Criatividade que vem dos dados: como melhorar sua estratégia com foco nos usuários

Menos intuição, mais precisão: quando sua criatividade é baseada em dados, as campanhas geram mais resultados


Trabalhar com estratégia digital exige muita criatividade, sem falar em ações rápidas para não perder conversões e manter sua audiência sempre engajada. Com tanta correria no dia a dia, às vezes é complicado pensar no novo ou melhorar o que já existe, não é?

Agora, se você pensa que ter boas ideias para suas campanhas é algo meio mágico, que simplesmente brota na cabeça de algumas pessoas, engana-se! A criatividade que vem dos dados é uma possibilidade para qualquer um no universo do Marketing Digital.

Há muito tempo, quando falávamos em criatividade, era comum pensar em dom: ou você nasce criativo ou nem adianta tentar. Só que esse é um mito, e dos grandes. Ter boas ideias vem do benchmarking, dos estudos, do nosso repertório que vamos construindo dia a dia, mas a criatividade também vem dos dados. Além disso, ser criativo não é reinventar tudo sempre — em diversas situações, é um detalhe que faz a diferença e melhora o todo.

Assim, quando você analisa os indicadores de suas campanhas, consegue entender o comportamento da audiência e nota, por meio de fatos comprovados, o que funciona melhor com o seu público. Com esses dados em mãos, fica mais simples desenhar uma estratégia que seja criativa e encante seus visitantes ou clientes.

Neste texto, a gente traz dicas de como você pode usar todos os dados que estão aí em suas ferramentas de Marketing Digital da melhor maneira. Contamos, também, se você ainda não olha para suas métricas, como pode aproveitá-las em sua estratégia. É um caminho sem volta para ter as melhores ideias! Vamos nessa?

Caixa de Ferramentas de Marketing Digital

Preencha o formulário abaixo para ter acesso à 76 templates e ferramentas gratuitas para a sua equipe!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Criatividade que vem dos dados: as dicas para aperfeiçoar sua estratégia digital

Quando a gente fala em dados, pode considerar todas as informações que você tem armazenadas, seja sobre quem é o seu público, o que ele consome e quais são suas preferências. A partir disso, veja como você consegue trazer mais criatividade para os conteúdos!

Definição de persona baseada em dados

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a personalização da estratégia. Quanto mais você conhece seu público, mais é possível produzir conteúdos que vão no detalhe da dor que ele sente.

É por esse motivo que a gente sempre fala em definir a persona, ou as personas, da sua marca. Isso envolve olhar os dados demográficos de quem compra de você e consome seus conteúdos, como idade, região e sexo, além de ter conversas com foco em conhecer de verdade essas pessoas. Algumas perguntas que podem ajudar:

  • como conheceram sua marca;
  • por que compraram de você e não da concorrência;
  • o que mais gostam no produto, entre outros.

É importante deixar tudo registrado e criar sua persona. Use nosso gerador de personas e compartilhe com todos envolvidos da empresa. 

Intenção de busca e palavras-chave

Agora que já temos uma persona definida, chegou a hora de entender como ela chega até o seu site e seu blog. A partir das palavras-chave que mais fazem sentido ao seu negócio, você consegue entender a intenção de busca da sua persona. Esse é um dado que permite muita criatividade na hora de montar seu calendário editorial.

Se você sabe que “aluguel de vestidos” é um termo forte para o seu negócio, pode começar a trabalhar conteúdos que derivam desse e também são interessantes ao seu público — e isso vale tanto para o blog, quanto site, redes sociais e Landing Pages para converter os visitantes em Leads.

Para fazer pesquisas de palavras-chave, existem algumas ferramentas que ajudam demais no seu dia a dia, entre elas:

  • RD Station Marketing – Traz opções para toda a jornada do cliente. Uma delas é a parte de atração, com painel do Semrush, que permite acompanhar o volume de buscas e a competitividade de palavras-chave que são essenciais ao seu negócio. Assim, fazendo as melhorias no material, dá para subir posições importantes nos buscadores — até porque o foco é sempre a página #1 do Google;
  • Semrush – Além de fazer a análise de palavras-chave que você deve trabalhar na estratégia, a ferramenta traz informações sobre domínios — seu e da concorrência. Isso é uma boa opção para entender como seu site está em relação aos concorrentes diretos;
  • Google Trends – É uma opção muito indicada para trazer certezas quando você está na dúvida entre dois ou mais termos sinônimos, como “vestidos de festa” e “vestidos de gala”. Nesse caso, pode usar o Google Trends para verificar quais são os mais pesquisados e acertar em cheio na sua produção.

criatividade e dados

Melhores temas e postagens a partir do Google Analytics

O Google Analytics, para quem deseja manter o site e o blog bastante acessados, é o tipo de ferramenta a ser checada diariamente ou até mesmo mais de uma vez no dia. 

Ao saber quais são as páginas mais acessadas, uma boa prática é mantê-las atualizadas e com as CTAs mais relevantes. Assim, seu tráfego vai ficando mais e mais qualificado. Focar em atualizações e extensões dessas peças para não perder sua colocação também é essencial — afinal, o objetivo dos seus concorrentes é ganhar suas posições.

Também, ao perceber os temas mais acessados, você consegue identificar um padrão de comportamento e gostos dos visitantes e trazer mais conteúdo de acordo com essas preferências. 

Além disso, o Google Analytics traz várias outras informações sobre quem visita suas páginas, fornecendo ainda mais compreensão sobre quem são suas personas e como elas chegam até seu site. Por exemplo, se elas vêm de uma determinada rede social, você já sabe que vale a pena investir em mais conteúdo nesse canal. Viu só como a criatividade baseada em dados não tem nada de mágica?

Um ponto importante aqui é entender o que são métricas de vaidade e o que não são. Por exemplo: não vale basear seu sucesso apenas em dados de pageviews. Foque, acima de tudo, o número de visitantes — que indica a evolução do seu site ou blog, além das conversões ao longo do funil.

Fazer testes A/B sempre que possível

Até agora, deu pra perceber que a gente não mencionou nada sobre criatividade e intuição, certo? A real é que um profissional de Marketing Digital pode até ter algumas suposições do que seu público prefere, mas vai ter certeza apenas com as diversas informações que vêm de suas ferramentas, como ao fazer testes A/B. Por esse motivo que a criatividade baseada em dados é mais eficiente que qualquer intuição.

E nada melhor do que entender o que será mais certeiro para uma campanha testando na prática o que aumenta as conversões. A partir dos resultados, você já tem mais embasamento para trabalhar com criatividade — que vem dos dados, é claro.

Então, para qualquer teste A/B, você vai precisar de uma hipótese. Pode ser uma cor que funciona melhor, um título mais ou menos direto, um assunto de email que engaja mais ou menos ou até a localização de um botão ou formulário. Mas o principal é mudar apenas um desses elementos, afinal, se você muda tudo de uma vez vai ficar complicado saber o que fez a conversão acontecer, concorda? Então, entenda um pouco mais o que é possível mudar em cada uma das peças a seguir.

Landing Pages

O posicionamento do formulário, a cor dele ou mesmo do botão de CTA são os principais pontos que podem trazer mais eficiência nas conversões e, partindo disso, trazer mais clareza nas próximas vezes. Mas lembre-se de usar boas práticas para a produção de uma Landing Page, afinal, quando a oferta não é clara nem atraente, mudar o botão ou a cor dele não vai fazer milagres.

Campanhas de email

Nesse ponto, duas mudanças, em geral, vão trazer mais clareza: o tipo do assunto e o layout do e-mail. Um assunto que conversa mais com seu público ou que instiga pode melhorar a taxa de abertura do email. Já um layout com o botão de CTA mais evidente melhora a taxa de clique e, consequentemente, a de conversão.

Anúncios nas redes sociais

Se você tem campanhas de mídia paga, também pode extrair criatividade das peças ao perceber os tipos de anúncio que trazem mais conversão ou cliques. Para isso, algumas variáveis podem incluir imagens, copy da imagem ou da legenda e até mesmo características da segmentação.

Vale dizer, mais uma vez, que esses testes trazem mais criatividade baseada nos dados e resultados que você teve, mas ainda é necessário trabalhar bem suas campanhas, segmentações e seus conteúdos, ok?

Redes sociais e as preferências instantâneas dos seus usuários

Os conteúdos das suas redes sociais também mostram o que faz sucesso com os seus seguidores e visitantes. Entender as temáticas e postagens que trazem as melhores taxas de conversão, engajamento e compartilhamento trazem mais embasamento para você repensar suas campanhas. Mais uma vez, é a criatividade baseada em dados dando as caras.

Porém, assim como já falamos aqui, atenção ao considerar apenas as famosas métricas de vaidade, como número de curtidas, comentários e até compartilhamentos. Se essas postagens não levam mais pessoas para seu site e não geram conversões, você não pode olhar apenas para essas publicações. Olhe também para aquelas que trazem mais chance de venda real.

Além disso, leia os comentários e as mensagens que chegam em seus canais oficiais — um deles pode resultar em uma ideia de campanha ou postagem. Também, perceber as principais expressões usadas permite que sua marca fale exatamente a mesma língua dos clientes e seguidores.

RD Station Marketing: como esta ferramenta traz mais criatividade para suas campanhas

Agora que você já entendeu o que vale a pena olhar para aperfeiçoar sua criatividade baseada em dados, a gente fala um pouco mais sobre o RD Station Marketing. Ele é uma ferramenta única que une vários desses pontos que trouxemos ao longo do texto.

Na sequência, falamos de algumas de suas possibilidades para que você crie uma campanha cheia de boas ideias — tudo, é claro, baseado em informações de confiança.

Otimização para buscadores

Uma vez que a RD Station Marketing analisa as palavras-chave mais relevantes de seu site ou blog, você tem uma indicação de como melhorar essas páginas, fazendo atualizações e melhorando o posicionamento no ranqueamento orgânico.

Landing Pages variadas

É simples criar Landing Pages otimizadas com a ferramenta, você nem precisa de um designer ou desenvolvedor, sabia? São diversos templates customizáveis para escolher. Também é possível fazer os testes A/B que mencionamos e verificar qual opção fez mais sucesso, para aplicar esse conhecimento em outras peças.

Campanhas de email

Da mesma forma que é descomplicado criar Landing Pages, você também consegue criar campanhas de email, fluxos de automação e fazer a segmentação que mais vai trazer resultado. Tudo isso, acompanhando as taxas e entendendo como ter mais criatividade a partir desses dados.

Dados em tempo real

Como estamos falando em criatividade baseada em dados, a RD Station Marketing traz diversas opções de relatórios, análise de canais, funil e metas. Ao acompanhar tudo de perto, novas ideias para suas campanhas vão surgir, além de possibilidades de melhorar o que já está no ar.

Viu só como ter as melhores ideias para sua estratégia não é uma questão de mágica ou dom? A criatividade que vem dos dados é um dos caminhos mais usados por todos os profissionais do Marketing Digital. Por isso, teste, analise e mantenha uma base de informações atualizada para que todo mundo do seu time compreenda o que o seu público gosta de verdade e o que traz os melhores resultados.

Além disso, contar com criatividade em uma campanha não significa reinventar a roda. Às vezes, a criatividade é uma simples sacada de mudar um botão de CTA de lugar ou de trazer uma chamada mais direta na página. 

E mais: tenha em mente que tendências e preferências vêm e vão, ou seja, se algo não funcionou agora, não descarte totalmente. No futuro, pode ser que valha a pena revisitar a ideia. Se as pessoas mudam, sua estratégia também precisa evoluir.

Para começar a aperfeiçoar sua estratégia e, claro, sua criatividade baseada em dados, teste a RD Station Marketing gratuitamente por 10 dias.

Deixe seu comentário

Comentários