Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: dados de ecommerce no Brasil mostram forte crescimento do mercado

Pesquisa realizada por PayPal e BigData Corp mostra que os sites de vendas online já são mais de 900 mil no país

É oficial: já estamos na segunda metade de 2019. Eu confesso a você que, depois que saí da universidade, pensei que nunca mais contaria a vida em semestres. Trabalhar em uma empresa data-driven e super focada em métricas mostrou que eu estava errado.

Não importa, aliás, se a faculdade foi a melhor época da sua vida: ela acabou. Se por acaso você ainda é estudante universitário, aproveite enquanto pode: logo seu curso vai acabar. E se ainda vai prestar vestibular: não é verdade que sua escolha vai definir o seu futuro e que se você errar a sua vida acabou, mas avalie bem suas opções.

Voltando às métricas, são vários os períodos em que fazemos análises: anual, semestral, trimestral, mensal, semanal e até diária. Tudo depende do que estamos olhando. O fato é que este post é o primeiro resumo semanal de notícias o semestre, trimestre e mês.

Enfim, sem pressão. Relaxe e dê uma lida no que de mais relevante aconteceu nessa semana em tech e marketing digital. Aliás, não falamos sobre a queda parcial da família Facebook porque, bem, eles ainda não ofereceram nenhuma justificativa para o ocorrido.

Lembre-se que você pode receber a nossa newsletter, contendo nosso resumo de notícias, direto na sua caixa de email – que está protegida de quedas no WhatsApp. Basta preencher o formulário abaixo.

Dados de ecommerce no Brasil mostram forte crescimento do mercado

Você costuma fazer compras pela internet? Provavelmente sim. Ou você vende coisas pela internet? Provavelmente sim, também! Pelo menos é o que indicam os resultados de uma pesquisa divulgada nesta semana pela PayPal e pela BigData Corp.

O Perfil do E-Commerce Brasileiro é realizado desde 2014, e neste ano trouxe resultados impressionantes. O número de sites de vendas no Brasil chegou a 930 mil, representando um crescimento de 37,59% em relação ao levantamento de 2018.

A maioria, ou 59,76%, usam plataformas fechadas, aquelas em geral gratuitas. Por outro lado, há também sinais de que a maturidade está crescendo. Do total dos sites avaliados, 7,93% faturam mais de R$ 100 milhões e têm mais de 500 mil visitas mensais.

Há diversos outros números interessantes relacionados à pesquisa, que estão detalhados no site da PayPal. Por exemplo: os ecommerces brasileiros têm vida média de 487 dias. Parece pouco? Pois saiba que em 2015 eles duravam apenas 94 dias, em média!

Links relacionados:

GoogleBot não vai mais obedecer noindex no Robots.txt

O Google anunciou, oficialmente, que o GoogleBot não vai mais obedecer ordens de noindex vindas de arquivos Robots.txt. A prática, que é muito comum, vai ser descontinuada em setembro, portanto dê uma boa vasculhada nos seus sites.

robot

A razão é que isso sempre foi feito de forma extraoficial. Ou seja, era algo que não era documentado, mas funcionava. No comunicado, o Google diz que está fazendo isso para manter o ecossistema mais saudável.

Essa notícia é bem importante para profissionais de SEO, portanto, se você não entende muito do assunto, vale trocar uma ideia com o responsável pelo site do seu negócio. Existem outras formas para evitar que uma página seja vasculhada pelo GoogleBot:

  • Colocar o noindex em meta tags para robôs
  • Inserir código 404 ou 410 no HTTP
  • Colocar a página atrás de uma senha
  • Usar o disallow no robots.txt
  • Usar a ferramenta de remoção de URLs do Google Search Console

Links relacionados:

Primeira aceleradora do Brasil de startups de hardware aceita inscrições

O ecossistema de startups do Brasil (e do mundo, por que não?) é dominado por empresas de software. O programa HARDS Factory quer dar uma diversificada nesse panorama, oferecendo pré-aceleração para startups de hardware que estão em estágio inicial.

baby ninja

O programa é equity-free, ou seja, não é preciso ceder participação da startup. Ao final, é possível ser selecionado para receber um investimento na etapa de aceleração. A HARDS é resultado da spin off da Fundação CERTI, da CVentures e Darwin Startups

São de 6 a 7 semanas de uma intensa análise do negócio, com participação de parceiros e mentores que têm muito a acrescentar. Há ainda orientação para captação de recursos, além de dicas de especialistas em construção de produtos. O início é em setembro!

Links relacionados:

Resultados Digitais lança a Semana do SEO Avançado na Prática

Quer conhecer dicas e estratégias para ter mais visitantes no seu site sem custo? Então inscreva-se na Semana do SEO Avançado na Prática da RD! Serão 5 webinars ao vivo e gratuitos entre os dias 22 e 26 de julho para você aprender muito.

Especialistas vão abordar técnicas avançadas sobre SEO para YouTube, Search Console, Rich Snippets, Voice Search, AMP, PWA, ASO e muito mais. São técnicas que contribuem para melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca!

Para garantir o seu lugar, basta entrar na página do evento!

Marcadores:

Deixe seu comentário