Blog de Marketing Digital de Resultados

O que é Digital Trade Marketing?

Saiba o que é Digital Trade Marketing e como ele pode impactar as vendas do seu ecommerce

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

O Trade Marketing sempre buscou minimizar o número de desistências no ponto de venda físico. O Digital Trade Marketing, por sua vez, vem como uma solução para as lojas online.

O Baymard, conceituado instituto de pesquisas sobre ecommerce e experiência do usuário, identificou que a taxa média de abandono do carrinho é de 69,89%. Embora esse número seja preocupante para os gestores, adotar uma estratégia de Digital Trade Marketing pode ser a solução.

É preciso tornar a experiência o mais agradável possível, pois há distrações ao redor do comprador. Por isso, é fundamental manter as informações claras e acessíveis. A comunicação entre a loja física e online também impacta no volume de vendas.

Neste post, mostraremos a importância de integrar o ambiente online com a loja física e como isso impacta nas vendas. Confira!

Semana do Futuro do Marketing

Você não imagina o que diversos especialistas querem dizer para você sobre Inteligência Artificial, Big Data, UX, LGPD, Machine Learning, Realidade Aumentada e muito mais!

Qual é a diferença entre Trade Marketing e Digital Trade Marketing?

Essa é uma dúvida muito comum, devido à semelhança dos termos. No Trade Marketing, o objetivo é conhecer o comprador e entregar uma experiência diferenciada no ponto de venda. Já o Digital Trade Marketing é responsável por atrair o cliente no ponto de venda digital e fidelizá-lo.

Por esse motivo, é fundamental compreender os micromomentos, pois o consumidor é omnichannel. Isso significa que ele quer fazer a compra pelo smartphone enquanto leva os filhos para escola e retirar o produto no caminho para o trabalho.

Agora imagine que a pessoa está arrumando os filhos para irem ao colégio e ele percebe que precisa comprar alguns itens básicos para casa. As informações precisam estar bem organizadas, com imagens em destaque e botões para compra bem visíveis.

Assim como no ponto de venda, pense em formas de facilitar a vida do seu consumidor.

Como mensurar a qualidade da experiência de compra no ecommerce?

No ambiente físico, é possível mensurar os atendimentos e coletar o feedback dos vendedores, mas como avaliar a experiência no ambiente online? Apenas métricas como taxa de rejeição e tempo de permanência não são suficientes.

Como saber se o motivo pelo qual o usuário deixou a página foi ocasionado pela falta de informação ou por problemas na usabilidade?

O E-commerce Quality Index(EQI) é o indicador da qualidade da experiência de compra online. Este indicador foi criado após uma pesquisa com os 57 maiores ecommerces do Brasil, no qual foram divididos em 4 pilares:

  • Navegação: categorização dos produtos;
  • Informações do produto: título do produto e descrições básicas e completas;
  • Conteúdo visual: imagens primárias e secundárias/extras;
  • Satisfação de compra: avaliações e comentários nas páginas de produto.

Toda a experiência de compra online é quantificada em números através dessa ferramenta de benchmarking.

Quais as técnicas utilizadas para aumentar as vendas no ecommerce?

A vantagem do ambiente online é que podemos mensurar cada ação do usuário, e melhorar a sua experiência de compra. Segundo o SPC Brasil,  74% dos brasileiros usam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet. Isso demonstra que ter uma loja virtual e mobile friendly não é um diferencial, mas sim uma obrigação.

Antes, o cliente solicitava os dados técnicos do produto ou esclarecia as suas dúvidas com um vendedor. Agora, basta ele abrir a tela do celular e todas as informações estarão na palma da sua mão. Por isso, é tão importante que seu ecommerce utilize o EQI como referência.

Crie uma descrição que ajude o usuário

A descrição do produto precisa resolver a dor do usuário. Por isso, evite informações muito genéricas. Explique em quais situações o produto pode ser usado, faça comparações do seu tamanho, coloque informações que são relevantes, e sempre  utilize uma linguagem que crie uma conexão com o usuário.

digital trade marketing

No exemplo acima, a loja Imaginarium, além da descrição técnica, insere uma descrição personalizada, demonstrando em quais situações o produto pode ser utilizado e quão agradável essa experiência pode ser.

Podemos notar que as imagens ocupam metade da área de navegação, deixando evidente a sua importância. Já diz o ditado popular que “uma imagem diz mais que mil palavras”, e no ecommerce isso não é diferente.

O importância das imagens para o ecommerce

Enquanto na loja física o usuário pode tocar e avaliar o produto fisicamente, na loja online isso é um desafio. Mas como resolvê-lo?

A resposta está na utilização de imagens e vídeos que demonstrem o produto real. As imagens devem ser otimizadas, pois, embora elas precisem estar em alta definição, não podem aumentar o tempo de carregamento do site.

Utilize fotos em 360º, em diversas cores, com zoom, e outras formas que ajudem o usuário a analisar cada detalhe do produto. Além de chamar a atenção, elas ajudam a aumentar a taxa de conversão da sua loja.

Este é um tema tão importante que separamos um artigo inteiro só para explicar como as fotos otimizadas aumentam a conversão do e-commerce.

Acompanhe os resultados das suas ações

Durante a execução do seu planejamento, é importante mensurar os resultados. Algumas ações podem não sair como o planejado, pois dependem de fatores externos. Por isso, esteja pronto para realizar adaptações.

Uma das grandes vantagens do Digital Trade Marketing é a possibilidade de acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo no seu ecommerce.

Saber em quais itens o usuário clicou, entender qual foi a sua jornada antes de chegar na loja virtual e dentro da própria loja. No ambiente virtual, é mais fácil coletar essas informações que podem ser decisivas para às suas estratégias.

Esse dinamismo das ferramentas digitais traz mais agilidade e precisão na tomada de decisões. Afinal, o mercado muda constantemente, por isso é importante estarmos sempre atentos e preparados para nos adaptar.

Dessa forma, ao identificar um comportamento negativo dos nossos usuários, buscamos a causa e implantamos uma solução rapidamente.

E agora, você já se sente pronto para aplicar o Digital Trade Marketing no seu negócio? Para te ajudar, criamos o eBook Digital Trade Marketing: O que é e como fazer.

Assista também à Semana do Futuro do Marketing, da Resultados Digitais. Basta preencher os dados abaixo para garantir o seu lugar gratuitamente!

Semana do Futuro do Marketing

Você não imagina o que diversos especialistas querem dizer para você sobre Inteligência Artificial, Big Data, UX, LGPD, Machine Learning, Realidade Aumentada e muito mais!

Marcadores:

Deixe seu comentário