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8 dicas para escrever um email de apresentação comercial para Inbound Leads

O seu Lead precisa perceber que o seu contato é importante para ele e que o principal objetivo dessa conexão é oferecer um benefício concreto para um possível problema

Abaixo você encontra um artigo com algumas dicas para você escrever um email de apresentação para Inbound Leads, mas antes disso, que tal assistir a um vídeo sobre o assunto?

Digite seu email abaixo para assistir

Nem sempre é possível que o primeiro contato com o seu cliente em potencial aconteça via telefone, seja devido a uma política de contenção de gastos da empresa, por um alto volume de Leads qualificados ou porque o contato não está disponível no momento. Uma dessas situações vão, inevitavelmente, te levar a utilizar o email.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de uma primeira ligação com qualidade e agora vamos explorar um pouco melhor essa outra ferramenta de comunicação, que além de rápida, possibilita escalonar um pouco mais o volume de Leads abordados por você.



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Veja no 5º capítulo do livro Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler, como encurtar o seu ciclo de vendas e aumentar a produtividade da sua equipe

1. Tenha um assunto atrativo

Apesar de ser extremamente importante, essa é uma parte esquecida por muitos profissionais de vendas. O assunto do seu email funciona como um convite. Como se fosse a capa de um livro ou o pôster de um filme no cinema, é ele que vende o conteúdo e leva à abertura.

Apenas 30 ou 40% dos emails são lidos, já o assunto será visto com certeza pelo destinatário. É muito importante ser objetivo e gerar curiosidade. Você pode, por exemplo, escrever: “A Maria Silva sugeriu esse contato” ou “Sugestões sobre seu novo site”.

2. Mostre a que veio logo de cara

Quando você recebe um alto volume de conteúdo diariamente, a sua primeira reação é filtrar ao máximo tudo que pode te fazer perder tempo. Baseado nisso, é muito importante ir direto ao ponto e não ficar enfeitando demais o e-mail.

Vale explorar o motivo do contato logo na primeira linha e evitar gastar esse espaço com apresentações ou contextualizações que não irão interferir no objetivo final:

“Oi, Maria, tudo bem?
Sou consultor na Resultados Digitais e o João Lopes sugeriu que eu entrasse em contato com você para que a gente pudesse ter uma conversa rápida sobre seu novo site.”

3. Trabalhe com apenas uma mensagem

A internet é um canal rápido e que tem a habilidade de distrair facilmente o internauta, por isso é importante manter o foco do seu email.

Se você está escrevendo para sugerir uma reunião para falar sobre o novo site, esse e-mail não deve ser utilizado para comentar sobre as campanhas de email marketing, redes sociais ou do seu lugar predileto no Rio de Janeiro.

4. Gere valor

O seu Lead precisa perceber que o seu contato é importante para ele e que o principal objetivo dessa conexão é oferecer um benefício concreto para um possível problema.

Explore suas ferramentas para conseguir mais informações que tenham a ver com o seu serviço e utilize isso a seu favor:

“Vi que vocês lançaram o novo blog, ficou visualmente muito atrativo. Seria interessante acrescentar os botões de compartilhamento para que o conteúdo se propague pela internet com mais facilidade. Isso ajuda na autoridade da página e faz com que vocês tenham mais relevância.”

5.  Ofereça um benefício claro

Para que a conversa possa seguir em outro meio de comunicação é importante que a pessoa perceba o que pode ganhar com você, mostre de como você pode ajudar na solução:

“Tenho outras dicas interessantes que podem fazer o blog ganhar audiência mais rapidamente”

6. Tenha um call-to-action eficiente

O conteúdo é muito importante, mas o ponto principal do primeiro email é levar esse contato para outro meio que te possibilite extrair mais informações que serão úteis na hora de fazer a venda.

Deixe claro qual deve ser o próximo passo a ser tomado:
“Se quiser conversar um pouco mais sobre isso, você pode me ligar no (xx) XXXX-XXXX” ou “Pensei em te ligar amanhã às 15h para uma conversa de 10 minutos sobre o tema. Esse horário é o melhor para você?”

7. Seja gentil na hora da despedida

Lembre-se de que você não está conversando com uma máquina, por isso é importante aproveitar esse momento para se despedir de forma mais pessoal e até reforçar o contato. Evite utilizar apenas o famoso “att”.
“Aguardo uma resposta sua.
Abraços,”

 8. Dicas extras

Além do conteúdo, é importante ter atenção a alguns outros detalhes simples e que podem fazer a diferença e gerar mais respostas.

  • Evite formalismos exagerados: faça o seu email soar o mais natural possível. O uso de palavras muito formais como “estimado,” “digníssimo” e “prezado” faz com que sua mensagem fique um pouco pedante. A menos que a situação realmente exija um tratamento específico, procure trabalhar com apenas o nome do Lead.
  • Cuide com dia e horário para envio: é muito importante ficar atento aos melhores dias e hora para fazer o envio dos emails. Como o comportamento pode variar dependendo do público, é interessante aproveitar os relatórios de abertura gerados através das suas campanhas massivas, eles podem ser um ótimo indício. Nesse post você encontra um infográfico que mostra os melhores dias e horas para o envio.
  • Faça envios personalizados: sempre que possível envie o email direcionado com o nome do Lead. Caso você não tenha esse dado, evite enviar e-mails com a frase “A quem possa interessar”. É melhor utilizar apenas “olá”.
  • Cuide com o português: o conteúdo do seu email mostra quem você é. É muito importante revisar para evitar erros de digitação ou de vocabulário. Uma mensagem cheia de erros ortográficos é uma péssima maneira de começar um contato.

Espero que essas dicas o ajudem a manter o foco e a conquistar uma primeira abordagem assertiva!

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