Criar site grátis: saiba como ter uma página na internet e veja 6 ferramentas gratuitas

Ter um endereço próprio na internet nunca foi tão fácil desde que surgiram ferramentas que ajudam a criar site grátis. Veja opções para sua empresa!

Resultados Digitais
Resultados Digitais28 de junho de 2021
Semana da Transformação Digital

Por que sua empresa ainda não possui um endereço na internet? Pense bem antes de responder. Você pode dar diferentes justificativas, menos a de que custo caro e não vale o investimento. Se o problema é dinheiro, saiba que existe no mercado – e não é de hoje – uma grande oferta de ferramentas para criar site grátis. E sobre valer a pena, que tal uma lição rápida do guru dos negócios digitais Gary Vaynerchuk?

Ele já tinha avisado em seu primeiro best-seller, “Vai Fundo”, de 2010: “É na internet que estão as pessoas hoje. É para a rede que os negócios caminham”. Ou seja, para ser encontrado, segundo @garyvee, sua empresa precisa fincar bandeira também na internet. O recado, que já era claro na época do lançamento do livro, ganhou ainda mais força de lá para cá por conta da chegada de novas plataformas e do sucesso de formatos como o podcast.

Guia para (re)fazer o site da sua empresa

Quer mais resultados com seu site? Descubra neste eBook tudo o que um site deve ter para gerar mais negócios.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Motivos para criar um site grátis

Mas atenção: por maiores que sejam as opções de canais digitais, como as redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest, entre outras, nenhuma empresa pode abrir mão de ter o seu próprio endereço online, podendo, para isso, recorrer a um criador de site grátis. E motivos para ter uma página na internet não faltam, certamente, mas é importante destacar que ter um site significa:

- Não depender de plataformas terceirizadas, como são as redes sociais e aplicativos. Isso evita situações como ficar impossibilitado de se comunicar com os clientes porque houve algum tipo de restrição legal sobre a plataforma utilizada por sua empresa (algo que já ocorreu com o WhatsApp no Brasil, por exemplo).

- Ter um ponto de referência para construir sua presença digital. Mesmo que possua páginas e perfis em redes sociais, é essencial que a empresa tenha um ponto de referência na web. E o site faz esse papel, concentrando informações (como endereço, formas de contato, detalhes de produtos e serviços, etc.) e ações da empresa que são distribuídas para outras plataformas. Outra dica é usar um criador de logo, gerando um sentimento de confiabilidade entre sua marca e seu público-alvo.

- Poder usar o Inbound Marketing para ampliar o mercado e atrair potenciais clientes. O blog dentro do site de uma empresa é um dos fatores de sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing tanto na atração quanto na conversão de novos clientes para seu negócio. Pense nas inúmeras oportunidades de expansão ao fazer um site gratuitamente e explorar todos os benefícios proporcionados pelo Marketing de Conteúdo.

- Aumentar as vendas com um ecommerce. Foi o que muitos fizeram por causa da pandemia do coronavírus e o que salvou muitas lojas físicas do encerramento das atividades. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), de fevereiro de 2021, mostrou que mais de 150 mil novas lojas virtuais foram abertas em 2020, entre as quais muitas que nunca havia experimentado ter um site para vendas antes.

Além de criar um site para a sua empresa, é importante que você se prepare para atuar no mercado. Fazer bons cursos Marketing Digital e Vendas vai ajudar muito na sua caminhada empreendedora. Uma boa oportunidade é conhecer a RD University, que conta com certificações (muitas delas gratuitas) para acelerar o seu crescimento. Deixe seu email abaixo para conhecer todos os cursos da RDU!

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

>> Leia também: Google AdSense: o que é e como usar para monetizar o seu conteúdo

Como escolher o criador de site grátis ideal para sua empresa

Assim como não faltam motivos para ter um endereço próprio na internet, também não faltam opções de ferramentas para criar site grátis. A maioria procura ser intuitiva e de fácil uso. Mas antes de escolher qual criador utilizar é importante que você leve em conta as características do seu negócio e quais objetivos pretende alcançar com o site.

Isso ajuda a optar pela ferramenta que melhor atende sua demanda e pode agilizar o processo de uso do criador de site gratuito, especialmente entre os usuários com menor domínio tecnológico.

Para facilitar sua pesquisa, listamos a seguir 6 opções de criadores de site grátis que estão entre as que mais se destacam no mercado.

Conheça 6 opções para criar site 100% grátis

Wix – pt.wix.com

O Wix permite criar com total liberdade através de seu editor, oferecendo mais de 900 templates personalizáveis e inúmeros recursos de design. Você pode começar do zero e adicionar seu próprio código ou escolher um template pronto e personalizado que melhor se adapte ao seu setor. Com um editor inteligente de arrastar e soltar e recursos avançados de IA, você pode transformar suas ideias em realidade.
Além disso, oferece uma infraestrutura de nível empresarial integrada em todos os sites para garantir que sua empresa esteja preparada para crescer e prosperar, com a opção de vincular a página a um domínio próprio (já criou o da sua empresa?), e otimizar seu site para ser mais facilmente encontrado no Google pelos seus clientes.

Com hospedagem web confiável e gratuita, manutenção 24 horas por dia e segurança totalmente gerenciada, impulsionar seu negócio e converter visitantes em compradores com sua loja virtual, são algumas das diversas soluções integradas que o Wix oferece.

Nuvemshop - www.nuvemshop.com.br

Já para quem quer criar um site de vendas, a Nuvemshop oferece um plano gratuito com as funcionalidades básicas para criar uma loja virtual.

A plataforma permite fazer o upload de produtos e integrar o site com formas de entrega e pagamento. Ao todo, estão disponíveis 25 templates de layouts gratuitos para deixar o site com a cara da sua marca. A Nuvemshop ainda oferece um curso para criar site, que ensina como customizar o layout de um e-commerce.

WordPress.com – www.wordpress.com

Existem duas opções para a criação de sites usando o WordPress. Uma é a WordPress.com e a outra é a WordPress.org. A primeira é que recomendamos como criador de páginas online grátis, enquanto a segunda requer o investimento em um servidor de hospedagem para configuração e publicação do site.

Depois de entrar em www.wordpress.com e criar sua conta, clique em Escrever no canto superior direito da tela. Aparece a página com o botão Criar Site. Clicando, você começa a fazer seu site grátis, passando por todas as etapas até a publicação.

>> Leia mais: Como criar um site no WordPress: veja dicas e um passo a passo para ter sua página na internet

Jimdo – www.jimdo.com

“Liberte seu negócio” é o convite que o criador de site grátis faz em sua página inicial. Depois de logar, a ferramenta te oferece duas opções: uma versão mais simples e outra que exige um pouco mais de conhecimento técnico. Escolhendo a opção mais simples, o Jimdo começa a interagir com o usuário perguntando, por exemplo, qual o propósito do site, e na sequência já é possível visualizar um modelo inicial (ou template) da página.

O processo de criação do site 100% gratuito prossegue de modo muito prático. O usuário vê as etapas e faz as escolhas de todos os elementos da página (uso de fotos, cores, etc.) até a concluir com a publicação.

Webnode – www.webnode.com.br

Ao entrar no Webnode para fazer seu site grátis, já no cadastro o usuário precisa informar qual será o nome da sua página. Feito isso, são apresentadas duas opções: abrir um website ou uma loja virtual. Na sequência, você é convidado a escolher o modelo do site que mais ficou interessado. Há, por exemplo, uma opção para site de negócios onde são apresentados modelos indicados para criar site grátis de empresas.

Depois de escolher o modelo, o site está quase pronto. É aberta uma janela com um aviso e um botão para editar a página. E isso pode ser feito muito facilmente, customizando imagens e textos direto no site.

Google Sites - sites.google.com

Você sabia que o Google possui uma ferramenta para criar site grátis? Quem usa outros serviços do gigante da tecnologia nem precisa fazer um cadastro. Ao entrar na ferramenta, logado, o usuário já visualiza uma galeria de modelos para sua futura página. Todos estão organizados por categorias como, por exemplo, Pequenas Empresas, e subcategorias como Salão de Beleza.

Ao escolher o template é aberto o editor do site onde você faz a customização necessária para uso de cores padrão e logomarca, além de informações gerais e informações sobre os serviços da sua empresa. O vínculo com outras plataformas do Google como o YouTube e Google Forms, por exemplo, são atrativos para quem quer facilidade na criação gratuita do site por esta ferramenta.

> Leia também: Como criar um site fácil e rápido: os 4 passos essenciais

Hostinger - BÔNUS

Se você precisa de uma infraestrutura melhor para criar o seu site e aceita pagar um pequeno valor mensal, criar um site com a Hostinger pode ser a melhor opção. Ao contratar uma hospedagem de 12 meses ou mais, você ganha domínio grátis por um ano (incluindo domínios .com e .com.br, entre outros).

Também estão inclusos no plano o certificado SSL ilimitado grátis (o certificado de segurança), suporte via chat 24h por dias 7 dias na semana, construtor de sites e lojas virtuais com inteligência artificial grátis e email profissional também grátis. Os planos começam em R$12,99/mês e você tem 8% de desconto com o cupom HOSTINGERBRASIL.

E depois de criar um site grátis?

Como você viu neste post, criar um site grátis é muito simples. Comentamos mais acima, também, que é fundamental ter um site próprio para desenvolver as suas ações de Marketing Digital. Vale reforçar, dessa forma, que estar nas redes sociais não é o bastante para gerar resultados consistentes para a sua empresa na internet. Porém, não basta criar um site para garantir vendas.

A melhor forma de fazer isso é conectar o seu site ao RD Station Marketing. Com ele, você cria formulários e páginas de captura de contatos com muita facilidade! Assim, você converte os visitantes do seu site em Leads, podendo iniciar relacionamentos duradouros e que conduzem até o momento da compra. Além disso, a ferramenta tem editores drag and drop de emails e Landing Pages, facilitando muito o seu trabalho.

Quer um último argumento? Ele permite que o seu site tenha um botão conectado com o WhatsApp do seu negócio, acelerando a comunicação com seus possíveis clientes. E acelerando vendas, é claro! Você pode experimentar o RD Station Marketing por 10 dias, sem qualquer compromisso. Então, deixe seu email abaixo para começar o teste!

RD Station

Torne sua operação de Marketing Digital mais produtiva

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Ele reúne os principais recursos em um só lugar para sua operação ser mais eficaz! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Geração de Leads em eventos: como trazer o Marketing Digital para o mundo offline
Marketing
Conheça os principais canais de mídia paga em que você pode investir
Marketing
10 erros que acabam com o engajamento no Facebook