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Como vender cursos online: 7 dicas para atrair mais alunos

A chave do sucesso para vender mais cursos online pode estar nos alunos já existentes

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Cada vez mais as pessoas estão buscando aprimorar técnicas e habilidades. Um jeito prático e eficiente de fazer isso é por meio de cursos online. Na última pesquisa Global Shapers, 78% dos 25 mil jovens entrevistados afirmaram já ter participado de cursos online.

Não há dados no Brasil sobre o número de pessoas que fazem cursos online. No entanto, a Associação Brasileira de Educação a Distância afirmou que, em 2016, 1,5 milhão de pessoas estavam matriculadas em cursos de educação superior a distância.

Isso demonstra o crescimento da busca por cursos que podem ser feitos em qualquer lugar, sem a necessidade de ficar frente a frente com o professor.

Em paralelo, surgem constantemente novos cursos online, impulsionados pela facilidade de criar aulas nesse formato. Plataformas como EADbox, Sambatech, EADPlataforma, Edools e Hotmart permitem que qualquer pessoa crie cursos online.

Além disso, marketplaces como Udemy, Udacity e Coursera funcionam como grandes prateleiras de cursos, conectando oferta e demanda. As redes de afiliados, como a Lomadee, completam esse cenário, ajudando a divulgar os produtos certos em cada nicho.

Diante disso, preparamos uma série de dicas para atrair mais alunos para os seus cursos e para estimular que concluam as aulas , voltando a se matricular posteriormente.

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Como atrair mais alunos para os cursos

Listamos 7 ações para você colocar em prática e começar a atrair mais alunos. Elas podem ser ativadas sem grandes dificuldades e trazer resultados relevantes a curto prazo.

1. Foque no benefício

É provável que haja cursos online sobre qualquer assunto que você conseguir pensar. Porém, o que motiva mesmo o aluno é o que ele vai conseguir obter ao colocar em prática o aprendizado.

Pode ser uma vantagem financeira, de produtividade para ganhar tempo, ou de status. Pode ser, também, algo que faça com que a pessoa chegue mais perto do seu sonho.

Por isso, toda a comunicação precisa ser direcionada para o benefício conquistado por meio do curso e para a vantagem que o Lead terá ao aprender aquilo. A Udemy costuma explorar o benefício financeiro que os alunos dos cursos terão. Veja:

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É importante reforçar também o que a pessoa pode perder caso não aprenda algo ensinado no curso. Um profissional de marketing que não domina Inbound Marketing ou um vendedor que não aperfeiçoa suas estratégias de negociação estarão fora do mercado de trabalho em breve.

2. Use provas sociais para persuadir

Pessoas agem com base nas experiências de outras pessoas, pois têm medo de desperdiçarem seu tempo. Ou seja, confiança gera conversão. Duas ações simples, mas eficientes, funcionam como prova social da qualidade dos cursos:

  • Número de pessoas inscritas no curso e satisfação dos alunos: mostre quantos alunos já fizeram aquelas aulas e que ficaram satisfeitos com o que aprenderam.

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  • Depoimentos de ex-alunos: deixe que seus alunos falem sobre o impacto do curso na carreira ou no negócio deles, como aumento salarial, reposicionamento no mercado ou aumento da produtividade. Se possível, use foto, nome, profissão e empresa onde a pessoa trabalha nos dados da citação, para não ficar dúvidas de que são depoimentos reais. Os depoimentos também ajudam a mostrar que o mercado e as pessoas estão indo nessa direção. A RD University usa essa estratégia na home:

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3. Gere senso de urgência e escassez

Procrastinar é um ato comum para a maioria das pessoas. No mundo digital, a tomada de decisão é prejudicada pelo alto número de distrações, como redes sociais, jogos e notificações.

Por isso, é importante estimular a ação imediata, seja com comunicação imperativa — “faça agora” — quanto com escassez e vantagens da ação naquele momento. Alguns exemplos: desconto para primeiras compras, divisão das matrículas em lotes e ingressos limitados.

A Fotologia Podcast, maior plataforma de conteúdo para fotógrafos do Brasil, faz isso muito bem. O curso Vitamina V é oferecido apenas duas vezes ao ano, então ou você faz ou terá que esperar meses até abrir uma nova turma. O número de inscritos cresce 22% a cada edição.

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4. Mostre que você domina o assunto

Artigos, eBooks, planilhas, ferramentas, webinars e trechos de aulas mostram que você domina o assunto abordado no curso e é autoridade no segmento.

Eles também ajudam — e muito — a gerar Leads que têm perfil para se tornarem seus alunos.

5. Crie um programa de indicação

Faça com que seus alunos indiquem potenciais alunos para os seus cursos em troca de um benefício, como desconto em um próximo curso ou mensalidade. É a lógica do Referral Marketing.

Dá para fazer uma Landing Page apenas para indicação, com as vantagens para quem indica e para quem é indicado.

6. Estimule e ajude seus alunos a concluírem o curso

Depois de atrair o aluno, é preciso mantê-lo motivado a concluir o curso. Isso ajuda a fidelizá-lo para novas matrículas e o estimula a indicar amigos para estudarem com a sua empresa.

Primeiro, é preciso entender o comportamento do aluno e desenhar a jornada dele ao longo do curso. Avalie quantas sessões um aluno costuma fazer ao longo do curso, em que momento ele se desmotiva e abandona o curso, por exemplo.

Em seguida, é importante fazer uma automação de marketing para motivar os estudantes e lembrá-los do objetivo por trás daquela qualificação. Gamification e premiações também funcionam muito bem para manter os níveis de engajamento.

O curso online de finanças pessoais Jornada da Desfudência, por exemplo, faz um ranking dos alunos. São considerados critérios como participação na comunidade, agilidade na entrega das avaliações e quantidade de respostas corretas nas provas. O primeiro colocado ganha R$ 10 mil.

7. Revenda para seus alunos

Conquistar um novo cliente é muito mais difícil do que revender para um atual. O prospect precisa passar por todo o processo de reconhecer a demanda, conhecer a sua marca, aceitar que você é a melhor opção e que o curso possui um valor maior do que o preço cobrado.

Por isso, invista em revender para seus ex-alunos imediatamente após eles concluírem o curso, quando ainda estão motivados e já criaram o hábito de estudar.

Outra característica interessante sobre a revenda é que você consegue monitorar a qualidade dos seus cursos. Ou seja, se os alunos estão se rematriculando, é sinal de que a experiência anterior foi positiva. Se não, algo precisa ser reavaliado.

Conclusão

Ninguém faz um curso para aprender a investir: as pessoas querem juntar dinheiro para se aposentar, para abrir seu próprio negócio, para fazer uma viagem ou comprar um apartamento, por exemplo. Economizar dinheiro e investir não é divertido, mas é necessário para obter um benefício.

Por isso, foque no benefício e no problema que seu curso resolve, e não no seu curso. Ele pode ser incrível, mas se não estiver claro qual dor da sua persona será resolvido e em que benefício resultará, não será atrativo.

Como o ticket médio de cursos online costuma ser baixo, o custo de aquisição por cliente também não pode ser alto. Logo, o Lead precisa ser incentivado a fazer o curso o mais cedo possível, de preferência na primeira página com a qual tem contato. Espalhe iscas fundo de funil no seu site e blog, gere senso de urgência e crie ofertas escassas para acelerar a tomada de decisão dos visitantes do site.

Por fim, lembre que pessoas não confiam em empresas, mas em pessoas, então transforme seus alunos em porta-vozes. Para oferecer experiências positivas, entenda a jornada do aluno ao longo do curso, mitigue pontos de distração e crie uma automação para mantê-lo engajado. Garantida a melhor experiência, estimule a indicação de outros alunos para o curso e divulgue os depoimentos positivos.

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