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Qual é a importância do conteúdo nas páginas de produtos no ecommerce?

E-commerce e conteúdo devem andar de mãos dadas, saiba a importância do conteúdo, principalmente para as páginas de produto

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

O conteúdo nas páginas de produtos é um aliado poderoso em qualquer estratégia de ecommerce. Por meio de títulos, descrições e imagens, é possível captar novos clientes, passar a ideia de credibilidade da marca e ainda ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, a loja virtual consegue se consolidar o suficiente para entrar na jornada de compra do consumidor omnichannel.

Contudo, disponibilizar conteúdos sobre os produtos é um dos principais gargalos na gestão de um comércio eletrônico. Falta gente na equipe para dar conta dessa demanda e também investimento em ferramentas para otimizar o processo. E, infelizmente, os gestores deixam essa estratégia de lado.

Mas se você quer ter bons resultados com a sua loja virtual é preciso parar e repensar o quão importante o conteúdo é para sua página. E essa é a função desse post!

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Como está a página de produtos do seu ecommerce?

Se você não sabe responder imediatamente essa pergunta, é porque está na hora de dar mais atenção para o conteúdo do seu site. Abra as páginas dos seus produtos e cheque se:

  • os produtos têm títulos claros e objetivos;
  • as descrições estão completas e atualizadas;
  • as imagens principais e secundárias estão boas e condizem com a descrição do produto.

Se você perceber algum erro, é sinal de que a sua página precisa de mudanças. Mas não precisa entrar em pânico. Segundo dados fornecidos pelo E-commerce Quality Index (EQI), apenas 40% dos produtos em uma loja virtual tem uma descrição completa. Ou seja, você não está sozinho nessa.

Entretanto, se quiser consolidar seu ecommerce e aumentar as vendas, precisa sair dessa estatística. A boa notícia é que você já sabe o que fazer para virar o jogo: investir em conteúdo.

Quais as principais vantagens de investir em conteúdo no seu site?

Uma das principais diferenças entre comprar na loja física e na virtual é o contato pessoal. Se você vai até uma loja da LG comprar um celular, por exemplo, você tem um promotor que passa todas as informações sobre o produto. Além disso, você pode pegar o celular e até mesmo testar antes de finalizar a compra.

No ambiente online, não existe um promotor de vendas para auxiliar na sua tomada de decisão. Logo, quem cumpre esse papel é o conteúdo. São os dados disponíveis que vão convencer o cliente se ele deve comprar nessa loja. Por isso, as descrições e imagens se tornam essenciais na loja virtual.

Além disso, é possível notar outras vantagens no ecommerce quando o conteúdo passa a ser um dos focos das estratégias do site. Separamos as três principais para você:

1. Potencialização da experiência de compra online

De acordo com o EQI, 72% dos ecommerces brasileiros não apresentam informações adequadas sobre os produtos que vendem. Isso acontece porque ações simples, que podem trazer mais qualidade na experiência de compra online, não são realizadas.

Por exemplo: categorização dos produtos. Se um item não for categorizado corretamente, ele não será encontrado pelo consumidor. Isso atrapalha a sua jornada de compra e faz ele desistir de voltar à sua loja ou fechar negócio imediatamente.

Nesse contexto, a descrição correta dos produtos, usando palavras-chave e técnicas de SEO, mais a padronização e categorização dentro do site, são maneiras de ajudar o consumidor a navegar de maneira intuitiva dentro do seu site.

A Saraiva é um ótimo exemplo de empresa que consegue aliar categorização e apresentação de informações de maneira eficiente. Veja:

conteudo e ecommerce

Olha como ela apresenta um celular da LG no site:

conteudo e ecommerce

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2. Aumento das conversões

O conteúdo de qualidade em um ecommerce está diretamente relacionado ao aumento das conversões. E isso vai além das descrições e das imagens. Outros elementos textuais e visuais contribuem para incentivar o cliente a não abandonar o carrinho.

Entre esses elementos estão as avaliações e comentários de outros compradores. Pense em você como consumidor: qual valor você dá para esse recurso? Isso aumenta as chances de você fazer uma compra? Imagino que a resposta tenha sido sim.

Portanto, é muito importante ter um campo para que os produtos sejam avaliados e, mais ainda, que ele fique visível para quem entrar na página.

A Amazon usa esse recurso muito bem. Quando entramos no site e clicamos em um livro, ao lado já vemos a avaliação dele (entre 1 a 5 estrelas) e a quantidade de comentários dos clientes. Se você clicar no link “customer reviews” você tem acesso a todas as opiniões dos leitores e pode decidir se adquire o livro ou não.

conteudo e ecommerce

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3. Melhora da reputação da marca

Imagine a decepção do consumidor que compra um produto pela sua imagem e recebe outro em casa? Muitas vezes, isso acontece pela embalagem não ter sido atualizada ou o novo modelo não ter sido inserido na página. É frustrante e prejudica a credibilidade da marca.

Por esse motivo, informações e imagens atualizadas são essenciais para melhorar a reputação da marca no ambiente virtual (e fora dele). Até porque ninguém confia em um ecommerce sem fotos e descrições dos itens, não é mesmo?

Quando você tem esse diálogo transparente com o consumidor via conteúdo, você ganha a sua fidelidade. E não precisa focar apenas em conteúdo dentro da página de produtos. Você pode criar um blog, montar um clube de exclusividade online e até mesmo usar as redes sociais para trabalhar a imagem da marca.

Mas, lembre-se: o conceito da marca, bem como as informações da loja virtual e dos outros canais de comunicação, devem estar bem alinhados.

A Magazine Luíza se tornou referência no mercado de ecommerce brasileiro porque conseguiu unir canais diferentes. Ela criou a Lu, personagem da marca para tirar dúvidas e interagir com os consumidores. A Lu tem perfil no Instagram, no Twitter, além de uma página dentro da loja virtual onde esclarece todas as dúvidas dos clientes.

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Quer jeito melhor do que ter o nome da sua empresa sempre lembrado e aumentar o seu valor perante os consumidores e investidores?

O que fazer para melhorar o conteúdo da sua loja virtual?

Além de se inspirar nos exemplos que mostramos anteriormente, você pode investir em tecnologia para ajudar a sua empresa a melhorar o conteúdo de maneira otimizada.

Já existem ferramentas gratuitas no mercado que indicam exatamente quais os produtos precisam de correção na loja virtual, como o varejista pode melhorar seu conteúdo para atrair e inspirar mais consumidores e ainda padronizar a informação enviada pelos fornecedores, possibilitando que elas sempre fiquem atualizadas.

Para melhorar ainda mais as páginas de produtos do seu ecommerce, você precisa saber tudo sobre experiência do consumidor. Se ele acessa um ambiente online perfeito, as chances de vendas são bem maiores. Quer entender melhor sobre essa relação? Então, baixe nosso eBook e fique por dentro de todos os detalhes!

Acesse também eBook Como Planejar um Conteúdo Eficaz, da Resultados Digitais. É gratuito, basta preencher os dados abaixo! Você ainda recebe um template para facilitar o seu trabalho.

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