LinkedIn libera cursos gratuitos para ajudar quem procura emprego

Aliado a iniciativa do Microsoft, o LinkedIn identificou 10 áreas com maior demanda por empregos no mundo e liberou trilhas gratuitas de cursos

Bruno Volpato
Bruno Volpato3 de julho de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

A pandemia de Covid-19 está causando, além da perda irrecuperável de vidas, o fim de milhões de empresas e empregos em todo mundo. O LinkedIn lançou uma iniciativa para capacitar, até o fim do ano, 25 milhões de pessoas que estão em busca de recolocação.

Ela faz parte de um movimento maior liderado pela Microsoft, empresa à qual o LinkedIn pertence, e que inclui também o GitHub. A principal frente de trabalho é o oferecimento de cursos e certificações gratuitas para 10 áreas em que há maior demanda no digital.

Além disso, o LinkedIn disponibilizou ferramentas para auxiliar quem está em busca de emprego na plataforma. Elas foram reunidas em um site especial, mas incluem também trilhas de aprendizado focadas na preparação para a busca de vagas.

Continue lendo o post para conhecer e acessar os cursos gratuitos do LinkedIn.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Cursos gratuitos do LinkedIn

O LinkedIn utilizou as informações de sua ferramenta Economic Graph para identificar os 10 empregos pelos quais há mais procura no mundo. São mapeados 690 milhões de usuários, 50 milhões de empresas e 11 milhões de anúncios para chegar à lista.

Aliás, nesse pacote de ajuda, o LinkedIn está disponibilizando gratuitamente os recursos do Economic Graph para governos formularem políticas públicas voltadas ao trabalho.

Os critérios para ranquear esses empregos foram o maior número de aberturas de vagas, o crescimento constante nos últimos 4 anos, a remuneração justa e a facilidade para ser aprendido online.

A seguir, você pode acessar as trilhas de conhecimento para cada um dos tipos de emprego identificados pelo LinkedIn como prioritários. Todos os cursos são em vídeo e têm material de apoio e testes para obtenção de certificação ao completar. O tempo total varia bastante para cada trilha, desde 5 até 35 horas de estudos, sempre em inglês.

  1. Desenvolvedor de software
  2. Representante de vendas
  3. Gerente de projetos
  4. Administrador de TI
  5. Especialista em atendimento ao cliente
  6. Especialista em Marketing Digital
  7. Suporte e help desk
  8. Analista de dados
  9. Analista financeiro
  10. Designer gráfico

A lista é apresentada na ordem de interesse, então fica também a oportunidade para quem está empregado analisar quão valorizada está sua job. Assim, fazer os cursos do LinkedIn pode ser uma boa oportunidade de melhorar sua qualificação.

linkedin cursos gratuitos

Trilhas de preparação para a busca de emprego

Além de cursos para jobs específicas, o LinkedIn tornou gratuitas 4 trilhas preparatórias. Elas pretendem reforçar as habilidades interpessoais, as famosas soft skills, de quem está em busca de uma vaga.

Sobre uma delas, a de Diversidade & Inclusão, já havíamos inclusive falado em profundidade aqui no blog. A seguir, veja todas as trilhas disponíveis, que também estão em inglês. Elas variam entre 5 a 19 horas de estudos, também com vídeos, material de apoio, testes e cerficação.

  1. Encontrando um emprego em tempos desafiadores para a economia
  2. Domine habilidades interpessoais profissionais que estão em alta
  3. Transformação Digital na prática: ferramentas virtuais de colaboração
  4. Diversidade, inclusão e pertencimento para todos

Talvez você já tenha reparado, também, que algumas pessoas estão usando um frame com a hashtag #OpenToWork em seus perfis no LinkedIn. A ideia é deixar claro aos recrutadores que a pessoa está em busca de recolocação. O objetivo maior da hashtag, porém, é criar uma rede de colaboração e de comunicação, agilizando o processo de achar um emprego.

opentowork

Conheça os cursos gratuitos da RD University

O braço de educação da Resultados Digitais, a RD University, também tem ótimos cursos para quem está buscando se qualificar para o mercado digital de Marketing e Vendas. Todos eles são em vídeo, com material de apoio e certificação. Os professores são profissionais com longa experiência de mercado em suas áreas.

Você pode experimentar 3 cursos de introdução que estão disponíveis gratuitamente - e em português. É só clicar para conhecer mais:

  1. Introdução ao Inbound Marketing
  2. Introdução ao Inside Sales
  3. Introdução ao Customer Success

Inscreva-se, a melhor forma de enfrentarmos a incerteza do que vem por aí é a educação continuada. Conhecer melhor as oportunidades no mercado digital é uma maneira bem interessante de começar ou se requalificar.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Atualização de algoritmo: Por que seu ecommerce não deve depender apenas de mídias pagas
Marketing
Copy de Anúncios: como criar textos que convertem e como a ferramenta de IA da RD Station melhora seus resultados
Marketing
Conheça mais sobre as Web Stories, as antigas AMP Stories do Google