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Cultura de feedback: entenda o que ela representa e como adotá-la pode impactar positivamente nos resultados de sua equipe

A troca de feedbacks entre os membros da sua equipe pode trazer resultados positivos tanto para liderados quanto para líderes

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Por meio das minhas experiências pessoais, e também a partir de depoimentos de amigos e colegas, constatei que muitas vezes guardamos pensamentos, opiniões e até grandes ideias para nós mesmos com o receio de sermos prejudicados em nosso ambiente de trabalho.c

Sabe aquela sensação de ansiedade que vem antes de uma reunião com o líder ou aquele frio na barriga que sentimos quando temos que dar algum feedback para alguém? Isso acontece porque temos o hábito de levar os feedbacks como críticas — temos receio de sermos prejudicados (há casos em que as pessoas temem até demissões) e/ou de gerarmos sentimentos de tristeza ou raiva.

É claro que ninguém gosta de criticar ou de ser criticado (talvez essa sensação seja até pior). Mas e se começássemos a ver o feedback com outros olhos, como algo construtivo?

Na Resultados Digitais, a prática do feedback já é parte da cultura da empresa, e quando comecei a trabalhar aqui não pensava no quanto isso poderia impactar em meu dia a dia.

De início, confesso que achei bem estranho — nunca imaginava que um dia poderia dar feedback a um líder ou ter uma relação tão transparente — mas, com o passar do tempo, fui adquirindo mais confiança e observando os impactos positivos que isso causava.

Quando você sabe o que está acontecendo na empresa e com os seus funcionários, cria-se uma relação de confiança e de bem-estar, o que naturalmente gera mais comprometimento.

Foi pensando nisso e em como isso poderia ser feito que resolvi escrever este artigo. Afinal, o feedback parte dos princípios das relações humanas. Então, por que não disseminá-lo?

Confira estas dicas que podem ajudar você a transformar o feedback em um hábito entre você e os membros de sua equipe.

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Como dar um feedback fazendo com que ele seja uma boa experiência?

1. Planeje-se

Agendar uma reunião com um colega de trabalho ou com um liderado sem saber sobre exatamente o que você deseja conversar pode causar tanto desconforto quanto um feedback não estruturado — é como ir ao supermercado e esquecer a lista de compras. Para evitar uma situação dessas, reflita sobre a necessidade dessa conversa e seja específico.

Você pode começar anotando os pontos fundamentais para o desenvolvimento da conversa e apresentar exemplos do que será dito. Independentemente da intenção do feedback, como elogiar ou ajudar a desenvolver alguns pontos necessários, ter um planejamento de como você vai aplicá-lo é fundamental para que o objetivo seja alcançado.

2. Seja sincero e demonstre empatia

Procure deixar a pessoa que está recebendo o feedback à vontade e explique o real motivo da conversa. Essa é uma ótima chance para demonstrar o quanto você se importa e compreende as pessoas. A boa intenção, aliás, é um dos diferenciais de um bom feedback, e criar uma relação de confiança é essencial para o sucesso de qualquer conversa.

3. Qual estrutura seguir?

Uma estrutura que usamos aqui na Resultados Digitais é a técnica SCI (que significa Situação, Comportamento e Impacto). Trata-se de um modelo simples, que orienta a construção do discurso de feedback. Essas siglas podem ser entendidas da seguinte maneira:

  • Situação: consiste em situar o receptor com clareza sobre o tema que está sendo abordado, incluindo a descrição da ocasião em que o comportamento ocorreu. Expressões rígidas como “sempre” ou “nunca” são descartadas, para apresentar a situação de uma forma mais empática e solícita.
  • Comportamento: consiste em relatar as ações ou exemplos específicos que caracterizam o comportamento do receptor. Não inclui opiniões pessoais ou generalizações feitas pelo emissor.
  • Impacto: consiste na descrição das consequências causadas pelo comportamento do receptor, isso é, como as pessoas reagiram a essa ação e os resultados obtidos.

Veja um exemplo de utilização:

Maria, durante a reunião hoje pela manhã eu percebi que você interrompeu os demais diversas vezes. Isso fez com que as pessoas se sentissem incomodadas e perdessem a linha de raciocínio do que diziam. Além disso, esse comportamento me passou a impressão de que você estava muito ansiosa a ponto de não poder esperar o momento certo de apresentar sua opinião.

A eficácia do feedback depende de um processo continuado que identifica modelos mentais, comportamentais, seus contextos e impactos.

Acredite: ser simples e objetivo é a melhor opção!

4. Como concluir o feedback?

Se no feedback foram apresentados apenas elogios, você pode estimular o receptor sobre seus planos de continuidade ou até mesmo encorajá-lo a apresentar os resultados para toda a equipe.

A apresentação de experiências pessoais positivas, além de ser motivacional, aproxima os membros da equipe e cria espaço para discussões e trocas de conhecimento que podem agregar muito valor ao setor. Isso pode, inclusive, gerar oportunidades para a criação de novos estudos, projetos ou até mesmo ações construtivas para a área.

E se o feedback for construtivo?

Da mesma forma que o feedback positivo, o feedback construtivo deve ser guiado de forma objetiva, sem rodeios. A apresentação de evidências pode ajudar bastante nesse processo.

Por exemplo:

Nos últimos dois meses notei que você ficou abaixo da meta e que anda mais introvertido. Isso tem me preocupado, pois você costuma apresentar sempre bons resultados e ser mais comunicativo. Podemos conversar ou pensar juntos em um plano de ação que possa mudar isso?

Percebe que é simples de compreender e demonstra que você se preocupa com o ouvinte? Com isso, as chances de evoluções positivas após essa conversa serão muito maiores.

E se eu tiver que apresentar um feedback para meu líder?

Sei que essa frase soa estranha e não passa na cabeça da maioria das pessoas. Quando pude pela primeira vez dar um feedback a um líder, não sabia como me portar ou o tipo de coisa que poderia dizer.

Nunca havia pensado no quanto o feedback pode contribuir também para o desenvolvimento de um líder e nos resultados positivos que isso pode trazer.

Como em qualquer relação humana, tanto o liderado quanto seu líder tendem muito a ganhar se estiverem dispostos a trocar feedbacks. Juntos, além de evoluírem como pessoas, podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento do negócio.

1. Como apresentar o feedback para meu líder pela primeira vez?

O feedback pode ser apresentado com a mesma estrutura: mostrando-se o contexto e suas evidências. Você pode apresentar gráficos, relatórios ou um estudo que você tenha realizado para demonstrar o seu ponto de vista. Apresentações visuais são mais fáceis de ser interpretadas e ajudam na objetividade.

Caso você não tenha dados para apresentar e a pauta do seu feedback seja um assunto de cunho pessoal, como falar sobre como você se sentiu diante de uma situação, você pode apresentar a circunstância e dizer com clareza e sutileza como você se sentiu. Para ajudar, você pode indagar se pode dar uma opinião sobre o assunto ou até mesmo apresentar uma ideia de ação para situações como aquela, por exemplo:

Eu acredito que nessa situação, se você agir de tal maneira, poderá obter resultados mais apropriados.

A prática da empatia nessa situação sem dúvida ainda prevalece. :)

2. E o que o líder ganha com esse feedback?

Uma das maiores importâncias do feedback para o líder é o conhecimento do seu perfil profissional pela visão dos seus liderados.

No dia a dia, o líder lida com diversos tipos de personalidade, mas, às vezes, pode acabar tomando os mesmos tipos de atitudes para com todos os liderados, o que pode fazer com que não esteja colhendo os melhores resultados.

É por isso que o feedback é tão importante. Além de conhecer melhor os liderados, buscando manter uma boa relação, o líder pode, assim, saber quais são os seus pontos positivos e pontos de melhoria de acordo com as opiniões dos membros da sua equipe. Essa é uma ótima estratégia para quem deseja se desenvolver profissionalmente na área de liderança.

Um líder é, acima de tudo, um representante de sua equipe. Se você é líder, poderá, com a prática dos feedbacks, ser ainda mais admirado, potencializando assim suas habilidades.

Concluímos, então, que a prática do feedback pode nos trazer uma quantidade enorme de aprendizados muito importantes em nosso desenvolvimento. E você, já deu algum feedback hoje? :)

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