Escaneabilidade x Marketing de Conteúdo: 8 dicas para tornar seu conteúdo mais escaneável

A produção de conteúdo é um dos pilares chave na construção de uma estratégia de Inbound Marketing. Por isso, é importante passar esse conteúdo da forma mais fácil possível para o usuário.

André Siqueira
André Siqueira2 de agosto de 2016
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Como é o conteúdo que você produz para sua empresa? Além das ideias em si, você também pensa em como estruturar o conteúdo?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é como um livro. Isso significa que se você escrever um bloco de texto longo e monótono as pessoas vão simplesmente ignorar sua mensagem.

Na internet, as pessoas são normalmente multitarefas. É provável que naveguem no seu site enquanto conversam com amigos no Facebook, respondem emails ou qualquer outra tarefa.

Como resultado, eles precisam filtrar e escanear informações no seu site facilmente. Caso contrário, pulam para qualquer outra página.

Por isso, fazer com que seus posts tenham conteúdo escaneável é essencial. Listamos 8 passos para você conseguir chegar lá:

Kit Produção de Conteúdo: teoria e prática

Veja aqui todos os recursos que você precisa para evoluir sua estratégia de produção de conteúdo e gerar mais resultados para sua empresa

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1 – Use um comprimento de linha apropriado

Se o visitante do site precisa mover os olhos e o pescoço para seguir as palavras na linha, ela provavelmente está longa demais.

A primeira dica é uma questão mais técnica, pois envolve configurações de seu blog. No entanto, é importantíssimo que você analise a largura do blog para entender se está adequado ou não para uma boa leitura.

Contudo, esse item depende muito da fonte e do espaçamento usado, portanto o que vale é realmente testar o seu layout para verificar o conforto da leitura.

2 – Quebre o texto em diversos parágrafos

Tentar processar um bloco inteiro de texto é como comer toda uma torta de uma só vez.

Se você está escrevendo para uma audiência online, use parágrafos em abundância.

Isso ajuda a melhorar o fluxo do texto, além de adicionar um pouco mais de espaço em branco, despoluindo o conteúdo.

É difícil dizer o tamanho ideal, mas 3 frases por parágrafo em geral são suficientes para iniciar e concluir uma ideia.

Outra dica para deixar seu conteúdo escaneável é fazer parágrafos de uma frase só para destacar ideias importantes.

Como fizemos nesse tópico, por exemplo.

3 – Use bem cabeçalhos e subtítulos

Cabeçalhos e subtítulos podem melhorar muito a experiência do usuário. Isso porque é comum que o comportamento de leitura na internet seja de escanear o texto inteiro, do início ao fim.

Essa ação é realizada tanto para verificar o tamanho do conteúdo como para checar sobre quais assuntos são desenvolvidos no texto.

Mais que isso, além de ajudar o leitor a ter uma ideia sobre o assunto do conteúdo antes que efetivamente comece a ler, os subtítulos também facilitam que ele volte ou se adiante no texto mais facilmente.

conteúdo escaneável

4 – Use bullet points

Bullet points nada mais são do que itens classificados em listas curtas.

Usar os bullet points em posts costumam dar muito certo, uma vez que:

  • Facilita a leitura;
  • Organiza a informação;
  • Destaca pontos importantes;
  • Deixa uma ideia mais concisa.

Mas lembre-se: Bullet points são para ser usados preferencialmente com frases e ideias curtas.

Frases longas em bullet points pode ser um tiro pela culatra, pois costumam ficar desconfortáveis.

O mesmo vale para bullet points desarmônicos, por exemplo, um ponto com uma linha seguido de um ponto com cinco linhas.

O segredo é manter o padrão.

5 – Use negrito e itálico

Um bom uso do negrito e itálico pode melhorar a clareza do conteúdo. Use negrito para palavras que devem ser destacadas e que indicam mensagens importantes. Use itálico para destacar títulos de livros, publicações, palavras estrangeiras e assim por diante.

Essas são algumas recomendações que usamos em nosso blog e que podem variar de empresa para empresa.

O ideal é manter um padrão e documentar tudo em um manual de redação da empresa.

6 – Imagens são amigas

As imagens são bons recursos para atrair a atenção do leitor. Além disso, muitas vezes servem para complementar algo que esteja no texto ou até mesmo para separar o conteúdo.

São importantes tanto para a parte estética como para a parte de SEO. Há uma infinidade de sites e bancos de imagens grátis e pagos que disponibilizam boas peças para download.

Use sua criatividade e não esqueça de colocar a palavra-chave do post no atributo alt da imagem.

conteudo escaneavel (3)

7 - Use a técnica da pirâmide invertida

Essa técnica oriunda do jornalismo consiste em colocar as informações em ordem decrescente de relevância ao longo do texto - o conteúdo mais importante vai no primeiro parágrafo, e assim por diante.

Usar os primeiros parágrafos do post para contextualizar, apresentar o problema e colocar as informações mais pertinentes (mesmo que sejam aprofundadas ao longo do texto) é uma das técnicas que garantem uma boa legibilidade.

Além disso, escrever em pirâmide invertida é útil para que o leitor não desperdice seu tempo lendo artigos que não o interessem e, por isso, deixe seu site.

Mas não esqueça de despertar a curiosidade no leitor. O início do post deve ser uma introdução do que está por vir e não um resumo definitivo.

8 - Use outros tipos de mídia

Além das imagens, hoje é possível adicionar - ou “embedar” - outros tipos de mídia que ilustrem seus posts.

Alguns exemplos são vídeos do Youtube, posts do Facebook e do Twitter, áudios do SoundCloud e do Spotify.

GIFs também podem ser interessantes, caso o tipo de conteúdo que você produza seja mais descontraído. Sites famosos por produzir listas, como o BuzzFeed, usam bastante essas alternativas.

RD Station

Envie a mensagem certa na hora certa com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você constrói jornadas personalizadas que geram até 5x mais conversões e guiam Leads até a compra! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

Veja também

Marketing
Marketing multinível: conheça o que é, as vantagens, desvantagens e polêmicas desse modelo de venda
Marketing
Dica de SEO #24: Remova links ruins para seu site (também conhecidos como links tóxicos) com a ferramenta Disavow Links
Marketing
Como o Inbound Marketing pode gerar mais vendas para a indústria têxtil