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DAM: como fazer o gerenciamento dos seus ativos digitais

Um software de Digital Asset Management armazena, organiza, auxilia a distribuir os ativos digitais de sua marca, como também auxilia na autenticidade e solidez da empresa

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O número de redes sociais e canais de contato com o público-alvo está crescendo cada vez mais. Assim, times de marketing estão tentando se adaptar às altas demandas de artes e campanhas.

Eles também buscam soluções para produção mais sem prejudicar o processo criativo. E é fato que os ativos criativos, que representam a sua marca em canais e redes, são a chave para conectar a sua empresa com o cliente.

Dessa forma, um ativo digital é um conjunto de todos os bens e direitos autorais com o valor de propriedade de um empreendimento. Quando falamos de ativos digitais, nos referimos a qualquer arquivo que tenha relevância direta para o negócio: como imagens, áudios, logos, slogan, videoclipes, ícones fontes, paletas de cores, campanhas, etc.

Vale ressaltar, também, que nem tudo é um ativo digital, pois ele precisa ter capacidade de representação e valores reais para a marca da empresa. O seu time de marketing está sem tempo e está buscando soluções para produções em grande escala sem prejudicar o processo criativo? Continue lendo o post, pois o gerenciamento de ativos digitais vai te ajudar.

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Softwares de Gestão de Ativos Digitais

O Digital Asset Management (DAM) é de extrema importância para qualquer negócio. Ele armazena, organiza, auxilia a distribuir os ativos digitais de sua marca, como também auxilia na autenticidade e solidez da empresa.

Assim sendo, é necessário mais que um funcionário ou equipe para gerenciá-los. Demanda tempo e mão-de-obra organizar por categorias, catalogar dados separando-os por departamentos e atualizá-lo sempre que o time de marketing criar uma nova campanha ou um novo elemento de branding.

Para resolver isso, surgiram os Softwares de DAM, que suprem essas necessidades em tempo real, de forma organizada e com relatórios de atualizações para todos os usuários.

Além disso, um software de gerenciamento de ativos digitais é de extrema utilidade para empresas que possuem um departamento de marketing interno ou realizam pesquisas e estratégias de campanhas. Também pode facilitar muito a vida de empresas que estão realizando um rebranding.

Como gerenciar os seus ativos digitais com um software de DAM

1. Uploads 

O primeiro passo é passar todos os arquivos para a ferramenta. Isso inclui logo, imagens, campanhas, artes, fotos, documentos de todos os times, áudios, videoclipes, infográficos, cards e propagandas.

2. Categorizar e ativar cadeados

A ferramenta possui categorias para auxiliar todo o processo de busca, juntamente com os metadados que descrevem todo ativo digital. Então, em cada upload, os ativos são encaminhados para a sua respectiva categoria (Artes, Comunicados, Tarefas, Marca, Analytics e suas subcategorias). Além disso, é fundamental que o funcionário com o acesso de “administrador” selecione e limite o acesso dos ativos digitais, para que haja uma certa restrição internamente, se necessário.

3. Edição/Customização 

As plataformas de DAM oferecem dentro de seu software um espaço de customização e edição de artes/campanhas. Então, como a sua paleta de cores e todos os ativos digitais ficam definidos dentro da plataforma, por consequência, a produção e edição ficam mais rápidas.

4. Distribuir 

Para distribuir, é necessário ter facilidade para converter os ativos digitais em todos os formatos, para que assim sejam compartilhados da forma correta. Analisar qual rede social o seu público-alvo mais utiliza é fundamental. Os recursos digitais devem ser distribuídos da melhor forma, como também devem ser facilmente rastreados e, se necessário, alterados. Saber qual é a versão mais recente de cada ativo digital é crucial para manter a consistência de marca. Então, a plataforma facilita todo o processo de busca, afinal ela envia relatórios de atualizações dos ativos e também centraliza toda e qualquer informação em um só lugar, sem que seja necessário recorrer a e-mail ou qualquer outro tipo de ferramenta.

Benefícios de gerir os seus ativos digitais com softwares de DAM

Os softwares de gerenciamento oferecem serviços de gestão de ativos digitais, que são feitos para armazenar os ativos, designar metadados para pesquisas e filtros que ajudam no fluxo de trabalho de seus colaboradores. Com esse tipo de plataforma, o mundo de ativos digitais consegue se manter tanto com entrada de novos ativos, como edição e retirada.

Os desafios que o seu negócio ou equipe enfrenta ao lidar com a gestão de ativos digitais podem variar, mas aqui estão os principais problemas que o DAM poderá ajudar em seu empreendimento:

1. Workflow 

A fluidez de tarefas e de processos internos são fundamentais. Os softwares de DAM organizam todos os ativos de acordo com os times, de acordo com a funcionalidade de cada ativo (campanhas, logos, imagens, infográficos, áudios, documentos de RH, tabelas de financeiro, etc.) e centralizam tudo em um só lugar. Dessa forma, agilizam e otimizam o tempo reservado para tarefas de criação e distribuição.

2. Segurança de dados

Alguns arquivos – como materiais de marketing para campanhas de produtos ainda não lançados e documentos de RH restritos – devem possuir um acesso limitado. Ou seja, a ferramenta consegue limitar o acesso dos ativos de acordo com as configurações desejadas. Se o marketing quiser proteger o acesso de alguma campanha específica, o administrador responsável do marketing pode gerenciar os funcionários/usuários que podem ter acesso a ela.

3. Tempo para o time de marketing

Com a plataforma centralizando todos os ativos digitais e tendo um espaço interno para a customização, o trabalho é facilitado. Além disso, à medida que se torna cada vez mais fácil projetar ativos digitais de qualidade, haverá um salto consecutivo no número de materiais de Marketing Digital disponíveis para uso.

4. Campanhas assertivas 

O controle central que o DAM fornece aumenta o fluxo da comunicação e permite que todos os funcionários da equipe estejam na mesma página ao mesmo tempo. E isso diminui as ineficiências e reduz muito a possibilidade de retrabalho.

Estatísticas sobre gestão de ativos  

Encontramos algumas pesquisas na web sobre gestão de marca e de ativos digitais. Elas ilustram a importância de dar atenção ao tema.

  • Mais de 60% das organizações relatam que os materiais são criados sem conformidade com as diretrizes da marca. (Inc)
  • 40% dos profissionais de marketing não acreditam que sua imagem de marca esteja bem alinhada com a direção estratégica de sua organização. (Deskfy)
  • 89% dos profissionais de marketing B2B listam o reconhecimento da marca como seu objetivo mais importante, mesmo antes das vendas e da geração de leads. (Content Marketing Institute)
  • 65% dos executivos de marketing dizem que uma variedade de garantias de marca é a chave para comunicar a identidade da marca, incluindo fotos, vídeos, ilustrações e infográficos. (CMO Council)

Conclusão

Os ativos digitais são arquivos essenciais e representativos para a sua empresa. Eles estão presentes em suas artes, propagandas, e qualquer texto que esteja o representando. Portanto, os ativos digitais, quando organizados e gerenciados, podem trazer inúmeros benefícios para a sua empresa

Por fim, podem te ajudar a alcançar a meta mais almejada pelas empresas atuais: a consistência de marca e tornar-se referência no mercado de trabalho.

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