Blog de Marketing Digital de Resultados

5 vantagens da computação em nuvem que mudaram o Marketing e a operação das empresas

A nuvem oferece uma série de vantagens para empresas, independentemente do segmento de atuação e do tamanho do negócio.

A computação na nuvem pode ser considerada uma das maiores revoluções possibilitadas pela internet. Cada vez mais empresas estão inserindo-se nesse novo ambiente digital e desfrutando das inúmeras vantagens possíveis com o avanço tecnológico somado com o know how empresarial.

Também chamada de cloud computing, a nuvem consiste em manter arquivos, documentos e aplicativos todos numa rede, sendo que com acesso à internet, é possível acessá-los de qualquer dispositivo, pois os dados não estão restritos a um hardware local.

Esse era o conceito inicial de nuvem. Entretanto, rápidos avanços têm mostrado que os benefícios vão para além do acesso remoto possível com qualquer dispositivo com conexão à internet.

Atualmente, a nuvem também é um recurso usado para grandes análises de dados, maior segurança tecnológica para empresas, otimização de recursos e de processos, aumento da produtividade de colaboradores, melhor relacionamento com clientes, entre outros.

Índice

Quais são as vantagens da nuvem para o Marketing Digital?

No Marketing Digital, as vantagens que a nuvem trouxe são imensas. Basta dar uma olhada para o passado e pensar como seria sua rotina de trabalho hoje sem o uso da nuvem.

Imagine se você tivesse que fazer o download de todos os documentos que acessa durante o dia.

Imagine se sempre que você descobrisse uma ferramenta nova, precisasse fazer o download e a instalação em seu computador. E se você gostasse, precisasse instalar nos outros computadores da empresa para outros colaboradores usarem.

Imagine se você não tivesse acesso em tempo real aos seus resultados e status das metas para acompanhar a estratégia de marketing de sua empresa.

Imagine se seu computador estragasse e que todos os arquivos necessário para dar continuidade ao trabalho do dia anterior estivessem nessa máquina.

Seria difícil trabalhar assim, certo?

Pensando por este viés, fica fácil notar como a computação na nuvem oferece uma série de vantagens para empresas, independentemente do segmento de atuação e do tamanho do negócio.

Selecionamos cinco vantagens que as empresas podem ter ao utilizar a nuvem. Confira!

1. Mais eficiência na operação de marketing + vendas

O alinhamento entre os times de marketing e vendas, chamado também de Vendarketing, é fundamental para que uma empresa tenha uma operação eficiente e sem furos.

Para manter as duas áreas falando a mesma língua é preciso que haja uma intensa interação entre elas. Dessa forma, ferramentas que estão na nuvem facilitam muito esse contato e esse relacionamento.

Isso porque dentro da nuvem os colaboradores da empresa podem verificar em tempo real como está a operação da outra área, identificar pontos de melhoria e agir rapidamente para ajudar a empresa a entregar os resultados desejados.

Outro ponto é que a nuvem permite que os times de marketing e vendas acompanhem juntos o comportamento e as interações dos Leads, centralizando todas essas informações em uma plataforma.

Desse modo, o time de marketing consegue acompanhar qual o perfil e o comportamento dos Leads que se tornaram clientes, e usar essas informações para gerar insights de conteúdo sobre suas personas e suas dores.

Já o time de vendas consegue acompanhar todas as interações do Lead no site da empresa para entender o que ele precisa e fazer uma abordagem mais personalizada durante a venda.

2. Mais produtividade para toda a empresa

Uma empresa que não possui soluções na nuvem está se autoflagelando. No ano em que estamos não faz mais sentido não trabalhar com a possibilidade de acessar qualquer documento em qualquer dispositivo.

Com soluções na nuvem, os colaboradores podem trabalhar em diferentes dispositivos sem que isso afete sua produtividade. Não existe mais aquele arquivo perdido em um hd externo. Basta acessá-lo na nuvem por qualquer laptop, celular ou outro dispositivo.

O mesmo vale para softwares hospedados na nuvem, que podem ser usados por qualquer pessoa da empresa e não apenas no computador em que ele está instalado, por exemplo.

Ainda sobre produtividade, um ponto importante que a nuvem trouxe foi uma maior facilidade em trabalhos colaborativos. Os colaboradores não só podem acessar os documentos a qualquer momento e de qualquer lugar como podem também compartilhá-los com outras pessoas do time, facilitando o trabalho em equipe.

Um workflow bem estruturado na nuvem e documentos compartilhados entre todos fornecem uma visão ampla sobre o que o time está trabalhando, possibilitando que qualquer informação seja acompanhada – e atualizada – em tempo real.

3. Melhores previsões na análise de dados

A análise de dados na nuvem permite personalizar previsões, reduzindo o tempo de análise e oferecendo uma solução mais eficaz, em menos tempo.

Esse recurso de análise de dados personalizados pode ser apropriado por qualquer empresa para acompanhamento cada vez mais eficiente do desempenho de colaboradores. Basta visualizar um histórico de ações e desenvolver soluções para limitações antes que essas se agravem.

Ter uma melhor previsão na análise de dados pode ajudar seu negócio a ser mais saudável, evitando prejuízos que poderiam se tornar graves para a empresa.

Além disso, um dashboard de análise em tempo real consegue mostrar se há algum indicador muito abaixo do esperado. Isso permite com que os times possam realizar ações de curto prazo para reverter a situação e não terminar o mês, trimestre ou ano abaixo da meta estipulada.

4. Integração de informações

A nuvem permite a integração de informações de grandes proporções, como a administração de recursos públicos de um governo, facilitando a administração orçamentária de grandes montantes e tornando o processo mais transparente.

Em empresas o recurso torna-se uma das opções para o acompanhamento do orçamento do negócio, além do monitoramento dos recursos em diferentes níveis, desde a execução até o planejamento a longo prazo, envolvendo informações de todas as áreas da empresa, incluindo filiais.

A solução aumenta a eficiência da gestão, evitando desvio de recursos, uso inadequado do orçamento e auxiliando a identificar desperdícios ao longo do processo, aumentando a eficácia da gestão orçamentária da empresa, sem acarretar em aumento de tempo para análise desses dados.

5. Responsabilidade ecológica

Consumidores, empresas e governos estão mais preocupados com a ação humana sobre o meio ambiente e a responsabilidade ecológica se torna mais importante em empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Ao otimizar processos, identificar melhores alternativas de transportes e logística, reduzir tempo de produção e execução de serviços, a nuvem permite que a empresa seja mais responsável ambientalmente.

Por exemplo, a nuvem auxilia a identificar serviços a serem prestados próximos geograficamente, permitindo que haja um único deslocamento. O acesso remoto às informações também pode ser usado para permitir que colaboradores diminuam a necessidade de deslocamento para executar determinadas tarefas, entre outras alternativas.

A nuvem permite conciliar opções mais sustentáveis de logística e gestão, sem custos adicionais para as empresas, que por sua vez podem beneficiar-se das otimizações reduzindo custos operacionais relacionados a transporte e outros fatores.

Quando começar a utilizar a nuvem?

A nuvem pode beneficiar empresas de diferentes áreas, o que indica que não há um tempo determinado para adotar a estratégia na companhia.

O recurso pode ser implementado ao identificar oportunidades de melhoria no processo de fabricação, prestação de serviço ou gestão do negócio decorrentes de uma melhor análise dos dados coletados nesses processos. Sendo possível ainda conciliar a solução com uma estratégia de Business Intelligence.

Empresas menores que não possuem condições de iniciar um grande investimento em computação na nuvem podem iniciar com investimentos direcionados a áreas mais críticas utilizando-se de serviços na nuvem oferecidos por empresas de tecnologia.

As soluções do Azure, da Microsoft, podem ser utilizadas para várias finalidades, como Marketing Digital, comércio eletrônico, Business Intelligence, Big Data e muitas outras.

Você pode começar a utilizar a solução gratuitamente neste link para experimentar o que ela oferece. Além disso, a Microsoft oferece créditos de nuvem para startups por meio do BizSpark. Visite a página do programa para conhecer e se cadastrar.

Marcadores:

Deixe seu comentário