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Customer Match: como usar sua base de Leads para otimizar campanhas no AdWords

Saiba como usar a funcionalidade do Google AdWords e criar campanhas segmentadas para a sua própria lista de contatos

Customer Match é uma funcionalidade do Google AdWords que permite que você faça upload de listas de email de clientes ou Leads e as utilize como público-alvo de campanhas e anúncios.

Ou seja, ao importar uma lista de emails, você cria uma audiência. Por essa audiência já ter demonstrado interesse na sua empresa anteriormente — uma vez que os emails são de quem é ou já foi um cliente ou um Lead — seus anúncios possuem uma probabilidade maior de conversão.

Os anúncios com Customer Match podem ser feitos para as redes de pesquisa, shopping e também para YouTube e Gmail.



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Como usar o Customer Match na sua estratégia

Na prática, a melhor forma de utilizar o Customer Match é criando diferentes listas de audiência, uma para cada grupo de anúncios, cada uma com seu objetivo definido.

Por exemplo, uma dessas audiências pode ser composta por Leads que converteram em alguma Landing Page sua, mas ainda não são seus clientes. Para esse grupo, você criaria campanhas com o objetivo que eles façam uma primeira compra ou assinatura no seu site.

Já para uma lista de audiência de Leads que estão no seu clube de fidelidade, teria mais sentido fazer campanhas pensando no engajamento dessas pessoas. Ou seja, você pode criar campanhas para estimular a utilização do seu site ou aplicativo.

Outra opção de campanha para quem já é cliente é com a venda de combos. Pensando que sua empresa vende três produtos — X, Y e Z, pode-se criar audiências de clientes que possuem apenas um ou dois deles e criar campanhas com ofertas para um upgrade, oferecendo um desconto para que o cliente adquira os três.

Além desses exemplos, outras possibilidades que você pode fazer é a de criar audiência de clientes que costumam realizar compras no seu site em determinado período.

Por exemplo, se você tiver uma loja de flores, você pode criar uma campanha para o dia dos namorados para quem já comprou com você nesse período no ano anterior. A mesma coisa pode ser feita em outras datas comemorativas, como páscoa, natal etc.

Cliques mais qualificados

Em outros casos, normalmente é recomendado utilizar palavras-chaves de cauda longa para que se encontre o público-alvo com um custo menor de CPC.

Contudo, para a lista de Leads no Customer Match, utilizar palavras-chaves um pouco mais gerais pode valer a pena. Isso porque, como você sabe que o público é realmente qualificado, gastar mais no CPC vale a pena, pois o CPA se torna menor.

Ou seja: vale a pena investir em palavras-chave mais gerais e com custo de clique mais caras nesse caso, uma vez que o custo de conversão do Lead diminui.

Encontre públicos similares

Além da opção de criar campanhas para as pessoas presentes na sua lista, o Customer Match permite também selecionar públicos similares como público-alvo de anúncios no Gmail ou no YouTube.

Essa opção fica disponível automaticamente, caso suas listas tenham os requisitos mínimos para o Google conseguir encontrar usuários com comportamento semelhante.

Regulamentações

Existem algumas limitações colocadas pelo Google na utilização do Google Match. São elas:

  • As listas precisam ser suas: isso significa que não podem ser utilizadas listas compradas, alugadas ou disponibilizadas por terceiro;
  • É necessário deixar claro a utilização que será feita com esse email em sua política de privacidade, ou seja, quando o Lead converter em uma Landing Page, ter o aviso que esse email será utilizado no Customer Match;
  • As pessoas da sua lista precisam ter pelo menos 13 anos de idade para que você possa utilizar seu email no Customer Match;
  • Informações sensíveis — como religião, status financeiro negativo etc. — não podem ser abordadas nas suas campanhas.

Como criar a lista no AdWords

Para poder criar sua lista de Customer Match, é necessário primeiramente acessar a parte de Campanhas dentro do Google AdWords.

Após, dentro de Biblioteca compartilhada, selecionando a opção público-alvo (como na imagem abaixo), você encontra o subitem Emails de clientes, com o link Criar listas.

google customer match

Você é então redirecionado para a página seguinte, em que você deve inserir o arquivo (em .CSV, com até 5GB), nome  e descrição da importação que será realizada:

google customer match

Após completar o processo, sua lista fica salva na sua aba de Públicos-alvo:

google customer match

Pronto!

Agora é só selecionar o público para adicioná-lo em um grupo de anúncios e você já pode utilizar sua base de Leads nas suas campanhas.

Com o Customer Match você poderá criar campanhas super otimizadas para o AdWords. Mas se você quiser variar o canal, pode experimentar também usar a base de Leads para criar anúncios no Facebook, Twitter e LinkedIn. Para saber como leia o post Como engajar sua base de emails usando mídia paga.

Além disso, temos outros conteúdos sobre compra de mídia que vão auxiliar você em sua estratégia. Todos estão disponíveis para download gratuito:

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