. Para isso, você pode adicionar no mesmo local (conforme mostra no vídeo) apenas adicionando as “aspas” ou [colchete].