4 dicas rápidas de Email Marketing para sua loja virtual

Muitas lojas virtuais já descobriram o valor do Email Marketing. A Loja Integrada listou algumas dicas para que esta ferramenta traga os melhores resultados.

Loja Integrada
Loja Integrada1 de abril de 2017
Semana da Transformação Digital

Seja para engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados, o uso do Email Marketing para sua loja virtual é muito indicado.

Com uma certa frequência, os clientes acessarão suas respectivas caixas de mensagens e é interessante que a sua loja esteja por lá, reforçando a comunicação.

Muitas empresas já descobriram o valor do Email Marketing para sua loja virtual e, por isso, listamos algumas dicas para que esta ferramenta traga os melhores resultados e para que as mensagens sejam relevantes e não virem spam.

eBook gratuito: O Guia do Email Marketing

Tudo o que você precisa saber para fortalecer o relacionamento com clientes e gerar resultados de negócio

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Atenção ao montar o mailing

Pode ser por meio de uma promoção, após a finalização de uma compra ou após uma visita. Elabore maneiras de incentivar o cadastro voluntário de clientes na sua lista de emails. Dessa forma, você garante uma base de pessoas interessadas. Este é o primeiro passo para campanhas eficazes e mensagens que não são consideradas spam.

Além disso, é interessante incluir alguns campos de cadastro para identificar o perfil dos participantes do seu mailing e enviar a mensagem certa para os seus clientes. Lembre-se: a quantidade de campos deve ser pequena para não desencorajar o cliente. No caso dos cadastros feitos após uma compra, você mesmo – ou um sistema – pode incluir o que foi comprado, a pesquisa realizada e a frequência de compra do consumidor.

Por fim, fuja das ofertas de comprar mailings prontos. Isso sujará a sua base de emails, pois trará muitas pessoas que não conhecem sua loja ainda e não pediram para receber seus emails.

>> Leia também: Tudo sobre mailing: o que é, importância, boas práticas e melhores ferramentas

2. Busque a melhor ferramenta de Email Marketing para sua loja virtual

É importante fazer os envios por meio de uma ferramenta de Email Marketing em vez de manualmente, pois uma plataforma entrega importantes dados sobre os envios – tais como taxa de abertura, de clique etc. – e que são importantes para gerar insights e informações para os próximos disparos.

Além disso, é importante que a sua plataforma de Email Marketing e de ecommerce sejam integradas. Isso facilitará muito as suas ações.

3. Relevância é a sua palavra de ordem

Mande aquilo que for relevante para o seu cliente e que tenha ligação com a loja. Nesse sentido, é importante enviar promoções, lançamentos e outras informações ligadas à loja, mas também informações que estejam conectadas ao seu negócio e que ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema.

Por exemplo, uma newsletter com dicas para combinar certo modelo de sapato, no caso de um ecommerce de calçados – e ainda é possível adicionar um link para um post do seu blog, que apresenta informações mais detalhadas, educando e engajando seu cliente.

É importante que o cliente veja valor nas campanhas enviadas. Uma dica importante é combinar o tema do seu email com o perfil do seu cliente. Por exemplo, enviar um checklist para viajar com crianças para clientes de um ecommerce de artigos para viagem que são pais e assim por diante.

4. Enviar, testar, analisar, aprimorar e repetir

Aproveite os dados da plataforma que você escolheu para avaliar se você está atingindo os seus objetivos e, se não, o que precisa ser alterado.

Além disso, não tenha preguiça de testar várias possibilidades de assunto de email, conteúdo, layout, horário e frequência de envio.

Coloque a mão na massa!

Agora que você já conhece algumas técnicas de Email Marketing, que tal botar a mão na massa e começar a aumentar as taxas de conversão em sua loja virtual?

Só com a prática será possível colher os frutos de um bom trabalho de Email Marketing. Lembre-se de testar antes do disparo e fique atento a todos os detalhes como links, imagens e texto para garantir que nada saía da planejado.

Continue aprofundando os seus conhecimentos sobre esse tema e use o Email Marketing para gerar mais vendas!

Post escrito por Filipe Belmont, Head de Operações da Loja Integrada.

Loja Integrada

Loja Integrada

Veja também

Marketing
Do campo para a internet: Como o Marketing Digital pode ajudar o agronegócio
Marketing
Como criar um site no WordPress: veja dicas e um passo a passo para ter sua página na internet
Marketing
Dicas práticas e acionáveis para montar um fluxo de trabalho para vender na Black Friday