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Marketing Digital para o Dia dos Namorados: 6 dicas para o cliente se apaixonar pela sua empresa 😍

Já estamos bem perto de uma das principais datas comemorativas para o comércio brasileiro; se você ainda não planejou alguma ação, saiba que ainda dá tempo

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Celulares, livros, relógios de pulso, perfumes e tênis: esses foram os presentes mais vendidos em ecommerces no último Dia dos Namorados. Só em lojas virtuais, o faturamento de 2017 foi de R$ 1,71 bilhão, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. E a tendência é que os números continuem subindo.

Datas temáticas são uma excelente oportunidade para criar ações que gerem conexão com seu público, expandir o seu alcance e impulsionar as vendas. Se você ainda não teve tempo de iniciar a estratégia para vender mais, nós te ajudamos com estas dicas.

1. Produza conteúdo romântico, mas que tenha a ver com o processo de decisão

Conteúdo que não seja só romântico, mas que seja super útil. Quando estamos perto de datas comemorativas, as pessoas sempre começam a procurar ideias de presentes ou preço dos produtos que irão comprar.

O gráfico abaixo revela exatamente isso. Usamos a ferramenta Google Trends (que mostra quais palavras estão sendo pesquisadas na internet e com que volume) para descobrir a quantidade de buscas do termo “presente namorado”. Como você pode ver, o resultado é um pico maior nos meses de junho e outro menor no mês de dezembro.

dia dos namorados - marketing digital

A dúvida sobre o que comprar é muito comum, por isso as pessoas recorrem à pesquisa para ter algumas sugestões.

Lembre-se de que nessa data quem compra geralmente não é quem vai consumir ou usar, mas sim a pessoa que vai presentear. Portanto, na hora de pensar na maneira de se comunicar com o seu público, a informação deve ser simples, direta e fácil de ser entendida.

É importante produzir conteúdo para aparecer nos resultados da busca como solução do problema do cliente. Se eu quero comprar um anel e não sei por onde começar, posso pesquisar no Google: “comprar anel de prata com pedra”.

O primeiro resultado traz “5 sugestões de anéis em prata até R$ 200 perfeitos para a sua namorada”. A chance de converter o cliente por meio do conteúdo que resolve um problema é mais alta do que falarmos apenas sobre as características do produto.

Outra forma de definir o tipo de conteúdo para a data é pesquisar no Google para encontrar como as pessoas estão pesquisando. Quem sabe você tem produtos que se encaixam nesses perfis? Faça o teste e confira. Você terá diversas ideias para produzir conteúdo baseado no que as pessoas procuram.

dia dos namorados - marketing digital

Pense em uma jornada de compra específica para essa data que leve em conta quem irá tomar a decisão da compra e em seguida produza conteúdos que ajudem a resolver os problemas dessa persona.

2. Faça um pop-up temático

Decore o seu site com o tema especial, entre no clima! Crie um pop-up de Dia dos Namorados com um benefício para o seu cliente: um brinde, um desconto, uma amostra grátis etc. Use imagens e linguagem relacionada com a data.

O pop-up pode redirecionar para uma Landing Page que peça mais informações sobre a pessoa, tenha promoções ou uma seleção especial de produtos ou sorteios. Não esqueça de caprichar nos textos do botão de Call-to-Action e de chamada.

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3. Use Landing Pages românticas para fazer promoções

Para gerar Leads e aumentar o seu alcance, essa dica é ouro: escolha um produto ou crie um kit de produtos que os seus potenciais clientes desejam muito.

Dê só uma olhada na Landing Page linda que o nosso cliente Mauadi criou para gerar Leads e engajar as pessoas com a sua marca por meio de um concurso cultural.

dia dos namorados - marketing digital

Para potencializar o alcance, inclua um link de compartilhamento em redes sociais para que a pessoa possa compartilhar nas suas redes sociais após converter na Landing Page. Isso ajuda a aumentar o número de pessoas alcançadas e gera recomendação da sua promoção aos amigos do próprio Lead. <3

É uma maneira de espalhar a ideia sem obrigar o Lead a fazer muitas ações para participar de uma promoção.

A L’amour Jóias fez uma Landing Page aplicando essa estratégia para sortear um vale compras do site e teve 58% de conversão. :)

dia dos namorados - marketing digital

Ao clicar no botão do Facebook, por exemplo, a pessoa é direcionada para compartilhar a promoção no seu perfil, como mostra a imagem abaixo:

dia dos namorados - marketing digital

Para saber mais, leia:

4. Crie um Email Marketing ou uma Landing Page com seleção especial de produtos

Faça uma seleção de produtos baseada nas experiências de venda anteriores como Natal e Dia dos Namorados no ano anterior.

Selecione os produtos mais vendidos e os que você acredita ter potencial de venda e inclua em um layout temático de Dia dos Namorados.

No caso do email marketing, você pode fazer segmentações na base oferecendo seleções de produtos diferentes para diferentes personas. Se oferecer um benefício extra como desconto ou embalagem especial para já clientes a estratégia fica ainda melhor, levando em conta que a pessoa já se relaciona com a sua marca e pode receber, por esse motivo, um benefício exclusivo.

No caso de uma Landing Page, veja o exemplo do nosso cliente Medicatriz, que ofereceu uma seleção especial de produtos:

dia dos namorados - marketing digital

A marca Beleza na Web enviou para mulheres uma seleção de produtos masculinos. Ao comprar, elas ganham um brinde para uso pessoal.

dia dos namorados - marketing digital

5. Utilize as redes sociais para acelerar o processo de divulgação

Com divulgação orgânica, foto de capa personalizada e postagens sobre o assunto “Dia dos Namorados” seu conteúdo pode ter um bom alcance, acredite.

Nesse caso, como já estamos bem próximos da data, patrocinar o conteúdo é essencial para impulsionar o alcance do conteúdo e acelerar os resultados.

Ao anunciar nas mídias sociais, lembre-se de segmentar bem o seu público para aproveitar melhor o investimento.

Para saber mais, recomendamos dois materiais para você ler:

6. Envie um email de fidelização do cliente

Depois de fazer os esforços de venda, procure manter o engajamento do cliente. Você pode, por exemplo, perguntar se a pessoa presenteada gostou do produto que recebeu. Isso demonstra a preocupação da  marca com a boa experiência do cliente.

Outra sugestão é estimar quanto tempo a pessoa leva para buscar novamente pelo mesmo produto ou serviço e, com essa informação em mãos, oferecê-lo mais uma vez.

Por exemplo: alguém compra um perfume que demora em torno de 6 meses para acabar. Em 5 meses você pode programar um envio de oferta especial de recompra para esse cliente.

E aí, gostou das nossas dicas? Quer contar as ações que você já fez e deram certo? Escreva pra gente aqui nos comentários! E, para ficar ligado nas próximas datas comemorativas e se preparar com antecedência, assine nossa newsletter e receba as principais notícias e novidades sobre Marketing Digital em seu email.


Publicado em junho de 2017, esse post foi atualizado e republicado em maio de 2018.

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