Comunicação Interna na pandemia: como a RD adaptou seus canais mantendo o engajamento do time

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Resultados Digitais20 de junho de 2020
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É fato que a chegada da pandemia de Covid-19 está desafiando empresas no mundo inteiro em diversos aspectos. Quando olhamos para a área de Comunicação Interna, não é diferente.

Além de estarmos diante de um cenário totalmente inusitado, em que as pessoas estão mais vulneráveis e sensíveis devido ao isolamento social, o modelo de trabalho home office fez com que perdêssemos elementos importantes do escritório físico. Isso tudo sacudiu a criatividade e colocou os comunicadores para pensar fora da caixa.

Porém, ao mesmo tempo em que os desafios são grandes, a Comunicação Interna também está tendo uma oportunidade de mostrar sua importância para o dia a dia das pessoas e da organização. Como essa é a área responsável por levar as notícias da organização aos colaboradores, conseguimos entender porque o momento exige tanto.

Se as pessoas precisam de informação normalmente, imagine vivendo uma crise. E não é só isso: o papel da comunicação dentro das empresas ultrapassou o limite dos negócios e nunca foi tão significativo para as relações humanas.

A empatia e o cuidado com as pessoas sempre guiaram as ações da RD e, neste período, procuramos colocar ainda mais foco nesses pilares em todas as mudanças que fizemos. As pessoas sempre serão os ativos mais valiosos que podemos ter como empresa, por isso estar próximo e ouvi-las são algumas de nossas principais responsabilidades agora.

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O modelo home office é oficial. E agora?

Ao entrarmos no modo de trabalho remoto em meados de março, a primeira perda que sentimos foi a TV Corporativa. Esse canal era utilizado para as nossas comunicações mais visuais e descontraídas. 📺

Logo na primeira semana longe do escritório, nos esforçamos para pensar em um canal que trouxesse a leveza dos conteúdos da TV, o cenário do “novo normal” vivido em casa e o protagonismo de RDoers – como carinhosamente nos autodenominamos.

Nossa ideia foi criar uma comunicação mais próxima e verdadeira sobre o que estava acontecendo, sobre a rotina das pessoas e saber como elas estavam lidando com tantas novidades.

Assim nasceu o Let's Home, um canal em vídeo e imagem, de curta duração e com RDoers! Costumamos trazer novidades de áreas ou projetos, adaptações dos times, além de dicas de bem estar e atividades que as pessoas estão fazendo durante a quarentena.

comunicação interna na pandemia - lets home

Em um dos programas, por exemplo, trouxemos fotos das mães e pais trabalhando com os filhos e, em outro, o pessoal com seus pets. O canal também passou a ser um meio para nosso CEO e diretoria se aproximarem do time, trazendo atualizações periódicas sobre o cenário externo e seus impactos no nosso negócio.

Os vídeos são todos caseiros, geralmente gravados com o celular e acessados pelo YouTube, o que nos ajudou a entender o alcance do canal pelo número de visualizações que a plataforma nos oferece. De lá pra cá, já fizemos algumas mudanças no conteúdo do canal para acompanhar o momento das pessoas e, assim, não termos algo repetitivo e cansativo.

Quer conhecer o Let's Home? Abaixo você pode conferir um de nossos episódios, exibido no dia 16 de abril.

https://youtu.be/OS8jw2bBRFY

Unidos à distância

Outro ponto interessante para levarmos em consideração é o distanciamento, que nos obriga a permanecer longe fisicamente uns dos outros, mas, ao mesmo tempo, é propício para nos conhecermos melhor. Isso, na verdade, foi acontecendo naturalmente porque passamos a “entrar” nas casas das pessoas.

Em nossas diversas reuniões remotas, tivemos contato com suas famílias, animais de estimação e rotina, lados que eram desconhecidos até então. Quantos encontros você teve nesse período em que você ou a pessoa com quem conversava saía com o computador na mão fazendo um tour pela casa? Em quantos deles você também não acabou conhecendo o cachorro, o gato ou o papagaio de quem estava do outro lado da tela? Alguns, não?

Pensando nos lados que não costumamos compartilhar tanto, resolvemos criar um podcast interno de entrevistas para contar experiências inusitadas dos(as) RDoers – uma super oportunidade para conhecermos o “lado B” das pessoas que trabalham conosco. As gravações são feitas pela ferramenta Zoom e nossos entrevistadores fazem parte do time, é claro.

Os episódios são lançados semanalmente pela nossa newsletter interna e, assim como no Let’s Home, também conseguimos medir os acessos e saber mais sobre o alcance de cada um deles.

Já tivemos histórias incríveis sendo contadas e, com certeza, o sentimento que fica é o de que estamos mais próximos apesar da distância. Fique à vontade para escutar o episódio de estreia do nosso B Side! 😃

Mesmo com o surgimento do Let's Home e do B Side, nós mantivemos a newsletter semanal e reforçamos o uso do Slack, nossa principal ferramenta de comunicação interna. Através desse conjunto de canais, garantimos que as principais notícias da empresa continuem chegando para as pessoas, além de trazer algo leve e que gere conexão entre RDoers.

E como será daqui pra frente na Comunicação Interna?

Bem, essa é uma boa pergunta! O momento que enfrentamos é pouco preciso e ainda não temos clareza de como e quando retornaremos ao escritório. Vivemos uma semana de cada vez e não deixamos de monitorar nossas métricas e os canais de feedbacks.

O que precisamos ter em mente é: ser flexível e estar preparado(a) para mudar e adaptar caminhos. Isso pode acontecer algumas vezes e está tudo bem. O ponto central nisso tudo é garantir que as pessoas estejam satisfeitas e seguras de que a informação chega para elas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo pelo LinkedIn, vou adorar trocar mais ideias sobre o tema com você! Ah, e deixe um comentário para nós caso tenha gostado do post. 😉

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