Blog de Marketing Digital de Resultados

Publicação do Culture Code da Resultados Digitais

Esse post é um pouco fora do tema Marketing Digital, mas espero que seja no mínimo tão interessante quanto os conteúdos que costumamos publicar.

Hoje estamos abrindo publicamente o nosso Culture Code, o conjunto de crenças e valores que acreditamos, praticamos e valorizamos aqui na Resultados Digitais.

Para quem não conhece o que é um Culture Code, produzi-lo é uma iniciativa que ganhou bastante corpo depois que a Netflix publicou o seu em 2009, e desde então várias outras empresas já fizeram e externalizaram seus materiais.

O Culture Code é um documento que serve para uma série de coisas: um guia para os colaboradores da empresa, um material para atração de novas pessoas para o time, critérios de seleção e avaliação de desempenho, um norte para onde queremos evoluir com as nossas práticas no dia a dia e em última instância até como um “manifesto” de como achamos que o trabalho deveria ser na maioria dos lugares.

Além disso, e mais diretamente aos nossos leitores, clientes ou parceiros, é uma forma de saber o que esperar da RD e do nosso time nas interações conosco e conteúdos e produtos que criamos.

Tendo vivido esse processo em várias empresas, sei que cultura é algo muito difícil de criar e ao mesmo tempo é bem frágil. É muito fácil perder rapidamente algo importante se não for bem cuidado, especialmente em ambientes de rápido crescimento. Cultura também é algo que simplesmente “acontece” mesmo que não se planeje (para o bem ou para o mal). Justamente por isso é importante pensar e definir esse conjunto de crenças e práticas antecipadamente.

Tivemos a felicidade de, no início da RD, ter um time que se conhecia e já tinha trabalhado junto há muitos anos. Tínhamos muitos valores implícitos compartilhados, mas que com o rápido crescimento do time começaram a ter a necessidade de serem mais externalizados, discutidos, adaptados e melhorados.

Esse é o resultado (atual) deste trabalho. Sem mais delongas, convido-os para conhecer abaixo o Culture Code da RD. Espero que gostem e, se gostarem, compartilhem! ;)

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

18 comentários

  1. Ana Cristina Rivarola Joaquim

    A cultura, valores e a prática são realmente sensacionais, o desenvolvimento da equipe com igualdade e liberdade de criação, e querer realmente que o cliente terá sucesso não somente um trabalho entregue, me faz querer fazer parte da equipe RD

  2. Márcia Florêncio

    Uaaaau! Valores, propósito e ações inspiradores! Me faz querer fazer parte desse time!

  3. Lívia Vergara

    Material incrível, acreditem mas foi possível sentir a energia daqui de como a empresa da cultura é forte e incutida em cada colaborador e não poderia faltar o comentário – “Quero muito fazer parte desse time!!”

  4. Isai Alcântara

    Um excelente culture code! Me faz desejar trabalhar na RD :D
    Um ponto, todavia é que a mídia usada não é muito acessível. Tenho baixa visão e precisei pedir para alguém ler para mim o culture code, já que não conseguia ler por conta das fontes. Uma boa solução pode ser disponibilizar o texto corrido, o que facilitaria a leitura de diversas pessoas que têm alguma dificuldade com os slides.

    1. Thayane Fernandes

      Olá Isai, tudo bem?

      Estava relendo o Culture Code da RD há pouco e vi seu comentário no post do blog onde eles divulgaram o material. Minha dica é que você abra o material diretamente no Slide Share, assim terá acesso a transcrição dos slides, segue o link: https://www.slideshare.net/resultadosdigitais/culture-code-rd-2018

      Espero ter ajudado,
      Thayane

  5. Gisele Schneider

    Parabéns pelo material. Sou de uma área completamente diferente e pesquisando sobre OKR cheguei até aqui. Sensacional!

  6. Lucas Barbosa

    Culture Code incrível. Só aumenta o desejo de fazer parte disto. Parabéns, RD!

  7. Fernando Benevides

    Incrivel a visao e os valores da empresa! Quero fazer parte desse time!!

  8. Julio Ferracini

    Belo material, conteúdo fantástico. Inspirador.

  9. Pablo Serrano

    Gosto do lema: “Feito é melhor que perfeito”. Já uso o RDStation há 2 anos e tenho visto os resultados em termos de autoridade que construí no mercado. O software e todos os conteúdos educativos, também como o suporte da equipe da RD faz o meu telefone tocar continuamente. Os resultados não são imediatos, e você deve ter isso em mente. Só entendendo a cultura e como o método funciona é que a gente começa a dar valor e consegue aplicar. Parabéns pelo crescimento exponencial da RD e pelo alinhamento cultural que auxilia os clientes a também se tornarem “the best of the class”.

  10. Gabriel Silvestri

    Muito bacana saber que existe isso por trás de tudo! Sou cliente RD e só tenho a agradecer a vocês por terem promovido tantas mudanças na minha vida :)

  11. mathias

    Tenho a honra de pertencer a esse super time da RD e posso afirmar que respiro essa cultura que me motiva a ser mais todo dia. Fico realmente impressionado com o quanto as pessoas aqui buscam compartilhar seus conhecimentos e como a empresa cria espaços que encorajam esses eventos. Gratidão RD.

  12. Priscila

    Excelente material, em conteúdo e apresentação. Parabéns!

  13. Leonardo Brasil

    Sou cliente da RD e com o Culture Code compreendi, ainda mais, as razões pelas quais fazem com que a empresa tenha seus diferencias, além de ser cliente da RD, sou fã, admirador do principal fator que levo em consideração na hora de avaliar qualquer empresa, o atendimento, que por sinal é excelente. Parabéns aos idealizadores, líderes e demais colaboradores da RD.

  14. Luiz

    Ver e acompanhar as ações da Resultados Digitais é inspirador. Parabéns a empresa e a equipe pela maneira como divulga conteúdos.

  15. Diego Andreasi

    OMG, 126 slides pra definir a cultura da NetFlix… como diria meu professor de mestrado, dá pra cortar pela metade…

  16. Henrique Lara

    Gostei da citação do Dadá Maravilha, Eric. Material ficou show! Parabéns pessoal e que continuem sempre com esse trabalho fantástico que estão fazendo.

    1. Eric Santos

      Valeu Henrique!