Muito além do SEO para ecommerce: a importância do conteúdo nas páginas de produtos

E-commerce e conteúdo devem andar de mãos dadas, saiba a importância do conteúdo, principalmente para as páginas de produto

Lett
Lett6 de abril de 2020
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O conteúdo nas páginas de produtos é um aliado poderoso em qualquer estratégia de ecommerce. Por meio de títulos, descrições e imagens, é possível captar novos clientes, passar a ideia de credibilidade da marca e ainda ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, a loja virtual consegue se consolidar o suficiente para entrar na jornada de compra do consumidor omnichannel.

Contudo, disponibilizar conteúdos sobre os produtos é um dos principais gargalos na gestão de um comércio eletrônico. Falta gente na equipe para dar conta dessa demanda e também investimento em ferramentas para otimizar o processo. E, infelizmente, os gestores deixam essa estratégia de lado.

Mas se você quer ter bons resultados com a sua loja virtual é preciso parar e repensar o quão importante o conteúdo é para sua página. E essa é a função desse post!

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Como está a página de produtos do seu ecommerce?

Se você não sabe responder imediatamente essa pergunta, é porque está na hora de dar mais atenção para o conteúdo do seu site. Abra as páginas dos seus produtos e cheque se:

  • os produtos têm títulos claros e objetivos;
  • as descrições estão completas e atualizadas;
  • as imagens principais e secundárias estão boas e condizem com a descrição do produto.

Se você perceber algum erro, é sinal de que a sua página precisa de mudanças. Mas não precisa entrar em pânico. Segundo dados fornecidos pelo E-commerce Quality Index (EQI), apenas 40% dos produtos em uma loja virtual tem uma descrição completa. Ou seja, você não está sozinho nessa.

Entretanto, se quiser consolidar seu ecommerce e aumentar as vendas, precisa sair dessa estatística. A boa notícia é que você já sabe o que fazer para virar o jogo: investir em conteúdo.

Quais as principais vantagens de investir em conteúdo original no seu site?

Uma das principais diferenças entre comprar na loja física e na virtual é o contato pessoal. Se você vai até uma loja da LG comprar um celular, por exemplo, você tem um promotor que passa todas as informações sobre o produto. Além disso, você pode pegar o celular e até mesmo testar antes de finalizar a compra.

No ambiente online, não existe um promotor de vendas para auxiliar na sua tomada de decisão. Logo, quem cumpre esse papel é o conteúdo. São os dados disponíveis que vão convencer o cliente se ele deve comprar nessa loja. Por isso, as descrições e imagens se tornam essenciais na loja virtual.

Além disso, é possível notar outras vantagens no ecommerce quando o conteúdo passa a ser um dos focos das estratégias do site. Separamos as três principais para você:

1. Potencialização da experiência de compra online

De acordo com o EQI, 72% dos ecommerces brasileiros não apresentam informações adequadas sobre os produtos que vendem. Isso acontece porque ações simples, que podem trazer mais qualidade na experiência de compra online, não são realizadas.

Por exemplo: categorização dos produtos. Se um item não for categorizado corretamente, ele não será encontrado pelo consumidor. Isso atrapalha a sua jornada de compra e faz ele desistir de voltar à sua loja ou fechar negócio imediatamente.

Nesse contexto, a descrição correta dos produtos, usando palavras-chave e técnicas de SEO, mais a padronização e categorização dentro do site, são maneiras de ajudar o consumidor a navegar de maneira intuitiva dentro do seu site.

A Saraiva é um ótimo exemplo de empresa que consegue aliar categorização e apresentação de informações de maneira eficiente. Veja:

conteudo e ecommerce

Olha como ela apresenta um celular da LG no site:

conteudo e ecommerce
conteudo e ecommerce
conteudo e ecommerce
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2. Aumento das conversões

O conteúdo de qualidade em um ecommerce está diretamente relacionado ao aumento das conversões. E isso vai além das descrições e das imagens. Outros elementos textuais e visuais contribuem para incentivar o cliente a não abandonar o carrinho.

Entre esses elementos estão as avaliações e comentários de outros compradores. Pense em você como consumidor: qual valor você dá para esse recurso? Isso aumenta as chances de você fazer uma compra? Imagino que a resposta tenha sido sim.

Portanto, é muito importante ter um campo para que os produtos sejam avaliados e, mais ainda, que ele fique visível para quem entrar na página.

A Amazon usa esse recurso muito bem. Quando entramos no site e clicamos em um livro, ao lado já vemos a avaliação dele (entre 1 a 5 estrelas) e a quantidade de comentários dos clientes. Se você clicar no link “customer reviews” você tem acesso a todas as opiniões dos leitores e pode decidir se adquire o livro ou não.

conteudo e ecommerce
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3. Melhora da reputação da marca

Imagine a decepção do consumidor que compra um produto pela sua imagem e recebe outro em casa? Muitas vezes, isso acontece pela embalagem não ter sido atualizada ou o novo modelo não ter sido inserido na página. É frustrante e prejudica a credibilidade da marca.

Por esse motivo, informações e imagens atualizadas são essenciais para melhorar a reputação da marca no ambiente virtual (e fora dele). Até porque ninguém confia em um ecommerce sem fotos e descrições dos itens, não é mesmo?

Quando você tem esse diálogo transparente com o consumidor via conteúdo, você ganha a sua fidelidade. E não precisa focar apenas em conteúdo dentro da página de produtos. Você pode criar um blog, montar um clube de exclusividade online e até mesmo usar as redes sociais para trabalhar a imagem da marca.

Mas, lembre-se: o conceito da marca, bem como as informações da loja virtual e dos outros canais de comunicação, devem estar bem alinhados.

A Magazine Luíza se tornou referência no mercado de ecommerce brasileiro porque conseguiu unir canais diferentes. Ela criou a Lu, personagem da marca para tirar dúvidas e interagir com os consumidores. A Lu tem perfil no Instagram, no Twitter, além de uma página dentro da loja virtual onde esclarece todas as dúvidas dos clientes.

conteudo e ecommerce
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Quer jeito melhor do que ter o nome da sua empresa sempre lembrado e aumentar o seu valor perante os consumidores e investidores?

Storytelling para ecommerce: como contar histórias e encantar a audiência

storytelling infiltrou-se no mundo dos negócios para mostrar que tudo nessa vida depende da nossa capacidade de comunicação com o outro, da empatia, de entender quais são os problemas da perspectiva do cliente para só então resolvê-los da melhor forma. Quais histórias você tem contado no seu ecommerce?

Qual a voz do seu ecommerce?

Um processo que já é conhecido no Inbound Marketing é definir qual persona queremos trabalhar no ecommerce, ou seja, qual público queremos atingir. Entretanto, poucas vezes é feita uma análise anterior, a de posicionamento de marca como uma persona, com uma voz e comportamentos de uma pessoa real que pode e irá se relacionar com o público de forma direta.

Você sabe qual a voz do seu ecommerce? Que pessoa está contando sua história por você? Essa pessoa utiliza uma linguagem formal ou informal? É de qual sexo? Quais são seus principais hábitos? Como ela age quando precisa ajudar o outro?

Responder algumas destas questões pode ser a chave para agir de forma mais pessoal e humana com seu público. Só as marcas que criam uma relação verdadeira com seus clientes estarão ganhando lá na frente, e a melhor forma de criar uma relação com seu público é tratando sua marca como uma pessoa real.

>> Leia mais: Marketing para ecommerce: descubra como gerar conversões e vender mais

Para quem você está contando sua história?

Quem é a persona do seu ecommerce? Ter um público bem definido vai ajudá-lo a determinar o tipo de conteúdo de que precisa para atingir seus objetivos, qual o tom e estilo do seu conteúdo, quais serão suas estratégias de marketing, de quais tópicos tratar, onde seu público procura informações e como quer consumi-las.

Lembrando que, em alguns ecommerces, quando existem públicos muito distintos para cada tipo de produto, será necessário focar em uma persona principal ou trabalhar somente com a persona de marca que tratamos no tópico anterior. Para definir sua persona você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Quem é o seu potencial cliente? Pense em características físicas e psicológicas do responsável pela compra
  • Que tipo de assunto interessaria a ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza, tanto pessoal quanto profissionalmente?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, dificuldades e desafios?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

Aqui você pode entender melhor como e por que criar uma persona para sua empresa.

Como contar sua história com storytelling no ecommerce

Lembra daquela vez em que você era criança e estava andando de bicicleta em volta da casa da sua avó, deslizou a roda da frente em uma pedra um pouco maior, caiu e ralou todo o joelho no asfalto?

Aí você foi correndo e choramingando para dentro da casa e sua avó disse que a melhor coisa para curar aquela dor de uma vez por todas era uma mistura de álcool e ervas dentro de uma garrafa de refrigerante?

Você não queria por nada nesse mundo passar aquela mistura na sua perna porque sabia que ia arder. Mas aí sua avó contou a história de quando era menina e a mãe dela disse que aquelas ervas eram poderosas e podiam curar até dor de cabeça, e disse que em um dia ela ficou nova em folha depois de ter caído de uma árvore muito alta.

Do jeito que sua avó contou a história e com todo o carinho que demonstrava, você passou a mistura. Doeu, doeu muito, mas em poucas horas você já estava agradecido em cima de sua bicicleta rodando pela rua.

Certo, talvez nada parecido com isso tenha acontecido com você. Mas não é incomum que as histórias nos convençam de usar, comprar, falar e participar de situações pelo mundo. No ecommerce, isso pode funcionar de forma parecida.

Você pode contar sua história a partir de suas raízes, de como começou a loja, de qual sua proposição com ela. Você também pode ser visto pelos valores que preza, pela ideia que quer vender, por suas metas ou visões de futuro, por sua cultura ou valores.

Seu ecommerce deve ser a extensão da história que você escolheu transmitir, misturando produtos e serviços com estilo de vida, senso de humor e desenvoltura. Nesse sentido, o blog para ecommerce pode funcionar como um diário de sua marca, como uma forma pessoal de falar sobre seus interesses e conversar com intimidade com o público, assim como sua avó conversava com você.

Nesse processo, você precisará criar vídeos e utilizar imagens com o mesmo propósito. Com um design efetivo, reviews de clientes, imagens de qualidade, vídeos de produto e Calls-to-Action convidando seu público a participar da sua história, seu trabalho está feito.

E tudo isso ainda pode ser feito escolhendo as palavras-chave relacionadas com o seu negócio, que têm um bom rankeamento e número de buscas mensais. O planejador de palavras-chave do Google já pode ser uma ferramenta suficiente para que você analise o que está sendo buscado em relação aos seus produtos e encaixe essas palavras na sua história.

Como ser consistente em todos os canais

E ainda tem o último detalhe do storytelling: a consistência. Assim como podemos reconhecer o trabalho de alguém nas palavras que a pessoa usa ou nos elementos visuais, a marca e a história escolhida para ela precisa ter essa consistência em todos os canais e momentos.

Ou seja, não importa se os funcionários internos de seu ecommerce mudaram, você trocou de agência digital ou contratou uma nova equipe de comunicação: é preciso saber como mover de um posicionamento para outro com consistência. Se a estratégia já está funcionando, isso é ainda mais importante.

Utilize o mesmo tom de voz em todos os canais: redes sociais, blog, YouTube e páginas do ecommerce. Tenha uniformidade em suas imagens e abordagens de conteúdo. A consequência: clientes que realmente se importam com sua marca.

Construir uma história com paixão, motivação e consistência gera conexão com seus consumidores, mas é preciso acertar a mão. Se você conseguir fazer parte da vida das pessoas, você passará a existir de verdade.

>> Leia mais: Omnichannel: entenda o que é e por que sua empresa deve ficar de olho nessa estratégia

O que fazer para melhorar o conteúdo da sua loja virtual?

Além de se inspirar nos exemplos que mostramos anteriormente, você pode investir em tecnologia para ajudar a sua empresa a melhorar o conteúdo de maneira otimizada.

Já existem ferramentas gratuitas no mercado que indicam exatamente quais os produtos precisam de correção na loja virtual, como o varejista pode melhorar seu conteúdo para atrair e inspirar mais consumidores e ainda padronizar a informação enviada pelos fornecedores, possibilitando que elas sempre fiquem atualizadas.

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