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Como criar personas de forma simples e eficiente

Estudos comprovam que empresas que documentam sua estratégia de marketing de conteúdo são muito mais efetivas. Pesquisar, organizar e botar em prática o conhecimento adquirido sobre seu público-alvo é o caminho para o sucesso de ações em campanhas de marketing digital, conversões e vendas.

Seja na produção de postagens para o blog, criação de materiais ricos como planilhas ou eBooks e até mesmo postagens para as redes sociais, diversas empresas vêm utilizando um recurso efetivo que facilita o direcionamento dos temas: a criação de Personas.

Kit Personas e Jornada de Compra

Veja na prática como definir Personas para sua empresa e desenhar a Jornada de Compra do seu cliente

Mas, o que é uma Persona?

De maneira simples e rápida, persona é a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores. Ele não é necessariamente classificado por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferencias pessoais. Dados que vão além de um pesquisa númerica passando para o comportamento do consumidor.

Como criar minha persona?

Criar e montar uma Persona, ou várias Personas, pode, a princípio, ser uma tarefa difícil e pouco efetiva. Sabendo as perguntas certas, no entanto a tarefa torna-se mais simples do que se imagina. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Gerador de Personas

Para facilitar o processo das empresas a Resultados Digitais em parceria com a Rock Content desenvolveram o Gerador de Personas.

Uma ferramenta simples e gratuita que ajuda você a criar a sua persona. Para isso, basta clicar no link, seguir o passo a passo com perguntas simples e diretas e ao final ter em mãos um documento em PDF com sua persona pronta para ser compartilhada em sua empresa.

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Comentários

3 comentários

  1. Nichols

    Tenho lido que, para criar personas, a estratégia é utilizar as informações dos clientes que já estão na base de dados da empresa. Mas, e se a empresa estiver começando e ainda não tiver essa base de dados? Como fazer?

    1. Flaubi Farias

      Olá, Nichols. Nesse caso, você pode começar com uma amostragem pequena ou com potenciais clientes para seu negócio.

      Recomendo a leitura de um outro post mais completo sobre o assunto: http://resultadosdigitais.com.br/blog/persona-o-que-e/

  2. Matheus Montenegro

    Gostei da ferramenta. Bem simples e pontual. Vi a dica deste post pelo podcast do André Farias. Muito bom!