O que é a Economia de Sucesso do Cliente? Como se preparar para ela?

O alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas é fundamental, mas não é o bastante; toda a empresa precisa focar no sucesso do cliente

Bruno Volpato
Bruno Volpato23 de setembro de 2021
Semana da Transformação Digital

Este post é baseado na palestra da Chief Revenue Officer da RD Station, Juliana Tubino, realizada no Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas. Garanta já o seu lugar no RD Hostel 2021, evento online e gratuito dos mesmos criadores do RD Summit.


O alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas é considerado um fator basilar para o sucesso de uma empresa. Isso tem até um nome próprio: Vendarketing. O intercâmbio de informações entre as áreas é necessária, por exemplo, para a definição de metas claras e o melhor funcionamento dos processos.

Mas será que, no mundo moderno dos negócios, é suficiente que apenas Marketing e Vendas estejam trabalhando em conjunto? E será que basta focar em gerar Leads e convertê-los em clientes que está tudo certo? Não, se considerarmos que estamos vivendo a Economia do Sucesso do Cliente.

Neste post, vamos trazer as ideias apresentadas pela CRO da RD Station, Juliana Tubino, que falou em profundidade sobre o tema em sua palestra no Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas. Então, continue lendo, mas antes clique no banner abaixo para garantir o seu lugar no RD Hostel 2021, que acontece em 20 e 21 de outubro.

O que é a Economia de Sucesso do Cliente

Hoje, a eficácia da geração de receita dentro das empresas passa por uma abordagem mais holística. Uma das razões é que os consumidores estão chegando cada vez mais preparados, recebendo muitas informações durante suas jornadas. Assim, é preciso criar uma jornada contínua de engajamento com o cliente.

Isso é criação de valor, já que não basta conquistar o cliente, é preciso reconquistá-lo seguidamente - principalmente em um negócio SaaS. Aí é que surge a Economia do Sucesso do Cliente: o foco está em reter os assinantes existentes, monitorar o uso do software e contabilizar a receita recorrente enquanto busca maneiras de expandi-la.

Juliana Tubino acredita, inclusive, que o desafio de se encaixar no modelo dessa nova economia é superior - ou ao menos tão grande quanto - ao da transformação digital. Isso porque esta mira mais apenas em Marketing e Vendas, enquanto aquela exige o envolvimento de toda a empresa.

É preciso, então, criar uma máquina de crescimento centrada no cliente para vencer esse desafio. Mas como fazer isso?

4 passos para criar uma máquina de crescimento centrada no cliente

Juliana propõe repensarmos alguns dos conceitos clássicos dos negócios, como a jornada de compra. Afinal, se queremos fazer as coisas de forma diferente, não podemos considerar que certos modelos são imutáveis. Veja, a seguir, a sequência apresentada pela executiva da RD Station no Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas.

1 - Entender a jornada do cliente

A jornada do cliente não termina mais no momento da venda. Ele ainda percorre, inicialmente, a sequência clássica: descoberta e aprendizado, reconhecimento do problema, busca de solução e, por fim, avaliação e decisão de compra. Na Economia de Sucesso do Cliente, porém, ela continua na entrega de valor.

A abordagem holística defendida por Juliana Tubino gera um ciclo de impacto de crescimento. Todas as áreas da empresa trabalham para proporcionar uma nova sequência: aha moment, primeiro valor, valor recorrente e, finalizando, evolução e growth. Uma cultura de Customer Success é fundamental aqui.

2- Identificar e maximizar clientes para quem agregar mais valor

Fazendo esse trabalho direitinho, será possível identificar para quais clientes a sua empresa está gerando mais valor. Essas pessoas, por sua vez, passarão a ter um impacto positivo no seu negócio em três frentes: renovação da assinatura, liderança para expansão e geração de outros clientes. Para a criação desse loop infinito, é preciso encantar.

Trabalhando intensamente nas frentes de aquisição, retenção e expansão, você evita que o seu negócio vire um balde furado. Ou seja, que você perca clientes num ritmo maior do que ganha - por isso é necessário estar sempre de olho no churn.

3 - Alinhar times de acordo com as dores, necessidades e oportunidades ao longo da jornada

Para ilustrar melhor o reposicionamento das áreas dentro da jornada de compra dos clientes, vamos usar as imagens que Juliana trouxe para mostrar como a RD Station mudou nos últimos anos. Veja onde cada área atuava em 2018 e onde atua hoje, e como os números melhoraram consideravelmente.

Note que o Marketing está envolvido em todas as etapas, porque ele apoia com diferentes estratégias. Temos, por exemplo, a atuação do time de Product Marketing analisando constantemente os dados dessa jornada. A equipe de Customer Marketing, por sua vez, atua para que o cliente tenha uma ótima experiência em todos os pontos de contato com o serviço - e passe a ser um divulgador da marca.

E que tal usar eventos para encantar e educar? O RD Hostel, por exemplo, não é só uma ação de marketing para captar novos Leads, mas também para oferecer conteúdo aos nossos atuais clientes para que desenvolvam seus negócios. Se eles ganham, nós ganhamos.

>> Conheça o RD Station Marketing e o RD Station CRM

4 - Sustentar a máquina de crescimento

A partir de tudo isso, passa-se a ter clareza sobre as métricas e processos que sustentam essas parcerias entre as áreas, como SLAs. Aqui também é preciso entender quais softwares são necessários para que a entrega de sucesso ao cliente seja constante.

Juliana lembra que às vezes nos distraímos buscando estar sempre com as tecnologias mais recentes na operação, quando o importante é estar focado nos clientes. Se estamos entregando valor recorrente a eles, quer dizer que nossa máquina de crescimento muito provavelmente está bem azeitada e terá sustentação.

Finalizando, as áreas devem trabalhar juntas com foco nos processos e não no resultado. Se todas elas - e não apenas Marketing e Vendas - fizerem isso, o resultado virá justamente em decorrência dos processos corretos.

Participe gratuitamente do RD Hostel 2021

Que tal ter contato com mais ideias interessantes como as da Juliana Tubino? O RD Hostel 2021 tem inscrição gratuita para você ver tudo online no conforto da sua casa ou escritório! Grandes profissionais internacionais e brasileiros de Marketing, Vendas e Inovação já estão confirmados, como você pode conferir na página oficial do evento.

Fazendo sua inscrição, você recebe um link único para participar do programa de indicações. Ele tem prêmios top, como ingressos VIP para o RD Summit 2022 com passagens aéreas e hospedagem em Floripa! E fazendo somente uma indicação você já ganha acesso a todos os conteúdos dos Esquentas, como a palestra da Juliana Tubino.

E aí, o que você está esperando? Clique no banner abaixo e vem para o RD Hostel 2021!

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Como o Unimestre conseguiu captar 25x mais leads e cortar o tempo de negociação pela metade com o RD Station Marketing
Marketing
Como tirar marca d’água do TikTok? Aprenda a fazer passo a passo
Marketing
Como se qualificar para as melhores vagas de marketing do mercado