Conheça os principais benefícios do uso de um CRM para os vendedores

Da organização das informações ao aumento das vendas, entenda como um CRM facilita o dia a dia dos profissionais da área


Fala-se com frequência sobre como uma ferramenta de gestão do relacionamento com os clientes facilita o dia a dia das lideranças da área comercial, que passam a ter dados organizados para acompanhar o desempenho da equipe.

Mas, além de facilitar o trabalho da gestão, um CRM também é vantajoso para os profissionais de vendas. Com um software do tipo à disposição, a equipe ganha organização, produtividade, eficiência e pode aprender com o próprio histórico de interações com os clientes em potencial, só para citar alguns benefícios.

Quer saber mais sobre quais são as vantagens de um CRM para os vendedores? Então continue a leitura!

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5 benefícios do CRM para vendedores

Da organização das informações ao aumento das vendas, são muitos os benefícios do uso de um CRM para os vendedores. Conheça os principais:

1. Tenha as informações organizadas

Ao adotar um CRM, a organização das informações é o benefício que pode ser observado mais rapidamente pelos vendedores. Isso acontece porque uma ferramenta desse tipo contém um painel em que constam todos os dados importantes sobre o histórico de clientes atuais e em potencial, assim como as metas e as vendas que foram realizadas.

Com todas as informações em um só lugar, os vendedores conseguem acessá-las rapidamente quando precisam. Essa organização é a base para ações mais estratégicas, como ter mais produtividade e avaliar os motivos de perda, sobre as quais falaremos nos próximos tópicos.

2. Ganhe produtividade

Para trabalhar de maneira produtiva, é preciso ter processos bem definidos e rotinas bem documentadas. Os documentos também devem ficar disponíveis a poucos cliques. Porém, fazer isso sem uma ferramenta que centralize os dados é complicado. 

Imagine a quantidade de planilhas, documentos e listas de tarefas necessários para documentar os processos da área comercial e organizar as informações dos clientes e potenciais clientes. E o pior: cada arquivo fica salvo em um lugar diferente. 

No CRM, por outro lado, os vendedores podem contar com funcionalidades de lista de tarefas e agenda para acompanhar as atividades diárias. No mesmo sistema, ficam centralizados:

3. Saiba por que as vendas são perdidas

Mesmo que o vendedor faça um bom trabalho, há situações em que o contato não fecha o negócio. Isso pode se dar por diversas razões, como falta de orçamento ou porque adquirir a solução oferecida não é prioridade no momento.

Mapear e entender esses motivos de perda permite que o vendedor aprimore o seu trabalho e até recupere oportunidades. E aqui, mais uma vez, o CRM é um ótimo aliado, pois possibilita registrar e organizar essas informações. Na ferramenta, o profissional consegue rever os motivos de perda e também o histórico de interações com os clientes. A partir desses dados, pode refletir e aprender com os erros e acertos.

Se um potencial cliente diz que não consegue comprar agora por falta de dinheiro, mas que em três meses terá o valor necessário, o vendedor pode deixar essa observação no cadastro para abordá-lo novamente depois desse período. E o melhor é que a venda se dará mais facilmente, já que o contato conheceu a sua oferta e demonstrou interesse.

4. Faça abordagens personalizadas

O ciclo de vendas é um processo que vai da prospecção até o fechamento do negócio, passando pela qualificação e pela apresentação da proposta. Alguns negócios, como os que fazem vendas B2B, costumam ter ciclos de venda mais longos. Mas é preciso ter cuidado, pois quanto mais tempo durar o ciclo, mais alto é o custo do processo de venda.

Há diversos motivos pelos quais uma venda leva tempo para se concretizar. Alguns exemplos são uma prospecção que atrai clientes que não fazem parte do perfil ideal, a falta de qualificação dos Leads, uma estratégia de nutrição de Leads insuficiente.

CRM para vendedores

É aqui que entra o CRM. Com a ferramenta integrada ao software de Automação de Marketing, o vendedor recebe um registro com as informações de cada Lead que deve ser abordado. Dessa maneira, consegue avaliar se o contato pode ou não ser contatado nesse momento.

Em caso positivo, esses dados podem ser usados para a construção de uma abordagem de vendas personalizada, que certamente contribuirá para reduzir o ciclo de vendas. O mesmo vale para a proposta comercial. Ela pode ser customizada para atender as necessidades de cada potencial cliente.

E quando o vendedor percebe que o Lead não pode ser abordado no momento? Nesses casos, é possível devolver esse contato para o marketing, para que possa ser amadurecido para um contato comercial futuro.

5. Venda mais para os clientes atuais

Com um bom CRM, o trabalho manual é reduzido, e os vendedores ganham tempo para focar em ações mais estratégicas. Um exemplo é o relacionamento pós-venda, que consiste em entrar em contato com os clientes atuais para checar se estão fazendo bom uso do produto ou do serviço que adquiriram. 

Essas interações não servem somente para criar um bom relacionamento com a carteira de clientes. Por meio delas, os profissionais também conseguem identificar necessidades e, com base nelas, fazer ofertas complementares de upsell e cross-sell.

Disponibilizar um CRM para os vendedores contribui para melhorias nos resultados de vendas de forma geral e também para o aumento dos ganhos dos vendedores, que costumam trabalhar por comissão. Dessa forma, eles também trabalham mais motivados. 

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Se você está a procura de um CRM para os vendedores da sua equipe, que tal conhecer o RD Station CRM? 

A ferramenta desenvolvida pela RD Station traz uma visão completa do funil de vendas. Também permite registrar interações com clientes de forma automática, gerando um histórico completo de cada negociação, criar lembretes para execução de tarefas importantes, como ligações, emails e visitas, entre muitas outras possibilidades.

Atualmente, o RD Station CRM está disponível em três planos: Free, Basic e Pro. Todos foram pensados para que a implementação seja simples e intuitiva, facilitando a adoção pelas equipes comerciais. 

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