Blog de Marketing Digital de Resultados

Dashboard no Excel: veja como utilizar na prática + template gratuito para a área de Marketing

Confira as vantagens, o passo a passo para criar seus Dashboards no Excel e acesse o template gratuito para as métricas de Marketing

Digamos que você seja o líder da área de Marketing de uma empresa de médio porte. Nesse caso, você precisa tomar decisões que podem impactar inclusive na receita, no desempenho do time e em outros aspectos importantes. Como você faz para tomar as melhores decisões? Uma coisa podemos garantir: contar com um Dashboard no Excel vai facilitar muito sua vida!

Muitos profissionais precisam tomar decisões direcionadas por dados: é o movimento Data-Driven que cresce a cada dia. Agora já imaginou ter que percorrer milhares ou até mesmo milhões de linhas de dados para chegar a alguma conclusão? E quando examinamos métricas individualmente, dificilmente conseguimos tirar insights, certo?

É por isso que precisamos utilizar os Dashboards! Contar com painéis completos, com uma visão integrada dos dados que precisa acompanhar, é parte fundamental de várias áreas de negócio, indo desde a área financeira até chegar em Marketing e Vendas. Ah, e um detalhe importante: os gestores dependem de um Dashboard bem feito para realizar um bom trabalho.

A análise de dados existe para tomar decisões cruciais em nível estratégico. A questão é como representamos esses dados de uma forma que ajude nossa equipe ou liderança a chegarem nas melhores decisões rapidamente?

Para apoiar você nesse trabalho, preparamos este conteúdo completo mostrando como o Dashboard no Excel pode ser utilizado e os passos que precisa seguir para começar a usar agora mesmo. Lembrando que todas as informações funcionam não só para o Excel, que é uma ferramenta com licença paga, mas também para o Google Planilhas.

Bônus: que tal já contar com um dashboard pronto para acompanhar suas métricas de Marketing? É só acessar através do formulário abaixo ;)

Dashboard: Acompanhamento de Métricas de Marketing

Descubra quais indicadores realmente medem o sucesso do seu negócio com um dashboard no formato de planilha!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Crie seu formulário de graça e aumente suas conversões

O que é um Dashboard no Excel?

Antes de falar especificamente dos Dashboards no Excel, vamos responder a pergunta que você ainda deve estar se fazendo: o que exatamente é um Dashboard?

Na prática, um dashboard fornece uma visão geral de alto nível das suas métricas, sejam relacionadas a uma área específica ou ao negócio como um todo.

Geralmente é composto por vários gráficos, tabelas e visualizações que são agradáveis de visualizar e fáceis de interpretar. O design e o conteúdo dos Dashboards precisam ficar sempre disponíveis e atualizados com os dados em tempo real, o que auxilia no processo de tomada de decisão rápida.

Por conta dessas características, o formato de planilha, seja no Excel ou outras ferramentas como o Google Planilhas, é um dos favoritos pela facilidade de criação dos Dashboards.

É importante destacar também que os Dashboards proporcionam uma série de vantagens e são sempre úteis para entender o direcionamento que precisa dar para melhorar os resultados ou mantê-los no nível ideal.

3 vantagens de contar com os Dashboards no dia a dia

Podemos destacar 3 principais vantagens de contar com os Dashboard no Excel:

1. Entregam uma visão global e rápida para compreender os dados

Os Dashboard entregam visões gerais e rápidas do relatório de dados, que é muito mais vantajoso do que examinar grandes volumes de dados.

Esse tipo de visualização ajuda a tomar decisões rápidas e urgentes porque é possível compreender muitas informações de uma única vez, em um curto espaço de tempo.

2. Mostram o progresso do trabalho em relação às metas

Eles também ajudam a rastrear os indicadores-chave de desempenho (KPIs) com facilidade. Assim é mais fácil entender visualmente qual o seu progresso em relação ao que precisa entregar como meta.

Isso ajuda a manter todos os membros da equipe em sintonia com o progresso que precisam fazer, facilitando que os líderes façam um direcionamento de ações necessárias para realizar, tudo isso em tempo real.

3. Fazem uma apresentação visual dos dados

Os Dashboards do Excel incluem vários elementos, como gráficos, tabelas, figuras e outros tipos de visualização que ajudam na apresentação dos dados.

Eles podem entregar essa apresentação visual para qualquer tipo de dado, de diferentes mercados e finalidades. Se precisar mensurar os resultados de qualquer projeto, lembre-se que os Dashboard são o caminho.

Por que usar as planilhas para criar Dashboard?

Ainda está se perguntando por que o Excel é utilizado para construir painéis? Um dos pontos principais é que as ferramentas de criação de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, oferecem muitas opções para a criação de Dashboards. Além disso, é uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizações ao redor do mundo.

Um detalhe importante é que muitas empresas não são capazes de pagar por um software de Business Intelligence, o famoso BI, que possuem licenças mais caras. Portanto, o Excel oferece essa vantagem na criação de Dashboards.

É claro que fica a cargo de cada empresa ter todos os cuidados necessários para que os dados sejam atualizados corretamente. Quando isso não acontece, é possível encontrar falhas que comprometem as principais análises. Um caso mais recente de erro no dashboard com Excel aconteceu com o sistema de saúde do Reino Unido.

Em outubro de 2020, foi constatado que aproximadamente 16 mil casos de pessoas contaminadas com Covid-19 não foram reportadas no somatório total do país. A causa do erro foi uma falha no uso do Excel, já que alguns arquivos com resultados dos testes excederam o tamanho limite permitido pela ferramenta, impossibilitando o carregamento do número de pessoas contaminadas no sistema central.

Contar com ferramentas conectadas com a base da dados é a melhor opção

Mesmo com essas facilidades, é preciso deixar claro que sim, as ferramentas integradas com as fontes de dados são opções ainda melhores para acompanhar seus Dashboards.

Com o Power BI por exemplo, ferramenta que também é da Microsoft, sua empresa ganha muito mais liberdade para criar gráficos personalizados e comparar métricas dentro de uma única visualização.

Melhor que isso é contar com uma solução com tudo integrado, desde a parte operacional até a análise dos resultados. Um bom exemplo é a área de Marketing, que pode contar com o RD Station Marketing, a ferramenta de Automação de Marketing tudo-em-um que é líder na América Latina.

Com ela, sua empresa consegue fazer campanhas melhores, nutrir Leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados. As funcionalidades vão das Redes Sociais ao Email Marketing, da criação de Landing Pages aos Pop-ups, e da Automação à Análise dos seus resultados.

A grande vantagem é o Dashboard completo do seu funil de Marketing e Vendas: definindo etapas e metas para cada uma das fases do funil, você acompanha diariamente seus resultados, reunindo os dados automaticamente, em tempo real.

Dashboard principal do RD Station Marketing

Visual do Dashboard principal do RD Station Marketing

Que tal começar a usar essa ferramenta agora na sua operação de Marketing? É só começar seu teste gratuito agora:

Papel dos Dashboards de Marketing Digital

Diversas áreas de negócio podem se beneficiar de um Dashboard no Excel. Mas se há uma que podemos destacar é a área de Marketing Digital. Hoje, os profissionais da área precisam olhar constantemente para os dados e definir quais os próximos passos.

Esse tipo de Dashboard pode oferecer uma visão geral de todas as campanhas da sua empresa, desde a geração de Leads e até o número de aberturas que conseguiu no último Email Marketing enviado.

Cada Dashboard precisa ser projetado para responder rapidamente a pergunta como está o nosso desempenho no momento?

Por isso, confira o papel que cada modelo de Dashboard da área pode cumprir.

Dashboard de Marketing Digital

Um Dashboard completo de Marketing Digital pode ser usado para monitorar o desempenho das atividades em todos os canais. Esse tipo permite monitorar suas campanhas e outros esforços de Marketing Digital em tempo real, permitindo que você tome decisões sobre como alocar melhor seu orçamento.

É fundamental para os profissionais da área acompanharem as métricas em vários canais diferentes. Por isso, o Dashboard concentra os dados de geração de Leads em cada um deles, apresentando na exibição o progresso de cada um em direção às metas.

Dashboard de Email Marketing

Um painel de Email Marketing destaca as principais métricas que demonstram o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o desempenho das campanhas da sua empresa. Exibindo métricas em tempo real, você pode melhorar continuamente essas campanhas.

Implementar ajustes mais centrados em dados para suas ações de Email Marketing, rastreando as principais métricas das campanhas, pode ajudá-lo a determinar o que realmente é relevante para o seu público-alvo.

Dashboard para Ecommerce

Esse tipo de Dashboard fornece uma visão central dos dados que afetam as ações de Marketing, o orçamento e diversas decisões que um Ecommerce precisa tomar. O que é apresentado nesse Dashboard depende do que você deseja acompanhar e fazer com os dados.

Na maioria dos casos, ele deve exibir as métricas e os KPIs que os profissionais de marketing lidam diretamente e precisam monitorar, como é o caso das fontes de tráfego, do ROI, retenção de clientes, itens adicionados ao carrinho e o total de vendas.

Dashboard de Redes Sociais

Embora o trabalho de marketing nas Redes Sociais seja um dos mais importantes atualmente, o Dashboard precisa representar o resultado que os esforços nesses canais trazem para os objetivos da área como um todo.

Por isso, as métricas e KPIs que geralmente são acompanhadas, como o número de interações e o volume de engajamento, podem vir no Dashboard acompanhadas do volume de geração de Leads, por exemplo.

Passo a passo para utilizar um Dashboard de Marketing Digital

Depois de conhecer todas essas possibilidades, que tal conferir um tutorial para usar agora o seu Dashboard no Excel para acompanhar os resultados de Marketing Digital?

Aqui você pode acessar o modelo de Dashboard para suas ações de Marketing e também um eBook que traz todos os detalhes sobre as métricas corretas para medir o sucesso do seu negócio:

Depois de acessar a planilha, é só conferir aqui como utilizar.

1. Acompanhamento das métricas do funil de Marketing e Vendas

O primeiro passo para utilizar o Dashboard de dados é preenchê-lo com as informações do seu funil, desde a etapa de Visitantes, passando pelo Número de Leads, as Oportunidades até o número de Vendas.

Preencha também qual é a meta para cada uma dessas etapas e também para as taxas de conversão que precisa alcançar. Se tiver dúvidas, é só acessar o Benchmarking do Funil de Vendas para conferir qual a média que empresas do mesmo segmento que a sua conseguem alcançar.

Acompanhamento de métricas de marketing

Com essas informações, o próprio Dashboard calcula a taxa entre a Meta e o que está descrevendo como Realizado.

2. Métricas dos canais de Marketing Digital

Além de ter o Dashboard completo, você também consegue acompanhar as métricas de cada canal de Marketing Digital.

dashboard de leads por canal

O funcionamento é o mesmo e no final você consegue ter uma visão global de como está o andamento dos resultados da área.

3. Gráficos de acompanhamento

Contar com um destaque visual, por meio dos gráficos, é o melhor caminho para utilizar o Dashboard no Excel. Na aba de Gráficos da planilha você visualiza melhor o andamento dos resultados (linha vermelha) na comparação com as suas metas (linha azul).

dashboard gráfico excel

Assim como os gráficos das etapas do seu funil de Marketing e Vendas, acompanhe de forma visual os resultados dos seus canais.

dashboard visual

Utilizando este modelo, diferentes métricas são combinadas para fornecer uma visão completa de seu desempenho de Marketing, permitindo que os líderes verifiquem o desempenho diariamente para tomar as melhores decisões.

3 passos para a criação de um Dashboard no Excel

Gostou do exemplo de Dashboard para a área de Marketing e agora quer criar outros modelos próprios? Para isso é importante seguir 3 princípios básicos para chegar no resultado que espera.

Aqui descrevemos quais são eles e as etapas para iniciar a criação de um Dashboard do Excel.

1. Brainstorm de ideias e estratégias sobre o objetivo principal do Dashboard

Antes de investir tempo para construir Dashboards do Excel, os usuários devem primeiro ter ideia sobre os tipos de dados que precisam aparecer no Dashboard.

Faça uma definição com base na finalidade principal que você deseja que o Dashboard atenda. Você deseja acompanhar determinadas áreas ou o desempenho de um produto específico produzido pela empresa?

Com isso definido, fica mais fácil reunir as informações e as pessoas que serão diretamente impactadas pelos resultados apresentados no Dashboard e começar a fazer um Dashboard sobre os modelos visuais que pode adotar.

>> Leia mais: Dividir informações para multiplicar resultados, por Eleonora Diniz

2. Identificar a fonte de dados apropriada

Depois de decidir o propósito, a próxima etapa é identificar a fonte dos dados que serão exibidos no Dashboard. Os dados são o elemento básico de qualquer Dashboard e orientam os outros componentes que serão adicionados a ele.

Integrações podem ser necessárias para automatizar ao máximo a visualização desses dados em tempo real.

3. Aparência

O propósito de criar o Dashboard já determina, na maioria dos casos, sua aparência e os recursos visuais que serão apresentados. O Dashboard deve contar com uma aparência impactante para facilitar no momento de encontrar determinado gráfico.

Sua aparência também depende do público que irá acompanhar as informações:

  • Quais são suas preferências?
  • Será um gerente, um cliente externo ou colegas de equipe?
  • Quanto tempo eles têm para analisar os dados?

Esse é o caminho para iniciar o processo de criação de um novo Dashboard. Lembrando que você pode seguir esses passos mesmo que decida criar usando outras ferramentas.

Garanta os melhores Dashboards para seu time de Marketing

Ao longo do conteúdo, vimos que contar com uma ferramenta que integre sua operação, dados e o Dashboard é o melhor caminho para manter tudo funcionando de forma automática e corretamente.

No caso da área de Marketing, conferimos como é a estrutura do Dashboard principal do RD Station Marketing. Mas sabia que não é só isso que você consegue visualizar ao utilizar essa ferramenta?

Existe uma série de Dashboards complementares que você pode utilizar para aprofundar a análise dos resultados:

Dashboard de Email Marketing

Cada campanha de email que sua equipe enviar possui um Dashboard exclusivo para acompanhar as principais métricas da campanha, desde a taxa de abertura até o número de cliques recebidos em cada um dos links utilizados no email.

dashboard de email marketing

Se preferir, você também conta com uma visão completa de todas as campanhas em conjunto com o resumo dos dados de cada uma.

Dashboard das Landing Pages

Assim como as campanhas de Email Marketing, você também consegue ter uma visão específica dos resultados gerados em cada uma das suas Landing Pages

landing pages dashboard

Com essa visão, fica muito mais fácil identificar quais páginas estão com as melhores taxas de conversão. Além disso, o RD Station Marketing entrega de forma visual qual o desempenho de cada um dos canais de Marketing Digital.

Esse direcionamento é essencial para identificar se os investimentos em determinado canal estão gerando os resultados esperados.

Dashboard do Marketing BI

Sim, o RD Station Marketing ainda conta com uma ferramenta de BI integrada! Com ela você consegue ter flexibilidade e várias possibilidades para criar seus próprios relatórios personalizados.

Um ótimo exemplo é a visão dos resultados e performance dos canais de aquisição de Leads:

visão detalhada

Ainda dá para ter um visão geral de campanhas, com a performance das ações de marketing na conversão do seu funil.

Que tal começar a aproveitar essas possibilidades, migrando do Dashboard no Excel para um ferramenta completa para acompanhar seus resultados de Marketing? É só começar seu teste gratuito de 10 dias agora mesmo preenchendo seu email logo abaixo – e não precisa colocar os dados de cartão de crédito ;)

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Gustavo Woltmann

    Fazer dashboards legais no excel fazem total diferença para quem usa a plataforma. Obrigado por compartilhar e pelas dicas.
    Abraços,
    Gustavo Woltmann