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Data driven marketing no ecommerce: como os dados podem ajudar sua loja a vender mais

Cada vez mais os dados apoiam e orientam planos e tomadas de decisão, e o marketing do seu ecommerce deve se beneficiar dessa estratégia

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Administrar um ecommerce não é uma tarefa fácil e garantir seu sucesso pode ser ainda mais desafiador. No mundo digital e altamente competitivo em que vivemos, as empresas precisam encarar vários desafios enquanto procuram se concentrar nas estratégias certas para prosperar, por isso o data driven marketing é uma opção interessante.

Em um contexto no qual os dados, internos e externos às organizações, vêm otimizando o trabalho das companhias, todas as ações que ajudam a direcionar esforços e a embasar a tomada de decisões tornam-se ativos de extremo valor.

No marketing isso não é diferente. Muitos especialistas afirmam que os dados têm potencial para se tornarem o recurso mais valioso para o relacionamento com clientes. Dessa forma, os profissionais da área têm intensificado a coleta diária de informações relevantes e o acompanhamento de suas campanhas.

Não por acaso, um estudo da Forrester Consulting apontou que 90% das empresas devem usar insights orientados por dados até 2020.

E você, já pensou o quanto o data driven marketing pode ajudar na evolução e no crescimento do seu ecommerce? Afinal, tudo que melhora o relacionamento com o seu  consumidor e incentiva o engajamento traz benefícios para o seu negócio.



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Marketing em uma era guiada por dados

Com as novas tecnologias moldando um mercado no qual até as companhias mais tradicionais buscam se transformar digitalmente, adotar uma cultura de dados deixou de ser uma tendência: é uma necessidade para qualquer negócio que pretenda se tornar ou continuar a ser relevante para seus consumidores.

Hoje, muitas informações estão disponíveis em um clique, e as empresas que conseguem administrá-las e trabalhar efetivamente com elas se colocam em posição de vantagem. Lembre-se: o cliente está mais próximo — e a concorrência também.

O data driven marketing, ou marketing orientado por dados, trata do consumidor e suas demandas e como você pode entregar o que ele deseja: a melhor experiência possível. Assim, as equipes de marketing analisam os dados gerados pela empresa, pelo público e pelo mercado, obtendo insights para serem transformados em decisões de negócios. E tomando os dados como base, é possível tomar decisões mais acertadas.

É óbvio que conhecer o seu público e o seu mercado é fundamental para a sua empresa, mas simplesmente ter as informações não traz muita utilidade se você não sabe o que fazer com elas. O marketing guiado por dados atua justamente com a coleta e organização das informações que tenham real importância para o negócio, sua mensuração e análise.

Esses dados são usados para criar ações de comunicação personalizadas que podem ser monitoradas, medidas e avaliadas. Basicamente, é possível coletar dados sobre todos os aspectos do envolvimento dos seus clientes, de informações demográficas até interações mais pessoais em blogs, mídias sociais, sites, campanhas de Email Marketing e mais.

Essa mensuração auxilia você a entender quem são, onde estão, quando, como e por quê os seus consumidores interagem com suas ações e campanhas. Podemos dizer sim que o data driven marketing efetivamente impulsiona seu ecommerce para ser mais bem-sucedido.

Alguns dados relevantes sobre data driven marketing

De acordo com um estudo da Forbes:

  • 88% das empresas usaram dados para entender melhor cada um dos seus consumidores;
  • 53% disseram que os dados as tornaram mais centradas no consumidor;
  • 75% perceberam o envolvimento crescente do consumidor com o marketing orientado por dados;
  • Líderes de marketing orientados por dados têm 6 vezes mais probabilidade de obter vantagem competitiva e lucratividade;
  • 2/3 dos líderes admitem que suas iniciativas baseadas em dados resultam em novos clientes;
  • 59% dos profissionais de marketing dizem que decisões mais rápidas são um dos benefícios do uso de dados.

5 vantagens do data driven marketing:

1. Personalização

O marketing orientado por dados possibilita que o seu ecommerce crie as mensagens adequadas para a audiência certa, no tempo correto.

O entendimento profundo sobre o perfil dos consumidores ajuda a criar campanhas customizadas que, por sua vez, são fundamentais para alcançar o público de uma maneira mais relevante do que por meio de mensagens de abordagens genéricas.

2. Melhoria da experiência do cliente

As campanhas orientadas por dados permitem que você observe seu cliente mais de perto.

Pesquisas de satisfação do consumidor, por exemplo, podem ajudar a entender o que é preciso aperfeiçoar para proporcionar sempre o melhor e realmente atender as demandas.

Ou seja, em vez de desperdiçar tempo e esforços em experiências para todos, você passa mais tempo melhorando aspectos específicos que são essenciais para o seu público.

3. Melhoria no desenvolvimento das ações

Quando você entende o seu público, suas ações se tornam mais adequados para o seu mercado específico.

O data driven marketing ajuda a minimizar as falhas e a rejeição ao fornecer subsídios para que você ofereça o que o cliente deseja, da maneira que ele quer, onde e quando é mais conveniente para ele.

4. Campanhas mais eficientes e melhor direcionamento de conteúdo

Com o uso de algoritmos e machine learning, os profissionais de marketing podem aperfeiçoar o planejamento, uso e compra de mídia, sem precisar mais ficar “adivinhando” onde o público quer receber o seu conteúdo.

As campanhas se tornam mais eficientes porque são mais focadas no que o seu consumidor espera e gosta. Você pode identificar qual conteúdo efetivamente ajuda a mover os consumidores ao longo da sua jornada de compra e, assim, otimizar suas campanhas de acordo com os dados. Além disso, é possível chegar a taxas de conversão melhores e a um ROI mais alto.

5. Tornar mais certeiras as vendas

Com as informações valiosas angariadas pelo data driven marketing, torna-se mais fácil identificar os melhores locais para vender mais, além de perceber quais segmentos do seu público seriam beneficiados com campanhas especiais.

Essas ações especiais e segmentadas são criadas a partir do seu conhecimento profundo a respeito das preferências e dos produtos que seus clientes mais gostam.

Esperamos ter mostrado como o data driven marketing torna viáveis decisões e ações mais certeiras e, o que é muito importante, possíveis de serem mensuradas.

Com o data driven marketing, sua empresa consegue verificar o perfil do seu público e, conhecendo-o bem, pode entregar a mensagem certa, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se encontra, no momento em que ele precisa e no canal em que está.

A recompensa será a fidelidade dos clientes e mais vendas, ou seja, mais relevância e melhores resultados para o seu comércio eletrônico.

Esse post foi escrito pela equipe de marketing do Grupo DCG.

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