Como avançar da estratégia de Email Marketing para a Automação de Marketing ????

Veja quais são as diferenças entre essas duas estratégias, como elas se complementam nas suas ações de Marketing Digital e os primeiros passos para colocá-las em prática!

Leonardo Bressiani
Leonardo Bressiani5 de março de 2020
Apenda Automação de Marketing na Prática

Uma dúvida que a maioria dos profissionais de marketing enfrentam no seu dia a dia é como passar da estratégia de Email Marketing, que já utilizam na sua rotina, para a Automação de Marketing. Se você é um deles e quer saber como fazer, veio ao lugar certo. E para começar, vou te contar uma história!

Na última festa de aniversário que participei, uma mãe e seu filho, de 4 anos, sentaram do meu lado. A criança, como todo bom fruto da geração Alpha, tinha um talento nato para a tecnologia. Não piscava e sabia exatamente onde ir para ver vídeos e jogar alguns joguinhos.

Comentei com sua mãe como eu achava aquilo incrível e, instantes depois, fui apresentado a diversos vídeos que só davam mais embasamento para a minha teoria de que todos os nascidos depois de 2010 são mutantes.

Eram vídeos super longos, com mais de 10 minutos. A criança, vendo o desespero da mãe tentando achar uma parte específica da gravação, arrastando aquela bolinha que fica na barra de tempo do vídeo de um lado para o outro, chegou, pegou o celular e disse “assim, mamãe”. Seu dedinho pressionou o meio da tela e arrastou para o lado, acelerando o vídeo de uma maneira que era possível achar a cena que estávamos buscando muito mais facilmente.

Eu abri minha boca, a mãe abriu a boca e a criança riu. Provavelmente da nossa cara. Tenho certeza de que ela não sabia o que era deboche, mas acabou que o fez mesmo assim.

Apesar de não ter nada a ver com o tema da publicação, meu intuito com esta história é mostrar para você que, sim, existem jeitos de facilitar processos aos quais já estamos acostumados.

E, às vezes, eles estão na nossa cara. Mas pela correria do dia a dia, acabamos deixando-os de lado. Se você trabalha com disparos de email e ainda não trouxe a Automação de Marketing como parte das suas estratégias, este post vai ser mais ou menos o que aquela criança foi pra mim: um grande emoji de surpresa e encanto!

E, indo da água para o vinho e da festa infantil para o seu dia a dia na empresa, vou mostrar para você como dar o próximo passo nas suas estratégias de email ao adotar a Automação de Marketing: um novo jeito de se comunicar com o seu cliente, utilizando uma ferramenta que já faz parte do seu dia a dia.

Continue comigo que, depois de terminar sua leitura, você também vai ficar com a mesma sensação de “como eu não fiz isso antes?” que eu tive.

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Principais diferenças entre disparo de Email Marketing e Automação de Marketing

Apesar de causarem certa confusão em algumas pessoas, estes dois conceitos possuem papéis bem distintos.

A Automação de Marketing é o conjunto de interações que ocorrem entre a empresa e o cliente, de maneira automatizada. Já o disparo de Email Marketing caracteriza-se pelo envio pontual de algum conteúdo em determinada data e horário. Enquanto a automação acontece a partir de alguma ativação realizada pelo cliente, o disparo de Email Marketing depende de uma configuração manual de envio.

Ambos são complementares, e não é porque você descobriu a Automação de Marketing e suas maravilhas que você não precisa mais realizar disparos de email. Na tabela abaixo, fica mais fácil de entender as principais diferenças entre estas duas vertentes do Marketing Digital:

 Automação de MarketingDisparo de Email Marketing
AtivaçãoAutomática. Quando algum usuário converte em sua página, ele automaticamente entra em uma lista que realizará disparos a partir da sua data de conversão.Manual. É necessário que a programação do email seja feita manualmente. Toda a sua base receberá o email no mesmo horário
ConteúdoVocê pode utilizar conteúdos de nutrição, que vão avançar o Lead na jornada de compra do seu produto. É possível criar uma série de emails personalizados a partir de uma determinada ação realizada pelo usuário que vão contando uma história e o envolvendo com a sua marca ou produto, por exemplo.Conteúdos pontuais, como cupons de desconto, datas comemorativas, anúncios importantes, entre outros.
Dados e InsightsAlém da visão de todas as métricas de um disparo individual, é possível ter uma visão completa da jornada do cliente, da sua conversão até o momento de compra.Métricas de Email Marketing em geral, como taxa de abertura, bounce rate, taxa de clique, etc.
Testes A/BÉ possível realizar testes de conteúdo, porém com uma eficiência menor. Como o conteúdo só será enviado para o usuário a partir de uma ação, o tempo de resposta acaba sendo muito maior em comparação ao disparo de Email Marketing.É muito mais eficiente para a realização de testes, já que todos os disparos de Email são feitos simultaneamente. Isso acaba tornando o retorno do teste mais rápido.
SegmentaçãoA segmentação do seu fluxo de automação vai depender das configurações que você estabelece na sua ferramenta de Automação de Marketing. Você pode definir que os fluxos só serão ativados para pessoas que responderem em seu cadastro que possuem mais de 15 vendedores, por exemplo. É possível, ainda, segmentar por comportamentos, ativações, etc.A segmentação vai depender das informações que você possui da sua base. Quanto mais informações você tiver sobre seus contatos, mais opções de segmentação você terá para seus disparos.
DificuldadeÉ possível criar de fluxos de nutrição simples a muito complexos. As possibilidades são várias.Baixa. Com ferramentas como o RD Station Marketing, a criação de emails é muito simples e intuitiva.

Conclusão: Como já diziam os filósofos de redes sociais anos atrás: “Nem melhor, nem pior. Apenas diferente”.

As possibilidades que a Automação de Marketing proporciona

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que, diferentemente do que muitos gurus do Marketing Digital dizem, o Email Marketing continua mais vivo do que nunca.

Segundo um estudo realizado pelo The Radicati Group, até 2023 o uso do email vai crescer cerca de 3% ao ano, atingindo a marca de mais de 4,3 bilhões de usuários. Cruze esse dado com a informação de que 98% das pessoas que possuem email têm o hábito de acessá-lo e sinta a endorfina sendo lentamente liberada pelo seu corpo, que acabou de entender a oportunidade que sua empresa tem em mãos. ????

É natural, portanto, que você tenha interesse em se desenvolver ainda mais nesse meio de comunicação que, com um investimento relativamente baixo de capital, consegue trazer resultados tão expressivos.

Aqui na Resultados Digitais, por exemplo, o email é responsável por cerca de 30% dos nossos SALs (Sales Accepted Lead) gerados no mês. Explorar mais que apenas os envios de Email Marketing é um passo muito importante para escalar a sua empresa e gerar ainda mais receita.

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Começar com a Automação de Marketing permitirá que você vá muito além na conversa e no engajamento com os seus Leads, avançando-os em sua jornada de compra com mais efetividade. E o melhor: você ainda vai conseguir extrair informações importantíssimas que podem servir de insumo para sua área de Vendas.

Vamos entender melhor no exemplo abaixo:

Este é um modelo de um fluxo de Automação de Marketing simples (sim, o limite é a sua criatividade!) utilizado por uma clínica de estética. Todo usuário que se cadastre na página de comparecimento da empresa ativa um dos três caminhos acima:

  1. Os que fizeram sua última sessão recebem um email final com os cuidados necessários e a tag “Finalizou sessão”;
  2. Os que fizeram sua primeira sessão recebem um email de boas-vindas com os cuidados necessários e a programação para, daqui a 40 dias, receber um lembrete para agendar a sessão;
  3. E os que estão realizando sessões normais, ficam na espera 40 dias para receber o email de lembrete de agendar sessão.

Sabe aquela agenda cheia de lembretes? Com o fluxo de automação acima, ela se torna totalmente obsoleta. Nele, todos os clientes serão lembrados por email de marcar uma próxima visita ou de não se esquecerem de uma visita já agendada.

Isso faz com que você ou seus colaboradores não necessitem mais investir tempo em enviar mensagens ou lembretes individuais para cada um de seus clientes. Evita confusões e garante que nenhum envio seja esquecido. É otimizar os recursos pessoais da sua empresa.

>> Leia também: Automação de Marketing Digital: aprenda o essencial para começar

E não para por aí!

Com um fluxo de Automação de Marketing, é possível tornar diversos processos automáticos e adotar novos que seriam impossíveis de serem feitos pelos disparos de Email Marketing, como:

  • Incentivo de compra após abandono de carrinho. É possível que você envie automaticamente algum estímulo, como um cupom de desconto, para aqueles usuários que por algum motivo não finalizaram a compra no seu site.
  • Colher informações sobre seus clientes e feedbacks dos produtos. Você pode criar um fluxo que seja ativado alguns dias após a realização de uma compra. É possível enviar pesquisas de satisfação ou pedidos de avaliação sobre algum produto que foi comprado ou serviço contratado.
  • Reconhecimento de problema ou de produto. Você pode contar uma história ao longo de diversos emails, que mostrarão como o seu produto pode auxiliar o Lead no dia a dia. Aqui na Resultados Digitais, por exemplo, entendemos qual é o interesse de nossos contatos e oferecemos o RD Station Marketing como uma solução. Por exemplo: se identificamos que você está buscando sobre emails, vamos abordá-lo sobre a feature de Automação de Marketing e disparo de emails da nossa ferramenta.
  • Passagem de contatos para Vendas e nutrição de Leads lost. Em um fluxo de Automação de Marketing, é possível identificar cada ação dos seus contatos e classificá-los com base nelas. Se o seu contato converter em um material muito importante para a sua empresa, você pode marcá-lo como uma oportunidade e direcioná-lo para seu time de Vendas. Se por algum motivo esse contato ainda não estiver pronto para fechar negócio, ele pode ser marcado como oportunidade perdida e ser direcionado para um novo fluxo que tentará recuperá-lo através de conteúdos pensados para esse momento da jornada.
  • E muito mais! Essas são apenas algumas das possibilidades. Você pode criar vários fluxos para a sua empresa e fazer com que eles conversem entre si, avançando seus contatos em uma experiência totalmente personalizada por interesses. Você é quem dá as cartas!

Mas como eu começo a criar meus fluxos de Automação de Marketing?

Agora que você já sabe como um fluxo de automação pode ajudar a complementar suas estratégias de Email Marketing, chegou a hora de colocar em prática e soltar sua imaginação nas infinitas possibilidades que as combinações permitem.

Pense no fluxo como uma receita de bolo: para dar certo, você precisa de uma base sólida. Nesse caso, é uma ferramenta de Marketing Digital que possa ajudá-lo com boas execuções e praticidade na montagem. Depois, todo o visual, recheio e outras particularidades vão depender somente de você e da sua criatividade.

No RD Station Marketing, por exemplo, você conta com uma estrutura totalmente intuitiva para começar a colocar em prática fluxos de automação de um jeito simples. Por contar com uma interface totalmente pensada no modelo “arrasta-e-solta”, as opções e possibilidades de execução ficam claras desde o primeiro momento.

Tela inicial para criação de fluxos de automação no RD Station Marketing

Alguns exemplos de ações que podem ser inseridas em seu fluxo de automação.

Ansioso(a) para começar a gerar mais resultados com fluxos de automação? Nossos consultores estão à disposição para ajudar você a dar o próximo passo. Cadastre seu email abaixo e prepare-se para muito mais informação do que você conseguiu nesta leitura!

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Espero que esta publicação tenha ajudado com novas ideias sobre como deixar ainda melhor seus resultados gerados através do email. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente por meio do formulário acima ou deixe sua mensagem nos comentários.

Muito sucesso nessa nova fase!

Leonardo Bressiani

Leonardo Bressiani

Quem escreveu este post

Publicitário com dez anos de experiência em comunicação criativa, atuou como produtor de Conteúdo na Resultados Digitais.

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