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Dica de Email Marketing #6: use listas segmentadas em seus lançamentos

Enviar emails segmentados ao seu público ajuda você a se comunicar de forma muito mais personalizada e precisa com cada Lead, tornando sua comunicação mais eficiente

Para disparar seus emails de forma correta às pessoas corretas, é importante que você analise seu público e divida-o em nichos.

Assim, você conseguirá se comunicar de forma muito mais personalizada e correta com cada Lead.

Abaixo, listamos alguns exemplos de segmentação que podem ser usados.

Isso varia muito de empresa para empresa, então mostramos aqueles que aparecem com mais frequência em diferentes segmentos de mercado:

  • Personas;
  • Cargos gerenciais ou tomadores de decisão (materiais mais estratégicos) ou funções técnicas (materiais mais práticos, que facilitam o dia a dia);
  • Profissionais da área de Vendas, RH, marketing etc.;
  • Área de atuação da empresa do Lead (tecnologia, ecommerce, saúde etc.);
  • Pessoas que já demonstraram interesse em outro conteúdo sobre mesmo assunto ou assunto semelhante/complementar;
  • Pessoas que realizaram, ou não, uma conversão nos últimos 4, 5 ou 6 (ou mais) meses (nível de engajamento com sua empresa);
  • Pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto mas não compraram;
  • Clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam etc.;
  • Estágio de compra (veja como identificar o estágio no post Como identificar o estágio de compra dos Leads);
  • Perfil e pontuação no Lead Scoring.

Para uma segmentação gerar resultado em uma campanha de email, é necessário a junção de três fatores:

1. Informação

Sem informação, não há segmentação.

Como mandar uma campanha para corinthianos que vivem em Santa Catarina se eu olho para a base de Leads e não sei para qual time as pessoas torcem, tampouco o estado onde moram?

Essa informação sobre a base pode vir de muitos lugares. Para quem trabalha com Marketing Digital, o mais comum talvez é que seja a partir das Landing Pages.

É muito importante, ao criar uma Landing Page, definir quais são as perguntas a serem feitas, ou seja, as informações mais relevantes a serem pedidas no formulário e que ajudarão sua empresa a fazer uma melhor segmentação.

2. Processo

Com as informações em mãos, o próximo passo é pensar no processo como um todo, não somente para criar campanhas, mas para o próprio lançamento das campanhas.

É bem comum vermos empresas definindo a oferta antes do público. Não há nada de errado nisso, porém quando temos informações sobre a base de Leads, uma boa estratégia é fazer uma oferta especificamente para um público bem segmentado.

Por exemplo: ao fazer algumas segmentações, vemos que temos muitos Leads de empresas de tecnologia. Vemos também que nunca fizemos um material voltado para esse segmento. Nesse caso, um ganho rápido e certeiro é fazer, para esse público, um eBook “Marketing Digital para empresas de tecnologia”.

3. Tecnologia

O trabalho de segmentação pode parecer um tanto complicado e custoso quando se utiliza uma ferramenta não propícia para isso.

Por exemplo: existe todo um trabalho para criar um material, fazer Landing Page, segmentar, criar campanha e analisar.

Se sua empresa usa uma ferramenta diferente para cada uma dessas etapas e essas ferramentas não são bem integradas, muita informação pode, e vai, ser perdida no caminho. Por isso que um software multifuncional, como o RD Station, tem um maior potencial de gerar resultados e de melhorar a produtividade do time de Marketing.

Outro ponto importante que facilita a segmentação é usar uma ferramenta de Email Marketing que tenha listas dinâmicas, ou seja, listas que são atualizadas automaticamente de acordo com o que um Lead preenche em uma Landing Page.

Isso porque o trabalho de criar uma lista segmentada sempre antes de cada envio de email é eliminado, sobrando tempo para se preocupar com estratégia, e não execução.

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