Educação Digital: como adaptar suas aulas presenciais para o ensino EAD durante a pandemia

Veja como gerar fluxo de caixa durante este período de crise com a criação de aulas digitais

Leonardo Bressiani
Leonardo Bressiani30 de abril de 2020
Semana da Transformação Digital

Acho que eu nunca fiz tantos cursos em tão pouco tempo. Desde que a quarentena começou, a impressão que fica é de que a internet se tornou um grande centro de educação digital. Explodiu a quantidade de pessoas dispostas a ensinar e, assim como eu, também cresceram em número aquelas na busca por mais conhecimento.

A pandemia trouxe diversas reflexões à sociedade moderna e, se antes dela o dilema dentro das empresas era com as reuniões que poderiam ter sido Emails, após o término da quarentena podemos começar a nos questionar mais sobre “será que eu realmente preciso estar aqui?”.

A minha tia, por exemplo, era frequentadora assídua das badaladas filas de caixa em bancos. Às vezes, eu até achava que ela sentia prazer nisso, já que escolhia a dedo os dias e horários mais movimentados para ir. Com a repentina mudança ocasionada pela quarentena, esse tipo de comportamento já não era mais aceitável e ela teve que aprender a lidar com o novo: era isso ou não era nada. Não tinha uma outra opção.

Após algumas aulas digitais ministradas por este que vos escreve, todos os boletos começaram a ir direto para o aplicativo. O pagamento online entrou em sua vida e ganhou um espacinho dentro do coração. Quando tudo isso acabar, talvez ela ainda vá mais algumas vezes ao banco para se despedir das pessoas que sempre encontrava. Mas, agora que viu como é muito mais fácil não ter que sair de casa para isso, duvido que as filas voltem a fazer parte da sua rotina.

Todo dia que passamos sem poder sair de casa, essa pequena epifania atinge mais e mais pessoas. Se você mora em uma cidade grande, o sentimento é ainda maior: o tempo que era gasto com transporte volta a ser seu, para investir em você. E é aí que a educação digital tem ganhado mais espaço: segundo uma pesquisa realizada pelo site Find Courses, 45% das pessoas entrevistadas disseram esperar aprender mais durante os próximos três meses graças ao COVID-19.

A hora de aproveitar o momento e começar a oferecer cursos digitais é agora. Então, continue comigo que vou mostrar por onde iniciar sua jornada nesse novo mercado e como o Marketing Digital pode trazer ainda mais alunos e resultados para seus cursos de ensino EAD.

Por que sua empresa precisa dar uma chance para as aulas e cursos EAD?

Quantos alunos cabem em uma sala de aula? Provavelmente bem menos do que em uma live do Youtube.

Quando falamos dos benefícios de se trazer o conceito de educação digital para a sua empresa, é importante saber que não estamos incentivando o abandono do estudo presencial para trabalhar somente com este modelo de ensino. Assim como todas as situações, existem os dois lados da moeda e muitas pessoas ainda sentem dificuldade com aulas digitais. No entanto, podemos dizer que o período de pandemia vem minimizando essas barreiras.

Ao fazer uma análise comparativa em diversas situações, podemos entender porque esse método vem, cada vez mais, se popularizando, ganhando espaço e passando por cima de preconceitos.

Abaixo, separamos algumas características que podem fazer você refletir na importância de começar o quanto antes a oferecer soluções de ensino EAD na sua empresa:

SituaçãoEADPresencial
CrescimentoEm 2018, a área teve um crescimento de 17% nas matrículas em todo o país em cursos e aulas à distância. No ano seguinte, o número de vagas à distância superou o número de vagas presenciais.No mesmo período, houve uma queda de 0,8% nas matrículas em graduações presenciais.
RecursosSe você não possui equipamentos e estrutura para a gravação dos cursos, um investimento inicial pode ser necessário. No entanto, assim que montar o seu cantinho de gravação, o valor de investimento pode passar a ser bem baixo. No próximo tópico deste post, vamos falar um pouco mais sobre quais materiais você precisa para começar.A aula em um espaço físico envolve preparo do ambiente para recepção, limpeza, disponibilização de mesas, carteiras, às vezes coffee break… Sempre que uma nova turma se inicia, o ciclo se repete e uma série de custos voltam a ser replicados.
DisponibilidadeSeja uma transmissão ao vivo ou uma gravação, tudo fica disponível para ser reaproveitado quantas vezes quiser. Enquanto não houver a necessidade de atualizar o material, você pode manter o mesmo conteúdo ativo em seu site e distribuir para quantos alunos for possível.Uma aula física depende totalmente da disponibilidade das pessoas que a frequentam: alunos, professores, coordenadores, etc. Além disso, quantas vezes você precisa repetir o mesmo discurso para turmas diferentes?
PreferênciaNão podemos negar que algumas pessoas ainda possuem um certo preconceito e/ou dificuldade com o conceito de educação digital. A cada ano que passa, no entanto, vemos que essa prática tem se tornado cada vez mais normalizada. Grandes instituições de ensino, como a USP, já contam com suas próprias graduações e pós-graduações de ensino EAD. Por conta da disponibilidade de tempo cada vez menor das pessoas, muitas têm optado pelas aulas digitais para contarem com a possibilidade de estudarem no horário em que preferirem.Algumas pessoas ainda sentem a necessidade da aproximação física, gostam de tirar suas dúvidas presencialmente e escolhem esse tipo de modalidade pelo networking que é possível realizar nesses espaços. Com o avanço de novas tecnologias para socialização em aulas digitais, a tendência é que essa preferência diminua, tornando as aulas presenciais mais voltadas para a prática.

Sabemos que o momento tem demandado que você se adapte ao oferecimento de aulas de ensino EAD, no entanto, ao final deste período, você e minha tia podem acabar tendo algo em comum: a descoberta de que não precisam voltar ao que era antes.

A metodologia de educação digital pode começar a fazer parte do seu planejamento de ensino nos próximos meses e anos. Você pode pensar no oferecimento de alguns cursos presenciais, outros somente à distância e, talvez, até mesmo alguns híbridos - mesclando momentos de encontro entre a turma e estudos através de aulas digitais.

Entenda o que os seus alunos esperam de você e crie modelos que se adaptem às suas necessidades de aprendizado.

Você não precisa de uma super estrutura para começar a criar cursos de ensino EAD

Não, suas primeiras aulas e cursos não vão parecer um show do intervalo do Superbowl. E não tem problema.

Se você é daqueles que sempre respondeu “perfeccionismo” quando perguntavam seu maior defeito, melhor se segurar um pouco. Seus vídeos não vão começar com a qualidade máxima que você pode oferecer, mas nem por isso você deve desistir de criá-los.

Quando um aluno escolhe a educação digital, ele está atrás de flexibilidade, custo-benefício, praticidade e qualidade de conteúdo. Dificilmente você vai ver alguém falando que escolheu seu curso pela “cenografia, figurino e slides bonitos”.

É claro que, se você ainda possui uma daquelas câmeras que “fotografam até Fórmula 1”, talvez seja importante uma atualização. Mas, com equipamentos que provavelmente já fazem parte do seu dia a dia, é possível começar a compartilhar com sua base de alunos todo o seu conhecimento em forma de aulas digitais.

Separamos algumas orientações para ajudar você a garantir a qualidade necessária para que a experiência dos seus alunos não seja prejudicada:

Cenário

Esse é um dos principais fatores que faz com que as pessoas desistam de gravar suas aulas digitais. Não espere começar com um chroma-key (aqueles fundos verdes que podem ser substituídos por uma selva africana, por exemplo) logo de cara. Ainda mais neste momento em que estamos todos em nossas casas.

Não tem problema começar a gravar seus conteúdos da sala de casa. Nossa dica para engajamento é procurar um cenário interessante e que contenha profundidade, sem aquela coisa de “você, uma cadeira e uma parede”.

Nosso time de vídeo garante que um cenário com várias camadas desperta maior interesse em seu material e torna o vídeo mais confortável de se assistir. Só muito cuidado para não gerar distrações excessivas! Aposte em plantas, mobílias, luminárias e afins.

Iluminação

A luz do sol pode ser uma grande aliada para as gravações das suas aulas digitais. Escolha um ambiente com boa claridade e prefira realizar as captações ou transmissões até às 15h. Depois disso a luz começa a ficar mais fraca e pode variar demais.

Também evite luz direto contra o seu rosto ou contra a câmera: ring lights, se mal utilizados, podem mais atrapalhar que ajudar, deixando seu rosto muito iluminado e o ambiente sem iluminação nenhuma. Se for investir na compra de uma iluminação um pouco mais profissional, recomendamos que você adquira equipamentos pensando na regra de iluminação de 3 pontos: 2 softboxes e 1 luz traseira.

Câmera

Para a educação digital não é necessário contar com um celular de última geração para gravar vídeos de qualidade. Alguns modelos de anos atrás já conseguem gerar um material de boa qualidade para ser aproveitado pela sua empresa.

Pesquise sobre vídeos gravados com o celular que você pretende adquirir para gravar suas aulas de ensino EAD e veja como é o desempenho deles em tela cheia no notebook, por exemplo. Prefira modelos que gravam em Full HD (1080p) e, se você estiver afim de investir um pouco mais, pode optar por aquelas câmeras fotográficas semi profissionais DSLR. Elas, em conjunto com um tripé, podem dar um toque mais profissional às suas gravações.

Microfone

Assim como as câmeras de celular, os microfones dos aparelhos atuais possuem uma boa qualidade de captação. O maior problema reside no ambiente em que você se encontra: se o espaço é muito pequeno e você não consegue garantir uma acústica boa, pode ser necessário o uso de um microfone do tipo lapela para ajudar na captação.

Caso você não deseje adquirir materiais de captação de áudio, invista na acústica do seu ambiente, evitando ecos e ruídos externos: cortinas, tapetes, sofás e outros elementos que evitem que o som seja refletido.

Lives e softwares

Para editar os vídeos capturados, existem softwares gratuitos que podem ajudar com edição de cor, som, composição e muito mais. Aqui na Resultados Digitais, usamos o Davinci Resolve, mas existem muitos outros que você pode baixar gratuitamente para garantir que seu seu material ganhe um tom mais profissional.

Outra dica. Se você quer fazer lives e ainda não sabe como, o software de reuniões online Zoom possui uma feature que permite que a sua reunião seja transmitida diretamente no formato de live para o Youtube. No Zoom, você consegue compartilhar a tela do seu computador, exibir slides e trazer outros convidados para participar do seu evento ao vivo.

Como criar estratégias de Marketing Digital para a divulgação dos seus cursos

Agora que você já viu a importância da educação digital e como montar suas aulas digitais, chegou a hora de fazer a divulgação para garantir o fluxo de caixa que virá com suas novas criações.

Pensando em minimizar os gastos com investimento de mídia, é importante trazer para a rotina da sua empresa os benefícios do relacionamento orgânico que uma ferramenta de Automação de Marketing proporciona. Com ela, é possível capturar contatos através de Landing Pages e criar um relacionamento duradouro com seus novos clientes ou com os já existentes em sua base.

Nos exemplos abaixo, usamos imagens tiradas diretamente do RD Station Marketing, a ferramenta de Automação de Marketing da Resultados Digitais, para tornar mais prática a visualização e compreendimento das situações. Se quiser, você pode acompanhar as dicas, colocando-as em práticas diretamente na ferramenta. É só começar o nosso teste grátis do RD Station Marketing.

Relacionamento com alunos que já eram seus clientes antes da educação digital

Se ensino EAD ainda é uma novidade para a sua empresa, também deve ser para os seus alunos. Independentemente de se você está começando a transformar seus cursos e aulas presenciais em aulas digitais ou se está lançando novas modalidades, é importante avisar a novidade aos seus contatos.

Além de ser possível importar para o RD Station Marketing toda a sua base de Leads já existentes, sua empresa também pode começar a se relacionar com ela através do disparo automático de emails.

Para começar, você pode escolher um dos modelos predefinidos que já possuímos para o seu segmento. Toda a parte criativa do design fica por conta da ferramenta, você só precisa se preocupar com a produção do texto.

Se quiser alterar alguma coisa, no entanto, você quem manda! Com o recurso de “arraste e solte”, é possível ir estruturando o layout do seu email com botões, imagens, caixas de textos e afins sem a necessidade de conhecimento prévio em HTML.

Após as definições de mensagem e estrutura, você pode escolher para quais bases de contatos você deseja enviar. No RD Station Marketing, todos os seus contatos podem ser classificados por interesse ou ação realizada em seu site.

Se você for uma escola de música, por exemplo, pode enviar um Email comunicando suas novas aulas de piano EAD para todos os contatos classificados com esse interesse, podendo remover da base ex-alunos e formados, que já não têm mais vínculo com a sua escola.

Captura e conversão de novos contatos para educação digital

O ponto alto da educação digital é poder oferecer seus cursos sem limitação territorial. Qualquer pessoa no Brasil ou no mundo poderá consumir e desfrutar das suas aulas digitais, ampliando o seu público potencial.

É importante, no entanto, encontrar uma maneira de chegar até essas pessoas. A estratégia do Inbound Marketing prevê a oferta de conteúdo, em troca de dados de contato. Assim que se familiarizar com o conceito, você e sua empresa podem começar a desenvolver conteúdos que vão de encontro ao interesse dos seus alunos.

Crie blogposts que falem sobre a temática educação digital ou dos seus cursos, ofereça amostras grátis das suas aulas, lance eBooks gratuitos, enfim, seja criativo e construa uma narrativa que impressione aqueles clientes que chegarem até você, mostrando o quão relevante, confiante e especialista no assunto sua empresa é.

Após conquistar a atenção do seu contato, é a hora de convertê-lo para que o mesmo possa fazer parte da sua base e entrar em um relacionamento mais próximo com a sua empresa.

Vamos supor que você, entre todas as estratégias possíveis, escolheu oferecer uma aula introdutória gratuita para poder falar mais sobre seu curso e gerar interesse em suas aulas digitais pagas.

No RD Station Marketing, assim como nos modelos de Emails, já contamos com diversas páginas de captura de contatos predefinidas para tornar o processo muito mais simples. Você pode escolher o modelo de “Primeira Aula Grátis”, especialmente criado para o ramo de Educação e Ensino, e ir dando a sua cara para a página, trocando textos, cores e imagens com o recurso “arraste e solte”. Zero necessidade de conhecimento prévio em HTML.

A definição dos campos de preenchimento de dados fica por sua conta: é possível escolher entre campos abertos e fechados, como número de telefone, redes sociais, quais áreas de interesse esse contato possui e quaisquer outras informações que achar relevante para um futuro relacionamento com o seu Lead.

Dica: confira alguns exemplos de Landing Page com alta taxa de conversão para se inspirar.

Assim que finalizar a criação da sua página de captura, é só divulgá-la em seu site através de pop-ups ou em suas redes sociais e campanhas de Email ou mídia. Quando alguém converter em sua página, ele automaticamente entrará para a sua base de contatos dentro do RD Station Marketing com todas as informações fornecidas.

A partir daí, você pode trabalhar através de uma estratégia de Email a comunicação dos seus cursos pagos para essas pessoas que converteram, avançando-os na jornada de compra do seu produto com base nos interesses e perfis sinalizados.

O próximo passo na sua estratégia de divulgação

Com o tempo, você pode ir tornando sua estratégia de Marketing Digital para a divulgação dos seus cursos de ensino EAD cada vez mais completa. Através dos fluxos de nutrição, é possível automatizar todo um relacionamento a curto, médio e longo prazo com o seu contato, pensando em conversões e reconversões futuras.

Usando como exemplo o contato que converteu na página que criamos no tópico anterior, você pode automatizar uma conversa com ele pelo período de uma semana após o cadastramento em sua base.

Através dos fluxos de nutrição do RD Station Marketing, assim que seu contato realizar uma determinada ação ou conversão em seu site, é possível programar para que ele entre em uma lista de disparos que, ao longo desse período, enviará Emails para avançá-lo na sua jornada de compra, buscando uma conversão nos materiais de educação digital.

Saiba mais como funcionam os fluxos de nutrição no nosso material Planejamento de Automação de Marketing.

Como o FB Online aumentou a sua captação de Leads em mais de 400% com aulas digitais durante a quarentena

O FB Online é uma startup da Organização Educacional Farias Brito, cujo o objetivo é oferecer cursos online com preparação de alta performance para os vestibulares de todo o Brasil, como Enem, ITA e IME. Fazendo uso da educação digital, todos os seus cursos contam com aulas digitais em uma plataforma multimídia que disponibiliza diversas outras ferramentas além das videoaulas para otimizar e dinamizar a forma de aprender.

Normalmente, o mês de março não caracterizava-se como um período de grande demanda, mas, com o fechamento de todas as escolas, a única forma dos alunos se prepararem para o vestibular era de casa. Apesar de ainda existirem muitas pessoas com resistência ao aprendizado domiciliar, eles encontrarem nesse momento uma oportunidade para amplificar as vendas com o método de ensino EAD.

E, com esse cenário em vista, o time de Marketing da empresa já colocou em prática um plano de ação que disponibilizava uma bolsa de estudos de um mês para todos que resolvessem um simulado. Essa estratégia, aliada ao uso do RD Station Marketing, garantiu um resultado surpreendente ao fim do mês: um crescimento de 400% na geração de novos leads e 100% acima da meta de faturamento.

Carlos Magalhães, Analista de Marketing Digital do FB Online, afirma:

Iniciamos com o RD Station Marketing com o objetivo de personalizar cada vez mais a comunicação com cada aluno que entra na nossa base. A ferramenta vem contribuindo para que consigamos qualificar cada vez mais nossa base e possamos levar conteúdo de valor para cada etapa da preparação do nosso aluno. Dessa forma, ele vai criar cada vez mais identificação com o nosso modo de contribuir com seus estudos.

Para empresas como o FB Online, que trabalham com o ensino EAD, esse pode ser o começo de uma nova etapa nos negócios:

“Apostamos, que após todo esse momento difícil, muitas pessoas começarão a ver a educação à distância com outros olhos e começarão a tirar muito mais proveito dos seus benefícios, que vão de economia de tempo até o uso de materiais mais dinâmicos.”

Faça um teste gratuito do RD Station Marketing

A ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Renove-se e reinvente-se

O ser humano é totalmente adaptativo. Nossos antepassados da antiguidade tiveram que se adaptar ao convívio em sociedade. Os que vieram depois, tiveram que se adaptar às regras que esse convívio impunha. Nós, como sociedade, estamos nos adaptando ao momento. Minha tia, que tinha zero conhecimento em tecnologia, se adaptou ao pagamento de boletos online. Você e sua empresa também têm a oportunidade de se adaptar e tirar o melhor do momento. Não perca essa chance. ;)

Se ficou com dúvidas ou tem interesse em saber o que mais o RD Station Marketing pode fazer pela sua empresa durante o período da pandemia, entre em contato com um de nossos profissionais e faça o seu diagnóstico online e gratuito.

Quer saber mais sobre os impactos da pandemia para pequenas e médias empresas no Brasil? Acesse o estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada – elaborado em parceria feita pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Bom trabalho e boas vendas!

Leonardo Bressiani

Leonardo Bressiani

Quem escreveu este post

Publicitário com dez anos de experiência em comunicação criativa, atuou como produtor de Conteúdo na Resultados Digitais.

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