Editor de Texto: como escolher o melhor para a produção de conteúdo

Diferentes fatores podem influenciar na escolha do editor de texto; saiba quais são e confira também uma lista com sugestões de ferramentas para sua empresa

Resultados Digitais
Resultados Digitais13 de julho de 2021
Semana da Transformação Digital

Editor de texto é um software ou ferramenta online que permite a redação e edição de peças de conteúdo escrito. Ele é a base da produção de conteúdo de empresas e de pessoas que querem publicar na internet ou em meios físicos. Os exemplos mais conhecidos de editor de texto são o Microsoft Word e o Google Docs.


A produção de conteúdo demanda buscas e escolhas de ferramentas que facilitem o trabalho do time de redatores, mas que também ajudem na frequência e na constância de atualização dos sites e blogs. Isso inclui identificar as melhores plataformas para criar sites (incluindo as opções gratuitas) e os mais completos bancos de imagens, por exemplo. E o mesmo vale para encontrar o editor de texto mais adequado aos objetivos e à dinâmica de produção do conteúdo da empresa.

Mas editor de texto não é tudo igual?

Em tese, sim, partindo da ideia de que a função básica de um editor, a redação de textos, é atendida por todas as opções disponíveis no mercado. Mas a escolha da melhor opção para sua empresa, assim como ocorre em relação a outras ferramentas, precisa levar em conta critérios definidos a partir da rotina de atualização dos sites e blogs, como os listados a seguir.

Kit + Planilha: Gestão de Conteúdo 2021

Aprenda o passo a passo para criar um calendário de conteúdo que traga resultados para o seu negócio!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Fatores que influenciam na escolha do editor de texto

Separamos quatro fatores para você avaliar antes de escolher o seu editor de texto, olhando para as características e necessidades específicas da sua empresa. São eles: produtividade, mobilidade, controle de produção e coletividade. Leia e reflita o que é mais importante no dia a dia do seu negócio.

Editor de texto para ter mais produtividade

A busca pela melhor ferramenta pode ter como princípio tornar o trabalho mais dinâmico e a equipe de redatores mais produtiva. Isso ocorre, por exemplo, optando por um editor de texto que tenha funcionalidades como uma revisão gramatical e ortográfica eficiente, prática e fácil de usar na identificação e na correção dos erros.

O mesmo vale para a formatação do texto (com subtítulos, listas...) que quando levados para o publicador do blog não são perdidos, evitando o retrabalho. E como se fala tanto em uso da voz, um editor de texto com a função de transcrição de conteúdo falado/ditado também pode dar agilidade ao trabalho.

>> Leia mais: Como escrever para blog, conquistar leitores e produzir com consistência

Editor de texto para ter mais mobilidade

A possibilidade de usar um editor online tende a agradar em cheio os redatores que não usam sempre a mesma estação de trabalho. Ou trabalham tanto em casa quanto na sede da empresa. Isso evita a necessidade de usar dispositivos como pen-drives ou enviar e-mails para si mesmo sempre ao fim do expediente.

Além disso, a mobilidade proporcionada pelo editor também é importante para a cobertura de eventos, seja utilizando um notebook, seja redigindo no smartphone. O conteúdo registrado pode ser atualizado com mais facilidade à medida que novos fatos e insights surjam no decorrer do evento, especialmente naqueles em que há um grande número de palestras e painéis, como os que são promovidos pela RD.

Editor de texto para maior controle de produção

Um editor de texto pode resolver um problema que tempos atrás, quando a internet ainda engatinhava, era muito comum: a falta de controle das versões dos textos produzidos. Não era raro textos serem publicados em jornais, revistas e até em sites com versões desatualizadas, sem a revisão e os ajustes finais.

Com o surgimento de editores online, o controle das revisões tornou-se mais eficiente. Agora, é muito difícil que um texto em sua versão final não seja publicado. É o caso deste texto, que foi redigido num editor nativo e compartilhado com integrantes da equipe de conteúdo da RD em um editor online para revisão final e posterior publicação.

Editor de texto para ter mais coletividade

Por fim, considerando todos os fatores citados acima, hoje em dia é importante trabalhar de forma coletiva. Ou mais que isso, de forma colaborativa, com mais pessoas na empresa contribuindo para a produção do conteúdo mesmo não sendo redatores, mas dominando o tema abordado.

O editor de texto escolhido pode ajudar nesse processo, especialmente para que as contribuições não sejam sobrepostas e fiquem à vista de todos os participantes. E além de observar essa funcionalidade, vale buscar uma ferramenta de redação que seja intuitiva e de fácil compreensão para facilitar a colaboração e evitar problemas como aqueles dos tempos das versões desatualizadas.

Escolha o editor de texto mais adequado para a rotina da empresa

Embora pensemos quase que automaticamente em Word e Google Docs em se tratando de editor de texto, é legal saber que existem outras opções. Abaixo, listamos outras três ferramentas, além das duas mais populares - tem até uma para smartphones. Levando em consideração os fatores que citamos anteriormente, você pode tomar uma decisão melhor para o seu site ou blog.

Word

O editor de texto da Microsoft, que faz parte do pacote Office, é o mais conhecido entre as opções nativas, aquelas que precisam ser instaladas no computador para serem usadas. Por isso, pode-se dizer que o Word é o “pai dos editores de texto”. Atende diferentes demandas, mas exige um nível de dedicação para aprofundar o uso de todas as suas funcionalidades, especialmente na questão da revisão e controle de versões. Há uma versão online e gratuita para quem está acostumado com o Word, não troca por outros editores, mas precisa de mobilidade.

Libre Office

Este é um pacote open source do pacote Office da Microsoft. Ou seja, oferece ferramentas semelhantes, mas com instalação e uso gratuitos. E isso inclui um editor de texto que apresenta praticamente as mesmas funcionalidades do Word. Trata-se de um projeto internacional, mas que conta com versão em português.

Google Docs ou Documentos do Google

O editor de texto do Google, associado à conta de Gmail e ao Google Drive, é mais conhecido entre os editores online e sempre recomendado para trabalhos colaborativos pela usabilidade na revisão, nos comentários e no controle de versões.

Para quem utiliza visando a publicação em blogs em plataformas como o WordPress, após colar o texto no modo visual, verifique a versão no modo texto antes de publicar. Isso porque o texto carrega algumas formatações originárias do Google Docs, o que pode alterar as características do post. A dica é copiar e colar no Bloco de Notas para limpar o código mais facilmente.

Mettzer

O Mettzer aparece como uma opção de editor de texto que atende a produção de conteúdos específicos. No caso, textos acadêmicos e técnicos. Recomendado para quem, por exemplo, precisa escrever seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como margens, espaçamento, numeração, listas, legendas, sumário, notas de rodapé, fórmulas, equações e referências. Neste editor, tudo é feito de forma automática. O Mettzer permite teste grátis por sete dias.

Pure Writer

Na lista de editores de texto, você pode avaliar usar uma opção para smartphone como o Pure Writer. Trata-se de um aplicativo para Android e que tem a simplicidade como uma de suas principais características. Com mais de 500 mil instalações e a julgar pelas avaliações de seus usuários, o editor agrada justamente por causa disso, além da velocidade no processamento do que é escrito.

Escolheu o editor de texto? Partiu produzir conteúdo!

Como você já deve saber, o conteúdo é um dos pilares de toda estratégia de Marketing Digital. Além de cuidar da qualidade, da constância e da frequência de produção e publicação, é preciso associá-lo a outros ingredientes para uma jornada de atração e conversão em vendas.

E o melhor parceiro do seu conteúdo é o RD Station Marketing. Com ele, você otimiza o trabalho criado por seus redatores com a criação de formulários e páginas de captura de contatos de modo fácil e prático! Por exemplo: você pode converter os visitantes do seu site ou blog em Leads, usando formulários, Landing Pages ou pop ups. Tudo muito simples de criar!

Assim, consegue iniciar relacionamentos duradouros e que conduzem até o momento da compra. A ferramenta, aliás, tem editores drag & drop de emails e Landing Pages, facilitando muito o seu trabalho e fazendo a sua equipe ganhar em produtividade.

Quer um último argumento? Ele permite que o seu site tenha um botão conectado com o WhatsApp do seu negócio, acelerando a comunicação com seus possíveis clientes no seu site. E acelerando vendas, é claro! Experimente o RD Station Marketing por 10 dias, sem qualquer compromisso. Para isso, é só deixar seu email abaixo e começar o teste!

RD Station

Torne sua operação de Marketing Digital mais produtiva

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Ele reúne os principais recursos em um só lugar para sua operação ser mais eficaz! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Novidade no Google Ads: saiba como anunciar no YouTube para pessoas que pesquisaram por algum termo no Google
Marketing
Conheça 27 formas de divulgar seu blog
Marketing
Como usar o FOMO nas suas estratégias de marketing