Copy para Marketing Digital: 11 dicas para garantir um texto impecável para suas peças

Quer tornar sua estratégia de conteúdo ainda mais atraente? Comece vendo o que o copy para Marketing Digital precisa ter!


Você já parou para pensar no impacto que um conteúdo tem na decisão de escolha das pessoas? Pois saiba que é gigante! Não importa o formato da peça, o jeito de escrever faz toda a diferença na hora da conversão. Por exemplo: ter uma linguagem mais direta e apostar em algum gatilho mental é um ótimo caminho para que prefiram você a um concorrente direto. Por isso, o copy para Marketing Digital precisa ser pensado em cada detalhe mínimo.

Mesmo que seja um texto curtinho, saiba que ele tem um alto poder de convencimento. E não se engane: o fato de ter pouco texto não torna o trabalho mais fácil e rápido — afinal, poder de síntese é uma arte que você vai desenvolvendo a cada novo conteúdo.

A parte boa dessa história é que, quanto mais você trabalha em copy para Marketing Digital, mais ideias vão surgindo. Inclusive, depois que você conhece todas as técnicas que podem ser usadas, é difícil voltar atrás. Pode ter certeza de que você vai acabar pensando sobre cada frase colocada em uma peça.

Então, mãos à obra? A seguir, nós trazemos as principais técnicas que envolvem o copy para Marketing Digital para você aperfeiçoar suas produções!

28 Estratégias Avançadas de Marketing Digital

Você quer trazer ações avançadas para fazer a sua empresa crescer com Marketing Digital, atrair mais clientes e, além disso, ser referência no mercado? Então saia na frente e conheça 28 estratégias utilizadas por especialistas!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é copy para Marketing Digital

O copy para Marketing Digital é um texto cuja intenção é fazer o leitor converter em alguma ação, seja a compra de algum item, o preenchimento de um formulário, a abertura de um email, etc. Assim, a gente usa técnicas de persuasão para facilitar que uma pessoa tome a ação que desejamos.

Esse tipo de texto aparece em qualquer peça de Marketing de Conteúdo, seja em postagens de blog, eBooks, emails, legendas de redes sociais, roteiros de vídeo… A regra é: se há uma intenção, existe copy. Ou pelo menos deveria existir, porque se você faz conteúdos só por fazer, a gente sente dizer, mas você está perdendo tempo e dinheiro.

Isso porque o copy para Marketing Digital precisa ser voltado para público e objetivo específicos. Fazer um texto genérico achando que vai acertar mais conversões é um dos erros iniciais do marketing — quanto mais você abre o leque, mais difícil fica acertar as pessoas que realmente gostariam de comprar seu produto e a persuasão deixa a desejar.

E tem mais, quando falamos em persuasão, é uma persuasão do bem, usando dados e informações reais e que façam parte do seu negócio ou produto. Ou seja, você conhece seu público, sabe das preferências dele e faz o copy focando essas boas práticas. A seguir, a gente detalha cada uma delas!

As 11 dicas de copy para Marketing Digital

A gente traz 11 dicas de copy para Marketing Digital, sendo que a maioria delas deve sempre acompanhar a sua estratégia, ou seja, não é usar uma outra, mas quase todas. A boa notícia é que elas vão ficando mais automáticas conforme você as coloca em prática.

1. Tenha sempre a sua persona em mente

Entender quem é sua persona é o primeiro passo para garantir um copy personalizado. Sabe quando você abre uma newsletter ou um email marketing e pensa “nossa, esse texto foi escrito pra mim”? Então, é muito provável que tenha sido mesmo…

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que precisa ir no detalhe das personas e na segmentação dos Leads: é assim que os materiais ficam mais personalizados e você pode desenvolver um copy certeiro, no tom de voz ideal.

Nossa dica, para uma persona bem desenhada, é olhar dados demográficos de seus clientes e, se possível, fazer uma entrevista com alguns dos mais recorrentes para entender o que os atraiu em sua campanha, no produto e tudo mais. Cada detalhe vale ouro!

Use nosso gerador de personas nessa missão, vai ficar até mais simples!

2. Use verbos de ação

Pensando nas Call-to-Actions, ou seja, os chamados para a ação ou CTA, o melhor que você faz é usar verbos de ação. Vamos supor que você deseja que uma pessoa converta em uma landing page mais topo de funil para fazer o download de um ebook, veja só esses dois tipos de CTA para o botão:

  1. Baixe grátis
  2. Download gratuito

A sugestão aqui é usar o primeiro, porque ela é mais direta e simples e o verbo “baixe” já condiciona o leitor e mostra que não vai haver nenhum trabalho extra para conseguir o material. Já a palavra “download”, dependendo de quem é sua persona, fica pouco convincente.

3. Trabalhe bem a palavra-chave

O bom uso da palavra-chave é uma das formas mais certeiras de atrair o público de maneira orgânica ou de fazer os anúncios de mídia paga ficarem ainda mais eficientes. Por isso, sabendo qual palavra-chave você vai usar, você já consegue entender a intenção de busca do seu público.

Depois, é só usar essas palavras da melhor maneira, por exemplo:

  • em postagens de blog, ela deve aparecer algumas vezes ao longo do texto, no título, em intertítulos e também na URL. Além disso, trabalhar sinônimos dessas palavras também ajuda no ranqueamento;
  • em Landing Pages, coloque-a na URL e dê destaque à palavra na página. Só não vale repetir demais para não forçar;
  • nos anúncios de mídia paga, acrescente-a em títulos e descrição, de forma que a leitura e a experiência do leitor não seja comprometida;
  • nas redes sociais, você pode entender a principal dor do público e transformar em hashtags que vão facilitar que as pessoas cheguem até sua postagem.

4. Conheça bem seu produto ou serviço antes de escrever

Além de saber quem é sua persona, você precisa entender no detalhe como seu produto ou serviço resolve a dor dos clientes. É isso que vai permitir que seu copy para Marketing Digital fique ainda mais interessante aos leitores.

Se você trabalha com um software de atendimento ao cliente, é fundamental colher depoimentos dos clientes para entender quais as funcionalidades são mais atraentes e como essa ferramenta permitiu o sucesso do cliente.

Agora, pensando que você presta serviço para outras pessoas ou empresas, busque entender quais são os detalhes de sua entrega que fazem com que a clientela prefira você à concorrência.

Com base nessas informações, fica muito mais simples fazer um copy para Marketing Digital que gere mais interesse e, na sequência, as tão sonhadas conversões.

5. Instigue a pessoa a resolver um problema

O fato de alguém estar fazendo buscas na internet para encontrar uma solução significa, antes de mais nada, que ela tem uma dor que precisa ser resolvida. Por isso, a nossa quinta dica é escrever seu copy para Marketing Digital com toda a empatia do mundo, é preciso se colocar no lugar do público e pensar como ele.

De volta à persona que busca uma solução de atendimento ao cliente. Imagine que a dor dela esteja na demora em atender os pedidos, que vão se acumulando ao longo do dia, afinal, não há nada automatizado.

Com isso em mente, você pode começar falando que a demora em responder os clientes resulta em insatisfação e até possíveis cancelamentos e mostra como sua solução resolve essas dores, seja com chat 24 horas nos 7 dias da semana, inteligência artificial e até mesmo uma curva pequena de aprendizado.

Agora, como isso se transforma em copy, certo? Existem algumas alternativas que podem chamar a atenção, veja algumas formas:

  • Quer melhorar seu atendimento ao cliente e acabar com a insatisfação? Conheça nossa ferramenta X;
  • Trazer agilidade ao atendimento ao cliente resulta em satisfação e indicações de novos contratos. Veja tudo o que nossa ferramenta faz por você.
  • Quer oferecer um atendimento ao cliente prático e sem enrolação? Nossa ferramenta é a solução.

É claro que você vai precisar adaptar o texto de acordo com sua persona e seu serviço. Mas a ideia é basicamente essa: mostrar uma dor e, na sequência, a sua solução a esse problema.

6. Use “você” sempre que possível

A impessoalidade é um dos grandes erros do copy, como a gente já mencionou. E, às vezes, na hora de escrever você nem percebe que está tomando essa distância do leitor e acaba perdendo a atenção da pessoa.

Uma forma de ser mais pessoal nos seus textos é se referir ao público usando o “você”. Veja aqui como esse detalhe faz toda a diferença:

  • Trecho impessoal: “quando os usuários optam por não se inscrever na newsletter, deixam de receber materiais que trazem dicas para o dia a dia”.
  • Trecho mais pessoal: “quando você não se inscreve na newsletter, deixa de receber materiais que trazem dicas para seu dia a dia”.

Quando citamos o “você”, estamos falando diretamente com o leitor e ele acaba sentindo na pele os objetivos do texto e fazendo uma interpretação bem mais direta.

7. Seja vendedor ao escrever

A narrativa de um vendedor sempre ressalta os pontos positivos do produto ou serviço e faz com que a pessoa questione o que pode acontecer se ela não fechar o negócio. Assim, o copy para Marketing Digital precisa ter isso em seu DNA.

Quando falamos em conteúdos mais fundo de funil ou mesmo a página do produto, é essa linha que precisa ser seguida, mostrando vantagens e até trazendo depoimentos de quem já é seu cliente.

8. Prefira a voz ativa à passiva

No marketing, como um todo, evitar a voz passiva traz mais clareza à sua mensagem, sabia? É que ela tem uma estrutura mais complexa e nem sempre é compreendida de primeira.

Veja este exemplo de voz passiva: “A conversão fica mais difícil usando a voz passiva”. Em compensação, com o uso de voz direta, tudo fica mais claro: “A voz passiva atrapalha sua conversão”.

Portanto, sempre releia seus copies para garantir que o sujeito da frase é quem, de fato, está fazendo a ação.

copy para marketing digital

9. Vá direto ao ponto

Tenha muito cuidado com trechos longos demais, que dão voltas na ideia principal e não sanam a dúvida do leitor logo de cara. O poder de síntese é megaimportante no Marketing Digital.

Isso não significa que seu blog só terá texto com menos de 500 palavras — até porque, dependendo da palavra-chave, fica difícil ranquear nas primeiras páginas dos buscadores, concorda? Mas a ideia é que as respostas sejam dadas de uma forma direta.

Um exemplo é no nosso primeiro intertítulo, “o que é copy para Marketing Digital”, veja que a gente já começou respondendo de forma bem resumida e rápida. Isso ajuda o leitor a entender o recado e pode contribuir para que a gente conquiste um featured snippet no Google, ou seja, a posição zero.

Além disso, em redes sociais, anúncios, emails e Landing Pages, você corre o risco de perder o leitor se escreve demais, sem entregar a mensagem com clareza. A dica aqui é reler e ser seu melhor editor.

10. Não se esqueça de usar gatilhos mentais

Existem vários tipos de gatilhos mentais, como o de escassez, de reciprocidade, de prova social etc. Não precisa usar todos em sua estratégia, isso vai variar com seu objetivo e tipo de peça e canal a ser veiculado.

Uma página de produto, por exemplo, pode ser o gatilho de autoridade ou prova social, que mostra quem são e quantas são as pessoas que usam a solução. Agora, se você for mandar um email com alguma promoção, o gatilho de escassez (“promoção válida até dia tal ou enquanto durarem os estoques”) é muito bem-vindo.

11. Revise antes da publicação

A última dica é importantíssima e pode custar o seu sucesso. Escreveu seu copy para Marketing Digital? Ótimo, agora tire uns minutos para revisar tudo o que escreveu. Se possível, peça a outra pessoa do time para fazer isso, porque às vezes nossa mente fica bem cansada, é normal.

Se você não tiver alguém para ajudar na revisão, nossa dica é voltar a ler mais tarde ou no dia seguinte, quando seu olhar não estiver mais “viciado” e você conseguirá ver se tem erros ou palavras repetidas muito perto. Além disso, passe o texto por uma ferramenta de ortografia e gramática — no Google docs, você pode usar o atalho Ctrl+Alt+C.

Bônus: dicas extras para fazer o melhor copy para Marketing Digital

Ninguém nasce sabendo escrever para Marketing Digital e, mesmo que tenha mais facilidade, sempre é possível aprender novas técnicas. Por isso, a gente indica alguns caminhos para você se aperfeiçoar ainda mais depois do nosso texto:

Além disso, o YouTube traz muitos vídeos sobre o assunto, para você ir se atualizando.

Agora que você viu todas as nossas dicas de copy para Marketing Digital, que tal olhar sua última peça produzida e entender quais dicas você usou e quais poderia implementar para aperfeiçoar sua conversão?

Você ainda pode melhorar toda a sua estratégia fazendo o curso de Como Vender Online. Ele é gratuito e traz ótimos resultados!

como vender online curso

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Rhaida

    Texto cativante e muito informativo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻