CRM para pequenas empresas: como escolher a melhor opção para o seu negócio?

Em dúvida sobre o que um bom CRM para pequenas empresas deve ter? Veja quais características procurar na hora de escolher


A importância de fazer uma boa gestão de relacionamento com os clientes é um tema que abordamos com frequência aqui no blog. Para isso, o mais indicado é usar uma ferramenta de CRM, que permite controlar o processo comercial, organizar o funil de vendas e ter todas as informações dos clientes reunidas em um só lugar.

Ainda assim, muitas vezes pode surgir a dúvida: será que, no caso de pequenas empresas, é mesmo necessário ter um CRM? Fazer o controle comercial por meio de planilhas, por exemplo, não é suficiente, pelo menos até que a empresa cresça?

Sim, usar um CRM é a melhor opção, mesmo para negócios em estágio inicial. Isso porque, por meio da ferramenta, é possível ter a operação de vendas bem organizada desde o princípio, o que facilitará o trabalho no futuro, quando a empresa crescer. Isso é válido especialmente para negócios de crescimento rápido, que precisam ter operações escaláveis.

Mas qual CRM escolher para uma pequena empresa? Existem opções de CRM gratuito? Neste artigo, vamos tirar essas e outras dúvidas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre CRM para pequenas empresas.

Guia do CRM: um manual para você não deixar nenhuma venda passar

Organização do processo comercial, mais produtividade e mensuração dos motivos de perda de negócios são só alguns dos benefícios dessa estratégia. Confira como tirar o máximo dela para acelerar a sua empresa

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Quais são os benefícios do CRM para pequenas empresas?

Antes de falar sobre como escolher um CRM para pequenas empresas, vamos conhecer os benefícios desse tipo de ferramenta para negócios que estão dando os primeiros passos. 

Controle comercial desde o início

Ter controle de vendas é importante mesmo para os negócios que ainda têm poucos clientes. Quando a empresa está começando, usar uma ferramenta improvisada para fazer o controle comercial pode ser tentador. Afinal, são poucos clientes e uma planilha, por exemplo, parece dar conta do recado.

Mas, mesmo para pequenas empresas, esse tipo de recurso é limitado. Além disso, na medida que a empresa cresce, fica cada vez mais trabalhoso passar todos os dados para o CRM. Por isso, quanto mais cedo a ferramenta for adotada, melhor.

Tarefas organizadas

Esquecer de fazer tarefas como um follow-up de uma negociação em andamento pode representar a perda de uma venda. E isso é bem comum quando cada vendedor se organiza de uma forma diferente.

É aqui que o CRM entra em cena. A ferramenta permite criar lembretes para tarefas, como uma primeira abordagem, follow-up de proposta, reuniões, dentre outras. Dessa forma, os vendedores têm o dia a dia mais bem planejado e deixam de perder vendas por falta de organização.

>> Leia mais: Como uma empresa tradicional passou a vender mais e em menos tempo com um CRM

Mais informações sobre os contatos

Em uma pequena empresa, cada negócio fechado conta muito. Com o CRM, é possível ter informações sobre os contatos em um só lugar, para fazer abordagens cada vez mais assertivas. 

Isso porque é possível registrar, na ferramenta, as interações com os clientes, algumas de forma automática, inclusive, como os materiais baixados pelo contatos, os emails abertos, as reuniões realizadas.

Além disso, o vendedor pode preencher informações customizadas que obteve nas conversas. Tudo isso ajudará a fazer abordagens mais personalizadas e eficientes, resultando em mais vendas.

Acompanhamento do desempenho dos vendedores

No CRM, é possível acompanhar em tempo real o desempenho do time e de cada vendedor individualmente. Dessa forma, a gestão consegue saber quais vendedores estão com dificuldade para bater as metas e auxiliá-los antes que chegue o final do mês.

Com mais dados em mãos sobre o desempenho da equipe, a pequena empresa também pode tomar decisões melhores sobre quem recompensar, por exemplo.

CRM para pequenas empresas

Como escolher um CRM para pequenas empresas?

Certo, agora você já conhece as vantagens do CRM para pequenas empresas. Agora, é hora de descobrir como escolher a melhor ferramenta. Como são muitas as opções disponíveis no mercado, nem sempre esse é o trabalho mais fácil. 

Por isso, na hora de pesquisar por uma plataforma, vale procurar pelas seguintes características:

Interface amigável

O CRM para pequenas empresas deve ter uma interface amigável. Uma ferramenta difícil de usar pode prejudicar a adoção pela equipe de vendas, que não vai querer trocar o recurso usado atualmente por um que vai dar mais trabalho. Por isso, na hora de escolher o seu CRM para pequenas empresas, prefira um que registre atividades automaticamente, reduzindo a necessidade de trabalho manual. Tanto o uso diário quanto a implementação devem ser simples.

Suporte disponível

Ao dar os primeiros passos no uso de um CRM, muitas dúvidas podem surgir. Por isso, certifique-se de que a ferramenta escolhida oferece suporte, mesmo que se trate de um CRM gratuito.

Bom custo-benefício

Se você escolheu um CRM gratuito, garanta que ele atende às suas necessidades. Existem boas opções gratuitas no mercado, mas é preciso ter certeza de que elas permitem, por exemplo, incluir a quantidade de contatos ideal para o seu negócio. Escolher um CRM limitado para o que você precisa, pode ser um desperdício de tempo, caso seja preciso migrar para outra ferramenta depois.

Integrações com outras ferramentas

Dentre as funcionalidades que se deve observar, uma que é necessária para a maioria das empresas é a possibilidade de integrar o CRM a outros aplicativos. Integrações com ferramentas de automação de marketing, WhatsApp, telefone e agenda do Google são bem úteis. Afinal, o CRM deve facilitar o trabalho, e não limitá-lo, certo?

Acesso facilitado

Hoje, a maioria das ferramentas de CRM funciona com armazenamento na nuvem, o que já facilita bastante o acesso. Mas, em tempos de trabalho remoto, é importante que também possa ser acessada a partir de diferentes dispositivos, como computador, celular e tablet.

Conheça o RD Station CRM, ferramenta de CRM gratuita e de qualidade para a sua pequena empresa

Agora que você já conhece os benefícios e as características que um bom CRM para pequenas empresas deve ter, conheça o RD Station CRM, ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes que tem todas as vantagens de que falamos nesse artigo. E o melhor: grátis.

Sem limite de contatos ou de usuários, o RD Station CRM já foi considerado a plataforma líder no mercado de vendas no Brasil pela B2B Stack. Com o plano gratuito, sua pequena empresa pode:

  • Fazer cadastro ilimitado de usuários, oportunidades, clientes e contatos
  • Gerar relatórios
  • Fazer integrações com ferramentas como o RD Station Marketing, Google Calendar e WhatsApp (por meio da extensão WhatStation
  • Importar e exportar clientes e oportunidades
  • Controlar emails, incluindo envio, recebimento e alertas de abertura
  • Usar templates de email para facilitar a comunicação
  • Acessar o telefone virtual
  • Receber suporte por email

Para ver como o RD Station funciona na prática, assista à demonstração no vídeo abaixo ou crie agora a sua conta gratuita!

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