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Automação de Marketing além do email: conheça 5 casos de uso

Entenda como a ferramenta pode trazer ganhos de produtividade com processos de gestão e entrega de Leads

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A Automação de Marketing é uma ferramenta poderosa. Ela é responsável por manter relacionamentos personalizados por email de forma inteligente e escalável. Porém, o que poucas pessoas sabem é que essa ferramenta traz muitas outras possibilidades.

O email é, de fato, o principal gerador de resultados. No entanto, automatizar também os processos de gestão e entrega de Leads traz grandes ganhos de produtividade – e, consequentemente, de resultados.

Neste post, vamos mostrar como sua empresa pode automatizar 5 processos. Dessa forma, poderá extrair todo o potencial da Automação de Marketing além do email.

Tudo sobre Automação de Marketing - da teoria à prática (3ª edição)

Saiba como encontrar formas de gerenciar e extrair o máximo potencial de um número alto de Leads. Conheça cases de sucesso e também erros que você deve evitar.

1. Alterar o estágio do Lead

Dentre a sua base de contatos, encontram-se misturados clientes, novos e velhos Leads, com potencial ou não, distribuídos entre os estágios do seu funil de vendas. Por isso, para garantir um relacionamento de qualidade você precisa separar quem é quem e conversar com cada qual de forma a entregar o máximo de valor possível.

O preço de não personalizar o relacionamento é ver clientes recebendo contatos de venda, o que gera oportunidades de negócio perdidas e certamente mais reclamações do que agradecimentos dos seus Leads.

Com a Automação de Marketing, podemos alterar o estágio do funil em que o Lead participa, separando quem são clientes, Leads qualificados e oportunidades de negócio do resto da base, orientando o seu relacionamento.

Como usamos na Resultados Digitais

Quando uma venda é fechada no CRM de vendas, essa informação volta para o RD Station Marketing na forma de conversão. Essa conversão serve de gatilho para que a Automação de Marketing, que altera o estágio do Lead para “cliente”.

Fazer essa troca evita que você tenha abordagens vendedoras com alguém que já comprou a sua solução, e passe a trabalhar um relacionamento pós-venda.

2. Adicionar/remover tags

Muitas vezes, na base de Leads, existem grupos que não compartilham nenhum critério que permita reuni-los. Um exemplo clássico é quando você importa Leads para dentro da base, que não foram gerados por uma Landing Page integrada a sua plataforma de gestão de Leads.

As tags ajudarão nessa tarefa, facilitando a identificação e segmentação daquele grupo.

Como usamos na Resultados Digitais

Quando alguém se candidata a uma das muitas vagas abertas para trabalhar com a gente, inserimos neles uma tag chamada “talent”. Com isso, podemos facilmente segmentá-los, e dessa forma impedir que esse Lead seja mandado para um vendedor, desperdiçando seu tempo.

3. Marcar o dono do Lead

Abordar Leads que se tornam oportunidades de negócio rapidamente pode ser um divisor de águas para fechamentos mais efetivos para a equipe de vendas. Atribuir um dono ao Lead gera uma notificação para o vendedor em tempo real.

Você pode usar de diversos gatilhos, desde que segmentáveis, para entender quando um vendedor deve atuar sobre um potencial Lead.

Como usamos na Resultados Digitais

Quando um Lead é abordado e compra, é interessante que o mesmo vendedor continue o acompanhando. Dessa forma, tanto o vendedor pode identificar uma nova forma de gratificá-lo quanto o Lead pode voltar a se interessar.

O fato de o mesmo vendedor retomar a negociação melhora a experiência do comprador final, uma vez que ele já conhece o contexto do Lead.

4. Marcar o dono do Lead, distribuindo-o

É uma variação da função “marcar dono do Lead”, importante para a automação da passagem de oportunidade de negócios para vendas. Isso porque ele torna escalável o processo de atribuir um dono aos Leads, distribuindo as oportunidades de forma alternada entre um grupo de vendedores.

Como usamos na Resultados Digitais

Entregamos as oportunidades de negócios para vendas baseado no segmento do Lead. Basicamente, entregamos cada segmento de atuação para um vendedor especialista. Com isso, criamos vendedores que conhecem mais do segmento do potencial cliente. Eles podem criar uma proposta de valor mais forte, o que melhora as taxas de fechamento do time.

5. Marcar como oportunidade

É uma forma de sinalizar se o Lead deve ser ou está sendo abordado. Enquanto atribuir um dono indica que o Lead deve ser analisado pelo vendedor, marcá-lo como oportunidade mostra que o vendedor viu potencial e pode fazer a abordagem.

Essa marcação também é muito utilizada como gancho de integração entre a plataforma de Automação de Marketing e o CRM, sinalizando a entrega do Lead de marketing para vendas.

Como usamos na Resultados Digitais

Nós temos o RD Station Marketing integrado a uma ferramenta de CRM. Sempre que um Lead é marcado como oportunidade, um deal é gerado no CRM, diretamente no pipeline do seu dono.

Nos casos em que a conversão necessariamente implica em uma abordagem, fazemos com que o próprio fluxo de automação atribua um dono no primeiro passo. O Lead é marcado como oportunidade no segundo, gerando o deal em tempo real para o vendedor.

rd station marketing 2

Mais possibilidade de Automação de Marketing além do email

Existem ainda outras possibilidades para essa ferramenta. O intuito sempre é o de automatizar processos manuais e permitir a escalada de volume.

Esse ganho de produtividade se reflete nos resultados da empresa. Dessa forma, erros em marketing e aumentando a agilidade de abordagem do time de vendas.

Esperamos que você aproveite todo o potencial da Automação de Marketing, que vai muito além da entrega de emails personalizados. Se você quiser ir mais a fundo no tema, baixe o eBook Tudo sobre Automação de Marketing – da Teoria à Prática.

O material já está em sua 3ª edição e é gratuito! Para acessá-lo, basta preencher os dados abaixo. Você também receberá o conteúdo no seu email.

Tudo sobre Automação de Marketing - da teoria à prática (3ª edição)

Saiba como encontrar formas de gerenciar e extrair o máximo potencial de um número alto de Leads. Conheça cases de sucesso e também erros que você deve evitar.

Post publicado pela primeira vez em maio de 2015 e atualizado em abril de 2019.

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