Blog de Marketing Digital de Resultados

Google Website Builder: nova ferramenta para pequenas empresas criarem seus sites de graça

Google Website Builder permite criar página em alguns cliques, mas tem opções de edição limitadas e pouca preocupação com SEO; veja como utilizar a ferramenta e saiba se é adequada ao seu negócio

O Google lançou sua própria ferramenta de construção de sites, que funcionará dentro do Google My Business e permitirá que pequenas empresas criem e editem suas páginas de maneira simples.

O anúncio foi feito pela funcionária do Google, Marissa Nordahl, que disse:

Uma das ações mais comuns que as pessoas tomam quando exploram o Google é ir para sites, mas sabemos que ter uma página própria pode ainda ser um desafio para muitos donos de pequenas empresas ao redor do mundo: muito complexo, muito caro, demanda muito tempo. Milhões de pequenas empresas (60% delas, globalmente) ainda não têm um website.

De acordo com ela, a ferramenta Website Builder é gratuita e permite que donos de pequenos negócios criem um website simples em apenas alguns minutos. “É fácil e você pode criar e editar seu novo website direto do computador ou no seu celular”, disse.

A ferramenta será gratuita, mas para ter acesso a ferramentas como URL personalizada (.com, por exemplo) será preciso pagar por um domínio do Google. Caso contrário, o usuário fica com um endereço como nomedaempresa.business.site, que é menos memorável e teoricamente tem menos probabilidades de ranqueamento na busca do que um site .com.

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Tutorial: como criar um site no Google Meu Negócio

Para criar um site, é preciso estar registrado no “Meu Negócio”. Se você ainda não está, confira o post Como usar o Google Meu Negócio e destacar sua empresa nos resultados de pesquisa e saiba como registrar seu local.

Se você já está, veja como utilizar a ferramenta de criação de sites do Google Meu Negócio:

1. Vá até a página da sua empresa no Google Meu Negócio e clique em Website na coluna da esquerda.

2. Clique em Get started:

3. Após o clique o Google começará a reunir as informações da sua página para construir seu site. Feito isso, você verá um pop-up de boas-vindas como este:

4. A próxima página é uma pré-visualização que serve para você editar seu site antes de publicá-lo. O Google pegará as fotos e informações que você já tem no seu perfil. Você pode alterar o que desejar nos ícones do canto esquerdo.

  • Themes (Temas): há 10 opções de temas diferentes à sua escolha. O layout em si não muda, mas os temas modificam as cores e as fontes da página.
  • Edit (Editar): para editar título, descrição e o texto da página inicial do Meu Negócio;
  • Photos (Fotos): para adicionar mais fotos à sua galeria;
  • Settings (Configurações): para mudar a URL e o idioma do site.

Para publicar, clique no canto superior direito da tela, conforme mostra a imagem abaixo:

5. Escolha o nome de usuário que aparecerá na sua URL.

6. Abaixo da escolha da URL há uma caixa para você selecionar caso queira que a sua página no Google Meu Negócio seja a página principal a ser encontrada no Maps e na busca do Google. Se você já tem um website e já está ranqueado no Google, sugerimos desmarcar essa opção.

7. Pronto. Seu site foi criado!

Considerações

O Website Builder do Google é uma ferramenta que facilita muito a tarefa de criar um site, pois torna possível fazê-lo em poucos cliques. Da mesma forma, é fácil customizar foto de capa, imagens, textos etc.

A página criada também incorpora o mapa do Google Maps e dá destaque às informações de contato e de funcionamento do negócio e pode ser facilmente gerenciada em seu perfil do Google Meu Negócio. Também é responsivo, portanto amigável para dispositivos móveis, algo cada vez mais importante.

Por outro lado, o site criado tem uma página só, e não existe opção para criar páginas adicionais. O título da página, a meta description e os atributos alt das imagens também não podem ser customizados, nem há integração com o Google Analytics. Também faltam botões de compartilhamento nas redes sociais.

Como você pôde ver, a nova ferramenta do Google traz tanto pontos positivos quanto negativos — estes últimos, especialmente no que diz respeito à SEO. A ferramenta, no entanto, acaba de ser criada, e pode ser que o Google faça melhorias ao longo do tempo, permitindo mais edições.

Se você é dono de um negócio local e não tem tempo ou recursos para criar um website mais profissional, essa pode ser uma opção válida, ainda que temporariamente. Considere, no entanto, a compra de um domínio customizado para melhorar suas chances de rankeamento.


Se você quer conhecer outras ferramentas do Google para usar no seu negócio, baixe nosso eBook gratuito Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa.

Marcadores:

Deixe seu comentário