Comunicação empresarial: o que é e como implantar uma estratégia integrada

Ter uma comunicação empresarial integrada ajuda seu negócio a se comunicar com o público, consolidar a imagem da marca e alcançar melhores resultados

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Vocali30 de junho de 2022
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Comunicação empresarial é o conjunto dos meios de contato de uma marca com seus investidores, clientes, colaboradores e também com o público em geral. As estratégias e ações que um negócio desenvolve para alcançar e impactar todos os seus públicos externos e internos formam a sua comunicação empresarial.


Você certamente já ouviu falar (ou até mesmo vivenciou) um problema causado pela famosa “falta de comunicação”. Se ela causa distúrbios nas relações pessoais, nos negócios isso não é diferente. Uma empresa que sofre com problemas de comunicação dificilmente vai conseguir atingir os resultados esperados.

Portanto, não importa o segmento de atuação, o tamanho ou o modelo de negócio: toda empresa precisa se comunicar com sua audiência, de forma a ser reconhecida no mercado e fechar novas vendas.  E são as estratégias de comunicação empresarial que vão determinar os melhores canais e metodologias para garantir que isso ocorra da melhor forma possível - e com o mínimo de falhas.

A comunicação empresarial é o rosto e a voz de uma empresa. É o modo como uma marca se apresenta ao mercado, constrói sua imagem e reputação, transmite seus valores e propósitos, e se relaciona com seu público - tanto interno quanto externo.

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O que é comunicação empresarial?

Também chamada de comunicação corporativa, a comunicação empresarial é o conjunto de estratégias e ações que uma empresa desenvolve para alcançar e impactar todos os seus públicos. Ou seja, representa os meios de contato de uma marca com seus investidores, clientes e potenciais clientes, colaboradores e também com o público em geral.

A comunicação empresarial inclui uma série de ações que vão desde meios mais tradicionais como a identidade visual da marca e a presença da empresa na mídia até as metodologias focadas no ambiente digital, como o Inbound Marketing, por exemplo. De forma geral, as ações de comunicação se dividem em duas frentes principais: a comunicação interna e a comunicação externa.

Comunicação empresarial interna

Não é difícil imaginar que se a comunicação com os próprios colaboradores da empresa não funciona, as ações com a persona da marca também não vão render bons resultados. Por isso, a primeira frente da comunicação empresarial é a comunicação interna.

Responsável por integrar a equipe e alinhar o discurso do negócio, a comunicação interna possui um papel estratégico para as empresas. Ela é essencial para conectar o time e os gestores, garantir que todos os colaboradores compreendam os objetivos do negócio, além de consolidar a cultura organizacional da empresa.

É importante lembrar que embora a comunicação interna seja geralmente coordenada pelos departamentos de RH e/ou Marketing, o impacto de suas ações é sentido por todos os setores da empresa, sobretudo pelos gestores.

A comunicação empresarial interna também está diretamente ligada a outras duas metodologias estratégicas para o relacionamento de uma empresa com seus colaboradores:

  • O endomarketing, que corresponde às ações de marketing interno, focadas em incentivar a interação entre colaboradores e empresa;
  • E o employer branding (ou marca empregadora), que é a construção da reputação da marca voltada para atrair e reter novos talentos.

Comunicação empresarial externa

A parte externa da comunicação empresarial, por sua vez, inclui todas as estratégias e ações de relacionamento com quem está fora da empresa. E aqui não estamos falando de uma única persona, mas de vários públicos:

  • clientes;
  • potenciais clientes;
  • investidores;
  • fornecedores;
  • parceiros;
  • concorrentes
  • imprensa;
  • influenciadores;
  • organizações sociais;
  • poder público;
  • e a sociedade em geral.

Comunicar-se com tantos públicos exige, naturalmente, que a empresa utilize diferentes canais e estratégias. Afinal, a forma como uma organização dialoga com seus clientes e com o público em geral, por exemplo, é bem distinta tanto em termos de conteúdo, quanto de tom de voz e formatos.

Sendo assim, a comunicação externa abarca as seguintes áreas:

  • Inbound Marketing: é o conjunto de estratégias de marketing de atração e conversão de clientes por meio da oferta de conteúdos relevantes. Inclui o uso de canais como mecanismos de busca, blogs, redes sociais, mídia paga, campanhas e fluxos de email, etc.
  • Outbound Marketing: é o “marketing tradicional”, que busca captar clientes para a empresa a partir da oferta direta de serviços ou produtos.
  • Relações públicas: é o processo (e o profissional) responsável por criar ações estratégicas de comunicação de uma empresa com seus públicos.
  • Assessoria de imprensa: é a área da comunicação responsável por criar e manter um relacionamento com os meios de comunicação (jornais, revistas, portais de notícias, TVs, etc.). Por meio da assessoria de imprensa, a empresa pode ser referenciada em matérias sobre assuntos relacionados ao mercado de atuação, além de servir como fonte especializada em entrevistas e reportagens.

Na comunicação empresarial externa, essas diferentes áreas costumam trabalhar de forma alinhada. Uma mensagem que a empresa quer transmitir para os seus públicos pode, por exemplo, passar tanto por ações de divulgação na mídia (assessoria de imprensa), quanto por distribuição via redes sociais (Inbound Marketing).

Vantagens de ter uma comunicação integrada na sua empresa

Todas as ferramentas e metodologias de comunicação empresarial que vimos até aqui trabalham, cada uma à sua maneira, para estabelecer uma conversa da empresa com seus públicos. Mas como garantir que essa mensagem ecoe sem virar um burburinho incompreensível?

Não dá para a marca defender uma coisa nas redes sociais e ter uma postura completamente diferente na relação com os seus colaboradores. Ou pior: divulgar uma informação na imprensa e outra oposta no site institucional, por exemplo.

Quanto mais integradas e planejadas forem as estratégias de comunicação do seu negócio, maiores são as chances de que sua mensagem seja ouvida e de que a sua empresa conquiste reconhecimento, identificação e credibilidade.

Um alinhamento entre as estratégias de marketing, assessoria de imprensa, RH, e outras áreas da comunicação empresarial, por sua vez, traz uma série de benefícios para o negócio.

1. Fortalece a imagem da marca

Ter uma comunicação empresarial bem alinhada faz com que a empresa seja vista pelos stakeholders como uma marca forte e consolidada no mercado. Isso aumenta a credibilidade e a visibilidade do negócio.

2. Unifica o discurso e o tom de voz da empresa

Além de fortalecer a marca, a comunicação empresarial integrada também consolida a identidade da empresa. Ela unifica o discurso e o tom de voz do negócio, e faz com que tudo que a empresa comunica - interna ou externamente - esteja alinhado com o propósito da marca.

A questão do tom de voz é vista de forma bem evidente na comunicação de empresas como a Netflix e o Nubank, que adotam uma linguagem humanizada e viral para interagir com o público de maneira mais realista. Hoje essa característica já é vista como parte da identidade das marcas.

comunicação empresarial integrada

3. Atrai e retém talentos

Trabalhar em uma empresa com uma marca forte e uma identidade bem estabelecida é o sonho de muitos profissionais. A comunicação integrada fortalece o employer branding e atrai profissionais cada vez mais qualificados para o seu time.

Aliás, o employer branding ilustra perfeitamente a ideia de integrar as estratégias de comunicação. A construção de marca empregadora passa tanto pelas ações de comunicação interna para engajar a equipe, quanto pelo trabalho do marketing em divulgar o que foi feito.

Um bom exemplo são as ações de comunicação interna que a Agência Vocali desenvolve para a RD Station desde o início da pandemia para manter o engajamento dos RDoers. Podcasts e encontros virtuais, além de um plano de volta ao escritório de maneira segura, são algumas iniciativas que contribuem para que os RDoers participem ativamente da cultura organizacional da empresa. Você pode conferir o esse case completo de comunicação interna aqui.

4. Facilita o gerenciamento de crises

Qualquer empresa está sujeita a passar por um problema que exija um plano de gerenciamento de crise. Nessa situação, contar com uma comunicação integrada possibilita que a empresa se posicione mais rapidamente e de forma mais efetiva, minimizando os danos à reputação da marca.

5. Escala os resultados

Todos os benefícios anteriores, quando somados, colaboram diretamente para que a sua empresa se diferencie no mercado e supere os concorrentes.

Uma marca fortalecida e ativa nos diferentes canais de comunicação é vista e lembrada pelo público, atrai mais leads e, consequentemente, gera mais vendas e escala seus resultados.

Como fazer a comunicação empresarial do seu negócio

Depois de conhecer as principais áreas que compõem a comunicação empresarial e entender os benefícios que uma estratégia integrada traz para o seu negócio, é hora de colocar em prática.

O primeiro passo é mapear o que a sua empresa já faz, tanto em termos de comunicação interna quanto externa, além de avaliar como se dá a relação e a sinergia entre essas áreas. Lembre-se que uma estratégia integrada de comunicação só funciona quando o trabalho é alinhado desde o planejamento até a mensuração de resultados.

Uma maneira prática de mapear a comunicação empresarial da sua empresa e traçar as melhores estratégias é por meio de uma agência com expertise em comunicação integrada. Contar com o apoio de um parceiro especializado otimiza a gestão de processos e ajuda o seu negócio a comunicar-se de forma mais eficiente.

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Post originalmente publicado em agosto de 2021 e atualizado em junho de 2022.

Perguntas frequentes

O que é comunicação empresarial?

Comunicação empresarial é o conjunto dos meios de contato de uma marca com seus investidores, clientes, colaboradores e também com o público em geral. As estratégias e ações que um negócio desenvolve para alcançar e impactar todos os seus públicos externos e internos formam a sua comunicação empresarial.

Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial?

O principal objetivo da comunição empresarial é fortalecer a imagem da marca, passando as mensagens certas para os públicos certos. Ela também unifica o discurso e o tom de voz da empresa, criando uma identidade com quem recebe as mensagens.

Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?

Os 2 tipos de comunição empresarial são a externa e a interna. Na externa entram o marketing, as relações públicas e a assessoria de imprensa, enquanto na interna temos o endomarketing e o employer branding.

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