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4 tendências de Marketing Digital para 2018 que aprendemos com Edney InterNey #RDSummit

Conheça novas tecnologias e saiba como empresas já estão utilizando essas tendências em suas estratégias de Marketing Digital

Edney Souza, o InterNey, é tão referência em tendências digitais que tem internet até no apelido.

Conhecido na web brasileira desde a década de 1990 e com a curadoria de 5 edições da Social Media Week no currículo, InterNey trouxe ao RD Summit uma série de tendências que estarão em alta no ano que vem. São tecnologias que as pessoas já estão utilizando ou que pretendem adotar em breve.

Confira 4 delas neste post!

Chatbots

InterNey citou uma pesquisa realizada durante a Social Media Week segundo a qual 65% das pessoas vão começar a investir — ou continuar investindo — em chatbots no ano que vem. De acordo com o palestrante, muita gente prefere conversar com robôs na hora de tirar dúvidas, pois as respostas são mais rápidas, educadas e objetivas.

Um case de uso de chatbots é o da empresa de telefonia Vivo, que tem obtido bons resultados utilizando o Facebook Messenger para responder as dúvidas dos clientes.

Para começar a usar a ferramenta, InterNey sugere procurar empresas especializadas, como o Chatfuel, que é gratuito. Ou, para quem tem mais orçamento disponível, é possível investir em ferramentas pagas.

Inteligência artificial

Para InterNey, estamos vivendo um momento em que a inteligência artificial (IA) ajuda a descobrir informações que não conseguiríamos sem ela, por exemplo.

Mas é possível ir além do uso passivo de IA, tornando-a mais ativa em sua estratégia de Marketing Digital. Utilize-a, por exemplo, para incrementar o chatbot e oferecer conversas que imitam a linguagem natural; ensinar um software a tomar decisões baseadas em big data; reconhecer imagens; otimizar anúncios; dentre outras.

Já existe no Brasil uma associação que reúne empresas que prestam serviços de inteligência artificial. Ela se chama Abria e em seu site é possível entrar em contato com esses negócios para obter mais informações.

Realidade virtual

Uma das principais utilidades da realidade virtual é auxiliar na decisão de compra, pois a tecnologia permite visualizar melhor um produto ou serviço. É possível, por exemplo, simular como uma piscina vai ficar no quintal da sua casa antes de construí-la de fato.

InterNey conta que imobiliárias também já têm utilizado essa tecnologia para que as pessoas vejam o interior de um apartamento remotamente antes de alugá-lo. Na educação, é usada na formação de médicos, que podem estudar anatomia com corpos virtuais, e a tendência é que em breve seja adotada por outras áreas da educação, inclusive o ensino a distância.

Influenciadores

Para o palestrante, o problema ao trabalhar com influenciadores é que muitas pessoas procuram uma receita de bolo, mas ela não existe. “É diferente para cada mercado, por isso é importante escolher pessoas que tenham audiência, mas que também tenham a ver com seu público”, aconselha.

Já existem 84 empresas no Brasil que são especialistas em marketing de influência, conta InterNey. Dentre elas estão agências, que fazem todo o trabalho para você, e plataformas que automatizam parte do processo.

Em seu blog, ele dá outras dicas de uso de influenciadores em estratégias de Marketing Digital.

Para finalizar, InterNey ainda citou outras tendências para ficar de olho, como internet das coisas, design thinking, growth hacking e podcasts.

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