Curso de vendas: entenda quando é a hora de investir na capacitação da sua equipe comercial

Por meio de um curso de vendas, a equipe pode aprender novas técnicas e se atualizar sobre as melhores práticas. Entenda quando investir!

Resultados Digitais
Resultados Digitais22 de outubro de 2021
Semana da Transformação Digital

Em um mercado competitivo como o atual, as empresas estão sempre em busca de novas maneiras de inovar e renovar conhecimentos. Na área de vendas, não é diferente. Uma equipe comercial que deseja bater as metas precisa estar por dentro das melhores práticas e em constante atualização.

Novas tecnologias surgem o tempo todo, facilitando o trabalho da área. Mas é preciso que os vendedores saibam utilizá-las. Além disso, nesse contexto de digitalização, o comportamento dos consumidores tem mudado. Hoje, os clientes exigem profissionais informados e que façam uma abordagem menos invasiva e mais consultiva.

Uma maneira de oferecer aprendizados para o time é por meio de cursos de vendas. Há diversas opções no mercado, que permitem que os vendedores adquiram novas técnicas e conhecimentos. Mas quando é o momento certo para isso? Neste artigo, falaremos sobre alguns sinais de que está na hora de investir na capacitação do seu time. Confira!

Por que investir no aprendizado constante em vendas?

Seja por meio de cursos, treinamentos, mentorias ou outros formatos, o aprendizado constante é fundamental para a área de vendas por diversos motivos, que vão desde fechar mais negócios até reter talentos, passando por melhorar a experiência dos consumidores.

Abaixo, detalhamos alguns motivos pelos quais vale investir em capacitação do time comercial por meio de recursos como os cursos de vendas:

Aumento nas vendas

Vendedores treinados são capazes de influenciar mais os clientes, abordando-os da maneira certa. Também conseguem tirar dúvidas, discutir necessidades e oferecer a solução mais adequada para cada caso. 

O aprendizado também contribui para que o profissional de vendas se sinta mais seguro e confiante em sua tática de vendas. Tudo isso resulta em mais fechamento de negócios.

Atração de talentos

As pessoas querem trabalhar em negócios que investem nos colaboradores. Oferecer treinamentos e cursos de vendas é uma maneira de mostrar que se preocupa com o desenvolvimento da equipe comercial. 

Ao apostar na capacitação constante, seu negócio atrairá vendedores talentosos, que procuram oportunidades de se desenvolver. 

Colaboradores mais satisfeitos

Além da atração de talentos, o investimento em capacitação pode ajudar a reter os profissionais que já trabalham com você. Quando a empresa investe no vendedor, ele se sente mais valorizado e motivado. 

Em uma área como vendas, na qual bons vendedores são disputados pelos negócios, a preocupação com o desenvolvimento pode ser um diferencial.

Clientes encantados

Vendedores bem treinados têm o potencial de encantar os consumidores, oferecendo uma experiência de qualidade. Profissionais capacitados conseguem ter interações mais proveitosas e construir um relacionamento com os clientes

É isso que vai fazer não só com que eles fechem negócio agora, mas também que voltem a comprar da sua empresa no futuro.

curso de vendas

Quando investir em um curso de vendas?

Pelo tópico anterior, fica fácil concluir que a capacitação de vendedores traz uma série de benefícios para as empresas, permitindo desenvolver profissionais que vão fechar mais negócios, contribuindo para o recrutamento e a retenção de talentos e ajudando a ter clientes satisfeitos. 

Agora, você pode estar se perguntando: será que é o momento de investir em um curso de vendas?

Para responder a essa questão, é preciso observar alguns sinais. Se os seus vendedores estão com dificuldade para fazer a abordagem dos clientes, por exemplo, pode ser um indicativo de que necessitam de capacitação específica para esse ponto, de modo que compreendam o que funciona melhor com os consumidores atuais e, é claro, com o perfil de cliente específico da empresa.

O enfrentamento de problemas para vender novas ofertas é outro sinal. Nesse caso, pode ser uma ideia a criação de um curso de vendas ou treinamento focado nas soluções que a empresa oferece sempre que novos produtos ou serviços forem adicionados ao catálogo.

Além disso, a ocorrência de dificuldade para adaptar o processo de vendas para o trabalho remoto também denota que pode estar na hora de capacitar os seus vendedores para essa nova realidade. 

Essas são algumas situações que podem apontar para a necessidade de investir no desenvolvimento do time. Como essas, pode haver outras. Por isso, é importante que as lideranças de vendas estejam sempre atentas para identificá-las.

Em qual curso de vendas investir?

Há muitos cursos de vendas no mercado, focados nas mais diversas necessidades que uma equipe comercial pode ter.

Para entender em qual investir, é preciso, primeiro, identificar o problema que precisa ser resolvido. Muitas vezes, trata-se de uma questão interna, como os próprios processos, rotinas e soluções oferecidas pela empresa. Nesses casos, não será possível encontrar um treinamento pronto no mercado. Será preciso desenvolvê-lo. 

Já em outras situações, a melhor saída pode ser procurar a capacitação externamente. É o caso de um treinamento sobre determinada ferramenta que os vendedores estão com dificuldade em implementar, por exemplo. 

Alguns cursos também podem ser úteis para vendedores específicos, que estão precisando desenvolver determinada habilidade. Cabe ao líder ajudar os profissionais a identificarem seus pontos de melhoria e a buscarem por capacitação adequada.

Para estimular os vendedores a se desenvolverem ainda mais, a empresa pode, inclusive, recompensar os profissionais que estão sempre buscando capacitação externa, como forma de incentivá-los.

Conheça o curso gratuito PEACE: Metodologia para gestão de vendas

Se você gostou dessas dicas, saiba que pode começar agora um curso de vendas gratuito, que vai ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe e a melhorar a performance do seu processo comercial. 

A metodologia PEACE (processo, empoderamento, abordagem, conversão e evolução) foi desenvolvida e utilizada dentro da RD Station. E você, liderança de vendas, pode aprendê-la em um curso gratuito, que conta com 7 módulos e mais de 40 aulas, ministradas por grandes nomes do mercado.Inscreva-se agora no curso PEACE: Metodologia para gestão de vendas e encontre as melhores práticas de vendas para o seu negócio!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Quais fatores pesam na decisão de demitir um vendedor?
Vendas
RD Station CRM: conheça a ferramenta de gestão de vendas número 1 do Brasil
Vendas
Marketing Digital e Inside Sales: a melhor combinação para gerar negócios hoje + 5 passos práticos