Como o RD Station ajudou o Consórcio Magalu a realizar mais sonhos de seus clientes

Saiba como a frente de consórcios do Grupo Magazine Luiza conseguiu aumentar a geração de Leads em 53% e as vendas em 41% mesmo durante a pandemia


“A gente realiza sonhos, o Consórcio Magalu nada mais é do que a realização de sonhos.” A frase do diretor administrativo Alexandre Santos reflete o sentimento de centenas de funcionários da frente de consórcios do Grupo Magazine Luiza. Nada mais natural, portanto, que a busca por ferramentas que facilitem esse trabalho de transformar os sonhos dos clientes em realidade.

Fundado em 1992, o Consórcio Magalu foi implementado pela visão da empreendedora e fundadora do grupo, Luiza Helena Trajano. Ele se aproveita da capilaridade das lojas Magazine Luiza, carro-chefe do grupo, com mais de 1,1 mil pontos espalhados por todo o Brasil onde eram feitas quase todas as vendas de consórcios. Ainda assim, a gestão identificava alguns problemas.

O principal deles era a desorganização dos processos de Marketing e Vendas, com uma grande quantidade de softwares e ferramentas que não conversavam entre si. Isso tudo começou a mudar com a ida de uma equipe do Consórcio Magalu ao RD Summit 2019, em Florianópolis. Foi lá que entenderam melhor como a plataforma RD Station poderia ajudar.

 

Entrada do Consórcio Magalu no Marketing Digital

“O nosso trabalho aqui dentro do Marketing sempre foi muito operacional e desconectado”, diz a gerente de Marketing do Consórcio Magalu, Luiza Amorim, que está há 18 anos na empresa. Ela conta que havia uma ferramenta para mandar emails, outra para disparar SMS, uma diferente para contatar clientes e mais uma para criar Landing Pages – e muitas outras. “Era tudo desintegrado”, completa Luiza.

Uma parte das vendas já era feita online, mas a distribuição dos Leads para os mais de 400 gestores de vendas era um desafio. A empresa usava uma ferramenta criada internamente, que já não dava mais conta. “Também precisávamos criar uma automação do processo de vendas, então a RD veio justamente para solucionar esses dois problemas”, explica o gerente comercial Edvaldo Ferraro.

Alexandre Santos, o diretor administrativo, classifica esse momento, iniciado no RD Summit 2019 e já colocado em prática a partir dos primeiros meses de 2020, de digitalização dos vendedores do Consórcio Magalu. “Eu não vejo mais o volume de vendas que a gente vem fazendo, se não tiver o RD Station”, afirma.

Como o RD Station ajudou o Consórcio Magalu

O Consórcio Magalu passou a usar o RD Station Marketing e o RD Station CRM de forma integrada. “As duas ferramentas juntas foram fundamentais para entender o processo e a jornada do cliente como um todo”, diz Luiza Amorim. “Saber se relacionar com o cliente desde o momento em que ele chegou até a conversão era muito importante. A gente se perdia nesse processo quando não tinha ferramentas integradas”, completa.

A complexidade da operação de distribuição de Leads entre os vendedores era, de fato, muito alta. Por isso, a 8D PRO – agência Platinum do Programa de Parcerias da RD –  ajudou a organizar a operação, implementando robôs inteligentes para atender às regras de distribuição de Leads. Assim, o time do Consórcio Magalu pôde explorar ao máximo a utilização das ferramentas garantindo os melhores resultados em Marketing e Vendas.

O RD Station Marketing também auxiliou na otimização do site da empresa para conversões e vendas, com formulários, calls-to-action e Landing Pages criados com os editores da ferramenta. Veja abaixo como ficou o site, lançado em julho de 2020:

consórcio magalu site

Se antes, como disse a gerente Luiza Amorim, havia uma série de programas que não conversavam entre si, com o RD Station Marketing e o RD Station CRM trabalhando integrados, tudo ficava em um só sistema. As Landing Pages geravam Leads, que eram nutridos com automações de Email Marketing até estarem preparados para a compra, com o sistema e os vendedores tendo informações em tempo real pelo CRM.

Essa é a beleza de uma ferramenta de Automação de Marketing tudo-em-um, e não é à toa que o RD Station é líder na América Latina. Veja abaixo uma das Landing Pages criadas pelo Consórcio Magalu com o RD Station Marketing:

consórcio magalu landing page rd station

E os resultados das ações do Consórcio Magalu com o RD Station?

Tudo isso foi implementado durante o ano de 2020, em meio à pandemia de Covid-19. Assim como milhares de empresas no Brasil e no mundo, o Consórcio Magalu enfrentou o desafio da transformação digital acelerada. “Nós tínhamos um time muito analógico e hoje eu posso afirmar que o nosso time de gestores é totalmente digitalizado”, reconhece Edvaldo Ferraro.

Mesmo com esse desafio e o momento difícil da economia brasileira com a pandemia, o Consórcio Magalu conseguiu aumentar em 53% o número de Leads gerados e em 41% as vendas em relação a 2019. “Eu acredito que entre 80 e 90% das nossas vendas hoje passam pelo RD Station. Se tirar a ferramenta aí já era, aí já pode fechar a porta porque não vai vender”, garante Alexandre Santos.

Como ele disse no começo desta história, o Consórcio Magalu existe para realizar sonhos. Nós aqui da RD Station ficamos felizes em poder ter ajudado a empresa a realizar mais sonhos de seus clientes, com recordes de volume e valor de vendas, ainda mais em um período tão complicado.

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Comentários

Um comentário

  1. Gustavo Woltmann

    Muito obrigado pelo conteúdo mais uma vez, Resultados Digitais. Blog muito informativo e de muita qualidade.
    Abraços,
    Gustavo Woltmann